quinta-feira, 9 de junho de 2016

Memorial da Árvore




Neste último sábado, enquanto nos preparávamos para a abertura da exposição EMIA Escola de Arte Casa de Crianças, em cartaz no Centro Cultural São Paulo, tivemos uma notícia triste com relação a um dos personagens mais marcantes da história da escola: a grande árvore, nossa Falsa-Seringueira, caíra durante a madrugada.

A árvore era um dos símbolos da escola, não somente por sua postura grandiosa em frente à Casa 3, mas principalmente por ter se transformado em elemento de muitas histórias, criações, portal mágico ou simplesmente aconchego para horas de descanso.

Trata-se de uma ficus elastica uma espécie que recebe vários nomes, como falsa-seringueira, árvore-da-borracha, goma-elástica, fícus-italiano, figueira-branca ou borracheira. É uma árvore de origem asiática, com altura média acima de doze metros. Em seu habitat pode chegar a sessenta metros de altura, mas no Brasil não ultrapassa os vinte metros. Também é possível produzir a borracha de seu látex, embora seja de rendimento e qualidade inferior à seringueira verdadeira, que é originária do Brasil.

Em homenagem à nossa árvore inauguramos neste blog um espaço para compartilharmos as memórias que circularam em torno de nossa árvore-mãe. Abriremos também o espaço da EMIA Galeria para construirmos um memorial para a árvore.

Convidamos a todos para compartilhar conosco relatos, histórias e experiências. 


Envie seu relato ou foto para o email: emiacomunidade@gmail.com

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Intervenções artísticas no Centro Cultural São Paulo

Nesta semana de 07 a 11 de junho, grupos de crianças da EMIA ocuparão os espaços de área de circulação do Centro Cultural São Paulo fazendo arte.

Esta programação faz parte da exposição EMIA, escola de arte, casa de crianças: uma experiência de 35 anos.





Programação completa:


Dia 07 /06, terça-feira
10h às 10h45 - Intervenção do grupo de 11 e 12 anos de teatro. Orientação do artista-professor: Paulo Farah. Local: Foyer.

15h00 às 15h45 - Intervenção do grupo de 11 e 12 anos de teatro. Orientação do artista-professor: Wanderley Pira. Local: Foyer.

16h00 às 16h30 - Apresentação do grupo de cordas coletivas. Orientação das artistas-professoras: Giselle Ramos de Azevedo, Renata Facury e Adriane Krindges. Local: Foyer.









Dia 08/06, quarta-feira
10h00 às 11h00 - Intervenção do grupo de 9 e 10 anos da quarta-feira de manhã. Orientação dos artistas-professores: Valeska Figueiredo, Fábio Marques, Flávia Ferraz e Liliana Bertolini. Local: Área de convivência.

15h00 às 16h00 - Performance do grupo de 9 e 10 anos da quarta-feira a tarde. Orientação dos artistas-professores: Alexandre Medeiros, Joana Salles, Priscilla Vilas Boas, Douglas Froemming. Local: Foyer.
17h00 às 17h30 - Dança do grupo de 11 e 12 anos. Orientação da artista-professora: Márcia Madalloni. Local: Área de convivência.

 

Dia 10/06, sexta-feira
10h00 às 11h00 - Performance do grupo de 9 e 10 anos da sexta-feira manhã. Orientação dos artistas-professores: Alexandre Medeiros, Beatriz Coelho, Sheila Ortega e Renata Facury. Local: Área de convivência.

10h30 às 11hs - Apresentação do grupo de cordas coletivas. Orientação das artistas-professoras: Adriane Krindges e Cintia Zanco. Local: Área de convivência.

Dia 11/06, sábado
14h00 às 14h30 - Apresentação do conjunto de flautas doces. Orientação das artistas professoras: Meri Harakava e Marili Macruz. Local: Foyer.