quarta-feira, 14 de abril de 2021

Pra onde foi o Curupira - Prof Liliana e Odino - aula 6

   Pra onde foi o Curupira

     Público: crianças de 7 anos acima 
     Descrição: Brincadeira criada a partir de confecções dos pés do curupira, posicionados em forma de trilha, espalhados pela casa e músicas instrumentais provocando movimentos.













   Vídeo de atividade com os pés
     
 
Vamos ouvir as músicas dos indígenas?

https://www.youtube.com/watch?v=3dS2fUcHhzg

https://www.youtube.com/watch?v=l469uaunv6A

-Todos os vídeos da Palavra Cantada se encaixam muito bem, mas achamos que este aqui em especial vai ser bem divertido:

https://www.youtube.com/watch?v=EmvwcSr_L5Q

-Todos os gêneros de música são bem vindos! Vamos sugerir os de música erudita:

Bach – Jesus, alegria dos homens:

https://www.youtube.com/watch?v=aRcrKn6f3N8&list=PLnmvUWZfw3kuPU5JaHSaM9orMzBnDiZ3J

Mozart – Uma pequena canção noturna

https://www.youtube.com/watch?v=oy2zDJPIgwc

 - Chamamos de música instrumental quando ela não tem um cantor, somente instrumentos musicais. Aqui no brasil, existem grupos reconhecidos internacionalmente. Aqui vão as sugestões:

Grupo Pau Brasil

https://www.youtube.com/watch?v=521pJWoY0-0&list=RDEMtSxmx0YKYj5tXOQcXVoGRQ&index=2


Para quê? E como usar? - Profs Adriana Amaral e Daniel Freitas - aula 6

 

Para quê? E como usar?


EMIA - Aula 6 11-12 Artes Visuais | Quinta-feira Tarde

Professores:. Adriana Amaral e Daniel Freitas


Público Alvo: 11 - 12 anos


Descrição: Neste vídeo o professor Daniel apresenta ferramentas para gravura e escultura em argila e algumas ferramentas inusitadas.

Procura aí na casa de vocês possíveis objetos que possam virar ferramentas.

E até o nosso próximo encontro on-line! 


Acesse o link abaixo

https://youtu.be/yzqPqizhsf





segunda-feira, 12 de abril de 2021

Geringonças contam histórias

 Optativo de Artes Visuais Terça-feira | Manhã Professora: Adriana Amaral

Público Alvo: a partir de 7 anos

Descrição: A partir das geringonças criadas, objetos feitos de materiais do nosso dia a dia e que conseguem ter movimentos, vamos inventar personagens.



O pequeno pássaro de fogo

Geringonças contam histórias

Olá, crianças! Tudo bem?

Nos nossos primeiros encontros investigamos bastante a construção de coisas inventadas direto da nossa imaginação, começamos criando coisas impossíveis que nem os poetas fazem com as palavras, depois transformamos essas coisas em pequenas geringonças com movimentos. Agora vamos tentar transformar essas criaturas em personagens, o que vocês acham? Vamos tentar? Um bom início será começar a gravar um vídeo ou fazer algumas fotografias das geringonças- personagens em diferentes lugares e espaços aí da casa de vocês. Imaginem uma situação para elas e em seguida faça alguns registros, pensem também em um nome para elas receberem e se conseguirem nos contem uma pequena história do surgimento dessa criatura fantástica.


Até a próxima, turminha!!









As Tecnologias do Corpo - Transformação


EMIA - Quarteto - Terça Tarde

Profs. Thiago/Beth/Adriana/Ana Claudia Aula 6 - Postagem no Blog

Público Alvo: Crianças 09-10 anos

Descrição: Nessa proposta as crianças vão investigar dispositivos: objetos, instrumentos, aparelhos que possam ser usados em um exercício de imaginação e transformação das tecnologias do corpo.


TransformAÇÃO!!


Olá crianças! Tudo bem?


Em nosso último encontro assistimos o vídeo da música “Saci” do grupo Baiana System. Vocês lembram de todas as tecnologias utilizadas nesse vídeo? Uma delas foi muito importante para deslocar o personagem, protagonista, para outra dimensão dentro da narrativa. Para essa semana a proposta será vocês pesquisarem em suas casas possíveis objetos que possam ser usados para estender ou ampliar as tecnologias do corpo, que vocês já experimentaram nos nossos encontros. Esses objetos funcionarão como dispositivos, como se fossem pequenos instrumentos ou aparelhos que têm a função de acionar as nossas tecnologias do corpo, ativando esse lugar de transformação. Colocamos aqui em cima um mosaico de imagens com diferentes tipos de dispositivos, com quais deles as suas tecnologias conversam mais? Quais outros dispositivos será que tem aí na casa de vocês? Já pensaram em criar um dispositivo novo para essa transformação?


Até a próxima semana!!

Recriando Músicas_Maristela e Thiago_Aula 06

                                                      Recriando Músicas


Olá crianças, tudo bem com vocês?

Em nosso último encontro experimentamos diferentes sons com as mãos, boca, instrumentos e os que temos em casa, lembram?

Também relembramos o "Cânone do chá" e brincamos com a música " Pom, pom, pom ". 

Com essa experiência, propomos que você faça um arranjo para essas duas músicas utilizando os sons do seu corpo (palmas batidas em várias partes do corpo, sons da boca, assobios, estalos, etc) e os instrumentos encontrados em sua casa.

Recrie essas músicas e registre sua criação, peça para um adulto gravar e enviar para o nosso grupo de WhatsApp.




                                                         

SILHUETA DA PERSONAGEM_Giselle e Rosa_ Aula 06

                                            SILHUETA DA PERSONAGEM

Público Alvo: 7 e 8 anos

Descrição: Fazer a silhueta da personagem criada a partir de partes do corpo.


                                            Desenho da aluna Isabella Padilha Sattui   

Nos encontros anteriores, as crianças fizeram desenhos de

 uma parte do corpo escolhida por elas e compartilharam 
 
 com a turma, em seguida, a criação de uma personagem

 misturando as partes do corpo vistas nas imagens e

 complementando com outras.

 Proposta: Criar a silhueta da sua personagem. 

Vamos desenhar o contorno da personagem em um papelão,
 deixando à mostra apenas sua silhueta. Depois você recorta 
o contorno da silhueta, finalizando com a pintura de todos
 os detalhes da personagem.



Obs.: Se necessário, pedir ajuda a um adulto para recortar o papelão.

 Material: papelão, lápis, tesoura, material para pintura a escolher (lápis de cor, caneta hidrocor, giz de cera…).