sábado, 11 de abril de 2020

Oficina_EstampariaTextil_Adriana_1





Título: Oficina de Estamparia Têxtil Artesanal | Block Printing

Público Alvo: material aberto para todas as idades, porém recomendável para jovens e adultos a partir de 14 anos

Breve descrição de atividade: 
Nessa oficina a proposta é de cada participante desenvolver um projeto autoral de criação e aplicação de estampas sobre uma peça em tecido de algodão. O processo criativo irá partir da técnica de Block Printing, utilizando referências visuais da arte e produção têxtil de algumas etnias africanas e também de alguns grafismos presentes na arte indígena brasileira para a criação dos desenhos e estampas da coleção. Durante esse período, os encontros com a turma seguem acontecendo em plataforma virtual, reservados ao grupo, sendo compartilhado, semanalmente aqui no blog, imagens do andamento do processo no link abaixo. Além dos registros, segue também material em pdf apresentando o resumo do processo.

Link de acesso para galeria de processos

Resumo do Processo





Optativo_Música_Violoncelo_Samuel_1



Título: Postura corporal para cello - enraizamento e rotação de ombro

Público Alvo: A partir de crianças de 9 anos

Breve descrição de atividade: Instruções de postural corporal e suas funções no cello e no cotidiano utilizando técnicas mista de enraizamento, oriundas de várias outras práticas tais como Kung Fu, Tai Chi, Yoga, Pilates, etc; e de rotação do ombro para trás.  
Informações adicionais: Válido para referência para outros instrumentos tais como violino, viola, contrabaixo e demais instrumentos  

 https://youtu.be/MqHPSID-kWA

Optativo_Música_Guitarra_Douglas_1




Título: Tutorial 1˚parte

Público Alvo: Todas idades

Descrição: Nesse vídeo iniciamos a primeira parte de um tutorial para a construção da guitarra de papelão que ajudará a conhecer seus detalhes e também permitirá um primeiro estudo sobre postura no instrumento.

Para essa primeira proposta seria importante conseguirmos os seguintes materiais: GUITARRA - Um quadro de papelão com espessura aproximada de 3mm e tamanho de 110 cm x 40 cm - Régua com 30 cm ou 50 cm. - 1 Lápis - Tesoura PALHETA - Um cartão sem uso, com uma espessura de 1 a 2mm (cartão de banco, plano de saúde ou seguro de preferência). - Caneta hidrográfica



Optativo_Música_6M_ViolinosColetivos_CarlaeCelso_1



Título: Sansakroma

Público Alvo: crianças de 7 a 12 anos.

Breve descrição de atividade: Vídeo de apresentação do ambiente online para as duas turmas de violinos coletivos das sextas-feiras de manhã. O vídeo apresenta um pouco sobre a lenda do pássaro Sansakroma, que é a temática a ser trabalhada neste semestre.

Optativo_Música_Bateria_Wilson_1


Título: aula de bateria e variação para bateria de banquinhos e colher de pau.
Faixa etária: todas as idades.

O professor Wilson vai ensinar a canção 'Borboletinha" com acompanhamento de bateria.Para quem não tem instrumento tem a variação com banquinhos e colher de pau!


https://youtu.be/GcV89VuCky0

Oficina_Música_Sucata_Sabado_Wilson_3



Título: Fazendo música com potes de plástico.

Público alvo: todas as idades.

Você já pensou que potes de plástico podem ser instrumentos musicais?
Venha com o professor Wilson aprender a canção Alecrim Dourado com acompanhamento de potes plásticos.


https://youtu.be/SDlltPQKacs

11e12_5tarde_CamilaDouglas_aula2



Título: 1 e 33
Público Alvo: Crianças de 11 e 12 anos

Nesse vídeo trazemos uma mensagem direto do universo Alimac onde se localiza o Sol Salguod, para o resgate dos ambientes sonoros que envolvem os planetas já criados em aula. Para isso, usaremos como ferramenta a obra de John Cage “4min e 33seg“ para construir pequenas peças de “1min 33seg“ a serem gravadas em vídeo e interpretadas pelos alunos do 11 e 12 Música.



https://www.youtube.com/watch?v=W_O01xr93Lk&feature=youtu.be

11e12_3manha_BethPaulo_Aula2




Titulo :Corpo casa /Filme 
Publico Alvo :crianças  a partir de 12 anos 
Material em Vídeo  
Para esta semana, gostaríamos de propor que assistam este fragmento do filme “O Circo” de Charles Chaplin. Na época o cinema ainda era mudo, então observem todos aos recursos que ele fazia para expressar, desde a música, da precisão dos gestos, da inventividade na construção das cenas, da relação com o risco e a poesia....
 

Fragmento do filme "O circo"de Charles Chaplin

https://www.youtube.com/watch?v=HshIW9Z4pgk&feature=youtu.be

11e12_6tarde_AdrianoJoana_Aula2

JANELAS DE POESIA   
palavras ao acaso   

Vamos criar um jogo entre janelas? O que você vê através da janela da sua casa? Esse é um jogo que nos faz olhar para fora e ao mesmo tempo, olhar pra dentro da gente! 
Faça uma dobradura (modelo do jogo come come, veja a imagem) e leve o jogo até a janela da sua casa, brinque de janela de poesia e colete suas palavras e das pessoas com quem você vive. Bora criar uma caldeirão de palavras ao acaso? Posta aqui nos comentários as suas. A ideia é compartilhar experiências poéticas e trazer para essa janela virtual, o blog da emia, poesia feita por vcs! Separamos 8 categorias para escrever na sua dobradura:
1.       cor 
2.       movimento
3.       sons
4.       imaginação
5.       coisa
6.       natureza
7.       cheiro
8.       sentimento

11e12_5tarde_AdrianaDaniel_Aula2


Título: INTER[VIR]
Público Alvo: atividade livre, porém pensada para crianças a partir de 11 anos
Breve descrição de atividade:
A partir da proposta desenvolvida no ateliê de artes visuais com as crianças de 11|12 anos, abordando o tema de arte e intervenção urbana e do primeiro vídeo já postado, fazendo uso da ferramenta google maps, a aula de hoje propõe assistir dois vídeos que abordam de maneira diferente a reflexão que está em anexo no material pdf: Como as diferentes culturas e civilizações manifestação seu desejo de intervir no seu espaço habitado? Veja também em anexo as intervenções que os professores fizeram no material da semana passada, e se vocês quiserem compartilhem também com a gente as suas intervenções. Até a próxima!

Links:

11e12_2tarde_LucasSheila_Aula2

Título: A descoberta de linhas orgânicas. 
Público: 11 e 12 anos.
Breve descrição de atividade: Nessa atividade temos como referência para nosso processo criativo o conceito de "linha orgânica" encontrado no trabalho da artista brasileira Lygia Clark.


11e12_5manhã_MarcosOdino_Aula2


Título: Criação coletiva contínua
Público alvo: crianças de 11 e 12 anos- podendo ser executado por qualquer idade
Breve descrição: Atividade coletiva de construção de imagem com desenho e/ou pintura para toda família




Oficina_Sucata_Sábado_Wilson_2


Título: construindo uma bateria em casa

Público alvo:todas as faixas etárias.

Você já pensou em construir a própria bateria?

Venha com o professor Wilson e aprenda o passo a passo!


é só clicar no link abaixo!


https://youtu.be/kjygID7cg7c

11e12_4tarde_AndreaBarbara_Aula2

Título: Micro coreografias 2° momento
Público alvo: crianças a partir de 11 e 12 anos
Breve descrição da atividade: Apreciação de vídeos de outras leituras da obra "Rosas danst Rosas" e proposta de criação a partir disto.
 
- Girls dance Rosas
 
- Caulis danst Rosas 
 

Rosas beim 2. Tanztreffen der Jugend 2015

https://youtu.be/VQXV1UpJxGE 

 
 
 
8 de abril de 2020
Turma 11 e 12 anos de dança Professoras: Andréa Fraga e Barbara Schil

AULA 2
Proposta e referência de vídeos para turma de 11 e 12 anos de dança

O que vocês acharam dos vídeos da semana passada? Foram inspiradores?
Desta vez, resolvemos compartilhar com vocês outros três vídeos que são adaptações da obra “Rosas danst Rosas” por diferentes grupos, não só profissionais e em situações diversas. Inspirados nesses vídeos, que tal continuarem a compor suas próprias danças com cadeiras ou em diferentes espaços da casa?
Para isso, se prepare, perceba como está seu corpo. Cansado? Agitado? Preguiçoso? Espreguice-se, aqueça suas articulações e observe onde está apoiado. Em quais outras partes do corpo pode se apoiar?
Passeie pelos espaços da casa, busque modos diferentes de se mover neles. Que móveis encontra pela frente? Como é o chão? Consegue se colocar deitado, sentado, de pé, ou em outros apoios nesses lugares?

A partir desse aquecimento você já pode começar a investigar movimentos e conforme forem criando sua dança com a(s) cadeira(s), vá “guardando” os movimentos que mais gostar. Pode ser através da repetição, de desenhos, filmagens, ou palavras. Encontre um jeito de ir memorizando e construindo sua composição.
 

Oficina_Sucata_Sabado_Wilson_1


Título: Música e copos

Público alvo: todas as faixas etárias.

Vamos usar copos para fazer um som?

Entrem no link e aproveitem!!

https://youtu.be/GaC0uk-2Ip4

Oficina_Teatro_4T_Toninho_1

Oficina


Título: A máscara no teatro grego

Breve descrição: O uso da máscara como elemento cênico, se confunde com o surgimento de próprio teatro!

Mas como e onde surgiu o teatro?
Como isso aconteceu?
O que tem a máscara a ver com isso?

Respostas a seguir...










Respostas a seguir...

Oficina_Bordado_6M_Joana_1




Oficina de Bordado com a Professora Joana Salles.

Público alvo: maiores de 16 anos



Link para você bordar com a gente:




                                     




Quarteto_4ºmanha_andrea_flavia_simone_viviane_Aula1



Título: "O que vocês têm feito!"

Público: crianças entre 9 e 10 anos

Professores: Andrea, Flavia, Simone, Viviane

Descrição: uma imagem em PDF e um áudio. O intuito do material é de aproximar e resgatar as propostas que estávamos desenvolvendo em aula e de notificar que a partir de agora estaremos semanalmente publicando conteúdos. Disponibilizamos também um e-mail, caso queiram nos enviar fotos, vídeos ou textos.




Acesse o áudio através do link:

https://soundcloud.com/user-162793970/quarteto_4manha_aula1/s-E3SnKtokAIJ





















Optativo_Teatro_4M_Milene_1

Título: Teatro em casa

Público alvo: crianças e jovens de 07 a 12 anos

 Descrição: Teatro em casa! A cada aula nós iremos partir de um estímulo diferente para que você possa se divertir improvisando cenas.

 Aula 1 – a partir de um livro que você goste.

Optativo_Teatro_3T_Milene e Wando_1




titulo: Uma História de Boca                                                                                                 

público alvo: crianças e jovens de 07 a 12 anos

Breve descrição:
Hoje vocês vão ouvir uma história de boca. Histórias de Boca são aquelas contadas antes de dormir, quando acaba a luz, no colo da mãe e da avó ou ainda quando chove forte e não dá pra ir lá fora . Histórias para deixar a imaginação voar. Depois de ouvir esta história , reconte do seu jeito para as pessoas que etão com você em casa.                                                             

01 - Apresentação  
02 - História a Princesa Sisuda


Optativo_Dança_3T_DouglasIesus_1

Título: Optativo de Danças Urbanas 


Público Alvo:  A partir de 07 anos
Professor: Douglas Iesus

Optativo de dança é parte do currículo da EMIA (Escola Municipal de Iniciação Artística),que é oferecido para as crianças matriculadas  no Curso regular  que agora está disponível 
  nas redes digitais para experimentarmos juntos.  Para esse semestre o professor Douglas Iesus propõe para as crianças uma  investigação e criação que parte das danças Funk Style e/ou Danças Urbanas*.
* Obs: danças vinculadas ao movimento Hip Hop



Segue link vídeo aula :

Link das músicas para o baile 
                                            https://www.youtube.com/playlist?list=RDxB17o8n5jjI&feature=share&playnext=1








Optativo_Dança_2M_Karime_1

Título: Pequenas Danças para Espaços Reduzidos
Público Alvo: crianças de 7 a 12 anos
Breve descrição de atividade: Nesta primeira proposta as crianças serão convidadas a realizar em casa duas instruções distintas. A primeira é uma caminhada pelos cômodos em três velocidades (natural, acelerado e lento) e a segunda é escolher e brincar/dançar com um móvel da casa. 

Informações adicionais: É importante o acompanhamento de um adulto para verificar a segurança do móvel a ser explorado pela criança. Este material acompanha um vídeo e uma carta de instruções, na qual estarão mais especificadas.

Oficina_Soprosfemininos_5M_LígiaBorges_1



Título: Apresentação dos Sopros Femininos

Público-alvo: Adultos (acima de 18 anos)

Descrição: O vídeo é uma apresentação e revisão dos atravessamentos vivenciados na oficina presencial e um convite para seguirmos virtualmente. Representa um primeiro disparo na busca de horizontes para as possíveis intersecções entre o universo das narrativas e do feminino. Ao final um breve mito ioruba é narrado: “Euá transforma-se numa fonte e sacia a sede dos filhos”. (versão a partir da obra “Mitologia dos Orixás” de Reginaldo Prandi)

https://youtu.be/n5jRcfSO8p4

Oficina_Fotografia_3m_Lucas_1

Título: As luzes em nossa casa.


Público-alvo: crianças, jovens e adultos.
Descrição: Nessa atividade temos como referência uma série de pinturas do movimento impressionista  e um convite-proposta para um exercício fotográfico em casa, inspirado na referência apresentada









Optativo_Música_Guitarra_Glauco_1


https://youtu.be/BlNy3HjC-iY

Afinação de guitarra por ouvido.Experimente com o professor Glauco a escutar cada corda da guitarra e em seguida  afiná-la.

Oficina_Teatro_2T_Beth_1





Optativo_ArtesVisuais_4T_Daniel_1


Atelier e trabalhos bidimensionais.

Orientação Daniel Freitas.



Neste vídeo apresento um pedacinho do meu atelier e um pouquinho do meu trabalho de gravura e Aquarela.
Convido a todos para acompanhar os próximos vídeos com técnicas e adaptações de materiais.


Optativo_ArtesVisuais_4M_Adriana_1






Título: A Rainha de Copas

Público Alvo: material para todas as idades

Breve descrição da atividade: 

Nesta proposta a ideia é brincar com o imaginário a partir dos elementos visuais que vão aparecendo na tela do vídeo e a partir dela se aventurar em uma possível criação de narrativas. Aproveite para experimentar os objetos e materiais que você tem em casa para criar imagens e também um montão de histórias. Você pode usar também a câmera do seu celular para gravar e depois compartilhar com todo mundo...
Boa aventura!  


sexta-feira, 10 de abril de 2020

Oficina_coralinfantil_3T_JulioeFlávia_1

Título: Boas vindas e primeiras canções 

Público Alvo: crianças de 9 à 13 anos. 

Breve descrição de atividade: 
Apresentação da nossa proposta para a próxima semana (com duas canções e investigação sobre que músicas as crianças tem cantado atualmente), para o grupo do coral de terça feira à tarde com os artistas-professores Julio Maluf e Flávia Ferraz. Informações adicionais: 

Aúdio 1 – Chorinho em cânone
Áudio 2 – Alguém cantando 1ª parte
Áudio 3 – Canto e movimento