sexta-feira, 6 de novembro de 2020

A Estória em vídeo - Profs Liliana e Odino - aula 24

 A Estória em vídeo

     Público: Livre
     Descrição: Hoje a atividade de confeccionar um vídeo e sonorizar é continuação da atividade anterior, que foi de fazer estória em quadrinhos.
















Cenários, efeitos e atmosferas - Profs Priscila e Paulo da Rosa - Aula 24

 

Tìtulo: Cenário, efeitos e atmosferas

Público-alvo: Crianças de 8 anos

Descrição: Como já estamos com nossas silhuetas prontas e também criando novas histórias, vale agora pensar em algumas sugestões para que possamos introduzir alguns elementos que vão enriquecendo nossa fabulação: cenários, atmosferas, suspense... e todos os efeitos que pudermos descobrir. 
 
Link da aula no youtube:

Título: Sombra e luz - Douglas e Priscilla - Aula 24

Título: Sombra e luz

Hoje preparamos para vocês um pequeno vídeo poético. Vocês já observaram as sombras? De onde elas surgem? De que forma? Luz e sombra são coisas opostas, mas elas também se complementam, uma precisa da outra. O que seria da lua sem a luz que vem do Sol? O que são coisas opostas? Ouçam o vídeo e mergulhem nessa brincadeira poética.
Nos enviem pelo WhatsApp uma foto de alguma sombra que vocês criarem. Assim como nossa amiga coruja e seu filhotinho estaremos de olho para ver se encontramos alguma sombra legal por aí.


Como se tornar um mago por acaso - penúltimo cap. - Profs Adriano e Barbara - Aula 24

 Título: Como se tornar um mago por acaso penúltimo capítulo


Breve Descrição: Com que roupa eu vou sendo o mago que você me transformou? Neste capítulo o nosso 
                            oráculo da sorte irá conduzir vocês à encontrarem suas vestimentas mágicas para completar
                            o seu personagem magonífico !!

Público alvo: crianças à partir de 8 anos



quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Frases, movimentos e fantasias - Profs Márcia Madaloni e Marcos Venceslau - aula 24

  Frases, movimentos e fantasias



Público Alvo: Atividade livre, porém pensada para crianças de 7 anos



Breve descrição da atividade: A partir de uma frase o aluno cria um movimento que a represente. 

 

 

“A Dança nas Artes Visuais / As Artes Visuais na Dança”

 

 

Atividade 24 – Frases e movimentos

 

Olá alunos!!

Apresentamos nosso vídeo feito em nossa aula do dia 22 de novembro no “Encontro Criança Criando Dança” que aconteceu no dia 31 de outubro. Nosso vídeo foi um sucesso!

Neste vídeo postado aqui na página, acrescentamos os movimentos feitos na aula do dia 29 de outubro.

Convidamos vocês para que nos nossos próximos encontros continuemos produzindo com as frases reproduzidas em movimentos coreográficos e que nas novas gravações nós possamos compor um grande vídeo.

Criem as frases e podem desenvolver uma produção. Figurinos, adereços, maquiagem e cenário, se possível para a próxima aula.

Vamos criar, são os nossos encontros finais!!

 



O que é a melodia? - Profs Celso e Carla - aula 24

Título da Atividade: O que é melodia? 

Faixa etária: Crianças de 07 a 12 anos

Descrição da atividade: nesta aula conversamos sobre o entendimento de "melodia", trazendo dois exemplos em que esse aspecto musical está em destaque.


Aula 24


O que é melodia?


Quando você escuta uma música, o que mais chama sua atenção?


Quando alguém pede pra você cantarolar uma música que você gosta, sem usar a letra caso seja uma canção, o que você canta?


Certamente, você cantarola a melodia.


A melodia é o que, na maioria dos casos, mais de destaca em um música, é geralmente o que é mais fácil de perceber. Por exemplo, pensando em uma canção bem conhecida como “Se esta rua fosse minha”, se você cantá-la sem falar a letra estará cantando a melodia.


“A melodia é levar um som para um passeio”


Essa definição veio  de uma criança, foi contada pelo educador e compositor Murray Schafer. 


O que você entende de levar um som para um passeio?


A melodia é uma sequência linear de variações de sons em suas alturas (grave, médio e agudo) e durações, são parecidas com as frases que falamos para nos comunicar, elas tem um começo, um meio e um jeito de finalizar. Assim, podemos dizer que as melodias são as frases da música.


Escute a cantora Mônica Salmaso cantando a “Ciranda da Bailarina”, de Chico Buarque e Edu Lobo. Preste atenção na melodia da voz.


Você percebe outras melodias além da voz?


Em quais instrumentos?


https://www.youtube.com/watch?v=47vtJn8ApJA


Podemos combinar melodias de um jeito que elas se entrelaçam. Escute esse exemplo:


https://www.youtube.com/watch?v=4eVYzMYZfpQ  

 

Essa é uma composição do compositor alemão Johann Sebastian Bach, nesse caso, há duas melodias ao mesmo tempo, essa combinação de uma ou mais melodias é chamada de “contraponto”.


Agora reflita: como são as melodias que você mais gosta?

Quem é você na trilha? - Profs Ligia e Deise - Aula 24

 Título: Quem é você na trilha?

Público-alvo: Turma de 5 e 6 anos


Descrição: Sugerimos trilhas para vestir personagens com trecos caseiros. A partir daí 

pensar: qual o nome  dessa personagem? Como ela se movimenta, pula, derrapa? Qual a 

sua voz? Seu olhar?


Rosas Brancas - Profs. Priscila, Douglas, Sheila, Ligia - Aula 24

 Tìtulo: Rosas brancas.


Público-alvo: crianças de 9 a 11 anos

Descrição: Oi pessoal! Encontrem algo em casa de que gostam muito e façam uma ação performativa. Fizemos um vídeo para inspirar vocês! Vejam! 
Bjs!
 

Flores - Prof ªs Viviane e Priscila - aula 24

  FLORES


Público alvo: 6-9 anos


Olá crianças!
Na proposta de hoje vamos continuar no universo das flores.
Desta vez, criaremos sonoridades vocais para as flores. Acompanhe a criação das professoras através deste vídeo:


Agora é sua vez, escolha flores que você gosta e crie melodias. Grave e compartilhe conosco no grupo de WhatsApp.

quarta-feira, 4 de novembro de 2020

# Pra Brincar - Profs Luciana e Adriana - aula24


 # Pra Brincar

Aventuras no Fundo do Mar






Vida-Morte-Vida - Prof Ligia Borges - aula 24

 

Vida-Morte-Vida





Público-alvo: Adultos (acima de 18 anos)

 

Descrição: Um rito de sepultamento e de relicário observado entre horticultores do sul e do leste da África é narrado. Nele a morte é vista como uma fase natural da vida, comparável à semeadura, e o seu potencial de renascimento.

Informações adicionais: O relato do etnólogo Leo Frobenius foi retirado da obra “As Máscaras de Deus – Mitologia Primitiva” de Joseph Campbell,. Na imagem, a obra “Raízes” de Frida Khalo.

 

Ouça o áudio:

https://soundcloud.com/user-120997162/vidamortevida

ou no drive:

https://drive.google.com/file/d/15hfjYUyzfef40HtcOc1vdoiSIGwSAbT5/view?usp=sharing

Power Chords- Prof Glauco - aula 24


 Power Chords 

Público alvo: Crianças desde 8 anos e interessados. 

Descrição: Vamos brincar com os sons poderosos da guitarra!



A Festa e o Povo - Adriana, Ana Claudia, Beth e Thiago - Aula 24

 


Título - A Festa e o Povo


Olá Crianças, tudo bem?

Em nosso último encontro experimentamos dançar ao som da música Maracatu Atômico, da banda Chico Science e Nação Zumbi.

Nessa atividade também escolhemos roupas para completar a performance.

Na atividade de hoje vamos propor que vocês escolham alguns objetos/adereços para dançar e compor com as roupas, assim como podemos ver nas imagens abaixo e no vídeo clip:


https://www.youtube.com/watch?v=n8QJrkIghaY







Quais objetos eles têm nas mãos e pendurados pelo corpo, além dos instrumentos?

Quais serão os objetos que vocês vão escolher?

Aguardamos para ver em nosso próximo encontro.

Até breve, crianças!


ESTUDO DE RíTMICA - Prof. Nado


 PAN    
 (Um pequeno estudo de rítmica)


            O Estudo de Ritmica foi pensado para incluir todos os meus alunos num projeto em comum. Levei em conta o nível de cada um, desde gente que já se formou na EMIA mas permaneceu na orquestra, até quem entrou esse ano e teve apenas duas aulas presenciais.  


            Combinamos que cada um gravasse sua parte em casa e me enviasse. Após algumas adaptações chegamos a esse resultado. Gostaria que fosse destacado que a edição do material ficou a cargo do Kauã.


         Alunos que participaram:
         Bruna Citrângulo
         Bruno Pereira
         Diego Brito
         Eduarda César
         Kauã Cagni
         Lucas Baso
         Rafael Sarmento

                                                     Prof. Nado Garcia.


 

terça-feira, 3 de novembro de 2020

Animação 2 - Adriana - Aula 24

    

Olá, Turma!!


Semana passada foi muito legal nossa experiência de fazer animação a partir dos nossos desenhos e brinquedos, muitas ideias novas também surgiram. Vamos agora experimentar criar uma narrativa com começo, meio e fim de uma cena ou ação, usando o nosso próprio corpo dentro dessa história, como se ele tivesse também virado um personagem. Em que ação vocês apareceriam? Pensem em começar com uma situação bem simples, mas colocando bastante intensidade, algo que tenha um elemento surpresa para quem estiver assistindo, vocês podem aparecer juntos com seus brinquedos. O nosso amigo Cauã fez uma cena bem legal durante a nossa última aula, vamos assistir?




Até a próxima semana.
Bjos,

Da Palavra ao Corpo - Celso, Ligia, Lucas e Maddaloni - Aula 24


Título - Da PALAVRA ao CORPO


Público-alvo: Crianças de 9 a 11 anos (Quarteto)

Descrição: A partir do trabalho com os microcontos criados pelas

 crianças, algumas traduções poéticas foram realizadas também por 

elas. No vídeo é apresentada uma síntese da participação do grupo no

 Encontro Criança Criando Dança.









segunda-feira, 2 de novembro de 2020

As Notas Musicais Foram Misturadas - Giselle e Telmo - Aula 24

 

Título: AS NOTAS MUSICAIS 

FORAM MISTURADAS !


Público-alvo: crianças de 5 e 6 anos

Professores: Giselle e Telmo

Descrição: O Saci voltou pelo rodamoinho e encontrou as notas musicais também rodando!



Ele quis fazer uma bagunça e misturou as notas!




O Saci descobriu que pode fazer uma música trocando a ordem das notas!

Escute o que aconteceu:

https://soundcloud.com/emia-sp/as-notas-se-misturam


Proposta: criar uma música misturando as notas musicais!




VIII VIRADINHA MUSICAL DA EMIA

    A Viradinha Musical da Emia existe desde 2013, e nasceu com uma inspiração e uma missão. A Virada Cultural de SP, evento que disponibiliza eventos culturais ocupando simultaneamente os mais diversos espaços da cidade por 24 hrs ininterruptas foi a inspiração. Fazer música ocupando simultaneamente todos os espaços das 3 casas e do parque da Emia, com crianças, professores e convidados por um sábado inteiro foi a missão. 
 
    Em 2020 nossa missão e inspiração tiveram um complicador: o isolamento social e as aulas remotas. Nossa primeira decisão foi que todas as crianças deveriam ter a oportunidade de expressar seu fazer musical, mesmo remotamente. E assim começamos a desenhar a VIII Viradinha Musical da EMIA. Como disse o ex-professor Carlos Sgreccia, na Emia em Revista, quando perguntado O que é fazer arte na Emia?É descobrir com a criança o desejo de SER. É transformar-se. Reinventar-se.aconteceu a transformação. O dia único se desdobrou em uma semana, o palco foi a casa dos alunos e a platéia foi a tela de cada um. 
 
    E o que estas mudanças trouxeram? Uma cooperação e integração que nos aproximaram, quebrando as barreiras frias da tela e falando à emoção de todos que participaram. Famílias e amigos distantes puderam assistir às apresentações, parceria musical entre pais e irmãos,dinamismo com alternancia de apresentações online e vídeos, participação ativa de professores e alunos,novas maneiras de criação musical,como a Gincana Musical promovida pelo curso de 11/12 Música, protagonismo das Crianças Compositoras no recital de encerramento e para finalizar a semana o grande pianista Cristian Budu -um convidado que veio trazer com seu carisma e competência um momento inesquecível para todos!
 
 


 

 


 





 LINKS PARA ALGUMAS DAS APRESENTAÇÕES:

https://www.youtube.com/watch?v=4aDh5yyEKis&feature=youtu.be

https://www.youtube.com/watch?v=47oZuxlwmXY&feature=youtu.be

https://www.youtube.com/watch?v=hzuDMUiu36I&feature=youtu.be

PRINTS DE TELAS DAS APRESENTAÇÕES:

SEGUNDA FEIRA 22/09/2020
TERÇA FEIRA 23/09/2020
SEXTA FEIRA 26/09/2020
ALUNA HELENA SGALLA SÁBADO 26/09/2020
SÁBADO 26/09/2020 CRIANÇAS COMPOSITORAS
CRISTIAN BUDU SÁBADO 26/09/2020