sábado, 16 de maio de 2020

Oficina_Bordado_6M_Joana_Aula5


#Pontosdaesperança

Manto do Vaqueiro


Publico Alvo: a partir de 16 anos   


Olá bordadeiras,

Encontrou a palavra que expressa sua relação com a arte?

Inspire-se num filme, num livro, num quadro, numa dança, numa música que ouça e conte para mim qual é a sua palavra.

Por aqui, a literatura me inspira e me conduz pelas palavras de Guimarães Rosa. 

Essa semana  estou lendo o Burrinho Pedrês e passeando com a comitiva de vaqueiros pelos buritizais do sertão Mineiro.




E já que estamos falando de palavras gostaria de apresentar uma viagem entre a literatura, o bordado e as artes visuais. Esses dias no Instagram do Museu Casa Guimarães Rosa, foi publicado uma lembrança do projeto “O manto do vaqueiro” que realizei a 200 mãos pelo sertão de Minas, numa comitiva de bordadeiras à convite de Beth Ziani.


Conheça um pouco desse projeto : https://www.youtube.com/watch?v=qxyJhFGVSiU 

ou saiba mais no https://www.instagram.com/museuguimaraesrosa/

Aguardo sua palavra bordada!

Boa semana!

Optativo_Teatro_4M_Milene_Aula5

Título: Série Teatro em casa – A Cortina no Teatro

Público alvo: crianças a partir de 7 anos

Descrição: Toda vez que a cortina abrir você será uma personagem diferente! Como a pálpebra para o olho, a cortina do teatro protege o artista do olhar do público, mas quando ela se abre infinitos mundos e personagens são revelados.






Assista ao vídeo!

https://youtu.be/TZs15rZfIVQ


Gostaria muito de ver as criações de vocês!

Publiquem fotos ou vídeos no mural da EMIA, copie e cole o link abaixo.

Coloque no título: Optativo de Teatro – 4º feira manhã e o seu nome.

https://padlet.com/emiasp/cursosregulares




Oficina_CoralInfantil_3T_Julio_Flávia_Aula5

Título: Na asa do vento parte 2

Público alvo: crianças de 09 a 13 anos

Breve descrição: Nesta atividade vamos fazer um aquecimento corporal e vocal e aprender a segunda parte da música “Na Asa do vento” de João do Vale e Luiz Vieira.

Aula 5: Na asa do vento - Segunda Parte

Na Asa do Vento 
João do Vale e Luiz Vieira

 Deu meia noite, a lua faz um claro 
Eu assubo nos aro, vou brincar no vento leste
 A aranha tece puxando o fio da teia
 A ciência da abeia, da aranha e a minha 
Muita gente desconhece
 Muita gente desconhece, olará, viu?
 Muita gente desconhece
 Muita gente desconhece, olará, tá?
 Muita gente desconhece

A lua é clara, o sol tem rastro vermelho
 É o mar um grande espelho onde os dois vão se mirar
 Rosa amarela quando murcha perde o cheiro
 O amor é bandoleiro, pode inté custar dinheiro 
É fulô que não tem cheiro e todo mundo quer cheirar

Todo mundo quer cheirar, olará, viu?
 Todo mundo quer cheirar 
Todo mundo quer cheirar, olará, tá?
 Todo mundo quer cheirar

Gostaram da música Na Asa do Vento que ensinamos na última aula? Acharam difícil de cantar? Vocês conseguiram acompanhar pela Partitura também? Fizeram os aquecimentos vocais? Agora para completar, vamos apresentar a segunda parte da música.

Antes vamos fazer nosso aquecimento corporal e vocal para cantarmos cada vez melhor.


Para fazer a segunda parte da música escute com atenção o áudio a seguir. Repare que no lugar da letra da canção estamos vocalizando com a sílaba “Lu” para tomarmos mais atenção no “vai e vem” da melodia


Agora escute o próximo áudio com a Flavia cantando e veja se consegue acompanhar o desenho da melodia.

Você poderá praticar vocalizando de várias formas ou cantando com o áudio base a seguir.



Imagem da partitura de Na asa do vento segunda parte.



Esperamos que estejam cantando bastante... 
Se quiser você pode comentar suas impressões das nossas aulas postadas e fazer uma gravação de áudio do que está cantando. Envie-nos pelo nosso grupo de WhatsApp, ou coloque no Mural EMIA:

Na identificação coloque seu nome, Oficina Coral, Terça-feira Tarde, profs. Júlio/Flávia.
 
Boas cantorias,
 Julio e Flávia


Oficina_Teatro_4T_Toninho_Aula5

TÍTULO: AS MÁSCARAS BRASILEIRAS PARTE 2


PÚBLICO ALVO: ADOLESCENTES A CIMA DE 12 ANOS

RESUMO: Nesta aula 5 vamos aconhecer um pouquinho mais das máscaras brasileiras através dos palhaços do folguedos.


Optativo_Dança_3T_Douglas_Aula5

    Título:  Cine pipoca com Hip Hop    

  Público Alvo:  A partir de 07 anos

Descrição da aula: Nesse encontro vamos assistir um documentário que fala do marco da história do Hip Hop  aqui de São Paulo. 
Título do Filme :  Nos tempos da São Bento
Direção: Guilherme Botelho (DJ Guinho)
Gênero: Documentário
Local: São Paulo
Ano: 2010

Optativo_Teatro_3T_Milene_Wando_Aula5

 Uma parlenda.
        Uma parlenda e um personagem.
            Uma parlenda, um personagem e um lugar. 
                                         Uma parlenda, um personagem, um lugar e um espaço na casa.
              Uma parlenda, um personagem, um lugar,  um espaço na casa e muita imaginação.
Você entendeu a brincadeira da aula de hoje?
  Então, veja o vídeo até o final!

crianças e jovens a partir de 7 anos




Oficina_Fotografia_3M_Lucas_Aula5

título: Miúdo cotidiano - fotografia Macro

Público alvo: crianças e adultos 

Descrição:
 Quais os detalhes que podem ser evidenciados em uma foto? Quais as texturas que só conseguimos enxergar bem de perto? na atividade dessa semana a proposta é criar um pequeno álbum com as miudezas encontradas na casa.


Oficina_Teatro_2T_Beth_Aula5

    Titulo :Corpo em movimento.



Público Alvo : A partir de 13 anos.

Descrição da Atividade: Escolher uma musica da sua preferencia,pegar um tecido que você tenha em casa ( pode ser uma toalha, um casaco, uma canga, um lenço, etc) e se deslocar pela casa brincando com os movimentos corporais .
Eu também entrei na brincadeira ,segue um vídeo com a minha experimentação.

Experimentem vocês irão gostar!




Até Já!



Optativo_ArtesVisuais_4M_Adriana_Aula5

Do Real ao Faz-de Conta



Público Alvo: material aberto para todas as idades

Breve descrição da atividade: 


Olá, pessoal! Tudo bem com vocês?

Toda semana temos nos encontrado por aqui e eu tenho sempre trazido ou proposto uma situação com as imagens para que a partir delas a gente possa imaginar outras construções visuais e narrativas. Tenho partido muito da ideia das imagens poderem fazer de conta que são ou estão em determinadas situações, afinal, imaginar não seria criar as situações mais possíveis e impossíveis para as imagens acontecerem? Não é mesmo?! Hoje, eu vou deixar a indicação do trabalho de um grande artista e poeta brasileiro: Manoel de Barros. Para vocês conhecerem um pouco da sua poesia, aqui embaixo no link do vídeo tem vários de seus poemas, que foi ilustrado e animado para a exposição Arte para Crianças que aconteceu no Museu Vale do Rio Doce em Vila Velha, Espírito Santo e também aqui em São Paulo no SESC Pompéia. Espero que vocês gostem e semana que vem a gente embarca em uma próxima aventura..


Boa experiência!

                   https://www.youtube.com/watch?v=a-HDwM3jebY


Optativo_Música_ViolinosColetivos_6M_Carla_Celso_Aula5

Título - Aula 5 - Escrevendo Música

Público-Alvo: Crianças de 7 a 12 anos.

Descrição: Você sabia que a música é uma linguagem e também pode ser escrita?
 Nessa aula começaremos a falar sobre as formas de escrita musical.
 
                                                     Escrevendo música

Olá turma! Tudo bem?

A música é uma linguagem, e como toda língua, ela tem uma forma escrita, através dela podemos escrever e registrar os sons…

Você sabia que existem muitas formas de escrever música?

Você já deve ter visto uma partitura, ela tem linhas, bolinhas, a Clave de sol.

Pois então… hoje nós vamos começar a falar sobre isso.

A escrita musical é composta por vários símbolos que representam as alturas das notas (se as notas são grave, médias ou agudas) e também as durações de cada som (se o som é comprido ou curto) e ainda a intensidade dos sons (fraco ou forte)

A escrita musical foi desenvolvida ao longo de muitos séculos… nós vamos começar a conhecê-la aos poucos.

Hoje vamos mostrar a vocês a pauta, um conjunto de cinco linhas onde colocamos as figuras. Veja só:




O artista Jarbas Agnelli descobriu um pedaço de partitura musical em um lugar que vemos muito em nosso cotidiano…




 Ele conseguiu fazer música com essa imagem.

                                Veja só:https://www.youtube.com/watch?v=C1jWiDe-Mls


Agora veja esta animação brincando com a partitura de uma música muito famosa, o primeiro movimento da Quinta Sinfonia de Beethoven.


https://www.youtube.com/watch?v=vcBn04IyELc



Perceba que aparecem sinais quando a música se torna “forte” e quando se torna “suave”


Quais símbolos que representam os momentos que a música se torna “forte” e “suave”?



Optativo_Música_Guitarra_Glauco_AULA5

Título: Aplicativo para afinar guitarra e violão.

Pùblico alvo: Crianças e interessados.

Descrição: Demonstração de como usar o aplicativo Smart Chord para afinar guitarra e violão.

                               Clique aqui!
                               https://youtu.be/lgp85rKQvvY

Optativo_ArtesVisuais_4T_Daniel_Aula5

Título: Desenho Mágico

Público alvo: todas as idades.

Breve descrição: neste vídeo apresento um pouco da magia das linhas coloridas, revelada sobre a superfície entintada de preto.
Utilizando papel, giz de cera colorido, tinta acrílica preta, pincel e um lápis grafite bem afiado.

                                                             Separe os materiais e clique no link !

Optativo_Dança_2M_Karime_Aula5

Título: Pequenas Danças para Espaços Reduzidos

Público Alvo: crianças de 7 a 12 anos

Breve descrição de atividade:

Agora é o momento de organizarem a coleção.

 Definam uma ordem para que esses gestuais aconteçam, e pratiquem

 para não esquecer.

 A construção de uma célula coreográfica. Acompanha um audio explicativo.


Informações adicionais: Para as crianças menores é importante o 

 acompanhamento de um adulto para apreensão da proposta.

Clique no link para ouvir o áudio:

https://soundcloud.com/user-489896918/optativo-2fm-karime-5/s-TAXkvQGNLNw

Área de anexos

Oficina_SoprosFemininos_5M_Lígia_Aula5

Título: Mergulho no sopro da narradora

Público-alvo: Adultos (acima de 18 anos)

Descrição: Um vídeo que dirige o olhar para a arte de contar histórias e propõe um primeiro passo para despertar recursos internos nesse campo. A partir da referência da obra “Acordais – Fundamentos Teóricos-Poéticos da Arte de Contar Histórias” de Regina Machado é lançado um desafio de compor uma visualidade para o que seria o “Sopro da Narradora”. Para inspirar, um pequeno conto presente nessa obra: “A Aventura de Chu”.

       Clique no link para assistir:

Optativo_Música_CordasColetivas_3M_3T_Celso_Geraldo_Samuel

Título: “As partes dos instrumentos” - Cordas Coletivas Terça Manhã e Tarde

Público Alvo: A partir de crianças de 7 anos

Cordas Coletivas 1

Os três professores apresentando diferenças entre violino, viola, violoncelo, com acréscimo de violino/viola e violoncelo elétricos:


 Cordas Coletivas 2

Vídeo com exercícios para treinar cello sem instrumento
(com exercícios de mão esquerda que valem pra todos instrumentos).



Oficina_CoralInfantil_5T_Viviane_Priscila_Aula5

Título: Musica em família

Público alvo: crianças de 7 e 8 anos

Descrição: Neste áudio as crianças serão convidadas a fazer uma pesquisa familiar sobre suas raízes.

Cliquem no link e venham com a gente!

quinta-feira, 14 de maio de 2020

quarteto_quintamanhã_DanielShirleiValeskaWando_Personaginando_aula5

Titulo: Personaginando
Público alvo: crianças de 09 e 10 anos 
Breve descrição: Você já pensou em juntar emoções, personagens, objetos e imaginação? Nossa proposta é fazer isso! Veja qual é a brincadeira de hoje:


Quarteto_SegundaManha_Adriano/Deise/Paulo/Wilson_Nosso Vídeo Clipe - parte 1_aula5

Tema : Nosso Vídeo Clipe - parte 1

Público alvo: crianças 9/ 10 anos


Descrição:
Oiê crianças!!!
Nosso projeto agora, é fazer um lindo VÍDEO CLIPE para a música que estamos trabalhando! Para isso teremos algumas etapas. Nessa primeira etapa, vamos fazer alguns bonecos e objetos de massinha!! Assistam a mais esse vídeo, prestem atenção e BORA NOS DIVERTIR!!!!!





quarteto_5ft_karimemarilirosaetelmo_Prepare-se para o Sarau_aula5

Título: Prepare-se para o Sarau

Faixa Etária: 9 e 10 anos

Breve descrição: Nesta atividade convidamos as crianças a prepararem um número artístico que será apresentado pelo boneco/personagem.

Informações adicionais: Leiam a carta.





Quarteto_sexta manhã_ PriscillaDouglas_LígiaSheila_ Onde seu corpo cabe?_aula 5

Título: Onde seu corpo cabe?

Público-alvo: crianças de 9 a 11 anos (quarteto)

Descrição: O vídeo propõe que as crianças observem os espaços de seus casas e encontrem um deles para se encaixar. Um espaço estreito em que possam criar novos modos de se mover, cada um à sua maneira.