A Estória em vídeo
sexta-feira, 6 de novembro de 2020
A Estória em vídeo - Profs Liliana e Odino - aula 24
Cenários, efeitos e atmosferas - Profs Priscila e Paulo da Rosa - Aula 24
Título: Sombra e luz - Douglas e Priscilla - Aula 24
Como se tornar um mago por acaso - penúltimo cap. - Profs Adriano e Barbara - Aula 24
Título: Como se tornar um mago por acaso penúltimo capítulo
quinta-feira, 5 de novembro de 2020
Frases, movimentos e fantasias - Profs Márcia Madaloni e Marcos Venceslau - aula 24
Frases, movimentos e fantasias
Público Alvo: Atividade livre, porém pensada para crianças de 7 anos
Breve descrição da atividade: A partir de uma frase o aluno cria um movimento que a represente.
“A Dança nas Artes Visuais / As Artes Visuais na Dança”
Atividade 24 – Frases e movimentos
Olá alunos!!
Apresentamos nosso vídeo feito em nossa aula do dia 22 de novembro no “Encontro Criança Criando Dança” que aconteceu no dia 31 de outubro. Nosso vídeo foi um sucesso!
Neste vídeo postado aqui na página, acrescentamos os movimentos feitos na aula do dia 29 de outubro.
Convidamos vocês para que nos nossos próximos encontros continuemos produzindo com as frases reproduzidas em movimentos coreográficos e que nas novas gravações nós possamos compor um grande vídeo.
Criem as frases e podem desenvolver uma produção. Figurinos, adereços, maquiagem e cenário, se possível para a próxima aula.
Vamos criar, são os nossos encontros finais!!
O que é a melodia? - Profs Celso e Carla - aula 24
Título da Atividade: O que é melodia?
Faixa etária: Crianças de 07 a 12 anos
Aula 24
O que é melodia?
Quando você escuta uma música, o que mais chama sua atenção?
Quando alguém pede pra você cantarolar uma música que você gosta, sem usar a letra caso seja uma canção, o que você canta?
Certamente, você cantarola a melodia.
A melodia é o que, na maioria dos casos, mais de destaca em um música, é geralmente o que é mais fácil de perceber. Por exemplo, pensando em uma canção bem conhecida como “Se esta rua fosse minha”, se você cantá-la sem falar a letra estará cantando a melodia.
“A melodia é levar um som para um passeio”
Essa definição veio de uma criança, foi contada pelo educador e compositor Murray Schafer.
O que você entende de levar um som para um passeio?
A melodia é uma sequência linear de variações de sons em suas alturas (grave, médio e agudo) e durações, são parecidas com as frases que falamos para nos comunicar, elas tem um começo, um meio e um jeito de finalizar. Assim, podemos dizer que as melodias são as frases da música.
Escute a cantora Mônica Salmaso cantando a “Ciranda da Bailarina”, de Chico Buarque e Edu Lobo. Preste atenção na melodia da voz.
Você percebe outras melodias além da voz?
Em quais instrumentos?
https://www.youtube.com/watch?v=47vtJn8ApJA
Podemos combinar melodias de um jeito que elas se entrelaçam. Escute esse exemplo:
https://www.youtube.com/watch?v=4eVYzMYZfpQ
Essa é uma composição do compositor alemão Johann Sebastian Bach, nesse caso, há duas melodias ao mesmo tempo, essa combinação de uma ou mais melodias é chamada de “contraponto”.
Agora reflita: como são as melodias que você mais gosta?
Quem é você na trilha? - Profs Ligia e Deise - Aula 24
Título: Quem é você na trilha?
Público-alvo: Turma de 5 e 6 anos
Descrição:
Sugerimos trilhas para vestir personagens com trecos caseiros. A partir
daí
pensar: qual o nome dessa personagem? Como ela se movimenta, pula, derrapa? Qual a
sua voz? Seu olhar?
Rosas Brancas - Profs. Priscila, Douglas, Sheila, Ligia - Aula 24
Tìtulo: Rosas brancas.
Flores - Prof ªs Viviane e Priscila - aula 24
FLORES
Público alvo: 6-9 anos
quarta-feira, 4 de novembro de 2020
Vida-Morte-Vida - Prof Ligia Borges - aula 24
Vida-Morte-Vida
Público-alvo: Adultos (acima de 18 anos)
Descrição: Um rito de sepultamento e de relicário observado entre horticultores do sul e do leste da África é narrado. Nele a morte é vista como uma fase natural da vida, comparável à semeadura, e o seu potencial de renascimento.
Informações adicionais: O relato do etnólogo Leo Frobenius foi retirado da obra “As Máscaras de Deus – Mitologia Primitiva” de Joseph Campbell,. Na imagem, a obra “Raízes” de Frida Khalo.
Ouça o áudio:
https://soundcloud.com/user-120997162/vidamortevida
ou no drive:
https://drive.google.com/file/d/15hfjYUyzfef40HtcOc1vdoiSIGwSAbT5/view?usp=sharing
Power Chords- Prof Glauco - aula 24
Descrição: Vamos brincar com os sons poderosos da guitarra!
A Festa e o Povo - Adriana, Ana Claudia, Beth e Thiago - Aula 24
Título - A Festa e o Povo
Olá Crianças, tudo bem?
Em nosso último encontro experimentamos dançar ao som da música Maracatu Atômico, da banda Chico Science e Nação Zumbi.
Nessa atividade também escolhemos roupas para completar a performance.
Na atividade de hoje vamos propor que vocês escolham alguns objetos/adereços
para dançar e compor com as roupas, assim como podemos ver nas imagens abaixo e
no vídeo clip:
https://www.youtube.com/watch?v=n8QJrkIghaY
Quais
objetos eles têm nas mãos e pendurados pelo corpo, além dos instrumentos?
Quais serão os objetos que vocês vão escolher?
Aguardamos para ver em nosso próximo encontro.
Até breve, crianças!
ESTUDO DE RíTMICA - Prof. Nado
PAN
(Um pequeno estudo de rítmica)
O Estudo de Ritmica foi pensado para incluir todos os meus alunos num projeto em comum. Levei em conta o nível de cada um, desde gente que já se formou na EMIA mas permaneceu na orquestra, até quem entrou esse ano e teve apenas duas aulas presenciais.
Combinamos que cada um gravasse sua parte em casa e me enviasse. Após algumas adaptações chegamos a esse resultado. Gostaria que fosse destacado que a edição do material ficou a cargo do Kauã.
Alunos que participaram:
Bruna Citrângulo
Bruno Pereira
Diego Brito
Eduarda César
Kauã Cagni
Lucas Baso
Rafael Sarmento
Prof. Nado Garcia.
terça-feira, 3 de novembro de 2020
Animação 2 - Adriana - Aula 24
Olá, Turma!!
Semana passada foi muito legal nossa experiência de fazer animação a partir dos nossos desenhos e brinquedos, muitas ideias novas também surgiram. Vamos agora experimentar criar uma narrativa com começo, meio e fim de uma cena ou ação, usando o nosso próprio corpo dentro dessa história, como se ele tivesse também virado um personagem. Em que ação vocês apareceriam? Pensem em começar com uma situação bem simples, mas colocando bastante intensidade, algo que tenha um elemento surpresa para quem estiver assistindo, vocês podem aparecer juntos com seus brinquedos. O nosso amigo Cauã fez uma cena bem legal durante a nossa última aula, vamos assistir?
Até a próxima semana.
Bjos,
Da Palavra ao Corpo - Celso, Ligia, Lucas e Maddaloni - Aula 24
Título - Da PALAVRA ao CORPO
Público-alvo: Crianças de 9 a 11 anos (Quarteto)
Descrição: A partir do trabalho com os microcontos criados pelas
crianças, algumas traduções poéticas foram realizadas também por
elas. No vídeo é apresentada uma síntese da participação do grupo no
Encontro Criança Criando Dança.
segunda-feira, 2 de novembro de 2020
As Notas Musicais Foram Misturadas - Giselle e Telmo - Aula 24
Título: AS NOTAS MUSICAIS
FORAM MISTURADAS !
Público-alvo: crianças de 5 e 6
anos
Professores: Giselle e Telmo
Descrição: O
Saci voltou pelo rodamoinho e encontrou as notas musicais também rodando!
Ele quis fazer uma bagunça e misturou as notas!
O Saci descobriu que pode fazer uma música trocando
a ordem das notas!
Escute o que aconteceu:
https://soundcloud.com/emia-sp/as-notas-se-misturam
Proposta: criar uma música misturando as notas musicais!
VIII VIRADINHA MUSICAL DA EMIA
LINKS PARA ALGUMAS DAS APRESENTAÇÕES:
https://www.youtube.com/watch?v=4aDh5yyEKis&feature=youtu.be
https://www.youtube.com/watch?v=47oZuxlwmXY&feature=youtu.be
https://www.youtube.com/watch?v=hzuDMUiu36I&feature=youtu.be
PRINTS DE TELAS DAS APRESENTAÇÕES: