sábado, 10 de outubro de 2020

INVENCIONÁTICA, filtro de enigmas - Profs Odino, Barbara, Meri e Luciana

 

Título: INVENCIONÁTICA - filtros de enigmas

Público: Livre

Descrição: Enigmas podem estar “enigmaticamente” escondidos em imagens. Vamos descobri-los?






Silhuetas - Profs Priscila e Paulo - Aula 20

Na mão do ator, narrador, contador de histórias, os objetosadquirem vida, ficam “animados” e podem representar infinitasaventuras, recriar diálogos e nos levar ao grande brinquedo daliteratura, do teatro, da dança, das artes visuais pois há que seconceber um espaço, da música que conduz e imprime atmosferas
entre outras tantas possibilidades. Assim sendo depois deutilizarmos objetos domésticos para os nossos esquetes, valeagora, criarmos os personagens sonhados, inventando as silhuetas para nossas narrativas!

 

 

 


Reações ao grito - Profs Douglas, Ligia, Priscila, Sheila - Aula 20

 Título: Reações ao grito


Público-alvo: Crianças de 9 a 11 anos (Quarteto)

Descrição: O vídeo representa uma resposta à pergunta: “Qual seu grito hoje” proposta por uma das turmas de 11-12, na ocupação teatral. Também há um cruzamento livre com o teatro de objetos. Máscaras, objetos e gritos são nosso campo. 

Informações adicionais: O vídeo é atravessado pela obra da artista britânica Sam Taylor-Wood, intitulada “Histeria”.       




Vamos escutar o Baixo? Profs Celso e Carla - Aula 20

 


Título da Atividade: Vamos escutar o baixo?
Faixa etária: crianças de 7 a 12 anos.
Descrição da atividade: nesta atividade, as crianças são convidadas a escutar a linha de baixo de duas composições diferentes.
 

Escute a música chamada “Olhos Negros” deste grupo “Gypsi Moon”.

Perceba os sons grave dessa música.

https://www.youtube.com/watch?v=vy9R_O0Koso  

 

Agora vamos escutar a música “Cobra Salamanta” de outro grupo brasileiro “Barca”.

Experimente se mexer somente no som dos instrumentos grave dessa música.

 https://www.youtube.com/watch?v=e1EA3Ph0vBs  

Agora escolha uma música que você goste muito. Você percebe a linha do baixo? Quais são os instrumentos de voz grave que você consegue perceber? 

 


O lugar preferido do amigo ou amiga de papel - Profs Deise e Flávia - Aula 20

 Título: O lugar preferido do amigo ou amiga de papel


Descrição da Atividade: Desenhe e pinte um lugar preferido para o seu amigo ou sua amiga de papel. Segue, abaixo, o vídeo "O Amigo de Papel" que inspirou a construção dele ou dela. Quem não viu, ainda dá tempo! 


Link Ocupação Teatro

Fale-cantando ou Cante-falando sua trilha - Profs Lígia e Deise - Aula 20

 Título: Fale-cantando ou cante-falando sua trilha


Público-alvo: Turma de 5 e 6 anos

Descrição: Continuamos dando asas, saltos e vozes para nossas trilhas. Dessa vez com o desafio de criar cantos, em ritmos diversos que contribuem para a atmosfera de encantamento.


 




O Oráculo inventor de palavras mágicas - Profs. Adriano e Barbara - Aula 20

 

Título: O oráculo inventor de palavras mágicas

Breve descrição: Neste vídeo vamos apresentar um brinquedo que inventa palavras mágicas ao acaso. Você pode encontrá-las em qualquer lugar
                            de sua casa. 

Público alvo: crianças a partir de 8 anos

quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Tocar e cantar, novos caminhos - Prof Glauco - aula 20

 Título: Tocar e cantar, novos caminhos. 

Público alvo: Crianças desde os 8 anos e interessados. 
Descrição: Nesse vídeo vemos um jeito diferente de tocar e cantar com a música "Cai Cai, Balão".





O mundo imaginário - Profs Marcos e Odino - aula 20


 Título: O mundo imaginário - Em que tipo de mundo você gostaria de viver?

Público alvo: crianças de 11 e 12 anos

Breve descrição: Desenvolvimento e construção de imagens na criação do seu mundo imaginário. 

Informações adicionais: Hora de focar na produção física.







 



quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Artes Visuais - Profs Adriana e Daniel - aula 20

 11 e 12 anos de artes visuais, quinta-feira à tarde.

 Orientação: Adriana Amaral e Daniel Freitas

 




Olá, turma tudo bem? Espero que sim!

 

 Hoje gostaríamos de apresentar o artista plástico, agitador cultural Bel Borba.

É um artista baiano que se utiliza de diversas técnicas e materiais para interferir na sua cidade, Salvador Bahia.

 

As intervenções públicas de Bel Borba pelas ruas Salvador não são poucas! Bel Borba é um desenhista e artista gráfico/plástico baiano e uma das suas principais marcas é a técnica do painel em mosaico.

Sua arte é vista em muitos pontos em Salvador, como no Candeal (construção de uma serpente em aço inoxidável que mede 85 metros), no Largo de Roma (a escultura em homenagem à Irmã Dulce), além dos tantos mosaicos nos pontos de ônibus, pedras, árvores, postes, túneis, muros, encostas e avenidas da cidade que podem ser vistas nos bairros do Rio Vermelho, Ondina, Horto Florestal, Amaralina, Boca do Rio.

Pesquisem as imagens e vídeos de Bel Borba descubra esse artista, e que sirva de inspiração para as produções de vocês!

https://youtu.be/bmM1nXcXW70






 

Apresentando o ser extraordinário. - Bárbara e Daniel - Aula 20

 Título: Apresentando o ser extraordinário.


Público alvo: Crianças a partir de 5 anos.

Breve descrição: Vocês lembram do seres ExTraOrdináRios que criamos no último encontro? Agora, grave um vídeo contando pra gente como é o seu ser? Quais são seus poderes? Seus desafios? Estamos curiosos!!

Desenho em ação - Optativo Artes Visuais - Adriana

 



Olá, Crianças!!


Na nossa última aula online brincamos de construir nossos desenhos tridimensionais usando folha de papel!! Isso mesmo, antes havíamos trabalhado com a nossa super massinha de trigo, agora nos aventuramos com as folhas de papel. Então, para quem não pode entrar no nosso último encontro, segue a dica para criar esse personagem aqui em cima. Separe uma folha de papel sulfite ou qualquer outra que você tenha na sua casa, depois dobre ela ao meio juntando pontinha com pontinha, em seguida faça mais uma dobra de ponta com ponta, sua folha vai ficar com quatro partes iguais. Escolha um dos lado para fazer as pernas do personagem e rasgue a linha marcada do papel dividindo em duas partes e amasse essas duas partes para modelar as pernas. Em seguida na outra metade do papel rasgue a folha em 3 partes iguais para modelar os braços e a cabeça. Tudo pronto! Será que vocês conseguem? Vamos tentar? Abaixo deixo pra vocês um passo a passo dessa brincadeira, depois é só inventar as ações desse personagem!!


Até a próxima semana.
Bjos,




Resumão 2 - Optativo Guitarra - Douglas

Título: Resumão 2


Descrição:
Nesse vídeo podemos relembrar um pouco do que fizemos nas últimas aulas e alguns bastidores da Viradinha Musical da EMIA, além dos aprendizados. Sempre vale a pena dar aquela refrescada na memória para fixar mais os assuntos abordados em nossos encontros online.


terça-feira, 6 de outubro de 2020

Improviso Objetos Sonoros - Ana Claudia, Adriana, Beth e Thiago - Aula 20


Título: Improviso Objetos Sonoros


Proposta para Aula:

Cada um pesquisa na sua casa de 04 a 06 objetos.

São objetos do cotidiano que emitem algum som.

Depois de pesquisar e escolher, experimentar os sons de cada um.


Fazer um improviso com sons desses objetos.


A ideia é transformar esses objetos do cotidianos em experiências sonoras e criar uma sequência a fim de diversificar e aprofundar nossa percepção sonora.


https://soundcloud.com/emia-sp/improviso-objetos-sonoros


Que História é Essa? - Karime e Simone - Aula 20

 

Título: Que história é essa?


Faixa etária: 8 e 9 anos


Descrição: na proposta de hoje convidamos você a reinventar a história coletiva criada no encontro passado.





Você se lembra da história que criou em conjunto com os seus colegas na semana passada?

Lembra que todos acharam a história um pouco sem pé nem cabeça? 

Então, o exercício de hoje é escolher um trecho dessa história.


  1. Escolha qualquer parte dela. Pode ser um trecho ou algum detalhe que tenha gostado. 

  2. Agora, a partir desse trecho selecionado, crie essa nova história com início, meio e fim. 

  3. Você pode escrever, contar ou desenhar a história.

  4. Se optar por contar, grave a sua voz contando a história.

  5. Se escolher desenhar, forme um livreto, dobrando uma ou duas folhas de papel ao meio.  

  6. Envie para o nosso grupo de whatsapp para que possamos utilizar esses áudios, textos ou desenhos no nosso próximo encontro virtual. 

 

Veja a história que criamos na aula online do dia 29/10:


Era noite eu estava numa casa muito isolada, perto de uma lagoa. Até que começou uma tempestade. 

Eu ouvi um barulho muito estranho e desconhecido fora da casa.

De repente, eu vi uma sombra preta na rua de frente.

Eu estava com medo.

Eu estava com bastante medo!

Olhei para o vulto e vi que não tinha nada. 

Olhei para o poste e vi um coelhinho sentado comendo uma cenoura.

Olhei para trás e vi o vulto novamente. Oh, o coelhinho não estava lá, ele sumiu! A cenoura ficou na barriga dele.

No caminho de volta para casa eu vi vários coelhos comendo cenoura. 

Eles não me deixavam passar para dentro de casa.

Eu olhei para trás e para frente, e não tinha mais nenhum coelho. 

As cenouras estavam todas roídas. 

A tempestade começou a crescer e ficou mais forte, muito mais forte.

O lago começou a encher e um montão de zumbis, que estavam lá há milhões de anos, comecou a sair da água e a correr para cima dele.

Os zumbis estavam correndo atrás dele e morderam ele.

Ele caiu morto e virou um zumbi.

Até que o zumbi entrou numa praia assassina. 

A praia puxou o zumbi para dentro da areia.

Ele ficou dentro da areia como se fosse um túnel, e a praia cortou a cabeça dele.


segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Título: Ocupação de Teatro 2020_Oficina teatro_Beth_Aula20

 Título: Ocupação de Teatro 2020

Publico Alvo: A partir de 11 anos 

                                                    Descrição da atividade:


 Olá turma! 

Continuamos na ocupação de teatro e para dar continuidade a nossa pesquisa, a proposta dessa semana é a criação de um vídeo performance  para alimentar as experimentações de vocês segue um vídeo.Grave  o experimento  e envie no grupo.


Boa semana!


https://www.youtube.com/watch?v=FpvpeP34YOc&feature=youtu.be


Titulo: Instruções para relacionar-se com a imagem na tela_Karime e Telmo_08 anos_Aula20

 









Título: Referências para inspirar_OptativoDança_Karime_Aula 20

 Título: Referências para inspirar!

                                                                                   Faixa etária: 7 a 12 anos

                                                                                   Descrição da atividade: 

                                                    Oi pessoal, tudo bem?

Hoje envio pra vocês algumas referências de dança feitas em casa ou espaços que podemos ter em casa, para ampliarmos nossas possibilidades de exploração do movimento e de sua imagem produzida. Espero que se divirtam e tenham boas ideias. Se ficarem com vontade de criar algum vídeo e mandar para o grupo, não se avexem!! 

Até logo!


“Isolation” - Aleksandra Arizanovic

https://www.youtube.com/watch?v=CvInP1mB0FE

“Welcome Home” - Daniel Cloud Campos 

https://www.youtube.com/watch?v=IzC7MAiN8oA&feature=youtu.be

“Jonh” - DV8

https://youtu.be/9N4LWVSkH1s


El encierro sublimado” - Mario Ivan Martinez 

https://www.youtube.com/watch?v=b1WGN-EGYIw

The man i love” - Pina Bausch

https://www.youtube.com/watch?v=LA65HrIMrjs

Trecho de “The cost of living” - DV8

https://youtu.be/yHV0CSwF25M


Maquete do quintal dos avós - Profs Odino e Toninho - Aula 19

 Título: Maquete do quintal dos avós

    Público: Livre
    Descrição: Experienciar a construção do espaço afetivo da infância dos avós.
















https://padlet.com/emiasp/cursosregulares