Público-Alvo: crianças de 07 anos
Descrição: Escolher objetos para compartilhar no encontro online.
Público-Alvo: crianças de 07 anos
Descrição: Escolher objetos para compartilhar no encontro online.
O Ritmo das coisas.
Hey crianças, como estão?
Vamos falar de Ritmo?
O que é Ritmo?
O que é pulso?
Pulso é como o coração da música, as vezes é lento e tranquilo, outras pulsa rapidamente…
Ritmo é duração do som que acontece a partir da Pulsação, a marcação dessas durações sonoras na música.
Pulso é como um trilho de trem, o Ritmo é o trem.
Já pensou na possibilidade de fazer música com os objetos de casa?
Será que é possível identificar sons rítmicos nos objetos, como: máquina de lavar, liquidificador, microondas, batedeira de bolo, chuveiro, torneira, geladeira ?
A atividade da semana, é fazer uma investigação dos sons rítmicos dos objetos de casa.
Temos dois exemplos bem legais aqui.
https://www.youtube.com/watch?
Título: GIF Artesanal
Público-alvo: Turma de 5 e 6 anos
Descrição: Um convite para compor trilhas selvagens, malemolentes,
divertidas e
do balacobaco com trecos da casa. Coloque sua roupa de aventuras e
descubra um corpo que faz do caminho uma dança! Qual tesouro pode te
aguardar? Não
importa o trajeto, se você trilhar, colherá tesouros.
Título: A NÃO RESPOSTA
Público alvo: pensado para crianças a partir de 9 anos.
Descrição da atividade: Nossa turma do quarteto provocou a seguinte questão: A NÃO RESPOSTA nas mensagens de WhatsApp, nas chamadas de vídeo, nas tentativas de contato… COMO ME SINTO com tudo isso? Desenho, danço, canto, faço cena… pulo corda, planto bananeira? O que eu faço com esse sentimento?
Se quiser, mostra pra gente no nosso mural!
https://padlet.com/emiasp/cursosregulares
EMIA-SP
11 - 12 Artes Visuais | Quinta-feira Tarde
Adriana Amaral e Daniel Freitas - Aula 14
Curta_performance
Olá, turma!
Para esta semana a proposta será brincar com uma sequência de imagens em ação,
criando uma pequena performance. Observem os frames, foto sequência acima, e tente
imaginar uma situação para o que está acontecendo. Que história, ação ou narrativa
nova podemos construir a partir dessas imagens? Vocês podem usar diferentes
linguagens para realizar essa proposta, desenho, fotografia, escultura, colagem e até
tentar montar com eles um gif ou vídeo animado, usando uma sequência de fotos como
nos exemplos utilizados a partir do trabalho da aluna Aline Osaki Wallner. Não
esqueçam de dar um nome bem criativo para esse trabalho.
Até a próxima semana!
Aula 14_7 anos_Quinta manhã_Julio e Rosa
Título: Desenhos dos personagens e pesquisa sonora com as mãos
Olá turma. Como estão?
No último encontro fizemos vários movimentos brincando com as mãos e também vimos
alguns jogos e canto embalados pela canção “Mão lava a outra” de Arnaldo Antunes.
Além disso, pesquisamos as tantas formas diferentes que conseguimos criar com as mãos. Elas se parecem com algum animal, objeto ou pode ser algum personagem criado por você?
Agora nesta atividade queremos que você crie uma história com o seu personagem de mão e faça um desenho da história criada por você.
Para “esquentar” e ativar nosso ritmo e musicalidade, vamos pesquisar as possibilidades sonoras que temos com as mãos.
Quantos sons diferentes você consegue tirar batendo ou esfregando as mãos?
Alguém sabe fazer alguma batucada com as mãos?
Poderíamos fazer uma conversa entre nós sem palavras, mas utilizando somente a batucada com as mãos?
I
Acessem o link abaixo para ver a música “Bom dia” de Paulo Freire e Swamy Jr, cantada por Lenna Bahule e Vanessa Moreno. É um bom exemplo de música utilizando batucadas com as mãos.
https://www.youtube.com/watch?v=-Zb5sLxuHBc
Então? Gostaram? Vamos lá desenhar as histórias e criar as
nossas próprias batucadas com as mãos?
Abraços Julio e Rosa
Titulo: Vamos Cirandar - como brincar cantando
Título: Currupio
Descrição: A possibilidade de se brincar e criar brinquedos com objetos passíveis de se encontrar facilmente dentro de casa: Com uma linha, Um pregador de roupas, um botão ou uma tampinha por exemplo podemos construir um "Corrupio", um brinquedo caseiro que muito divertiu nossos avós ou bisavós etc.
Título: Presente para nosso amigo imaginário
Descrição: Vamos criar uma maneira de contar a história que inventamos, através de objetos (para dar de presente para nosso amigo imaginário) . Para nossa inspiração, vamos assistir um vídeo onde uma atriz e contadora de histórias, conta a história dos "Três Porquinhos" com objetos.
Título: Visão que inventa mundos.
Breve descrição: Quantos mundos podemos enxergar? Será que alguns objetos podem servir de lentes para transformar nossa visão? Quais histórias estes novos mundos podem nos contar?
Título: As árvores
Público-alvo:Crianças de 6 anos
Proposta: No vídeo, convidamos as crianças para pensarem sobre a vida das árvores propondo uma relação com seus modos de ser e desejos para o mundo.
Título: Ritmo e linhas 2
Público Alvo: Crianças de 7 a 12 anos.
Descrição: Agora vamos transformar essas bolinhas e suas durações em som, ou melhor, numa composição "guitarrística". Após termos escrito nossa partitura vamos buscar a melhor interpretação tirando.
Memórias Gravadas - Entre Cores, Figuras e Histórias
Olá, crianças!
Na nossa aula anterior, a ideia foi brincar de fazer gravura usando papelão, vocês conseguiram? Como foi essa experiência? Hoje, a proposta é vocês entrarem em contato com a obra do xilogravurista Santídio Pereira. Ele nasceu em Curral Comprido, cidade do estado do Piauí, e morou lá até seus 8 anos. Depois veio com sua família morar na cidade de São Paulo, mas nunca esqueceu a paisagem da sua cidade natal e dos diferentes e coloridos pássaros que chegou a conhecer lá ainda criança. Essa memória continua fazendo parte das imagens e gravuras que ele realiza hoje em dia e o convite é justamente esse, conhecer um pouco mais desse universo de imagens particulares de Santídio Pereira, vamos lá? O que será que ele utiliza de material para fazer suas gravuras e criar com elas essas imagens tão ricas de cores, figuras e histórias?
Boa Experiência!
Até a próxima.
Links para conhecer um pouco do trabalho do artista:
Um olhar da Memória - Exposição Virtual https://my.matterport.com/show/?m=Mskff3nqAo4
Santídio Pereira - Canal Metrópolis https://tvcultura.com.br/videos/56259_metropolis-santidio-pereira.html
Santídio Pereira - Canal SESC Santo Amaro
Título: Quais são os sons do meu sonho? Quais são os sons do meu desenho?
Faixa etária: 09, 10 e 11 anos
Descrição: Nessa postagem, retomaremos o encontro anterior, e convidamos você a criar uma música para o desenho que realizou do seu sonho.
Olá, turma!
Na semana passada nós finalizamos nosso encontro realizando um desenho de um sonho recente que tivemos e compartilhamos via aplicativo zoom. Vocês se lembram? Se não participou desse encontro, aproveite para realizar um desenho numa folha de sulfite sobre algum sonho que tenha tido recentemente, pode ser tanto um sonho que teve quando estava dormindo, quanto um sonho sonhado ou imaginado acordado. Sabe, quando parece que estamos assim... num outro mundo!?
Então, hoje, ainda no universo onírico - o universo dos nossos sonhos -, vamos pedir para você retomar o desenho criado e a partir do que o desenho sugere, compor um música com instrumentos variados. Lembre-se que a voz é um instrumento e que os objetos do cotidiano, como prato, colher, ou até mesmo sonoridades presentes na casa, como a água jorrando da torneira, podem ser utilizados para compor música.
Veja o que as professoras Viviane e Simone fizeram:
Nesse vídeo a professora Simone criou uma fotomontagem para representar um sonho que teve e entregou para a professora Viviane, que sem conhecer o sonho, criou uma música a partir da imagem.
Agora, experimente criar a sua música para o seu desenho!
Grave o áudio e compartilhe conosco por email ou whastapp.
Uma ótima semana!
Andréa, Flávia, Simone e Viviane.
Ah, semana que vem nosso encontro será novamente por meio do aplicativo zoom.
Título: Brinquedos em Situações Inusitadas
Título: Brincadeira com a Câmera
Público-alvo: 09 e 10 anos
Breve descrição: Nesse encontro continuaremos nosso processo de investigação com a câmera em criações de vídeos curtos.
São duas propostas
• Brincar com o
enquadramento escolhendo o que aparece na imagem perto da câmera
e o que aparece longe, criando ilusões para quem assiste.
• Criação de efeitos como se
estivesse flutuando ou voando, com edições básicas.
Se desejar, compartilhe
os vídeos
com a gente, postando no padlet da EMIA:
Título: Histórias sobre Sacis
Público-Alvo: Livre, mas pensada aqui
para turmas 5 e 6 anos.
Breve descrição da atividade:
Pesquisar, pensar e criar uma história sobre Saci e conte da forma que quiser,
áudio, vídeo, foto, desenho e o que mais inventar.
Observação:
Compartilhar no mural da EMIA no link:
https://padlet.com/emiasp/cursosregulares
Título: Aprendendo a música Advento
Olá, esperamos que estejam bem.
Nesta atividade vamos
aprender a cantar uma música nova, ao mesmo tempo em que conheceremos um
compositor de um trabalho de qualidade com músicas originais dirigidas às
crianças.
O autor deste trabalho é
Cássio Gava. Em 2016 ele convidou o Coral da EMIA para fazer uma participação
especial no seu CD “O Quintal do Vizinho”.
Ouça agora a música que escolhemos para cantarmos juntos.
https://www.youtube.com/watch?v=ETYvZM23Qx8
ADVENTO - música: Mário
Carvalho letra: Cássio Gava
Arranjo escrito por
Cássio Gava
A água que brotou
O sol evaporou
A nuvem que nasceu
Deixou o sol pra trás
Choveu demais, choveu
E o sol reapareceu
Desceu do céu solar
Desceu do sol a luz
Desceu do seu altar
Desceu do seu azul
Desceu do céu o calor
E a água evaporou
Vento que inspira que
muito suspira que move esse céu de lugar
Céu que se limpa com o
vento que brinca movendo essa nuvem de lá
Nuvem que nasce da água
que sobe que cai como gotas no chão
Chão que engole água doce
que molha e germina mais um novo grão
Agora escute os dois áudios a seguir para
aprenderem a cantar o arranjo à duas vozes elaborado por Maru Ohtani. As vozes
foram cantadas por duas irmãs ex-alunas da EMIA: Taís Klingström - voz 1 e
Aline Klingström - voz 2
link para Áudio voz 1
Advento cantado por Taís Klingström:
https://soundcloud.com/emia-sp/audio-1-advento-voz-1-thais-klingstrom
link para Áudio voz 2
Advento cantado por Aline Klingström:
https://soundcloud.com/emia-sp/audio-2-advento-voz-2-aline-klingstrom
Que movimentos corporais te inspira essa música? Como seu corpo expressaria essa música?
Conte-nos
no nosso próximo encontro ou faça uma postagem no Padlet da EMIA em oficinas e optativos.
Abraços,
Julio e
Flávia
Títulos: “Cordas Coletivas - A Missão!” e
“Que história é essa?”
Cordas Coletivas 1 e 2 Terça Manhã e Tarde
Público Alvo: A partir de crianças de 7 anos
Breve descrição de atividade: Nesta aula, os estudantes são convidados a realizar uma missão! Procurar por exemplos de violino, viola ou violoncelo, podendo ser como solistas ou acompanhamento. Eles são convidados a pesquisar com liberdade de trazer qualquer estilo musical, como pré-requisito, devem escolher uma música que gostem.
Para a aula das cordas coletivas 2 temos a resposta do desafio da última postagem e vamos ver estórias com orquestra e começar a criar nossa história com as cordas coletivas! (2 páginas)
Informações adicionais:
link "Pedro e o Lobo":
https://www.youtube.com/watch?v=ggRJRSJvFTA
link padlet Optativos:
https://padlet.com/emiasp/optativoeoficinas