quarta-feira, 16 de março de 2016

Plano Municipal de Cultura

Está em andamento a consulta pública para a definição do Plano Municipal de Cultura, que norteará as políticas culturais do município pelos próximos dez anos. A consulta é aberta a toda a população e basta realizar o cadastro no site do plano, onde é possível ler todas as diretrizes e metas propostas, comentá-las, avaliá-las e até mesmo sugerir novas metas.
O PMC pode ser acessado no endereço:
http://www.planomunicipaldecultura.prefeitura.sp.gov.br/
Segundo o site:
“O Plano Municipal de Cultura é o instrumento de planejamento que irá orientar a implantação das políticas culturais no município de São Paulo pelos próximos dez anos. Construído a partir de um amplo processo de participação social, o Plano Municipal de Cultura indicará as prioridades para a cultura na cidade, a partir da aprovação de diretrizes, ações e metas a serem efetivadas no próximo decênio.
Compromisso gerado pela adesão do município ao Sistema Nacional de Cultura (SNC), o Plano Municipal de Cultura é a principal ferramenta para a gestão compartilhada das políticas públicas de cultura. O Sistema Nacional de Cultura é um mecanismo institucional de integração entre os níveis federal, estadual e municipal para o planejamento, articulação, execução e avaliação das políticas públicas de cultura, de forma contínua e participativa. Integrado ao novo Conselho Municipal de Política Cultural e ao Fundo Municipal de Cultura, o Plano Municipal de Cultura permitirá a institucionalização do Sistema Municipal de Cultura, garantindo a continuidade das políticas e a ampliação da cidadania cultural.
Estruturado para o período de 10 anos e formalizado por meio de Lei Municipal, o Plano Municipal de Cultura possibilitará ao setor cultural e demais áreas implantar políticas integradas que contribuam para o desenvolvimento do campo cultural. Como instrumento de planejamento das políticas culturais no município, ele estabelecerá as ações necessárias para alavancar as dinâmicas culturais locais e garantir a ampliação dos direitos culturais na cidade de São Paulo.”


O prazo para deixar sugestões, avaliar e comentar acaba de ser prorrogado até o dia 25 de março. Participe!