sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Meus objetos diferentes - Profs Deise e Flávia - Aula 14

 

Descrição da Atividade

Título: Meus objetos diferentes

Público-Alvo: crianças de 07 anos     

Descrição: Escolher objetos para compartilhar no encontro online.

                                                                   

O vento - Profs. Douglas Ligia Priscila Sheila - Aula 14

 

Título: o vento

Público-alvo: Crianças com idades entre 9 e 11 anos.

Descrição: O vídeo é um registro poético de parte aula on line que fizemos na última semana. Dessa forma, as crianças que estiveram conosco poderão apreciar o que fizemos juntos
e, aquelas que não puderam estar, terão contato com o conteúdo trabalhado.
 


O Ritmo das Coisas - Profs. Carla e Celso - Violinos Coletivos

 

O Ritmo das coisas.


Hey crianças, como estão?

Vamos falar de Ritmo?


Mas...

O que é Ritmo? 

O que é pulso?


Pulso é como o coração da música, as vezes é lento e tranquilo, outras pulsa rapidamente… 

Ritmo é duração do som que acontece a partir da Pulsação, a marcação dessas durações sonoras na música.

Pulso é como um trilho de trem, o Ritmo é o trem. 

Já pensou na possibilidade de fazer música com os objetos de casa? 

Será que é possível identificar sons rítmicos nos objetos, como: máquina de lavar, liquidificador, microondas, batedeira de bolo, chuveiro, torneira, geladeira ?  

A atividade da semana, é fazer uma investigação dos sons rítmicos dos objetos de casa.


Temos dois exemplos bem legais aqui. 

https://www.youtube.com/watch?v=ua_GBI91iGo


https://www.youtube.com/watch?v=yi-QqfdVcYA

Dança com as mãos - Profs Paulo e Priscila - Aula 14

 

TÍtulo: Dança com as mãos

Público-alvo: 7 anos

Descrição: O vídeo convida as crianças a fazerem uma dança com as mãos.



quinta-feira, 27 de agosto de 2020

GIF Artesanal - Profs Adriano e Barbara - Aula 14

 Título: GIF Artesanal


Breve descrição: A proposta do vídeo é a construção de um desenho em movimento utilizando uma técnica primária do universo da animação. Vamos animar a fazer?

Público alvo: Crianças a partir de 8 anos
 
 
 

Encarando trilhas, celebrando tesouros - Profs Deise e Ligia - Aula 14

 

Título: Encarando trilhas, celebrando tesouros
 

Público-alvo: Turma de 5 e 6 anos 


Descrição: Um convite para compor trilhas selvagens, malemolentes, divertidas e do balacobaco com trecos da casa. Coloque sua roupa de aventuras e descubra um corpo que faz do caminho uma dança! Qual tesouro pode te aguardar? Não importa o trajeto, se você trilhar, colherá tesouros.

 

 




A não resposta - Odino/Meri/Luciana/Barbara - Aula 14

 

Título: A NÃO RESPOSTA

Público alvo: pensado para crianças a partir de 9 anos.

 

Descrição da atividade: Nossa turma do quarteto provocou a seguinte questão: A NÃO RESPOSTA nas mensagens de WhatsApp, nas chamadas de vídeo, nas tentativas de contato… COMO ME SINTO com tudo isso? Desenho, danço, canto, faço cena… pulo corda, planto bananeira? O que eu faço com esse sentimento? 

 

Se quiser, mostra pra gente no nosso mural! 

https://padlet.com/emiasp/cursosregulares 

 


 




 

quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Curta_Performance - Profs Adriana e Daniel - aula 14


 

EMIA-SP

11 - 12 Artes Visuais | Quinta-feira Tarde

Adriana Amaral e Daniel Freitas - Aula 14 

Curta_performance



Olá, turma!

Para esta semana a proposta será brincar com uma sequência de imagens em ação,

criando uma pequena performance. Observem os frames, foto sequência acima, e tente

imaginar uma situação para o que está acontecendo. Que história, ação ou narrativa

nova podemos construir a partir dessas imagens? Vocês podem usar diferentes

linguagens para realizar essa proposta, desenho, fotografia, escultura, colagem e até

tentar montar com eles um gif ou vídeo animado, usando uma sequência de fotos como

nos exemplos utilizados a partir do trabalho da aluna Aline Osaki Wallner. Não

esqueçam de dar um nome bem criativo para esse trabalho.

Até a próxima semana!

Desenho dos Personagens e Pesquisa Sonora com as Mãos - Profs Rosa e Júlio - aula 14

 Aula 14_7 anos_Quinta manhã_Julio e Rosa


Título: Desenhos dos personagens e pesquisa sonora com as mãos



Olá turma. Como estão? 

No último encontro fizemos vários movimentos brincando com as mãos e também vimos

alguns jogos e canto embalados pela canção “Mão lava a outra” de Arnaldo Antunes.

Além disso, pesquisamos as tantas formas diferentes que conseguimos criar com as mãos. Elas se parecem com algum animal, objeto ou pode ser algum personagem criado por você?

Agora nesta atividade queremos que você crie uma história com o seu personagem de mão e faça um desenho da história criada por você.

Para “esquentar” e ativar nosso ritmo e musicalidade, vamos pesquisar as possibilidades sonoras que temos com as mãos.

Quantos sons diferentes você consegue tirar batendo ou esfregando as mãos?

Alguém sabe fazer alguma batucada com as mãos?

Poderíamos fazer uma conversa entre nós sem palavras, mas utilizando somente a batucada com as mãos?


I



Acessem o link abaixo para ver a música “Bom dia” de Paulo Freire e Swamy Jr, cantada por Lenna Bahule e Vanessa Moreno. É um bom exemplo de música utilizando batucadas com as mãos.

https://www.youtube.com/watch?v=-Zb5sLxuHBc


Então? Gostaram? Vamos lá desenhar as histórias e criar as

nossas próprias batucadas com as mãos?


Abraços Julio e Rosa

Título: “Momentos mágicos - o fantástico, o fascinante e a imaginação”. Profs Maristela e Telmo - aula14


Escola Municipal de Iniciação Artística 


8 anos - 5ª feira - manhã



Professores: Maristela Loureiro e Telmo Rocha - Aula 14



 Título: “Momentos mágicos - o fantástico, o fascinante e a imaginação”.

Público alvo: brincadeira livre, porém pensada para as crianças de 8 anos.

Descrição da atividade:



Olá crianças,

Nós também fizemos uma mágica: Descubra quem você é nesse vídeo…











Se descobriu faça um som para a sua imagem.

Crie sons que se transformam -  comece no grave e vai para o agudo ou

comece fraquinho e vai para o forte, enfim, invente sons, inverta as ordens,

se quiser crie uma música.  Que tal gravar esses sons?



Até loguinho!!!!








A dança nas artes visuais / As artes visuais na dança - Profs Márcia Madalloni e Marcos Venceslau - aula14


 

FlautaBlock Optativo prof Glauco Escadinha das notas Aula13



Título: A Escadinha das notas 


Público alvo: Crianças desde os 7 anos e interessados. 

Descrição: Descendo e subindo a escadinha dos sons com a flauta.


























































































Título: Vamos Cirandar - como brincar cantando - Prof LIliana e Odino - aula 13

  Titulo: Vamos Cirandar - como brincar cantando

     Público: Para todas as idades
     Descrição: Brincar de ciranda e canções populares

     










     “Carneirinho, carneirão” 

05e06_anos_2T_DouglasI_PaulodaRosa_Aula14

 Título: Currupio


Descrição: A possibilidade de se brincar e criar brinquedos com objetos passíveis de se encontrar facilmente dentro de casa: Com uma linha, Um pregador de roupas, um botão ou uma tampinha por exemplo podemos construir um "Corrupio", um brinquedo caseiro que muito divertiu nossos avós ou bisavós etc. 




terça-feira, 25 de agosto de 2020

Título: Presente para nosso amigo imaginário - Simone e Flávia - aula 13

Título: Presente para nosso amigo imaginário


Descrição: Vamos criar uma maneira de contar a história que inventamos, através de objetos (para dar de presente para nosso amigo imaginário) . Para nossa inspiração, vamos assistir um vídeo onde uma atriz e contadora de histórias, conta a história dos "Três Porquinhos" com objetos.





Título: Visão que inventa mundos - Bárbara e Daniel - Aula 13

Título: Visão que inventa mundos.


Público alvo: crianças a partir de 5 anos.

Breve descrição: Quantos mundos podemos enxergar? Será que alguns objetos podem servir de lentes para transformar nossa visão? Quais histórias estes novos mundos podem nos contar?




As árvores - Priscilla e Douglas - Aula 13

Título: As árvores


Público-alvo:Crianças de 6 anos


Proposta: No vídeo, convidamos as crianças para pensarem sobre a vida das árvores propondo uma relação com seus modos de ser e desejos para o mundo.


Título: Ritmo e linhas 2 - Optativo Música Guitarra - Douglas - aula 14

 Título: Ritmo e linhas 2


Público Alvo: Crianças de 7 a 12 anos.


Descrição: Agora vamos transformar essas bolinhas e suas durações em som, ou melhor, numa composição "guitarrística". Após termos escrito nossa partitura vamos buscar a melhor interpretação tirando.



Memórias Gravadas - Entre Cores, Figuras e Histórias - Optativo Artes Visuais - Adriana - aula 13

Memórias Gravadas - Entre Cores, Figuras e Histórias 


Olá, crianças! 

Na nossa aula anterior, a ideia foi brincar de fazer gravura usando papelão, vocês conseguiram? Como foi essa experiência? Hoje, a proposta é vocês entrarem em contato com a obra do xilogravurista Santídio Pereira. Ele nasceu em Curral Comprido, cidade do estado do Piauí, e morou lá até seus 8 anos. Depois veio com sua família morar na cidade de São Paulo, mas nunca esqueceu a paisagem da sua cidade natal e dos diferentes e coloridos pássaros que chegou a conhecer lá ainda criança. Essa memória continua fazendo parte das imagens e gravuras que ele realiza hoje em dia e o convite é justamente esse, conhecer um pouco mais desse universo de imagens particulares de Santídio Pereira, vamos lá? O que será que ele utiliza de material para fazer suas gravuras e criar com elas essas imagens tão ricas de cores, figuras e histórias? 

Boa Experiência! 

Até a próxima. 

Links para conhecer um pouco do trabalho do artista: 

Um olhar da Memória - Exposição Virtual https://my.matterport.com/show/?m=Mskff3nqAo4 

Santídio Pereira - Canal Metrópolis https://tvcultura.com.br/videos/56259_metropolis-santidio-pereira.html 

Santídio Pereira - Canal SESC Santo Amaro 


Quais são os sons do meu sonho? Quais são os sons do meu desenho? - Viviane, Simone, Flávia e Andrea - aula 13

Título: Quais são os sons do meu sonho? Quais são os sons do meu desenho?


Faixa etária: 09, 10 e 11 anos

Descrição: Nessa postagem, retomaremos o encontro anterior, e convidamos você a criar uma música para o desenho que realizou do seu sonho.



Olá, turma!


Na semana passada nós finalizamos nosso encontro realizando um desenho de um sonho recente que tivemos e compartilhamos via aplicativo zoom. Vocês se lembram? Se não participou desse encontro, aproveite para realizar um desenho numa folha de sulfite sobre algum sonho que tenha tido recentemente, pode ser tanto um sonho que teve quando estava dormindo, quanto  um sonho sonhado ou imaginado acordado. Sabe, quando parece que estamos assim... num outro mundo!?


Então, hoje, ainda no universo onírico - o universo dos nossos sonhos -, vamos pedir para você retomar o desenho criado e a partir do que o desenho sugere, compor um música com instrumentos variados. Lembre-se que a voz é um instrumento e que os objetos do cotidiano, como prato, colher, ou até mesmo sonoridades presentes na casa, como a água jorrando da torneira, podem ser utilizados para compor música.


Veja o que as professoras Viviane e Simone fizeram:



Nesse vídeo a professora Simone criou uma fotomontagem para representar um sonho que teve e entregou para a professora Viviane, que sem conhecer o sonho, criou uma música a partir da imagem. 


Agora, experimente criar a sua música para o seu desenho!


Grave o áudio e compartilhe conosco por email ou whastapp. 


Uma ótima semana!


Andréa, Flávia, Simone e Viviane. 


Ah, semana que vem nosso encontro será novamente por meio do aplicativo zoom.

Filtros Caseiros - Lucas Lopes - Aula 14

 

Título: Filtros Caseiros

Descrição: Dando sequência ao nosso encontro, essa atividade propõe uma continuidade para a pesquisa, agora partindo para diferentes objetos que podem funcionar como uma espécie de filtro para suas criações fotográficas! 

Além disso vocês podem também acessar esses dois exemplos nos links abaixo de vídeos com propostas similares: 














Som do meu GIFT - Douglas Iesus - Aula 14


Título: Som do meu GIF


Descrição: Nesse encontro trabalharemos criativamente com a escuta. Perceber os sons ao redor de si e organizá-los para que se torne trilha de uma coreografia, não é tarefa simples, porque exige muita atenção. 

Faremos este exercício para sonorizar as criações coreográficas que desenvolvemos em aula on-line.

Escute o podcast para fazer o exercício.

Boa aula. 





Podcast:






Brinquedos em Situações Inusitadas - Karime e Simone - Aula 14

 

Título: Brinquedos em Situações Inusitadas


Faixa etária: 08 - 09 anos

Descrição: Nessa aula convidamos você a criar situações e composições com os seus brinquedos.

Link da aula: 

https://docs.google.com/presentation/d/e/2PACX-1vQDiFqmOFXG1d7lFAkX8DTVBAeWG43Giw9naOvU9e3TmOpfHezuGcnjf6WbcUVUqFTvI2JST3mkL54f/pub?start=false&loop=false&delayms=60000

Brincadeira com a Câmera - Douglas, Laura, Milene e Simone - Aula 14


Título: Brincadeira com a Câmera


blico-alvo: 09 e 10 anos



Breve descrição: Nesse encontro continuaremos nosso processo de investigação com a câmera em criações de vídeos curtos.


São duas propostas

Brincar  com o enquadramento escolhendo o que aparece na imagem perto da câmera e o que aparece longe, criando ilusões para quem assiste. 

• Criação de efeitos como se estivesse flutuando ou voando, com edições básicas. 




Se desejar, compartilhe os vídeos com a gente, postando no padlet da EMIA:

https://padlet.com/emiasp/cursosregulares 



Histórias sobre Sacis - Marcos e Paulo Farah - Aula 14


Título: Histórias sobre Sacis


Público-Alvo: Livre, mas pensada aqui para turmas 5 e 6 anos.

Breve descrição da atividade: Pesquisar, pensar e criar uma história sobre Saci e conte da forma que quiser, áudio, vídeo, foto, desenho e o que mais inventar.



Observação:

Compartilhar no mural da EMIA no link:

https://padlet.com/emiasp/cursosregulares



 

Oficina Coral Infantil - Júlio e Flávia - Aula 14

 

Título: Aprendendo a música Advento


 


Olá, esperamos que estejam bem.

Nesta atividade vamos aprender a cantar uma música nova, ao mesmo tempo em que conheceremos um compositor de um trabalho de qualidade com músicas originais dirigidas às crianças.

O autor deste trabalho é Cássio Gava. Em 2016 ele convidou o Coral da EMIA para fazer uma participação especial no seu CD “O Quintal do Vizinho”. Ouça agora a música que escolhemos para cantarmos juntos.

https://www.youtube.com/watch?v=ETYvZM23Qx8 

 

ADVENTO - música: Mário Carvalho  letra: Cássio Gava

Arranjo escrito por Cássio Gava

 

A água que brotou

O sol evaporou

A nuvem que nasceu

Deixou o sol pra trás

 

Choveu demais, choveu

E o sol reapareceu

 

Desceu do céu solar

Desceu do sol a luz

Desceu do seu altar

Desceu do seu azul

 

Desceu do céu o calor

E a água evaporou

 

Vento que inspira que muito suspira que move esse céu de lugar

Céu que se limpa com o vento que brinca movendo essa nuvem de lá

Nuvem que nasce da água que sobe que cai como gotas no chão

Chão que engole água doce que molha e germina mais um novo grão

 

Agora escute os dois áudios a seguir para aprenderem a cantar o arranjo à duas vozes elaborado por Maru Ohtani. As vozes foram cantadas por duas irmãs ex-alunas da EMIA: Taís Klingström - voz 1 e Aline Klingström - voz 2

 

link para Áudio voz 1 Advento cantado por Taís Klingström:

https://soundcloud.com/emia-sp/audio-1-advento-voz-1-thais-klingstrom



link para Áudio voz 2 Advento cantado por Aline Klingström:

https://soundcloud.com/emia-sp/audio-2-advento-voz-2-aline-klingstrom

 



Que movimentos corporais te inspira essa música? Como seu corpo expressaria essa música?

Conte-nos no nosso próximo encontro ou faça uma postagem no Padlet da EMIA em oficinas e optativos.

 

Abraços,

Julio e Flávia


"A Missão" e "Que História é Essa?" - Celso, Geraldo e Samuel - Aula 14

 

tulos: Cordas Coletivas - A Missão!” e 

Que história é essa?”


Cordas Coletivas 1 e 2 Terça Manhã e Tarde

 

blico Alvo: A partir de crianças de 7 anos

 

Breve descrição de atividade: Nesta aula, os estudantes são convidados a realizar uma missão! Procurar por exemplos de violino, viola ou violoncelo, podendo ser como solistas ou acompanhamento. Eles são convidados a pesquisar com liberdade de trazer qualquer estilo musical, como pré-requisito, devem escolher uma música que gostem.


Para a aula das cordas coletivas 2 temos a resposta do desafio da última postagem e vamos ver estórias com orquestra e começar a criar nossa história com as cordas coletivas! (2 páginas)



Informações adicionais:


link "Pedro e o Lobo":

https://www.youtube.com/watch?v=ggRJRSJvFTA


link padlet Optativos:

https://padlet.com/emiasp/optativoeoficinas