quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Árvores de minhas memórias - Profs Adriana Amaral e Daniel Freitas - Quinta-feira à Tarde - aula18




Árvores de Minhas Memórias



Descrição: Trabalhar com desenho de memória a partir de uma relação afetiva com as árvores do parque Lina e Paulo Raia.

Olá turma!


Para começar o nosso semestre, vamos nos conectar com as árvores do parque que acolhem a nossa escola. Elas que chegaram antes de nós e viram muitas crianças crescerem e se formarem na escola, assistiram e participaram de muitas brincadeiras em meio às suas raízes e troncos e debaixo das suas folhagens acolheram crianças e professores, protegendo-os do Sol, refrescando seus corpos agitados e brincantes.


A proposta de hoje é fazer um desenho de memória de algumas das  árvores que para vocês foram marcantes nestes anos de EMIA. Fechem os olhos e busquem na memória a imagem que você tem das árvores do parque Paulo e Lina Raia.


Segue abaixo uma pequena lista de árvores que temos no parque:


  1. Maria mole;

  2. Piracanta;

  3. Árvore polvo;

  4. Copaíba;

  5. Palmeira Seafortia ou Palmeira Real;

  6. Palmeira Rapes;

  7. Goiabeira;

  8. Pau jacaré;

  9. Palmeira Leque da China;

  10. Paineira;

  11. Cedro;

  12. Pau ferro;

  13. Al peneiro;

  14. Hibisco colibri ou Malvavisco;

  15. Uvaia;

  16. Jaboticaba;

  17. Falsa seringueira;

  18. Sibipiruna;

  19. Tamareira Anã;

  20. Abacateiro;

  21. Figueira-de-jardim;

      

E até o nosso próximo encontro ‘online’!

segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Histórias Flutuantes - Profs. Adriana/Beth/Thiago/Ana Claudia - Terça-feira à tarde

 HISTÓRIAS FLUTUANTES 

Descrição: Nessa proposta as crianças vão criar um objeto disparador de narrativas. A ideia é que eles criem um guarda-chuva de palavras, como se fosse um grande móbile. 





Olá, crianças. Tudo bem?! 

Semana passada brincamos de descobrir enigmas a partir de um jogo de caça-palavras, muitas dessas palavras fizeram parte das situações que criamos no semestre passado com os nossos objetos futuristas. Para essa semana lançamos mais

desafio para vocês trazerem para o nosso próximo encontro online. A ideia será criar um grande guarda-chuva de palavras, como se fossem um móbile, onde essas palavras que caem de dentro dele possam representar lugares, personagens e ações a serem realizadas em aula. Esse guarda-chuva pode ser algum objeto antigo que você tenha em casa, ou você pode usar a sua imaginação para criar um guarda-chuva do jeito que você desejar, como o da imagem acima. 

Divirtam-se!!


No Espelho - Prof Adriana Amaral - terça-feira manhã

 

No Espelho

Descrição: Para essa aula vamos trabalhar com o desenho de observação através do espelho, como será que eu me vejo? 




Olá, crianças!! 

Semana passada nos aventuramos a fazer os retratos dos nossos colegas através das janelas nas telas dos monitores. Para essa semana a ideia é vocês investigarem um pouco mais o desenho e o olhar de vocês, usando o espelho para fazerem os seus próprios retratos. Será que vocês conseguem perceber os detalhes das linhas, formas e cores que o nosso rosto tem? Será que dá para reconhecer um pouquinho de outras pessoas que também estão no desenho do nosso rosto? Será que tem um pouquinho do seu irmão, da sua avó, do seu tio, da sua mãe, do seu pai... 

Até a próxima semana! 

Beijos