sábado, 15 de agosto de 2020

Que objeto é esse? - Prof Deise e Flávia - Aula12

 

Título: Que objeto é esse? 
Descrição: inventar objetos que não existem com materiais que tenham em casa.  Construir pensando em um formato bem diferente, imaginar para que ele serve e qual o nome desse objeto.
 
 


 
audio da prof Flavia:
 
 
Se quiserem, compartilhem fotos ou videos com a gente, pelo nosso e-mail: 
 07smfd.emia@gmail.com ou postando no mural eletônico da Emia: 
 
 

A forma dos meus brinquedos - Profs Deise e Flávia - Aula 11


Título: A forma dos meus brinquedos

Público Alvo: crianças de 7 anos. 

Breve descrição de atividade: Escolher 3 brinquedos com formatos bem diferentes para experimentá-los com o corpo.


 


 

 

 

https://soundcloud.com/user-211237726/aula-1-sem-2-flavia-deise-1 

Se quiserem, compartilhem fotos com a gente, pelo nosso e-mail:   07smfd.emia@gmail.com 

Ou... postando no mural eletônico da Emia: 


sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Historias e Sons - Profs Carla e Celso - Aula 12

 

Título: Histórias & Sons

Público alvo: Crianças a parte de 7 anos.

Descrição da Atividade: Convidamos as crianças a experimentar uma contação de histórias, mas explorando os seus diferentes sons.



História & Sons

 

 

 

Você já reparou que toda história é cheia de sons?

As histórias podem ter os sons do ambiente, como sons do vento, da cidade, do mar.

Podem também ter sons de eventos que fazem parte da história, como os passos de alguém se aproximando, os som de uma porta batendo, o som de  um feitiço acontecendo…

Também temos os sons das falas das personagens que não são iguais. Imagine como é a voz de uma criança e a voz de um homem velho, quais são as diferenças entre elas? E o som de animais? O som de algum monstro fantástico?


Então o desafio da semana é: invente uma história que seja cheia de sons… 


(você pode também usar alguma história que goste)


Semana que vem, você vai contar para a turma a sua história fazendo todos os sons, você pode usar o que quiser para te ajudar, objetos, instrumentos musicais, os sons de seu corpo.


Para  inspirar você, veja essas animações… São histórias repletas de som!

 

https://www.youtube.com/watch?v=_pHO-mx7Ieg 

 

https://www.youtube.com/watch?v=d1lFF7UvKD0  


07a_6tarde_PriscilaPauloR_Aula

 


Turma : 07 anos


Horário: Sexta feira das 13:30 às 16:30hs


Professores: Paulo da Rosa e Priscilla Vilas Boas


Enquanto trabalhamos com o tema: sonho, suas imagens e histórias, pretendemos inserir algumas 

brincadeiras possíveis de se fazer através do desenho. Assim sendo, pela presente postagem 

apresentaremos aos alunos a proposta da criação de uma figura a partir das várias imagens que podemos 

realizar com as mãos! Um jogo divertido que proporciona uma desenvoltura à criança na medida em que 

desloca a preocupação sobre o saber ou não saber desenhar, para as inúmeras possibilidades de figuras 

com as mãos.

 

link

https://www.youtube.com/watch?v=d4szCkWxLxU

Meu amigo objeto - Marcos V e Márcia M.

Título: Meu amigo objeto

Público Alvo: Atividade livre, porém pensada para crianças de 7 anos

Breve descrição da atividade: Conversar com seu objeto da quarentena escolhido, ouvir a sua história, conviver com ele um dia todo ou mais, dançar, cantar, desenhar. Mostrar de alguma forma o que você fez.


Abraços,

Marcos e Macia

quinta-feira, 13 de agosto de 2020

1112musica quintatarde CamilaDouglas aula12


Título: As características Complementares das Órbitas no Universo Alimac


Descrição: Caros seres do Universo Alimac, agora que identificamos corretamente nossos Planetas Complementares e nos livramos de uma tempestade terrível de meteoros, nossa máquina comunicadora nos trás uma charada: o que existe em meu complementar que não é permitido em mim, mas garante nossa órbita ao redor do Sol Salguod? Para responder a esta pergunta faremos alguns experimentos sonoros.

8a_6manhã_AdrianoBarbara_Aula2

 Título: Desfazendo o bumbum quadrado


Público alvo: crianças a partir de 8 anos

Breve Descrição: Está cansado de ficar sentado na frente do computador? Vamos ocupar os assentos de maneiras diferentes?
Experimente “sentar” em diversas posições e  descubra novos apoios com seu corpo.


8anos_3ªfmanha_ValeskaAnaClaudia_aula11

 Título: Brincadeiras em pulsações

Público Alvo: crianças de 8 anos. 

Breve descrição de atividade: 

Hoje ouviremos o coração de músicas que batem com dois tempos! E juntaremos nossos corações pelo movimento. Querem entender o que significa isso? Assistam aos vídeos a seguir!





Informações adicionais: Para possível devolutiva das crianças: https://padlet.com/emiasp/cursosregulares

 


O Pato

Sambalelê

8anos_2ªfeira manhã_Nós na cena /convite_Profs Douglas e Beth aula11

 Titulo: Nós na cena /convite .

Público Alvo:Crianças a partir de 8 anos
Descrição da Atividade: Vídeo convite  para o segundo semestre .
Breve explicação de como usar a plataforma das aulas online .

https://drive.google.com/file/d/1O6i8SNY1yIzR7x1iHEsAl7iB7egpjSQ9/view?usp=drivesdk

Quarteto 6feira tarde –Desenho o “provocador” de ideias... Profs: Meri; Luciana; Barbara e Odino- aula12


EMIA

Atividade12 - Quarteto de sexta feira tarde

Artistas professores: Meri Harakava; Luciana Gabriel; Barbara Schil e Odino F. A. Pizzingrilli

 

Desenho o “provocador” de ideias...



 

A inspiração para este momento de criação, deve levar em consideração o contexto atual de “quarentena” e “afastamento social”, como forma de resgatar memórias afetivas de sua infância e assim mantê-las vivas.

Para darmos continuidade ao processo com a turma do quarteto de sexta à tarde, a partir da sugestão do Pedro Shadosim, propomos que cada um faça um desenho, pensando no que vier à cabeça...

A partir do desenho que você fizer, escreva um texto relacionado: de onde saiu a ideia do desenho, qual a sua história, o que ele significa ou sugere…

Levando em consideração esse desenho e esse texto, o que você ainda poderia acrescentar: Sons? Dança? Teatro? Movimento? Apenas pense nessas possibilidades…

 

Terminou? Então poste o seu desenho e texto no Padlet, e no grupo WhatsApp, para todos poderem apreciar.

No nosso próximo encontro ao vivo, muitas coisas podem acontecer da junção dessas produções! 

Vamos ver! Caprichem.

11/12 anos música_quintatarde_CamilaDouglas_aula12

 Título: As características Complementares das Órbitas no Universo Alimac


Público Alvo: Crianças de 11 e 12 anos
 
Descrição: Caros seres do Universo Alimac, agora que identificamos corretamente nossos Planetas Complementares e nos livramos de uma tempestade terrível de meteoros, nossa máquina comunicadora nos trás uma charada: o que existe em meu complementar que não é permitido em mim, mas garante nossa órbita ao redor do Sol Salguod? Para responder a esta pergunta faremos alguns experimentos sonoros.

Link:


Optativo Guitarra_ Músicas Com Cordas Soltas _Prof Glauco_ aula12

 Título: Músicas Com Cordas Soltas 

Público alvo: Crianças desde os 8 anos e interessados. 
Descrição: Continuação dos vídeos anteriores, estudando músicas com cordas soltas.









7anos_Quintamanhã_Brincando com as mãos_JulioRosa_Aula 12


 Título:  BRINCANDO COM AS MÃOS

Público alvo: 7 anos

Profs Júlio e Rosa


                                                                                                            Ilustração Calixto



Olá queridos alunos, alunas e famílias.

Esperamos que tenham passado bem este último mês.

Nesta retomada das nossas atividades queremos  conversar sobre as possibilidades de jogos, criações e brincadeiras que podemos fazer utilizando as nossas mãos na frente da tela do computador ou do celular.

Vamos ver quais brincadeiras podemos fazer sozinhos e quais precisamos da ajuda de outra pessoa para brincar. 

Você conhece alguma brincadeira com as mãos? Você já brincou de “Cama de Gato” com barbante? Pergunte a seus pais ou familiares se eles conhecem esta brincadeira com mãos e barbante.

Quantas formas diferentes você consegue criar com a sua mão? Elas se parecem com algum animal, objeto ou pode ser algum personagem criado por você?

 

Acesse o link abaixo para aprendermos e cantarmos juntos uma música que fala das mãos:

Lavar as mãos - Arnaldo Antunes - Palavra Cantada 

 https://www.youtube.com/watch?v=CaTXgmHyMSk

Esta é a letra da canção “Mão lava a outra”

 

Uma

Lava a outra

Lava uma

 

(Mão)

Lava a outra 

Lava uma

(Mão)

Lava a outra 

Lava uma

 

Depois de brincar no chão de areia a tarde inteira

Antes de comer, beber, lamber, pegar na mamadeira

 

Lava uma 

 

(Mão)

Lava a outra 

Lava uma

(Mão)

Lava a outra 

Lava uma

A doença vai embora junto com a sujeira

Vermes, bactérias, mando embora embaixo da torneira

 

Água uma 

Água outra

Água uma

(Mão)

Água outra

Água uma

 

(Mão)

Lava a outra 

Lava uma

(Mão)

Lava a outra 

Lava uma

 

Na segunda, terça, quarta, quinta e sexta-feira

Na beira da pia, tanque, bica, bacia, banheira

 

Lava uma

 

(Mão)

Lava a outra 

Lava uma

(Mão)

Lava a outra 

Lava uma

(Mão)

 

Escute e veja agora com o autor da música cantando: 

https://www.youtube.com/watch?v=9_8YPvjup6s

 

Abraços e até nosso próximo encontro,

Julio e Rosa

11/12 anos_5f tarde_Imagens em TransmutAÇÃO_Profs Adriana e Daniel aula 12

 EMIA-SP

11 - 12 Artes Visuais | Quinta-feira Tarde

Adriana Amaral e Daniel Freitas

Aula 2 - Postagem no Blog

 

Imagens em TransmutAÇÃO



Na proposta de hoje compartilhamos com vocês um vídeo animação feito coletivamente com a turma de 11 e 12 anos de Artes Visuais de quinta-feira à tarde. As imagens foram criadas a partir da intervenção de cada criança, usando o quadro de desenho (whiteboard) da plataforma Zoom. A partir desse exercício coletivo, vamos iniciar uma investigação criativa onde cada participante iniciará um novo projeto a partir dessa ação. Convidamos todos vocês a embarcarem com a gente nessa proposta também. Com o que as imagens desse vídeo animação se parecem para cada um de vocês? Que lugar seria? Que situação está acontecendo? Poderia ser um jogo? Que outras ideias vocês teriam? Que trabalho novo vocês construiriam a partir dessa imagem disparadora? Esse será o nosso ponto de partida para recriar essas imagens a partir de outras ferramentas e materiais que cada um irá investigar: pintura, desenho, escultura, instalação, curta-metragem, performances, fotografias e muitas outras possibilidades que permeiam o universo das artes visuais.



Aguardamos vocês na próxima semana!

Beijos

5/6 anos - Floresceu uma Brincadeira- Profs Adriana e Luciana aula 12

 

Floresceu uma brincadeira! 

Adriana Amaral e Luciana Gabriel




Título: Floresceu uma brincadeira!
Público Alvo: atividade livre, porém pensada para crianças a partir de 5 e 6 anos.
Breve descrição de atividade:
Olá, crianças!! Vocês não vão acreditar! Plantamos um tanto da nossa saudade da
EMIA e começou a nascer brincadeiras no nosso jardim! Obaa!! Escolhemos uma
bem legal para brincarmos esta semana. É um… é dois… é três… brincando já!
passo UM
escolher um pote e colocar várias letras desenhadas e bem dobradinhas e coloridas
dentro dele
passando para o DOIS
sortear um papelzinho… abrir… e falar em voz alta a letra sorteada
chegando no TRÊS
pesquisar um objeto que comece com a letra sorteada!
e UM e DOIS e TRÊS e BRINCANDO JÁ…

Você pode repetir o sorteio quantas vezes quiser e continuar investigando quais as
letras existem nos objetos da sua casa.

Adoraríamos partilhar da sua pesquisa! Coloca no nosso mural!

5 e 6 anos_4ªf Manhã_Douglas e Priscilla

 


Título: Cadeiras e conversas

Público-alvo: Crianças de 5 e 6 anos

Descrição: O vídeo propõe a criação de um outro jeito de se relacionar com as cadeiras que existem nas casas. 

Beijos



https://youtu.be/OtJQZqYn-xw


Quarteto_5ft_karimemarilirosaetelmo_aula12

 



Aula 12


Título: Crie sua Intervenção Artística na EMIA



Faixa etária: 9 e 10 anos


Breve descrição da atividade: 

Em nosso último encontro on-line entramos pelo universo da intervenção urbana. Assistimos a dois vídeos e propusemos que fossem feitas intervenções em suas casas.

Agora, vamos projetar uma intervenção na EMIA: o que vamos dizer;  o que temos vontade de fazer; como interferir artisticamente em um dos espaços da EMIA?  

Disponibilizamos algumas imagens como plataforma para você criar uma intervenção que converse com um ou mais desses espaços. 

Pode ser uma dança, uma instalação, um desenho, uma música, uma cena ou mais linguagens juntas… Procure interagir diretamente com a imagem ou imagens escolhidas. Seja criativo e invente o seu jeito artístico próprio de interagir com o espaço que escolher.










https://padlet.com/emiasp/cursosregulares

Na identificação da postagem no padlet, coloque seu nome, o título “Projeto Intervenção Urbana”, Quarteto_quinta_tarde , quinta-feira manhã, profs Karime, Marili, Rosa e Telmo.