sábado, 9 de maio de 2020

Oficina_Teatro_4T_Toninho_Aula4


Optativo_Teatro_4M_Milene_Aula4






Descrição: Descubra quais sons, efeitos sonoros ou músicas você pode colocar numa história. A sonorização ou sonoplastia numa história ou cena teatral deixa tudo muito mais divertido. Eu  preparei um tutorial para vocês, espero que possa inspirá-los!


Optativo_Teatro_3T_Milene_Wando_Aula4



Título: Receitas de fábulas para se fazer na cozinha.

Público alvo: crianças e jovens a partir de 7 anos

Descrição: Que tal ajudar a sua família lavando a louça e ainda de quebra criar uma história só com objetos de cozinha? Assista ao vídeo que preparamos, ele pode te inspirar!


https://youtu.be/Bbj6cxtfZkk

Optativo_Música_Guitarra_Douglas_Aula4

Título: Receita Sonora 1˚parte

Público Alvo: Crianças à partir de 7 anos com acompanhamento de adultos.

Descrição: Iniciamos nesse mês um estudo sobre intervalos, suas sonoridades e inclusive a construção da escala maior. Para essa pesquisa utilizaremos as garrafas. O primeiro passo é juntar o material necessário e conseguir encontrar as medições certas para realizarmos a próxima parte dessa aula.

Informações adicionais:
 Materiais

- 7 garrafas iguais de 600ml ou 750ml.

- 3 garrafas pequenas iguais de 330ml.

- Copo medidor de 500 ou 600ml para água.

- Cilindro medidor ou um copinho de xarope com as marcas para medição de 10ml.

- Água.

- 3 baquetas, podem ser palitos de espetinho, hashi ou pedaços de bambu.



https://youtu.be/n4lxs2S3sHA

Oficina_Fotografia_3M_Lucas_Aula4

título: Recriando cenas de filmes 

Público alvo: crianças e adultos
 
Descrição: Na atividade de hoje vamos conhecer um pouquinho sobre a fotografia no cinema, qual seu filme favorito? já pensou em recriar uma cena dele em casa? 


Oficina_Coral_3T_Julio_Flávia_Aula4

Título: Na asa do vento

Público alvo: crianças de 09 a 13 anos

Breve descrição: Na atividade de hoje faremos a primeira parte da música “Na asa do vento”. Vamos também refazer alguns aquecimentos vocais pensando em como estão cantando e pensar a pesquisa das músicas das famílias. Como poderíamos contar nossas histórias através dessas canções?




Na Asa do Vento

João do Vale e Luiz Vieira

 

Deu meia noite, a lua faz um claro

Eu assubo nos aro, vou brincar no vento leste

A aranha tece puxando o fio da teia

A ciência da abeia, da aranha e a minha

Muita gente desconhece

Muita gente desconhece, olará, viu?

Muita gente desconhece

Muita gente desconhece, olará, tá?

Muita gente desconhece

 

A lua é clara, o sol tem rastro vermelho

É o mar um grande espelho onde os dois vão se mirar

Rosa amarela quando murcha perde o cheiro

O amor é bandoleiro, pode inté custar dinheiro

É fulô que não tem cheiro e todo mundo quer cheirar

Todo mundo quer cheirar, olará, viu?

Todo mundo quer cheirar

Todo mundo quer cheirar, olará, tá?


Olá pessoal do coral. Como estão? Fizeram alguns aquecimentos vocais e corporais que propusemos na atividade anterior? É muito bom que façamos alguns desses aquecimentos antes de iniciar nossa atividade de canto. Podem escolher os que mais gostaram e repeti-los.

                                                    https://soundcloud.com/emia-sp/audio-2-com-julio-proposta-de-aquecimento-vocal


Que tal agora experimentarmos este aquecimento vocal utilizando as vogais “LI, LU e LA”. Você pode brincar com estas vocalizações e diversas outras formas de cantar. Vamos inventar outras?

Áudio 1: Aquecimento vocal utilizando as vogais com Li, Lu e La

https://soundcloud.com/user-489896918/audio-1-aquecimento-com-vogais-li-lu-la/s-3Gir8SCSdvE

            Na atividade de hoje faremos a primeira parte da música “Na asa do vento” pensando em como estão cantando, na pesquisa das músicas das famílias e em especial no verso “a ciência da abeia da aranha e a minha, muita gente desconhece”. Como poderíamos contar nossas histórias através dessas canções?

            Abaixo vai a partitura da música com a letra. Você não precisa saber ler as notas musicais que estão escritas, pois este é um trabalho que faremos durante as nossas aulas, porém ela serve como guia no aprendizado da melodia da música. Você consegue identificar quando o som sobe (fica mais agudo) ou desce (indo para o grave)? Você consegue reproduzir estes sons com a sua voz? Uma dica: depois de ouvir algumas vezes a canção completa, escolha alguns trechos e tente imitá-los em seguida. Você poderá grava-los para se ouvir.

 Escute a primeira parte da canção “Na asa do vento” tendo a voz da profa. Flavia Ferraz como guia:

https://soundcloud.com/user-489896918/audio-2-na-asa-do-vento-com-flavia/s-XTxTLLwQudr

 Agora você poderá treinar colocando a sua voz em cima da gravação guia

https://soundcloud.com/user-489896918/audio-3-na-asa-do-vento-gravacao-guia/s-0LVdJg0HojR







             Boas cantorias por aí...

            Enviem-nos os áudios de vocês cantando. Além de “Na asa do vento”, temos os vocalizes de aquecimento, o “Iupi iá”, “Alguém cantando” e o “Chorinho em cânone”.

            Abs saudosos do Julio e da Flavia 











Optativo_Artesvisuais_4M_Adriana_Aula4

Título: Alçando Voo 2 | Para Imaginar

Público Alvo: material aberto para todas as idades


Breve descrição da atividade:

Hoje vou mostrar o meu pássaro alçando voo para vocês, espero que gostem dele... Eu o imaginei bem colorido e com formas muito variadas, como se uma pudesse encaixar e ser continuidade da outra, como se fossem páginas de um livro, um livro que voa! Eu usei papel para imaginar esse bicho de asas, cores e formas, mas você pode imaginar o seu do seu jeito e se você conseguir colocar ele para voar, envia aqui pra gente uma reposta pelas nossas hashtag: #EMIAEMTODOSOSCONTEXTOS e #EMIAARTESVISUAIS.

Um beijo, saudade de todos!!




https://youtu.be/inDMJ_GglJ0



Optativo_Música_Guitarra_Glauco_Aula4

Titulo: Afinação da Guitarra - Segunda parte

Público alvo: Interessados em geral

Descrição: Exemplo de como afinar a guitarra usando o vídeo anterior.

Oficina_Teatro_2T_Beth_Aula4

Titulo:Hoje é dia de Maria
  
Publico Alvo : A partir de 13 anos.

Descrição da atividades :assistir o primeiro episódio da série hoje é dia de Maria ,prestando atenção nos personagens fantásticos que aparecem ,observem  se eles tem alguma semelhança com o texto que vocês leram , se tem algum personagem que se aproxima do que vocês escolheram para trabalhar as cenas.Boa Experiencia ! 


Oficina_Bordado_6M_Joana_Aula4

Título:

 

#Pontosdaesperança


Vamos navegar pelo bordado livre?  


Venha experimentar o acaso na criação artística com agulha e linha! 

Treine fazer linhas com ponto haste, mude de cor, de espessura, vá para cá e para lá,

brinque com a linha, dê liberdade a ela e a si mesma. Borde como uma criança desenha! 


E que tal, bordar mais uma palavra para o projeto #pontosdaesperança?

Essa semana quero saber qual palavra expressa a sua relação com a arte? 


Assista o video aqui; https://youtu.be/4ebdHGd9eOE


Borde e poste no mural da Emia.

https://padlet.com/emiasp/optativoeoficinas


ou/e  no instagram #bordaemia


Quero ver mãos em ação e corações alinhados! 


Joana















Oficina_SoprosFemininos_5M_Lígia_Aula4

Título: Pele de foca

Público-alvo: Adultos (acima de 18 anos)

Descrição: O vídeo está todo centrado nessa história, que faz parte da obra de referência e convida a ir ao encontro das “peles de almas”. Paisagens, estados, ações, histórias que podem nos reconectar com um sentimento profundo de pertencimento, plenitude.

Optativo_Dança_2M_Karime_Aula4

Título: Pequenas Danças para Espaços Reduzidos / Colecionadores de Gestos
Público Alvo: crianças de 7 a 12 anos
Breve descrição de atividade: Nesta proposta convidamos as crianças a “colecionarem” os gestuais das pessoas que habitam sua casa. Apropriarem-se dos gestos e nomeá-los conforme acharem pertinente. Acompanha um vídeo explicativo.
Informações adicionais: Para as crianças menores é importante o acompanhamento de um adulto para apreensão da proposta.

Oficina_Coral_5T_Viviane_Priscila_Aula4

Título: Esculturas


Professoras: Viviane e Priscilla


Descrição: O vídeo convida as crianças a fazerem esculturas com o próprio corpo nos espaços da casa. 


Optativo_Dança_3T_Douglas_Aula4

Título:  Dança e Balança  
 
Público Alvo:  A partir de 07 anos
 
Professor: Douglas Iesus

Descrição da aula: Nessa aula vamos brincar com o balança dançando e para isso iremos fazer um brinquedo e brincar.
                                              https://youtu.be/yvy4BrVPwMI


Optativo_Música_ViolinosColetivos_6M_Carla_Celso_Aula4

Título: As partes do Violino


Público Alvo: Crianças de 7 a 12 anos


Breve descrição da atividade: Apresentação dos nomes das partes do violino, acompanhadas de uma imagem e um exercício de continuidade do trabalho de acompanhamento da melodia do Sansakroma com as cordas soltas.



AULA 4


As partes do violino


Nessa aula vamos aprender (e recordar) as partes que compõe o violino.


Veja a imagem abaixo:


(entrar figura)




Experimente também desenhar um violino, colocando o nome das partes.


Lembra que na aula passada, falamos sobre as cordas. As cordas são fundamentais para a emissão do som, elas vibram sobre o cavalete, que leva a vibração para todo o corpo do instrumento.


E o Sansakroma?


Vamos voltar a estudar música do Sansakroma pensando nas quatro cordas do violino. 


Você escutou a melodia e o acompanhamento? Tentou cantar e tocar junto?


Vamos dar um novo desafio para você.


 Escute novamente a melodia junto com o acompanhamento e abra bastante seus ouvidos: 


https://soundcloud.com/user-489896918/violinoscoletivos-aula4-melodiaeacompanhamento-1/s-2i1VOz6Es7p


Você percebe quando o acompanhamento toca a corda RÉ? Quando toca a corda SOL? Quando toca a corda LÁ?


Experimente então dar play na melodia e no acompanhamento juntos. 

Bata palma junto com o acompanhamento quando estiver na corda RÉ. Bata as palmas nas coxas junto com o acompanhamento quando ele tocar na corda SOL. Estrale os dedos quando o acompanhamento for a corda LÁ.


Vamos lá! Esquenta suas mãos venha com gente!




Optativo_Música_CordasColetivas_3T_3M_Celso_Geraldo_Samuel_Aula4

Título: “As partes dos instrumentos” - Cordas Coletivas Terça Manhã e Tarde

Público Alvo: A partir de crianças de 7 anos

Breve descrição de atividade: Aula apresentando o nome das partes que constituem os instrumentos de cordas de arco (violino, viola, violoncelo), com imagens e com vídeos complementares. Para as cordas coletivas 2 temos o vídeo que segue em anexo falando sobre o uso do polegar da mão esquerda.

quinta-feira, 7 de maio de 2020

Quarteto_QuartaManhã_AndréaFláviaSimoneViviane_A nossa casa de sempre, de um jeito diferente_aula4

Título: A nossa casa de sempre, de um jeito diferente

Público Alvo: 9 e 10 anos

Breve descrição da atividade:  Criação de personagem e cena num espaço inusitado da casa



Escolha um lugar da casa bem diferente, que ninguém costuma ocupar. Fique um tempo nesse lugar e comece a imaginar e criar um personagem. Que personagem é esse?  Que lugar é esse? O está acontecendo? Crie uma pequena cena de uma situação desse personagem neste lugar, onde ele pode se movimentar e falar algo ou produzir sons. Depois faça essa mesma cena algumas vezes. Agora convide alguém da casa para assistir essa cena. Se puderem, filmem e mandem pra gente! Nosso e-mail é: qqm.emia@gmail.com

Vídeo:



Sopros e Sombras - 3ª feira manhã - Valeska e Ana Cláudia - 4 aula


Título: Sopros e Sombras 

Público Alvo: Crianças de 8 anos

 Descrição  
Essa é a proposta da brincadeira: assim como os sons das garrafas, podemos imaginar e criar movimentos que lembrem sons de ventos.




quarteto_terçatarde_anathiahoadrianabeth_O que é o povo, o que é a festa?_aula04



Título: O que é o povo, o que é a festa?
Maracatu/Cortejo
Vamos brincar de Cortejo? Escolher Reis e Rainhas e sair pela casa, acha objetos sonoros proposto na aula anterior e dançar.
Assista o vídeo:






quarteto_sextamanhã_DouglasLigiaPriscillaSheila_Viagem para dentro de si_aula4

Título: Viagem para dentro de si

Público-alvo: Crianças de 9 a 11 anos (Quarteto)
Descrição: Dessa vez trouxemos palavras e sons para serem escutadas em um lugar-ninho da casa, onde você se sinta acolhido que nem colo de mãe, ou comida de avó. O convite é pra viajar pra dentro. Quem sabe até encontrar monstros perigosos, adormecidos ou brincalhões que vivem na selva que cada um trás aí dentro.  A trilha sonora da viagem foi realizada junto com vocês enquanto ainda estávamos juntos, presencialmente, sem telas no meio do caminho. Boa viagem!!!!



Informações adicionais: Imagem criada à partir de uma foto das crianças do quarteto em aula presencial com a Ilustração de Maurice Sendak,  presente na capa do livro "Onde Vivem os Monstros". Livro escrito por ele e referência da história narrada no áudio.





Quarteto_SegundaManha_Adriano/Deise/Paulo/Wilson_Brincar de estátua_aula4

Tema - Brincar de estátua.

Público - crianças de 9 / 10 anos.


Atividade - as crianças devem seguir as orientações dadas pelos professores no vídeo e DIVIRTAM-SE!!!!!







quarteto_quintamanhã_DanielShirleiValeskaWando_aula4

Titulo: EMOCIOESTANDO





Descrição: 

Você sabe o que é Emocioestando ? É o nome que inventamos para a proposta que vamos fazer. No nosso dia-a-dia passamos por diferentes emoções. Você já percebeu como muda o corpo a cada emoção? E quais os movimentos, gestos e expressões que acontecem quando queremos ou não expressá-las? Vamos experimentar um pouco disso juntos!


Público alvo: crianças de 09 e 10 anos

Assista o vídeo: