sábado, 9 de maio de 2020
Optativo_Teatro_4M_Milene_Aula4
Optativo_Teatro_3T_Milene_Wando_Aula4
Título: Receitas de fábulas para se fazer na cozinha.
Público alvo: crianças e jovens a partir de 7 anos
Descrição: Que tal ajudar a sua família lavando a louça e ainda de quebra criar uma história só com objetos de cozinha? Assista ao vídeo que preparamos, ele pode te inspirar!
Optativo_Música_Guitarra_Douglas_Aula4
- 7 garrafas iguais de 600ml ou 750ml.
- 3 garrafas pequenas iguais de 330ml.
- Copo medidor de 500 ou 600ml para água.
- Cilindro medidor ou um copinho de xarope com as marcas para medição de 10ml.
- Água.
- 3 baquetas, podem ser palitos de espetinho, hashi ou pedaços de bambu.
Oficina_Fotografia_3M_Lucas_Aula4
Oficina_Coral_3T_Julio_Flávia_Aula4
Título: Na asa do vento
Público alvo: crianças de 09 a 13 anos
Breve descrição: Na atividade de hoje faremos a primeira parte da música “Na asa do vento”. Vamos também refazer alguns aquecimentos vocais pensando em como estão cantando e pensar a pesquisa das músicas das famílias. Como poderíamos contar nossas histórias através dessas canções?
Na
Asa do Vento
João
do Vale e Luiz Vieira
Deu
meia noite, a lua faz um claro
Eu
assubo nos aro, vou brincar no vento leste
A
aranha tece puxando o fio da teia
A
ciência da abeia, da aranha e a minha
Muita
gente desconhece
Muita
gente desconhece, olará, viu?
Muita
gente desconhece
Muita
gente desconhece, olará, tá?
Muita
gente desconhece
A
lua é clara, o sol tem rastro vermelho
É
o mar um grande espelho onde os dois vão se mirar
Rosa
amarela quando murcha perde o cheiro
O
amor é bandoleiro, pode inté custar dinheiro
É
fulô que não tem cheiro e todo mundo quer cheirar
Todo
mundo quer cheirar, olará, viu?
Todo
mundo quer cheirar
Todo
mundo quer cheirar, olará, tá?
Olá pessoal do coral. Como
estão? Fizeram alguns aquecimentos vocais e corporais que propusemos na
atividade anterior? É muito bom que façamos alguns desses aquecimentos antes de
iniciar nossa atividade de canto. Podem escolher os que mais gostaram e repeti-los.
https://soundcloud.com/emia-sp/audio-2-com-julio-proposta-de-aquecimento-vocal
Que tal agora experimentarmos
este aquecimento vocal utilizando as vogais “LI,
LU e LA”. Você pode brincar com estas vocalizações e diversas outras formas
de cantar. Vamos inventar outras?
Áudio 1: Aquecimento vocal utilizando as vogais com Li, Lu e La
https://soundcloud.com/user-489896918/audio-1-aquecimento-com-vogais-li-lu-la/s-3Gir8SCSdvE
Na atividade de hoje faremos a primeira parte da música “Na asa do vento” pensando em como estão
cantando, na pesquisa das músicas das famílias e em especial no verso “a ciência da abeia da aranha e a minha,
muita gente desconhece”. Como poderíamos contar nossas histórias através
dessas canções?
Abaixo vai a partitura da música com a letra. Você não precisa saber ler as notas musicais que estão escritas, pois este é um trabalho que faremos durante as nossas aulas, porém ela serve como guia no aprendizado da melodia da música. Você consegue identificar quando o som sobe (fica mais agudo) ou desce (indo para o grave)? Você consegue reproduzir estes sons com a sua voz? Uma dica: depois de ouvir algumas vezes a canção completa, escolha alguns trechos e tente imitá-los em seguida. Você poderá grava-los para se ouvir.
Escute a primeira parte da canção “Na asa do vento” tendo a voz da profa. Flavia Ferraz como guia:
https://soundcloud.com/user-489896918/audio-2-na-asa-do-vento-com-flavia/s-XTxTLLwQudr
Agora você poderá treinar colocando a sua voz em cima da gravação guia
https://soundcloud.com/user-489896918/audio-3-na-asa-do-vento-gravacao-guia/s-0LVdJg0HojR
Boas cantorias por aí...
Enviem-nos os áudios de vocês cantando. Além de “Na asa
do vento”, temos os vocalizes de aquecimento, o “Iupi iá”, “Alguém cantando” e
o “Chorinho em cânone”.
Abs saudosos do Julio e da Flavia
Optativo_Artesvisuais_4M_Adriana_Aula4
Título: Alçando Voo 2 | Para Imaginar
Público Alvo: material aberto para todas as idades
Breve descrição da atividade:
Hoje vou mostrar o meu pássaro alçando voo para vocês, espero que gostem dele... Eu o imaginei bem colorido e com formas muito variadas, como se uma pudesse encaixar e ser continuidade da outra, como se fossem páginas de um livro, um livro que voa! Eu usei papel para imaginar esse bicho de asas, cores e formas, mas você pode imaginar o seu do seu jeito e se você conseguir colocar ele para voar, envia aqui pra gente uma reposta pelas nossas hashtag: #EMIAEMTODOSOSCONTEXTOS e #EMIAARTESVISUAIS.
Um beijo, saudade de todos!!
Optativo_Música_Guitarra_Glauco_Aula4
Público alvo: Interessados em geral
Descrição: Exemplo de como afinar a guitarra usando o vídeo anterior.
Oficina_Teatro_2T_Beth_Aula4
Oficina_Bordado_6M_Joana_Aula4
Título:
#Pontosdaesperança
Vamos navegar pelo bordado livre?
Venha experimentar o acaso na criação artística com agulha e linha!
Treine fazer linhas com ponto haste, mude de cor, de espessura, vá para cá e para lá,
brinque com a linha, dê liberdade a ela e a si mesma. Borde como uma criança desenha!
E que tal, bordar mais uma palavra para o projeto #pontosdaesperança?
Essa semana quero saber qual palavra expressa a sua relação com a arte?
Assista o video aqui; https://youtu.be/
Borde e poste no mural da Emia.
https://padlet.com/emiasp/optativoeoficinas
ou/e no instagram #bordaemia
Quero ver mãos em ação e corações alinhados!
Joana
Oficina_SoprosFemininos_5M_Lígia_Aula4
Público-alvo: Adultos (acima de 18 anos)
Descrição: O vídeo está todo centrado nessa história, que faz parte da obra de referência e convida a ir ao encontro das “peles de almas”. Paisagens, estados, ações, histórias que podem nos reconectar com um sentimento profundo de pertencimento, plenitude.
Optativo_Dança_2M_Karime_Aula4
Oficina_Coral_5T_Viviane_Priscila_Aula4
Professoras: Viviane e Priscilla
Descrição: O vídeo convida as crianças a fazerem esculturas com o próprio corpo nos espaços da casa.
Optativo_Dança_3T_Douglas_Aula4
Optativo_Música_ViolinosColetivos_6M_Carla_Celso_Aula4
Título: As partes do Violino
Público Alvo: Crianças de 7 a 12 anos
Breve descrição da atividade: Apresentação dos nomes das partes do violino, acompanhadas de uma imagem e um exercício de continuidade do trabalho de acompanhamento da melodia do Sansakroma com as cordas soltas.
AULA 4
As partes do violino
Nessa aula vamos aprender (e recordar) as partes que compõe o violino.
Veja a imagem abaixo:
Experimente também desenhar um violino, colocando o nome das partes.
Lembra que na aula passada, falamos sobre as cordas. As cordas são fundamentais para a emissão do som, elas vibram sobre o cavalete, que leva a vibração para todo o corpo do instrumento.
E o Sansakroma?
Vamos voltar a estudar música do Sansakroma pensando nas quatro cordas do violino.
Você escutou a melodia e o acompanhamento? Tentou cantar e tocar junto?
Vamos dar um novo desafio para você.
Escute novamente a melodia junto com o acompanhamento e abra bastante seus ouvidos:
https://soundcloud.com/user-489896918/violinoscoletivos-aula4-melodiaeacompanhamento-1/s-2i1VOz6Es7p
Você percebe quando o acompanhamento toca a corda RÉ? Quando toca a corda SOL? Quando toca a corda LÁ?
Experimente então dar play na melodia e no acompanhamento juntos.
Bata palma junto com o acompanhamento quando estiver na corda RÉ. Bata as palmas nas coxas junto com o acompanhamento quando ele tocar na corda SOL. Estrale os dedos quando o acompanhamento for a corda LÁ.
Vamos lá! Esquenta suas mãos venha com gente!
Optativo_Música_CordasColetivas_3T_3M_Celso_Geraldo_Samuel_Aula4
Público Alvo: A partir de crianças de 7 anos
Breve descrição de atividade: Aula apresentando o nome das partes que constituem os instrumentos de cordas de arco (violino, viola, violoncelo), com imagens e com vídeos complementares. Para as cordas coletivas 2 temos o vídeo que segue em anexo falando sobre o uso do polegar da mão esquerda.
https://www.youtube.com/watch?v=j1_hBbBaCag
https://www.youtube.com/watch?v=1Miz8fH5EHI
Partes do violoncello
https://www.youtube.com/watch?v=ZaZhTDSLbQQ
https://www.youtube.com/watch?v=IkOeBXhIqLc
Partes da viola
https://www.youtube.com/watch?v=O-rULmMTTdE
Vídeo Professor Samuel sobre polegar esquerdo
quinta-feira, 7 de maio de 2020
Quarteto_QuartaManhã_AndréaFláviaSimoneViviane_A nossa casa de sempre, de um jeito diferente_aula4
Sopros e Sombras - 3ª feira manhã - Valeska e Ana Cláudia - 4 aula
quarteto_terçatarde_anathiahoadrianabeth_O que é o povo, o que é a festa?_aula04
quarteto_sextamanhã_DouglasLigiaPriscillaSheila_Viagem para dentro de si_aula4
Público-alvo: Crianças de 9 a 11 anos (Quarteto)
Quarteto_SegundaManha_Adriano/Deise/Paulo/Wilson_Brincar de estátua_aula4
Público - crianças de 9 / 10 anos.
Atividade - as crianças devem seguir as orientações dadas pelos professores no vídeo e DIVIRTAM-SE!!!!!