sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Desfazendo olhos hiptnotizados - Barbara e Adriano - Aula 18

 

Título: DESFAZENDO OLHOS HIPNOTIZADOS

Breve descrição: Neste vídeo apresentaremos alguns exercícios para transformar e expandir olhares que ficam vidrados em telas de computadores e celulares.
                            Convidamos vocês para nos acompanhar neste “crossfit” óptico e despertarmos nossa potência de visão.


Público-alvo: Crianças a partir de 8 anos



Desenhos no espaço com rosas ou objetos - Profs Paulo e Priscila - Aula 18

 Tìtulo: Desenhos no espaço com rosas ou objetos


Público-alvo: Crianças de 8 anos.

Descrição: O vídeo convida vocês a escolher dois objetos e manipulá-los em uma mesa ou qualquer superfície como se estivessem desenhando o espaço. Podem surgir até histórias durante essa experiência. Vamos lá?


VIII VIRADINHA MUSICAL - PROGRAMÇÃO DE SEXTA FEIRA 25 DE SETEMBRO





LINK DE ACESSO ZOOM:

Meeting ID: 854 1959 8314
Passcode: 456173


quinta-feira, 24 de setembro de 2020

A culinária dos Sons - Conhecendo os sabores dos sons - Profs Carla e Celso - Aula 18

Titulo - A culinária dos sons
Conhecendo os sabores dos sons
 

Para fazer uma receita gostosa é preciso combinar vários sabores e ingredientes. Um bom cozinheiro conhece cada ingrediente, experimenta suas combinações e tem umpaladar para perceber quais temperos estão em uma receita. 

Os músicos, quando estãocriando uma composição ou um arranjo musical, fazem como o cozinheiro, combinandoos sons de diferentes instrumentos musicais.E para ser um bom “cozinheiro” de sons,é importante perceber os diferentes sabores deuma música... 

Vamos fazer um exercício! Você agora vai escutar uma música e tentar perceber todos ossons que fazem parte dela.Quais instrumentos você percebe? Faça uma lista dos instrumentos que identificou para a gente ver na próxima aula.Para a atividade escolhemos a música Ykhissa, do grupo Clarianas. A professora CarlaRaíza faz parte desse grupo:

 

https://www.youtube.com/watch?v=LEiq37M1Qs8  

 

 


Desenhando suas paisagens - Profs Deise e Ligia - Aula 18

 

Título: Desenhando suas paisagens

Público-alvo: Crianças de 05 e 06 anos

Descrição da Atividade: Olá, tudo bem? Desenhe alguma paisagem natural ou fantasiosa, que você encontrou ao longo das trilhas exploradas. Guarde o desenho e mostre no encontro online da semana que vem. 









História inventada sobre bicho inventado - Profs Flavia e Deise - Aula 18

 

Título: "História inventada sobre o bicho inventado"
Descrição:  Criação de um bicho inventado e sua história - De onde ele veio? Como se movimenta? O que ele gosta de fazer?

Compartilhem os bichos e as histórias na nossa próxima aula online!
Até lá!
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 

CONVERSAS COM O VENTO 2 - Profs Ligia, Priscila, Sheila, Douglas - Aula 18

Título: Conversas com o vento 2

Público-alvo: Crianças com idades entre 9 e 11 anos.

Descrição: O vídeo traz as sínteses artísticas das crianças sobre o ciclo de investigações relacionadas ao elemento vento. É muito bonito ver como cada uma das crianças elabora e expressa suas pontes de diálogo com as referências e experiências que compartilhamos. 
Área de anexos

https://www.youtube.com/watch?v=vY2Vg5Fovj8&feature=youtu.be

INVENCIONATICA - Profs. Barbara, Meri, Luciana e Odino - AULA18




 

quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Que som é esse? Brincar tem som - Profs Liliana e Odino - aula 18



Titulo: Que som é esse? Brincar tem som.

    Público: Livre
    Descrição: Experimentação sonora em objetos de casa.










  



Imagem Ação - Profs Adriana Amaral e Daniel Freitas - aula 18

 

EMIA - SP

Aula 18

11-12 Artes Visuais | Quinta-feira Tarde

Adriana Amaral e Daniel Freitas


Imagem Ação





Olá, turma!

Temos nos aventurado no universo das imagens em movimento, explorando o

desenho, as sequências fotográficas das nossas ações performáticas online, os

registros dos processos de criação que temos experimentados, as colagens, maquetes,

esculturas e intervenções em casa que temos feito, sempre na busca de encontrar

aquele nosso espaço gostoso do ateliê onde uma coisa acaba sempre se tornando

muitas outras. Pensando nisso, trouxemos hoje a referência do artista sul africano,

William Kentridge, que realizou a exposição “Fortuna” em 2012 no Instituto Moreira

Salles, no Rio de Janeiro e 2013 na Pinacoteca do Estado de São Paulo. Deixamos

aqui o link do vídeo documentário dessa exposição para vocês conhecerem um pouco

desse artista. Prestem atenção quando ele falar do seu processo criativo, como será

que ele usa as imagens e a partir delas que outros trabalhos também surgem?

Boa Experiência!

Até a próxima.

Exposição Fortuna | William Kentridge

https://www.youtube.com/watch?v=LdpsxH68oK0&t=419s

A Caixa Surpresa - Profs: Karime/ Marili/ Rosa e Telmo - aula18

 AULA 18 - POSTAGEM - 24/09/2020


Quarteto_5ft_karimemarilirosaetelmo_18


Título: A Caixa Surpresa


Descrição da atividade: 


A proposta desta semana é construir uma caixa, que seja ela mesma um objeto instigante e que coloque nossa imaginação para funcionar. A forma como ela se apresenta deve despertar curiosidade e o desejo de descobrir o que tem dentro dela.



O que colocar dentro? Isso é com você!

Procure colocar objetos que mexam com a imaginação e desencadeiem muitas ideias. Um objeto não precisa ser só um objeto e funcionar de uma única maneira. Ele pode se transformar em outros objetos e abrir espaço para novos acontecimentos, jogos e situações artísticas.

Construa uma caixa que possa abrigar mil personagens, histórias, cenas, cenários, esculturas, pinturas, danças, movimentos, sons, canções, coisas que nem existam também....  E que tudo isso possa se juntar e se separar; como você quiser. Essa coleção de objetos será só sua, inédita.

Comece a preparar sua caixa surpresa agora e lembre-se de levá-la ao nosso próximo encontro virtual.


Casa na Floresta- Profs Viviane e Priscila - aula 18

 


Título : Casa na floresta

Público  alvo: crianças  de 6 - 9 anos
Aula: 24/09

Olá  crianças!
Na aula de hoje,vamos conhecer um pouco mais da canção  " Casa na Floresta" Nanam.

Você  já  imaginou morar em uma casinha na floresta?
Veja o que imaginou  o compositor desta canção:

Eu quero morar, numa casinha feita a mão
Numa floresta onde eu possa plantar o que eu quiser
E andar de pés no chão
E vou plantar abacaxi com banana
Mandioca, cacau, batata doce, feijão
Palmito e um café bem bonito
Lá na sombra da goiaba e do mamão
Sob a copa do coqueiro, açaí, abacateiro, cajueiro e maracujá
E lá no alto a seringueira com o
Guapuruvu na beira contemplando uma vista pro mar
Eu quero morar, numa casinha feita a mão
Numa floresta onde eu possa plantar o que eu quiser
E andar de pé  no  chão
E vai ter trilha pro rio
Cachoeira e cascata no berro do tucano e canto do sabiá
No voar da borboleta a saíra bem faceira
Fica a espreita na procura do jantar
Abelha nativa fazendo colmeia colhendo pra lá e pra cá
Espero que tenha um fogão a lenha e muito pra que celebrar
Eu quero morar, numa casinha feita a mão
Numa floresta onde eu possa plantar o que eu quiser
E andar de pés no chão
Com o cuidado do facão
Apagar a ilusão de que o que é bom é o que produz demais
Confiar na natureza sem manchar tua beleza
Com veneno e outras cosas mais
Ter uns oito cachorros pra fazer a festa
Bem logo assim que eu chegar
Sem ócio ou moleza curtir com firmeza
Aquilo que a terra nos dá
Eu quero morar, numa casinha feita a mão
Numa floresta onde eu possa plantar o que eu quiser
E andar de pés no chão
Segue o link da canção:
Vamos cantar e dançar  com o vídeo?

Escrita Automática - Andréa, Flavia, Simone e Vivi - Aula 18

Escrita Automática 

 

Descrição: nessa postagem convidamos você a produzir uma escrita automática que será utilizado no nosso próximo encontro on line. 

Material: 1 folha de papel sulfite e 1 lápis.

Sobre a escrita automática: No início do século XX, na Europa, nasceu um movimento artístico chamado Surrealismo, que abordava a irracionalidade e o inconsciente nas criações artísticas. Entre os artistas tinhamos fotógrafos, poetas, cineastas e pintores, como o belga Magritte (1898-1967) e o espanhol Salvador Dalí (1904-1989). No Brasil a artista Tarsila do Amaral (1886-1973) foi uma das principais expoentes. 
Os Surrealistas desenvolveram vários métodos para alcançar o inconsciente, entre eles a escrita automática como procedimento de criação. 
Nossa proposta de hoje é experimentar esse método, que em alguma medida tem muito a ver com o tema dos sonhos.

Antes de deitar para dormir, separe o material, deixe ao lado da sua cama e ouçam as instruções no áudio.

Bons sonhos!!!


Vozes extraordinárias - Barbara e Daniel - Aula 18

Título: Vozes extraordinárias


Público alvo: crianças a partir de 5 anos

Breve descrição: Vocês já brincaram de transformar a voz de vocês? E pensando nos seres extraordinários já inventados, quais seriam suas vozes? Aguda? Grave? Estranha? Vamos experimentar criar vozes para estes seres?

Mãos de artistas - Douglas e Priscilla - Aula 18

Título: Mãos de artistas

Público-alvo: Crianças de 6 anos


Descrição: Olá crianças!! Vamos pesquisar o som de uma parte muito importante do nosso corpo, a mão! A nossa mão nos ajuda a realizar muitas tarefas e com elas podemos dançar e fazer música também. Cada um pode escolher o jeito que prefere, no vídeo fizemos do jeito que gostamos e vocês? 


No Ateliê! - Adriana - Aula 18



Olá, Crianças!!


Na nossa última aula online fizemos uma tremenda bagunça!! Tentamos lembrar um pouquinho da experiência do nosso ateliê, quanto tempo né?! Então, pra quem não esteve com a gente prepara a cozinha aí de casa, porque a proposta de hoje é vocês criarem suas próprias massinha para modelar os objetos que desenhamos na aula passada. Existem diversas receitas diferentes, mas na minha vai 1 copo de farinha de trigo comum e sem fermento, 1 tampinha de vinagre ou 1 colher de suco de limão e 1 copo de suco de alguma fruta de colorido bem forte. Pegue uma vasilha de plástico coloque metade do copo de farinha, 1 tampinha de vinagre ou 1 colher de suco de limão e vai acrescentando aos poucos o suco, umas gotinhas de cada vez, em seguida comece a misturar. Você vai perceber que o pozinho da farinha vai começar a virar uma massa, se você colocar muito suco vai ficar mole, se você colocar muita farinha vai ficar esfarelando. Então, muita atenção com o ponto da massa!! Depois de misturar bem você vai ter em sua mão uma bolinha de massa de trigo colorida, da cor do suco que você escolheu. Para finalizar aperte a massa, amassando ela mais um pouquinho sobre a mesa até ficar lisinha. Pronto, sua massinha está pronta para você criar seus objetos e transformar eles em personagens! Depois de modelar, finalize sua escultura passando duas camadas de cola branca e deixe secar em lugar arejado.

Divirtam-se!

Até a próxima semana.
Bjos,





VIII VIRADINHA MUSICAL DA EMIA

 

Ilustração do Prof. LUCAS LOPES


Entrar na reunião Zoom
https://us02web.zoom.us/j/3868208875?pwd=RUhkMEFhbW5seWNpdm5nWXhUaFBwUT09

ID da reunião: 386 820 8875
Senha de acesso: 3wH4Ny

terça-feira, 22 de setembro de 2020

Performance - Adriana, Ana Claudia, Beth e Thiago - Aula 18


Título: Performance


Público-alvo: crianças a partir de 9 anos 

Descrição da atividade:



Olá turma, tudo bem com vocês? 

Para dar continuidade às nossas aulas a proposta dessa semana é a criação de uma performance. 

O que é Performance?

É uma expressão artística em que o corpo é utilizado como instrumento de comunicação. Apropria-se de lugares, objetos e situações, quase sempre naturalizados socialmente, trazendo outros significados.

Qual é a brincadeira desta semana?

Misturar tudo?         

Separar tudo? 

Criar sua própria performance, brincando com os elementos que surgiram nos nossos encontros. 

Boa experimentação.

Até a próxima semana! 

Segue duas referencias para alimentar as criações de vocês, um vídeo do STOMP e uma releitura da obra de  Hélio Oiticica.

https://www.youtube.com/watch?v=oCriI1E_4JA


https://www.youtube.com/watch?v=5p87MY_W9gM&feature=youtu.be


Criando Pistas para Desvendar Objetos - Karime e Simone - Aula 18

 

Título: Criando pistas para desvendar objetos

Faixa etária: 7 - 10 anos

Descrição: Nesta aula cada criança é convidada a criar uma pista/charada para adivinhar um objeto especial de sua escolha.


Estudo da Partitura - Viviane e Rosana - Aula 18


Título: Estudo da Partitura 


Público-Alvo: Adultos 

Olá!
No nosso último encontro on-line, surgiram algumas dúvidas sobre a partitura que estamos estudando.
Segue em anexo a partitura grifada manualmente para voz 1 soprano, e voz 2 contralto.
Se possível, faça também essas marcações na sua partitura.
Temos um Ritornelo na página 3 do compasso 79, ao  compasso 85. Mas afinal, o que é Ritornelo??

Ritornelo é uma marcação ou sinal com dois pontos diante de uma linha vertical, usado para delimitar um trecho musical em uma partitura que deve ser repetido, geralmente executado duas vezes. A marcação é composta por dois símbolos na partitura, um que marca o início “|: “,  e outro que marca o fim “ :|” .

Teremos encontro on-line na próxima terça 28/09.











segunda-feira, 21 de setembro de 2020

VIII VIRADINHA_TERÇA FEIRA_22_SETEMBRO

 

Crédito da Ilustração: Prof. Lucas Lopes



Link de acesso para a reunião pela plataforma Zoom:

Meeting ID: 854 0234 9108
Passcode: 941150

O Fogo nas Matas - Marcos e Paulo Farah - Aula 18

 

Título: O fogo nas matas


Público Alvo: Atividade livre, porém pensada para crianças de 5 e 6 anos

Breve descrição da atividade: Pensar numa história que ajude o Sací e seus amigos da mata a resolver o problema do fogo nas matas. Pode desenhar, construir algo com algum material, fotografar, fazer um video, um áudio ou como quiser e achar melhor.