quinta-feira, 10 de junho de 2021

Teatro de Sombras - Profs. Paulo da Rosa e Priscilla - 07 anos - Aula 15

Proposta: Olá crianças! Hoje vocês vão aprender como fazer uma caixa se transformar em um teatro de sombras onde contaremos muitas histórias nos próximos encontros!

 
https://www.youtube.com/watch?v=EQDJ86cIZyQ

quarta-feira, 9 de junho de 2021

A estória em vídeo - O Curupira Brincalhão - Profs Liliana e Odino - aula 14

 A estória em vídeo - O Curupira Brincalhão










Intervenções Efêmeras, Criando com a Luz - Professores: Adriana Amaral e Daniel Freitas - aula 14


Intervenções Efêmeras, Criando com a Luz

Público Alvo: 11 - 12 anos

Descrição: Registrar padrões e desenhos projetados com a luz presentes nos espaços da arquitetura de nossas casas.

 

 Intervenções Efêmeras, Criando com a Luz!


O Gabinete - Lucia Koch

 Olá, turma!!

Temos pesquisado bastante a criação de desenhos por meio do estudo de padronagens, semana passada vocês apresentaram pequenas intervenções desses padrões nas fachadas das casas de vocês, intervindo nas fotografias que usaram para fazer o registro. Vimos também o trabalho da artista Lucia Koch, onde ela cria intervenções e instalações a partir da entrada de luz presente nas arquiteturas. Para essa semana a ideia é vocês observarem a casa de vocês e registrarem por meio da fotografia os padrões ou desenhos projetados a partir da entrada de luz que surgem pelas frestas, aberturas, portas, janelas e demais espaços que vocês encontrarem nessa investigação. Que imagens será que vocês vão descobrir? Não esqueçam de compartilhar com a gente no nosso grupo de whatsapp.

Até a próxima semana!

 

O Gabinete

https://youtu.be/kqh-_ql52ao

O que vi ao longe, o que vejo perto - Simone e Flávia Aula 13

Título: “O que vi ao longe, o que vejo perto ”

Faixa etária: 7 anos

Descrição: Relembrar a proposta realizada nas aulas online. Fazer um só desenho com todos os elementos que cada um do grupo imaginou ao olhar ao longe algo pelo telescópio.


 Oi Turma! Tudo bem com vocês?

Vamos retomar algumas das propostas realizadas nos encontros online para que as crianças que não puderam participar, possam acompanhar por aqui.

Nas aulas passadas cada um mostrou o Telescópio de papel que construiu e contou um pouco sobre sua origem, características e seus poderes mágicos.

Você criou o seu Telescópio? De onde ele veio? O que é possível enxergar somente através dele?

Brincamos também de achar coisas diversas através do telescópio.

Faça essa brincadeira com alguém da sua casa! 

Peça para alguém fazer um desafio, pedindo para você achar algo pelo seu telescópio de determinada cor, formato ou tamanho. Por exemplo, procurar somente coisas vermelhas, objetos com rachaduras, coisas bem miúdas etc.

Pense também em desafios para propor! 

Também realizamos um desenho coletivo com cada um na sua casa. Nesse desenho cada criança teve que dizer algo que viu com o seu Telescópio que estava muito longe, mas tão longe que somente a criança foi capaz de enxergar. 

Olha só o que viram e contaram para o grupo:

montanha

arco-íris no sol

foguete pousando na lua

manga

nuvens

vidros na lua

lua e espaço branca

júpiter

cachorro voador

lua e espaço branco

roupas

cavalo voando

gato do arco-íris

borboleta azul

E você, o que viu?

Agora o desafio é criar um único desenho que tenha todos os elementos ditos. Como seria criar um desenho com uma montanha, um cavalo voador, roupas, nuvens, vidros na lua etc?

Não vale colocar os elementos soltos, de maneira independente. A ideia é criar um mundo inventado e formado por todas essas coisas. 

Segundo o nosso aluno Gabriel, será um desenho muito louco!

Se você não realizou esse desenho, aproveite para fazer e trazer para a próxima aula online.

Se já realizou, faça essa mesma proposta com as pessoas da sua casa. Crie uma lista do que cada um consegue enxergar com o seu telescópio, e depois proponha que cada um faça um desenho com todos os elementos dessa lista. 

Até a próxima!

Se desejar nos enviar por email seus registros, é só nos escrever: 07qt.emia@gmail.com

Abraços,

Flávia e Simone



terça-feira, 8 de junho de 2021

Imagem - caixa ? Prof Adriana Amaral aula 13

Imagem - caixa

EMIA - SP
Optativo de Artes Visuais
Terça-feira | Manhã
Professora: Adriana Amaral
Aula 13
Título: Imagem - Caixa
Público Alvo: a partir de 7 anos
Descrição: A ideia dessa proposta é as crianças usarem caixas de diferentes tamanhos para
projetarem imagens, começando pela projeção de luz.


Imagem - caixa

Olá, crianças!!
Começamos a investigar a partir dos brinquedos ópticos a possibilidade de criarmos imagens em
movimento. A ideia agora é a gente começar a experimentar as possibilidades de projetar imagens.
A artista Lucia Koch consegue fazer projeção de luzes a partir de pequenos furos e aberturas em
caixas de papelão, então, antes de começarmos a projetar imagens, vamos tentar brincar com essa
ideia de projetar as luzes dentro das caixas que encontrarmos aí na nossa casa. Vocês topam?
Aproveitem e assistam o vídeo da artista onde ela faz uma brincadeira muito interessante com cor,
luz e janelas.
até a próxima semana!
Beijos

O Gabinete - Lucia Koch

Teletransportar - Profs Adriana/Beth/Thiago/Ana Claudia - aula 14

TELETRANSPORTAR! 

EMIA – Quarteto | Terça-feira à tarde 

Publicação Aula 14 

Profs. Adriana/Beth/Thiago/Ana Claudia 

Título: Teletransportar! 

Público Alvo: Crianças 09-10 anos 

Descrição: Nessa proposta as crianças vão experimentar performances através de personagens criados a partir de lugares futurísticos, explorados na última aula, e fazerem intervenções ocupando espaços diferentes de suas casas. 

TELETRANSPORTAR!


Nave - Desenho do Aluno Eduardo Araújo 

Olá crianças, tudo bem?!

Na aula passada nos teletransportamos para lugares diferentes, com a máquina do Dudu. Criamos cenários e personagens estão lembrados? 

Na atividade de hoje, vamos nos teletransportar para diferentes lugares de maneira performática e fotografar. Por exemplo, explorar o que tem em cada espaço da casa para criar uma situação ou cena, interagindo com os objetos ou coisas específicas de cada lugar, como se fosse uma brincadeira de estátua, congelando cenas e movimentos ao fotografar. 

Vocês vão montar o personagem que vocês criaram na aula passada e escolher 4 lugares diferentes nas suas casas para onde esse personagem vai se teletransportar. Tire uma foto em cada lugar e mande pra gente no grupo de whatsapp. 

Bem por hoje é só. 

Até breve turma! 

Abraços


Planejando um sarau e criando um desenho coletivo com cada um na sua casa - Profs Karime e Simone - aula14

  Planejando um sarau e criando um desenho coletivo com cada um na sua casa

Faixa etária: 8 anos

Descrição: Relembrar o processo de aula e realizar um desenho para ser compartilhado pelo padlet da EMIA ou na próxima aula online.


Olá Turma! Como vocês estão?


Nessa semana iremos realizar uma postagem para que as crianças que não puderam estar nos encontros online possam acompanhar por aqui.


Planejando o sarau


Você alguma vez já participou de um sarau?


Na semana passada nós realizamos o nosso "Primeiro Só Sarau Mais Legal!" com apresentações de música, poesia, desenho e brincadeiras.


A ideia de fazer esse sarau foi do João, que comemorou seu aniversário deste ano com um sarau virtual.


O saraus são eventos artísticos que geralmente acontecem dentro das casas, com o propósito de reunir pessoas para compartilhar experiências artísticas, como tocar ou ouvir uma música, recitar poesias, dançar, ler trechos de livros, desenhar, apresentar uma cena etc.

 

Que tal aproveitar essa ideia e propor um sarau com a sua família? Você pode organizar a data, horário, sugerir um tema, ou deixar livre para que cada um apresente o que desejar. 


Aproveite esse momento de encontro e troca!


Criando um desenho coletivo com cada um na sua casa


Na semana passada, no final do sarau, decidimos criar um desenho.


Sugerimos que cada um escolhesse uma palavra de algo que deveria ter nesse desenho. As palavras ditas foram:


  • Mar

  • Coelho preto

  • Casa

  • Cachorro

  • Céu

  • Robo voando

  • Chocolate

  • Moitas 

  • Arbustos

  • Caçador

  • Caramujos



A ideia agora é que você crie um desenho numa folha de papel ou, se preferir, num programa de computador que tenha todos esses elementos. Não pode faltar nenhum deles! Procure ocupar todo o espaço da sua folha ou tela desenhando e insira também cores!


Ao terminar, publique no padlet da EMIA ou traga para a nossa próxima aula online. 


Link: https://padlet.com/emiasp/cursosregulares

Abraços,


Karime & Simone