sexta-feira, 11 de setembro de 2020
DESFAZENDO OLHOS HIPNOTIZADOS - Adriano e Barbara - Aula 16
quinta-feira, 10 de setembro de 2020
Título: Referências Teatrais - Profs Karime, Marili, Rosa e Telmo - aula 16
Título: Referências Teatrais
Quarteto_5ft_
Karime, Marili, Rosa e Telmo
Descrição da atividade: Para alimentar o processo de criação de cenas a partir das intervenções realizadas em casa e na EMIA, nós selecionamos alguns vídeos com trechos de cenas teatrais realizadas principalmente com objetos.
Observem no conjunto de cada trabalho: a música, a dança, o movimento, o espaço, o tempo, as ações, os cenários… O que mais você consegue perceber como recurso para contar as histórias?
Aproveitem para assistir aos materiais enviados e ampliar as possibilidades imaginativas! Divirtam-se!
A DANÇA DOS PÃEZINHOS - Charlie Chaplin
https://www.youtube.com/watch?v=Pk-RvUxSw8U
Teatro de Objetos - Experimentos EM CASA
https://www.youtube.com/watch?v=n-ftA1lbNnw
100 + NEM MENOS - Estúdios Magan
https://www.youtube.com/watch?v=rwbttEmmkoY
Apresentação Fito BH Grupo XPTO
https://www.youtube.com/watch?v=pl96D1gVJX0
Titulo: Brincar e Cantar - Prof Liliana e Odino - aula 16
Titulo: Brincar e Cantar
Título: BRINCADEIRAS E JOGOS COM MÃOS - Prof Júlio e Rosa - aula 16
AULA 16_7anos_Quinta Manhã_Julio e Rosa
Título: BRINCADEIRAS E JOGOS COM MÃOS
Olá turma. Como estão?
Vamos continuar nossa pesquisa com as mãos?
Quais brincadeiras com as mãos você brinca? Nosso colega Heitor nos mostrou uma conversa com os dedos. Que outras você faz?
Algumas dessas brincadeiras você consegue brincar sozinho/a e outras você pode chamar alguém da sua casa para brincar com você.
Quais entre esses brinquedos cantados você conhece?
Quais você pode brincar sozinho/a em casa e quais você precisa de alguém para brincar com você?
Vamos brincar?
Adoletá
Fui a china na na
Lagarta pintada
Jó quem pô (do japonês じゃんけんぽん, jankenpon) ou pedra papel e tesoura
Lenga la lenga
Soco-soco
Tricilomelo
Agora veja este jogo sonoro com as batidas de mãos. Ele tem três partes diferentes com três batidas rítmicas. Preste atenção a cada uma delas e tente fazer o jogo completo.
Pesquisando na internet achamos um vídeo muito diferente feito por alunos e profissionais da Escola Municipal CEI Professor Lauro Esmanhoto, uma escola pública de Curitiba-PR. O nome do vídeo é “Escola Fenomenal”, nele podemos ver várias das brincadeiras de mãos que brincamos aqui. Vamos ver? Se puderem escutem com fone de ouvido pois a música é bem legal.
https://www.youtube.com/watch?v=4iyl0l_huSI&feature=youtu.be
Ainda queremos saber as histórias que inventaram com os personagens de mãos. Coloquem no nosso grupo ou escrevam nos comentários do blog.
Abraços e continuem se divertindo com as mãos,
Julio e Rosa
Primeiros acordes e tablatura - prof Glauco - aula16
Título: Primeiros acordes e tablatura
Público alvo: Crianças desde os 8 anos e interessados.Descrição: Criando músicas com acordes e aprendendo a escrever na tablatura.
“Momentos mágicos - o fantástico, o fascinante e a imaginação” - Prof Maristela e Telmo - aula 16
Escola Municipal de Iniciação Artística
8 anos - 5ª feira - manhã
Professores: Maristela Loureiro e Telmo Rocha
Título: “Momentos mágicos - o fantástico, o fascinante e a imaginação”.
Público alvo: brincadeira livre, porém pensada para as crianças de 8 anos.
Descrição da atividade:
Olá crianças,
Fizeram o desenho do som que criaram?
Agora, escolha alguns materiais, que você tem em casa, para fazer uma colagem sobre o desenho do seu som.
Veja no vídeo abaixo alguns exemplos de colagem.
Você pode criar outras maneiras para fazer sua colagem. Crie, invente...
Compartilhe conosco no Mural da EMIA:https://padlet.com/emiasp/cursosregulares
O mundo imaginário - Em que tipo de mundo você gostaria de viver? - aula 16
Título: O mundo imaginário - Em que tipo de mundo você gostaria de viver?
Público alvo: crianças de 11 e 12 anos
Breve descrição: Desenvolvimento de imagens na construção do seu mundo imaginário.
Equilibristas - Priscilla e Douglas - Aula 16
Título: Equilibristas
Público-alvo: Crianças de 5 e 6 anos
Descrição: A proposta convida as crianças a serem equilibristas!
Beijos!
Pesquisando sobre o mundo imaginário - prof Marcos Venceslau e Odino - aula 14
“O espaço entre nós” - Filme
https://www.youtube.com/watch?v=ewI2iG3dGKg
“Eu Robô” - Filme
https://www.youtube.com/watch?v=b-yxeIcGCwA&t=2834s
Vamos fazer músicas com a flauta usando a escadinha dos sons - Prof Glauco - aula15
Título: Vamos fazer músicas com a flauta usando a escadinha dos sons.
Público alvo: Crianças desde os 7 anos e interessados.
Descrição: Criando músicas com a escadinha das notas e escrevendo.
quarta-feira, 9 de setembro de 2020
Passeando com os bonecos. - Douglas e Priscilla - Aula 15
Título: Passeando com os bonecos.
Desenhando os objetos! - Adriana - Aula 16
Desenhando os objetos!

Olá, crianças!
Hoje a nossa proposta vai ser desenhar os objetos da nossa infância! Vocês conseguiram assistir os vídeos do artista Santídio Pereira, gostaram do trabalho dele? Para fazer seus desenhos, pinturas e xilogravuras ele parte muito da memória e lembranças das coisas que faziam parte da sua infância. Para fazer o meu desenho aqui em cima, em também recorri às lembrar dos brinquedos e objetos que eu tinha quando criança. Eu gostei muito da ideia e quando terminei vi que eles pareciam muito com personagens animados e fiquei com vontade de dar a eles um pouco de ação, som, cores e movimento. Então, convido vocês a criarem seus desenhos e inventarem personagens a partir deles, pensem em uma história de começo, meio e fim em que eles pudessem participar! Na próxima aula vamos tentar dar vida e movimento para esses personagens, vocês topam?
Até a próxima semana!
Bjos,
terça-feira, 8 de setembro de 2020
Desenhando seres extraordinários. Barbara e Daniel - Aula 16
Título: Desenhando seres extraordinários.
Público alvo: crianças a partir de 5 anos.
Breve descrição: O quê são seres extraordinários? Quais mundos eles habitam? Será que eles estão ao nosso redor? Ou dentro de nós mesmos? Nesta aula cada criará livremente seres extraordinários para habitar os nossos mundos!
Sonhos, sons e imagens - Andréa, Flávia, Simone e Vivi - Aula 16
Título: Sonhos, sons e imagens
Faixa etária: 09 - 11 anos
Descrição: Como nos sonhos, que imagens surgem a partir dos sons?
Olá, turma!
Para essa semana preparamos um vídeo com o material que vocês produziram. Vejam como ficou o vídeo:
Depois de assistir ao vídeo, que tal escolher uma das composições e realizar um desenho a partir do que a música sugere?
Material: papel, tinta guache ou giz de cera
1. Escute a música, se desejar feche os olhos para ter toda a sua atenção voltada para a audição.
2. Que imagens e o cores você imagina ao ouvir esses sons?
3. Faça agora a sua pintura a partir das sensações e imagens que surgiram.
Vamos compartilhar essas criações no nosso próximo encontro.
Até lá!
Andréa, Flávia, Simone e Vivi
Os amigos aventureiros - Simone e Flávia - Aula 16
Título: Os amigos aventureiros
Faixa etária: 07 - 08 anos
Descrição: criando desenhos para a nossa história coletiva.
Vocês lembram da história que criamos para o nosso amigo ou amiga imaginária?
1. Escute o áudio que fizemos da nossa história.
2. Após escutar o áudio, agora transforme essa história num desenho. Será que é possível contar a mesma história por meio de desenhos? Cabe num único desenho? Quantos desenhos são necessários? Que cores utilizar?
3. Traga seus desenhos para o nosso próximo encontro! Será que a amiga ou amigo imaginário vem nos visitar??? Tomara!!
Uma ótima semana!
Flávia e Simone
Que Som é Esse? - Ana Claudia, Adriana, Beth e Thiago - Aula 16
Título: Que som é
esse?!
Olá,turma!
Para dar continuidade às nossas aulas a proposta dessa semana é começarmos a
experimentar a criação de sons a partir dos objetos sonoros, que podemos
encontrar em nossas casas. Pesquisem bem e selecionem a partir dos diferentes
materiais que vocês conseguirem encontrar: objetos de plástico, metal, papel,
madeira, vidro etc. Na sequência procure gravar os sons que vocês forem
descobrindo, percebam os efeitos que cada um pode dar. A ideia é a partir dessa
experiência criarmos uma trilha sonora, assim como os artistas que faziam as
radionovelas. Junto com a proposta deixamos o trabalho da aluna Sophia Xavier, ela criou uma história
muito legal, cheia de cenas e imagens, usando apenas o áudio. O que vocês acham
de criar uma trilha sonora para essa incrível história a partir da pesquisa
desses objetos?
Vamos lá?!
Até a próxima semana!
Link:
https://soundcloud.com/emia-sp/sofia-xavier-aula-16