sexta-feira, 5 de março de 2021

quinta-feira, 4 de março de 2021

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA OFICINAS

 COMUNICADO DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO PARA OFICINAS DE ARTES VISUAIS, MÚSICA E TEATRO DA ESCOLA MUNICIPAL DE INICIAÇÃO ARTÍSTICA

A Secretaria Municipal de Cultura FAZ SABER que entre às 09h00 do dia 04 de março até às 21h00 do dia 05 de março de 2021, a Escola Municipal de Iniciação Artística – EMIA, sediada na Rua Volkswagen, s/nº, Parque Público Lina e Paulo Raia, Jabaquara, São Paulo, SP, regulamentada pela Lei n. 15.372, abrirá inscrição, on-line para as oficinas de artes visuais, teatro e música.

Para as inscrições on-line será necessário acessar o link: 

INSCREVA-SE AQUI

A classificação será por ordem de inscrição, estando limitada ao número de vagas de cada oficina.

A Escola entrará em contato para a confirmação da vaga informando o dia e horário para a efetivação da matrícula.

Documentação para matrícula: Upload do RG

 

MÚSICA

CORAL de 7 e 8 ANOS

 

Pode Ser Muito Bom Cantando Na Janela - Oficina Coral Infantil 4a Manhã

Artista Professor:  Lígia Rosa

Faixa Etária: 7 e 8 anos

Número de vagas: 10

Horário: 4ªf das 11h00 às 12h00

Aulas online - por plataforma a ser definida

Duração: Anual

Vambora cantar ! Palavras, brincadeiras musicais, poesia cantada, versos e rimas, sons da natureza, barulhos do corpo, sons do dia e da noite, cantos da paz, de tantos lugares , de outras terras, de outros mundos, de várias pessoas,  de crianças e jovens, do jardins e canteiros, em nossa casa, sozinho, com nossa família, com meus irmãos ou irmãs, primos e primas, a hora é agora.

Vem!

CORAL DE 9 A 13 ANOS

Artistas Professores: Júlio Maluf / Flávia Ferraz

Faixa Etária: 9 a 13 anos

Número de Vagas: 20

Horário: 3ªF das 16h30 às 18:00h

Duração: anual

Release: Coral de crianças com a proposta de fazer música utilizando a voz. Por meio de canções e brincadeiras musicais, busca-se ampliar as possibilidades vocais dos participantes, propondo um trabalho de corpo e voz com apoio da linguagem cênica e visual.

 

CORAL DAS FAMÍLIAS

Artista Professora: Viviane Godoy e Rosana Bergamasco

Faixa Etária: acima de 20 anos, familiares de alunos e ex-alunos da EMIA

Número de Vagas: 30

Horário: 3ªF das 15h30 às 17h00

Duração: anual

Release: A oficina visa desenvolver a sensibilidade artística de seus integrantes, utilizando como meio expressivo o canto coral. Propiciaremos aos participantes a possibilidade de conhecer e vivenciar diversos estilos musicais.

 

CORAL DE 7 A 9 ANOS

Artistas Professoras: Priscilla Vilas Boas e Viviane Godoy

Faixa Etária: de 07 a 09 anos

Número de Vagas: 30

Horário: 5ªF das 16h30 às 17h30

Duração: anual

Release: A oficina tem como proposta o desenvolvimento da sensibilidade artística através da experiência da sonoridade do corpo em movimento. Os participantes são convidados a explorar e compor narrativas sonoras e corporais.

 

ORQUESTRA INFANTO-JUVENIL DA EMIA

Artistas Professores:  Julio Giudice  Maluf, Liliana Bertolini, Nado Garcia e Thiago Brisolla.

Faixa Etária:  acima de 9 anos

Horário:  sábados, das 10h às 12h

Duração: anual

Release: A Orquestra da Emia com 30 anos de existência no bairro do Jabaquara, desenvolvendo um repertório da Música Clássica, Folclórica, Popular e Experimental, abre vagas para os seguintes instrumentos:

1. violinos, violas, cellos e contrabaixo - naipe das cordas com arco

2. flautas doces, flautas transversais, clarinete, saxofones e oboé - naipe dos sopros

3. violões - cordas dedilhadas

4. percussão em geral - pandeiro, xilofones, bumbo, bateria

Requisitos básicos: ter 2 anos de prática instrumental; conhecer  a leitura musical; alunos e ex-alunos podem se inscrever

Obs: A Orquestra EMIA não ensina a iniciação instrumental, ela consiste na Prática Instrumental em Grupo

 

MÚSICA PARA ADOLESCENTES - OUVIR, PRATICAR, COMPREENDER, CRIAR

Artista Professor: Meri Harakava

Faixa Etária: de 13 a 16 anos

Número de vagas: 12

Horário: 3ªf das 09h30 às 11h30

Duração: Anual

Release: Para alunos interessados em música, música de qualquer época e lugar. Quer você toque e cante, quer você não toque nem cante, há várias formas de nos aprofundarmos na música — e é esta a proposta deste curso.

 

DA SUCATA AO SOM... DO SOM À MÚSICA

Artista professor: Wilson Dias

Faixa Etária: de 11 a 16 anos

Número de vagas: 15

Horário: sáb das 09h00 às 11h00

Duração: anual

Para alunos interessados em música, música de qualquer época e lugar. Quer você toque e cante, quer você não toque nem cante, há várias formas de nos aprofundarmos na música — e é esta a proposta deste curso.

Despertar interesse pela música e seu aprendizado; Desenvolver a sensibilidade da criança para possibilidades sonoras a partir de qualquer objeto disponível; Estimular a criação individual e coletiva; trabalhos que propiciem a criatividade e a espontaneidade; promover atividades onde a sociabilidade e a cooperação mútua serão importantes; trazer para criança a importância de ouvir com acuidade e senso crítico, formando público consciente e autônomo.

Desenvolver e percepção auditiva, a expressão corporal, a coordenação motora, a criatividade, a interiorização e intuição rítmica, a socialização, a percepção espaço-temporal, a sensibilidade, o senso crítico bem como o senso de responsabilidade.

 

ARTES VISUAIS

OFICINA DE TINTAS NATURAIS

Artista Professor: Lucas Lopes

Faixa Etária: a partir de 12 anos

Número de Vagas: 15

Horário: 4ºfeira das 10h00 às 12h00

Duração: semestral

Release: O curso propõe a apresentação e a experimentação de ferramentas e procedimentos técnicos ligados à pintura com tintas naturais, criando um campo para que a técnica possa ser também linguagem. Além de conceitos e formulações teóricas, a oficina pretende ser um espaço de experimentação e partilha de processos (tanto da fabricação de pigmentos quanto dos desdobramentos artísticos criados com o material).

 

 OFICINA DE FOTOGRAFIA

Artista Professor: Lucas Lopes

Faixa Etária: a partir de 9 anos

Número de Vagas: 20

Horário: 3ºfeira das 09h00 às 11h00

Duração: anual

Release: Esta oficina propõe um primeiro contato com a linguagem fotográfica. Nos nossos encontros teremos a possibilidade de nos relacionarmos com a fotografia não apenas como um registro ou uma memória, mas como uma linguagem, utilizaremos elementos artísticos e poéticos para a construção de imagens. Sendo assim, a oficina abre um campo possível para ampliarmos nossos horizontes de captura e leitura, da fotografia e do mundo.

 

ATELIÊ DE ESTAMPAS - OFICINA DE ESTAMPARIA ARTESANAL

Artista-professora: Adriana Amaral

Faixa etária: a partir de 14 anos

Número de vagas: 12

Horário: Terça-feira das 11h00 às 13h00

Duração: semestral

Materiais: Alguns materiais específicos de baixo custo serão pedidos para os participantes ao longo da oficina.

Release: Nesta oficina os participantes vão conhecer alguns processos artesanais de estamparia têxtil e desenvolver um projeto autoral de produção de estampas a partir do estudo de desenhos e padronagens presentes nas artes de algumas etnias indígena e africana. Os projetos autorais serão aplicados em peças de tecido de algodão e outras superfícies apresentadas no decorrer da oficina.

 

OFICINA DE BORDADO: TEXTURAS SONORAS

Artista-professor: Joana Salles

Faixa etária: partir de 18 anos

Número de vagas: 16

Horário:  6ª feira das 10h00 às 11h20

Duração: Anual

A oficina Texturas Sonoras é um convite a investigação do som através do bordado e da costura. Vamos explorar as sensações sonoras, as texturas e os trajetos invisíveis do som no espaço e dentro de nós. Como bordar o caminho do som nas profundezas do oceano? Qual o caminho do som dentro de você? Que cor é o som da sua infância? Venha mergulhar nesse mar do bordado livre, alinhavar memorias e construir texturas. 

 

A OFICINA DE HIP HOP - 4 ELEMENTOS “DANÇA, DJ, MC E GRAFFITE”

Artista Professor: Telmo Rocha

Faixa etária: 09 a 14 anos

Número de vagas: 30

Horário: 4ªf das 16h30 às 18h30

Duração: Anual

Uma oficina aberta à comunidade, voltada ao público adolescente.

O enfoque deste encontro é proporcionar ao grupo interessado, experiências criativas ligadas aos quatro elementos da cultura Hip Hop, estabelecendo conexões com as linguagens artísticas oferecidas na EMIA: Graffite - Artes Visuais, MC – Teatro, DJ – Música, Dança Urbana – Dança.

Os encontros serão on-line pela plataforma zoom.

 

TEATRO

MONTAGEM E DESMONTAGEM: UMA ARENA PARA PERGUNTAS DESCONCERTANTES

Artista Professor: Ligia Borges

Faixa Etária de 13 a 17 anos

Nº de vagas: 12

Horário: 3ªf das 09h00 às 11h00

Duração: anual

Diante de um cenário tão desestabilizador que atravessamos ou pelo qual somos atravessados a ideia desse projeto é colocar as perguntas no centro da arena. Criar um espaço onde interrogações, desejos, angústias, desequilíbrios, desencontros possam ser acolhidos e disparar criações, improvisações. Como estou hoje? Quem sou eu hoje? Como essências e estados são rabiscados, descobertos e moldam uma identidade? Como ela mesma pode ser refeita, experimentada em nossa arena digital? Como romper limites entre telas para encontrar um estado de presença de máxima criação e disponibilidade?

A ideia é ir ao encontro do que podemos chamar: perguntas desconcertantes, aquelas que questionam estabilidades, noções pré-estabelecidas e alargam espaços de existência e convivência. Para isso respostas podem ser montadas e desmontadas, assim como as encenações, improvisações e identidades. Isso nos instiga a percorrer percursos performáticos que podem ser rascunhados e rasurados. Perguntas podem ser gritadas, cochichadas, moldadas no barro, no corpo, podem até desencontrar as palavras e se revelarem silêncio também desconcertante. O movimento entre montagem e desmontagem sugere a possibilidade das suas singularidades e da sua fricção, desestabilizando inclusive o lugar de professor e aluno, ator e espectador. Uma pergunta a ser investigada, desconcertada e guiará nosso trajeto: o que eu desejo levar para o centro da arena?