sexta-feira, 2 de abril de 2021

Os pés do Curupira/ Profs Liliana e Odino - 5 feira tarde - aula 3



Aula3 Turma de 8 anos 5ªfeira tarde

Liliana Bertolini e Odino F A Pizzingrilli

 

Os pés do Curupira

Esta atividade é continuidade da aula que fizemos no dia 18, quando  brincamos  com os pés, colocando em frente a câmera e dançaram, corremos, movimentos de aquecimento - fizemos na sola dos dedos carinhas, brincamos de colocar roupa usando meia ou retalhos de tecidos, desfilamos, criamos diálogos. Fizemos a seguinte pergunta: “Vocês conhecem alguém que anda com o pé ao contrário?” R:Sim o Curupira, tem os pés invertidos, virados para trás, conversamos, quem era o curupira, onde surgiu, onde morava, o que ele defendia e assistimos o vídeo:

A LENDA DO CURUPIRA

https://www.youtube.com/watch?v=J-GsdIOX4PE

 

Leia com atenção o enunciado da brincadeira e observe que a proposta tem como princípio para sua construção, usar materiais que tenham em casa. Abuse das possibilidades.

 

Desdobramento 1

        Vamos agora construir os pés para que possamos brincar.

       Lembrar que são dois pés, o direito e o esquerdo, então agora você vai fazer um par de pés, como mostram as fotos a abaixo. Se precisar de ajuda peça para quem está em casa disponível.

            As imagens a seguir são sugestões de como fazer´, para facilitar e possibilitar o aproveitamento de material que já exista em casa, o desenho dos pés será da forma que você quiser.    

 



          Etapa 1: Material necessário: Papelão, Lápis (além do lápis pode ser usado outro tipo de marcador para desenhar), tesoura, pincel, tinta, giz de cera ou canetas hidrocor, Fita crepe, Fita, Barbante ou outro tipo de fio grosso, retalho de tecido.

Observação: se você não tem papelão, mas possui outro material também grosso como o papelão pode ser usado.  

Etapa 2: Desenhar contornando o pé. 


Etapa 3: Amplie o desenho


Etapa 4: Faça o recorte na ampliação, feito o recorte use como modelo para traçar o outro pé, para ter o par  esquerda e direita. Para fazer isso, basta virar o modelo contornar a forma. Marque em cada uma D (direita) e E (esquerda). 


Etapa 5: Depois de desenhadas e recortada coloque seus pés sobre as para marcar as linhas em que você cortará 4 fendas uma de cada lado do pé, para as fitas ou barbantes que amarrarão.  

         

Etapa 6: O par de pé pode ser da cor, ou seja, decore como quiser, pode usar papel colorido, pintar, colagem de tecido etc. Passe as tiras pelas fendas para que as duas extremidades do barbante ou fita, fiquem na parte superior do pé. 

 

Vamos Brincar:

         Não esqueça o pé do Curupira é virado para trás.

Experimente as diferentes formas de caminhar, dançar e como seria se você fosse o Curupira, o que aconteceria. 

Você pode pular, caminhar, saltitar, arrastar os pés, e todas essas possibilidades te trarão sensações diferente. Experimente!

Agora, que tal variar a velocidade? Rápido, lento, parado no mesmo lugar ou em deslocamento, mas tome cuidado para não se machucar!

Na próxima aula vamos experimentar juntos. Até lá!!!