Título: Vamos inventar uma história a partir de um objeto inventado?
Descrição: Continuando a aula anterior, inventar objetos que não
existem com materiais que tenham em casa. Construir pensando em um
formato bem diferente, imaginar para que ele serve e qual o nome desse
objeto. Depois, criar uma história onde este objeto é usado por um
personagem.
Descrição: Um convite para aprofundar a visão sobre as moradas da alma lançando um olhar para a jovem e a anciã: peles que compõem esse tecido. Para tecer e transcender essa perspectiva uma narrativa do povo Nambikwara (que Habitam entre o Mato Grosso e Rondônia).
Informações adicionais: o mito narrado e uma tradução a partir da versão de Daniel Munduruku em “Contos Indígenas Brasileiros ”
Descrição: a
música “Periquito Maracanã”, da cultura popular brasileira, sugere alguns
movimentos corporais: andando, pulando, rodando, agachando e parando.
Proposta: vamos
pegar o chocalho que aprendemos a fazer na postagem anterior, ou algum outro
que você tenha, para tocar e acompanhar junto com movimentos de seu corpo a
música “PERIQUITO MARACANÔ. Como fazer o som do chocalho “andando”, “pulando”,
“rodando”, “agachando”? Tem algum outro movimento que podemos colocar nessa
música?
Estamos curiosos para ver vocês com seus chocalhos
no próximo encontro online.
Descrição: Dando sequência ao nosso encontro, essa atividade propõe uma continuidade para a pesquisa, agora partindo para diferentes objetos que podem funcionar como uma espécie de filtro para suas criações fotográficas! Além disso vocês podem também acessar esses dois exemplos nos links abaixo de vídeos com propostas similares:
Descrição: nós
lembramos da brincadeira da ORDEM que fazíamos quando éramos criança. Você
conhece? Achamos legal porque dá pra brincar sozinho e mexer o corpo. Se
movimentar é muito importante para o desenvolvimento integral das crianças,
principalmente nesses tempos de isolamento social.
Veja no vídeo
o Calixto, filho da Rosa, brincando pela primeira vez!!
O desafio
é falar essa sequência jogando a bola na parede sem deixar cair no chão. Se a
bola cai, tem que começar tudo de novo!
Ordem
Seu lugar
Sem rir
Sem falar
Um dos
pés
O outro
Uma das
mãos
A outra
Bate
palma
Pirueta
Trás pra
frente
Mãos
cruzadas
Sete
quedas
A
brincadeira continua seguindo a sequência, jogar a bola “sem rir” falando toda
a ordem, depois “sem falar” e assim vai brincando…
Neste outro
vídeo, o Calixto está fazendo a última sequência que é jogar a bola falando a
ordem batendo “Sete Quedas”.
Vamos
tentar?
Você pode fazer um
filme ou tirar uma foto brincando de ORDEM e postar no padlet:
Descrição de atividade: A partir de uma sequência de imagens produzidas por contornos e preenchimentos de corpos (proposta da aula anterior), propomos a exploração de uma dança! Uma brincadeira de acompanhar as imagens com o corpo!!
Também podem criar uma sequência de movimentos a partir das imagens que vocês mesmos fizeram!! E divirtam-se!
No vídeo abaixo, o professor Telmo demonstra a atividade e compartilha uma sequência possível de imagens que pode virar dança!!
Informações adicionais: Se puder, compartilhe o registro de sua dança no grupo de WhatsApp e no padlet da EMIA:
Descrição: Retomamos nossas postagens com a proposta de encontrar um
cantinho da casa para montar um acampamento. Reúna alguns objetos e
vamos para a aventura! Que tal mostrar para nós no nosso próximo
encontro online semana que vem!? Coloque alguns
itens na mochila, na sacola, no gorro do Saci, onde você quiser e vamos caçar aventuras!