segunda-feira, 20 de julho de 2020

Dentro ou fora onde você habita

(House os Stairs - Maurits Cornelis Escher)


Descrição: Nos últimos quatro meses o mundo coube em nossa casa e todos os nossos lugares de trabalho couberam em algum canto desta casa. A proposta desta postagem produzida pela gestão faz parte da semana de formação. A finalidade é vivenciar, de certo modo, o que viemos propondo aos alunos da EMIA, durante esses quatro meses.

Público alvo: Corpo docente da EMIA


Instrução: Professores/artistas, apresentamos nesta postagem alguns enunciados. Você deve escolher um, ou mais, desses enunciados a seguir como um disparador para o desenvolvimento de um retorno criativo. Os materiais podem ser de qualquer natureza como uma música, uma imagem, uma foto, um desenho, um poema, uma narrativa, uma dança, uma cena. Porém seu material deve ser registrado e postado no mural do padlet no seguinte endereço: https://padlet.com/emiadocente/muraldocorpodocente

As postagens devem ser feitas até o dia até o dia 24 de julho, às 23h23.


Enunciados:

  • A:

(Imagem: Isidro Ferrer). 

Atribua uma cor, um som e um sabor para sua casa. Misture tudo com água, que passarinho não bebe, e responda a seguinte questão: quais (i)materialidades constituem seu ninho.
  • B:



O que da casa existe em vc? o que de vc existe na casa?


A resposta pode ser em prosa, em verso, pode ser poema, pode ser poesia. pode ser em letras grandes, letras pequenas, palavras arrumadas ou desarrumadas. E caso tenha uma imagem que acompanhe, que seja desenhada com suas próprias mãos.


  • C:
Estou sentindo aqueles passos
rente dos meus e do muro.
As palavras que escutava
eram pássaros no escuro...
Pássaros de voz tão clara,
voz de desenho tão puro!

(MEIRELES, 2001, p. xx).

A proposta deste trabalho é que você se conecte ao lugar da casa que escolheu para trabalhar, estudar e gerenciar sua vida, a partir do sentido do tato. Quais as texturas que te cercam e estão diretamente em contato com você? Você tem silencio, privacidade? Você tem espaço suficiente?

  • D:





Nestes últimos meses temos ido ao supermercado, feito consultas médicas, falado com a família, ido a museus e assistido a shows e concertos a partir de um tela, que varia de um celular a um computador ou uma tela de smart tv. Temos olhado muito, escutado muito, mas como está o sentir? As pontas dos dedos são agora nosso elo de conexão com o mundo, mas o que elas estão sentindo realmente?


 (Música Tears, de Django Reinhardt e Stephanie Grapell)

  • E:



"Perguntei sobre silêncio
Ela respirou
Um caracol se recolheu"

( Criação coletiva dos alunos alunas de 2° ano do Ensino Fundamental)


Quantas moradas cabem na sua respiração?

  • F:

    “...é preciso haver fantasia pra poder viver um pouco melhor.” –


    Oscar Niemeyer

    O que tem sido libertador e carcerário no confinamento da sua morada?


  • G:



meu jardim é

do Éden

da ternura

de silêncio

do passado

de segredo


E o seu?

(música - The Arts and the Hours, da ópera "Les Boréades" de Jean- Philippe Rameau (1683-1764))

  • H:
(Companhia contemporânea de dança teatro da Bélgica)


Quando tão íntimo o processo artístico expõe as estruturas de dentro. Janela de vidro mostra, de fora para dentro e vice e versa. Como os artistas separam a vida do trabalho se a inquietação, de tão intensa, expõe o interno, o pessoal, o íntimo, os incômodos, as posições e opiniões.


Aqui se encerram os enunciados! Uma observação importante: não é necessário indicar qual foi o enunciado escolhido, apenas se quiserem.


Desejamos um bom retorno!!!


Abraços ternos!

Gestão