sexta-feira, 11 de setembro de 2020

DESFAZENDO OLHOS HIPNOTIZADOS - Adriano e Barbara - Aula 16

 

Título: DESFAZENDO OLHOS HIPNOTIZADOS

Breve descrição: Neste vídeo apresentaremos alguns exercícios para transformar e expandir olhares que ficam vidrados em telas de computadores e celulares.
 
Convidamos vocês para nos acompanhar neste “crossfit” óptico e despertarmos nossa potência de visão.


Público-alvo: Crianças a partir de 8 anos
 


quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Título: Referências Teatrais - Profs Karime, Marili, Rosa e Telmo - aula 16



Título: Referências Teatrais


Quarteto_5ft_karimemarilirosaetelmo_16

Karime, Marili, Rosa e Telmo


Descrição da atividade: Para alimentar o processo de criação de cenas a partir das intervenções realizadas em casa e na EMIA, nós selecionamos alguns vídeos com trechos de cenas teatrais realizadas principalmente com objetos. 

Observem no conjunto de cada trabalho: a música, a dança, o movimento, o espaço, o tempo, as ações, os cenários… O que mais você consegue perceber como recurso para contar as histórias?

Aproveitem para assistir aos materiais enviados e ampliar as possibilidades imaginativas! Divirtam-se!



A DANÇA DOS PÃEZINHOS - Charlie Chaplin

https://www.youtube.com/watch?v=Pk-RvUxSw8U



Teatro de Objetos - Experimentos EM CASA

https://www.youtube.com/watch?v=n-ftA1lbNnw

 

100 + NEM MENOS - Estúdios Magan

https://www.youtube.com/watch?v=rwbttEmmkoY

 

 

Apresentação Fito BH Grupo XPTO

https://www.youtube.com/watch?v=pl96D1gVJX0


Titulo: Brincar e Cantar - Prof Liliana e Odino - aula 16

 Titulo: Brincar e Cantar

   Publico: Livre para todas as idades
   
Descrição: Brincar e Cantar com provocação de criação na música: Passa passa gavião.









Título: BRINCADEIRAS E JOGOS COM MÃOS - Prof Júlio e Rosa - aula 16

 AULA 16_7anos_Quinta Manhã_Julio e Rosa


Título: BRINCADEIRAS E JOGOS COM MÃOS



Olá turma. Como estão?

Vamos continuar nossa pesquisa com as mãos?

Quais brincadeiras com as mãos você brinca? Nosso colega  Heitor nos mostrou uma conversa com os dedos. Que outras você faz? 

Algumas dessas brincadeiras você consegue brincar sozinho/a e outras você pode chamar alguém da sua casa para brincar com você.

Quais entre esses brinquedos cantados você conhece?

Quais você pode brincar sozinho/a em casa e quais você precisa de alguém para brincar com você? 

Vamos brincar?

Adoletá

Fui a china na na

Lagarta pintada

Jó quem pô (do japonês じゃんけんぽん, jankenpon) ou pedra papel e tesoura

Lenga la lenga

Soco-soco

Tricilomelo


Agora veja este jogo sonoro com as batidas de mãos. Ele tem três partes diferentes com três batidas rítmicas. Preste atenção a cada uma delas e tente fazer o jogo completo.




Pesquisando na internet achamos um vídeo muito diferente feito por alunos e profissionais da Escola Municipal CEI Professor Lauro Esmanhoto, uma escola pública de Curitiba-PR. O nome do vídeo é “Escola Fenomenal”, nele podemos ver várias das brincadeiras de mãos que brincamos aqui. Vamos ver? Se puderem escutem com fone de ouvido pois a música é bem legal.

https://www.youtube.com/watch?v=4iyl0l_huSI&feature=youtu.be

Ainda queremos saber as histórias que inventaram com os personagens de mãos. Coloquem no nosso grupo ou escrevam nos comentários do blog.

Abraços e continuem se divertindo com as mãos,

Julio e Rosa

Primeiros acordes e tablatura - prof Glauco - aula16

 Título: Primeiros acordes e tablatura 

Público alvo: Crianças desde os 8 anos e interessados. 
Descrição: Criando músicas com acordes e aprendendo a escrever na tablatura. 




“Momentos mágicos - o fantástico, o fascinante e a imaginação” - Prof Maristela e Telmo - aula 16

 Escola Municipal de Iniciação Artística 

8 anos - 5ª feira - manhã

Professores: Maristela Loureiro e Telmo Rocha


 Título: “Momentos mágicos - o fantástico, o fascinante e a imaginação”.

Público alvo: brincadeira livre, porém pensada para as crianças de 8 anos.

Descrição da atividade


Olá crianças, 

Fizeram o desenho do som que criaram?

Agora, escolha alguns materiais, que você tem em casa, para fazer uma colagem sobre o desenho do seu som.

Veja no vídeo abaixo alguns exemplos de colagem. 





Você pode criar outras maneiras para fazer sua colagem. Crie, invente...

Compartilhe conosco no Mural da EMIA:https://padlet.com/emiasp/cursosregulares

O mundo imaginário - Em que tipo de mundo você gostaria de viver? - aula 16

Título: O mundo imaginário - Em que tipo de mundo você gostaria de viver?

Público alvo: crianças de 11 e 12 anos

Breve descrição: Desenvolvimento de imagens na construção do seu mundo imaginário. 

Informações adicionais: “Solte a imaginação e faça com prazer cada uma das etapas: Invente, brinque e divirta-se à vontade!”







 

Equilibristas - Priscilla e Douglas - Aula 16

Título: Equilibristas


Público-alvo: Crianças de 5 e 6 anos


Descrição: A proposta convida as crianças a serem equilibristas!


Beijos!


Pesquisando sobre o mundo imaginário - prof Marcos Venceslau e Odino - aula 14

 


“O espaço entre nós”  -  Filme

https://www.youtube.com/watch?v=ewI2iG3dGKg

 “Eu Robô”  -  Filme

https://www.youtube.com/watch?v=b-yxeIcGCwA&t=2834s

 “Wall-E”  -  Animação

https://globoplay.globo.com/wall-e/t/Kx9tpBmxSV/?gclid=EAIaIQobChMIjtH-g4aq6wIVhoSRCh2tXgTlEAAYASAAEgKGRfD_BwE

 

https://padlet.com/emiasp/cursosregulares

Vamos fazer músicas com a flauta usando a escadinha dos sons - Prof Glauco - aula15


             Título: Vamos fazer músicas com a flauta usando a escadinha dos sons.

Público alvo: Crianças desde os 7 anos e interessados.
Descrição: Criando músicas com a escadinha das notas e escrevendo.



quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Passeando com os bonecos. - Douglas e Priscilla - Aula 15

Título: Passeando com os bonecos.


Público-alvo: Crianças de 5 e 6 anos

Descrição: Convidamos as crianças para levarem seus bonecos para passear em casa.

Um beijo.


Desenhando os objetos! - Adriana - Aula 16

 Desenhando os objetos!


Olá, crianças!


Hoje a nossa proposta vai ser desenhar os objetos da nossa infância! Vocês conseguiram assistir os vídeos do artista Santídio Pereira, gostaram do trabalho dele? Para fazer seus desenhos, pinturas e xilogravuras ele parte muito da memória e lembranças das coisas que faziam parte da sua infância. Para fazer o meu desenho aqui em cima, em também recorri às lembrar dos brinquedos e objetos que eu tinha quando criança. Eu gostei muito da ideia e quando terminei vi que eles pareciam muito com personagens animados e fiquei com vontade de dar a eles um pouco de ação, som, cores e movimento. Então, convido vocês a criarem seus desenhos e inventarem personagens a partir deles, pensem em uma história de começo, meio e fim em que eles pudessem participar! Na próxima aula vamos tentar dar vida e movimento para esses personagens, vocês topam?


Até a próxima semana!

Bjos,

terça-feira, 8 de setembro de 2020

Desenhando seres extraordinários. Barbara e Daniel - Aula 16

 Título: Desenhando seres extraordinários.


Público alvo: crianças a partir de 5 anos.

Breve descrição: O quê são seres extraordinários? Quais mundos eles habitam? Será que eles estão ao nosso redor? Ou dentro de nós mesmos? Nesta aula cada criará livremente seres extraordinários para habitar os nossos mundos!


Sonhos, sons e imagens - Andréa, Flávia, Simone e Vivi - Aula 16

Título:  Sonhos, sons e imagens


Faixa etária: 09 - 11 anos  


Descrição: Como nos sonhos, que imagens surgem a partir dos sons?


Olá, turma!


Para essa semana preparamos um vídeo com o material que vocês produziram. Vejam como ficou o vídeo:



 


Depois de assistir ao vídeo, que tal escolher uma das composições e realizar um desenho a partir do que a música sugere?

Material: papel, tinta guache ou giz de cera

1. Escute a música, se desejar feche os olhos para ter toda a sua atenção voltada para a audição. 

2. Que imagens e o cores você imagina ao ouvir esses sons?

3. Faça agora a sua pintura a partir das sensações e imagens que surgiram.


Vamos compartilhar essas criações no nosso próximo encontro.


Até lá!


Andréa, Flávia, Simone e Vivi

Os amigos aventureiros - Simone e Flávia - Aula 16

Título: Os amigos aventureiros

Faixa etária: 07 - 08 anos


Descrição: criando desenhos para a nossa história coletiva.


Vocês lembram da história que criamos para o nosso amigo ou amiga imaginária? 



1. Escute o áudio que fizemos  da nossa história.

2. Após escutar o áudio, agora transforme essa história num desenho. Será que é possível contar a mesma história por meio de desenhos? Cabe num único desenho? Quantos desenhos são necessários? Que cores utilizar?

3. Traga seus desenhos para o nosso próximo encontro! Será que a amiga ou amigo imaginário vem nos visitar??? Tomara!!


Uma ótima semana!


Flávia e Simone

Que Som é Esse? - Ana Claudia, Adriana, Beth e Thiago - Aula 16

 


Título: Que som é esse?!

 

Olá,turma!


Para dar continuidade às nossas aulas a proposta dessa semana é começarmos a experimentar a criação de sons a partir dos objetos sonoros, que podemos encontrar em nossas casas. Pesquisem bem e selecionem a partir dos diferentes materiais que vocês conseguirem encontrar: objetos de plástico, metal, papel, madeira, vidro etc. Na sequência procure gravar os sons que vocês forem descobrindo, percebam os efeitos que cada um pode dar. A ideia é a partir dessa experiência criarmos uma trilha sonora, assim como os artistas que faziam as radionovelas. Junto com a proposta deixamos o trabalho da aluna Sophia Xavier, ela criou uma história muito legal, cheia de cenas e imagens, usando apenas o áudio. O que vocês acham de criar uma trilha sonora para essa incrível história a partir da pesquisa desses objetos?

Vamos lá?!


Até a próxima semana!


Link:

https://soundcloud.com/emia-sp/sofia-xavier-aula-16