quinta-feira, 22 de outubro de 2020

“Imagens Sonoras” - Profs Maristela e Telmo - aula 22

 Escola Municipal de Iniciação Artística 8 anos - 5a feira - manhã

Professores: Maristela Loureiro e Telmo Rocha

Aula 22 - 22/10 Título: “Imagens Sonoras”.

Público alvo: brincadeira livre, porém pensada para as crianças de 8 anos.

Descrição da atividade:

Olá crianças,
Observe com atenção a sequência de imagens no vídeo:


Você conhece todos os objetos que viu?
Que tal, agora, brincar de criar um som para cada um deles?
Se não conhece alguns objetos, use a sua imaginação e invente uma “voz” para ele também. Você pode usar palavras, vogais, sons da garganta, sons nasais entre outros...
Agora que você tem sons para todas as imagens, faça uma sequência sonora, junte-os, separe-os, enfim, brinque com eles. Sugerimos que você passeie de uma imagem para outra e busque fazer sons graves e agudos, curtos e longos, fortes e fracos ... deixe cada imagem com um som bem diferente do outro e assim construa a sua sequência sonora, o seu “caminho do som”.
Se quiser faça um gráfico para ele, um mapa, assim você não esquecerá a sua improvisação.

Poste no mural da EMIA o seu caminho sonoro, seu mapa.

https://padlet.com/emiasp/cursosregulares

Vozes e objetos: entre teatralidades, espacialidades e musicalidades - Profs Priscila, Sheila, Ligia, Douglas - Aula 22

Tìtulo: Vozes e objetos: entre teatralidades, espacialidades e musicalidades.


Público-alvo: Crianças com idades entre 9 e 10 anos.

Descrição: Vamos assistir a uma composição das pesquisas de crianças e professores realizadas durante encontro on-line, cujo foco é a relação entre vozes, objetos e performatividades.

Como se tornar um mago por acaso/capitulo 3 - Profs Adriano e Barbara - Aula 22

 

Título: Como se tornar um mago por acaso - capítulo 3

Breve descrição: Continuando nosso processo com as palavras mágicas, neste vídeo vamos agora precisar de um objeto de poder para 
                             compor nosso personagem. Vamos continuar com a dobradura come-come como um instrumento de escolha. Assistam e boa sorte !!

Público-alvo: Crianças a partir de 8 anos

Cheiros da minha trilha - Profs. Deise e Ligia - Aula 22

 

Título: Cheiros da minha trilha

Público-Alvo: Crianças de 05 e 06 anos

Descrição da atividade: Imaginar cheiros sentidos ao longo da aventura com as trilhas e dançá-los.

 





 

O que mais tem na cozinha? - Profs Celso e Carla - Aula 22

 

Título da atividade: O que mais tem na cozinha?
Faixa etária: crianças de 7 a 12 anos.
Descrição da Atividade: Aula explorando a escuta dos elementos percussivos em dois exemplos distintos de música brasileira.

Aula 22

O que mais tem na cozinha?

O que tem na cozinha de uma música?

Essa pergunta pode parecer estranha, mas você lembra da culinária dos sons?

Muitas vezes os músicos chamam uma parte dos instrumentos e da música de cozinha. O que você imagina que eles chamam de cozinha?

A cozinha é a base das composições em uma banda ou em um grupo musical, essa base é feita com duas coisas:

A linha do baixo, que você estudou na última aula.

E a percussão ou a bateria.

Você repara nos instrumentos de percussão, ou na bateria de uma música?

Você já escutou o compositor brasileiro Gilberto Gil? Vamos escutar uma música do Gilberto Gil chamada “Refazenda”, escute com atenção para:

1 - Perceber quais instrumentos estão fazendo a percussão nessa música.

2 - Experimente tocar a percussão da música enquanto escuta, você pode fazer com palmas, com a boca, ou batendo em alguma coisa, como na mesa, em uma panela, em um instrumento musical…

Link de Refazenda: https://www.youtube.com/watch?v=uT21kqCoQro 

Agora vamos escutar também “Rhythmetron”, uma peça musical de outro compositor brasileiro chamado Marlos Nobre. Essa é uma composição feita somente com instrumentos de percussão.

https://www.youtube.com/watch?v=amxK9wj8nZ8 

Experimente escolher um dos instrumentos dessa composição para acompanhar.

Um lugar ao sol para ser o que quiser! - Profs Priscila e Paulo - Aula 22

 

Tìtulo: Um lugar ao sol para ser o que quiser!

Público-alvo: crianças de 8 anos

Descrição: Encontrem um lugar na casa que bata sol para brincar com a silhueta gerada pela sombra do corpo de vocês. Explorem movimentos e sons com o corpo assim como fizemos com as silhuetas dos bonecos. Divirtam-se!

Vovó, Vovô, vamos brincar - Profs Odino e Toninho - aula 21

 Titulo: Vovò, Vovô, vamos brincar

    Público: Livre
    Descrição: Construção de bonecos, como figuras representativos do avós e parte constituída do quintal. 

















IARA, juro que vi! Profs Odino e Toninho - Aula 21

 Titulo: IARA, juro que vi.

    Publico: Livre
    Descrição: Construção de Iara do folclore 
















Uma Iara / Uma Perigosa Yara

Maria Bethânia – CD Meus quintais

https://www.youtube.com/watch?v=ufz_ye7W1VQ

 

Série Juro que Vi | A Lenda da Iara | Folclore Brasileiro [HD]

https://www.youtube.com/watch?v=NKVlF79I9O4


ANIMACRIANÇA - Lendas Brasileiras | IARA (T1/E2)

https://www.youtube.com/watch?v=U8wj2ubUrho 

 

Mistério do Planeta - Profs Adriana Amaral e Daniel Freitas - aula 22

 

Mistério do Planeta

 





Imagem 11 12 Artes Visuais | Quinta-feira Tarde

 EMIA - SP

Relato Aula 22 Online

11-12 Artes Visuais | Quinta-feira Tarde

Adriana Amaral e Daniel Freitas



Olá, Turma!!
Na semana passada muitas inspirações fizeram parte do nosso encontro online, planetas, espaço sideral, pato intergaláctico e muitas aventuras para acontecer nesse planeta Terra. Não dá pra imaginar tudo isso sem uma bela trilha sonora, certo?! Então, embarquem nesse convite, ouçam a música Mistério do Planeta dos Novos Baianos e mergulhem nessa viagem! Será que vocês também conseguem criar uma trilha sonora para a nossa próxima parada?

 

Boa experiência!!
Até a próxima!

 

Mistério do Planeta | Novos Baianos


https://www.youtube.com/watch?v=I_luHBNt0cc 

Macabéa e o “conto-de-fadas às avessas” - Prof Ligia Borges - aula 22

 Título: Macabéa e o “conto-de-fadas às avessas”




Público-alvo: Adultos (acima de 18 anos)

 Descrição: A partir da trajetória da personagem Macabéa, que é o oposto do herói épico é sinalizado um desvelamento feminino nas narrativas. Também expõe paradoxos da vida e morte que atravessamos em nossa oficina.

Informações adicionais: a partir de “A Hora da Estrela” de Clarice Lispector, na imagem foto da autora.

oficina_quintamanha _Ligia_Aula22

link para o áudio:

https://drive.google.com/file/d/1cHD1S2lqGfUGI7PXRk8uNEEmDzDkdCgG/view?usp=sharing

https://soundcloud.com/user-120997162/macabea

Espaço, som e movimento - Profs Karime, Marili, Rosa eTelmo - Aula 22

 AULA 22 - POSTAGEM - 22/10/2020

 Quarteto_5ft_karimemarilirosaetelmo_22

 Título: Espaço, som e movimento

 Faixa etária: 9 e 10 anos




 Descrição da atividade: 

 Nesta semana, tomamos como ponto de partida, as coleções individuais de objetos de cada criança.

Instruções:

  • Faça uma montagem no espaço com seus objetos. Atente-se à composição visual que está criando.
  • Observe de longe o que criou, de vários ângulos. 
  • Que movimentos e que sons você pode criar, explorar, experimentar nesses espaços?
  • Troque os objetos de lugar e experimente novos movimentos e sons.
  • Faça um vídeo dessa investigação e envie pra gente.

 Não se preocupe em criar personagens e histórias. O desafio é descobrir outros caminhos: dos sons, dos movimentos, das imagens criadas...

 

Liquidificador Sonoro - Profs Camila e Douglas - aula 22

 Liquidificador Sonoro


Descrição: Crianças de 11/12 anos 




 Título: Liquidificador Sonoro

 Descrição: Nessa proposta convidamos os alunos do 11-12 música para mais uma composição coletiva em nosso horário de aula através da plataforma soundtrap. Conforme a pesquisa de objetos sonoros, das possibilidades de edição e a ideia de construir uma nova composição.
 
 Dessa vez estaremos nos sincronizando apenas pela plataforma e escutando nossas criações sonoras inspiradas pelo universo Alimac.

Acessem o projeto através do link:








Os acordes poderosos - Prof Glauco - aula 22


Título: Os acordes Poderosos 

Público alvo: Crianças desde 8 anos e interessados. 
Descrição: Apresentando... os "Acordes poderosos"














quarta-feira, 21 de outubro de 2020

Animação - Optativo Artes Visuais - Adriana - Aula 22

 




Olá, Turma!!


Inspirada na nossa última aula, hoje a proposta será animar os personagens e desenhos de papel que temos criado em nossos últimos encontros! Eu usei alguns brinquedos e personagens de dobradura e fotografei cada movimento e pose diferente para fazer a minha animação nesse gif que mostro aqui em cima pra vocês! Experimentem o aplicativo Stop Motion Studio, ele é gratuito e você pode baixar e usar no seu aparelho de celular, é muito fácil, só fotografar cada pose diferente que você criar e ele monta a sua animação, vamos experimentar? 


Até a próxima semana.
Bjos,



Som e movimento - Priscilla e Douglas F. - Aula 22

Título: Som e movimento

Público-alvo: Crianças de 6 anos.

Descrição: Oi Crianças! Convidamos vocês a se desafiarem produzindo sons enquanto manipulam um objeto que a gente costuma ver bastante por aí...



Imaginam qual é esse objeto? Vocês vão descobrir quando assistirem ao vídeo! Vamos lá? 


Brincar e Tocar. Aplicativo - prof Glauco Guitarra - aula 21

Título: Brincar e tocar. Aplicativo 

Público alvo: Crianças desde 7 anos e interessados. 

Descrição: Um jeito diferente de tocar e brincar, aprendendo a usar um aplicativo no celular












segunda-feira, 19 de outubro de 2020

O Saci Encontra as Notas Musicais!! - Giselle e Telmo - Aula 22

 


 Título: O SACI ENCONTRA AS NOTAS MUSICAIS!!


Público-Alvo: crianças de 5 e 6 anos

Professores: Giselle e Telmo

Descrição: O Saci saiu da mata onde mora e resolver andar por um caminho. Lá encontrou as notas musicais!






Material para fazer o caminho: papel sulfite, tesoura sem ponta e para colorir, pode ser o que quiser!

Corte a folha sulfite ao meio. Em cada parte, escreva bem grande os nomes das notas musicais: DÓ, RE, MI, FA, SOL.

Coloque as folhas no chão criando um caminho musical.

Brinque de pular com o Saci pelo caminho das notas musicais! Antes que ele suma no rodamoinho... 





Escute nossa mensagem

https://soundcloud.com/emia-sp/saci-1-online-audio-convertercom


Vamos cantar e brincar com o Saci:

https://soundcloud.com/emia-sp/saci-2-online-audio-convertercom


Abraços de Giselle e Telmo!


Título: CURRUPIO SONORO_Giselle e Rosa_07 anos_Aula22

 

Título: CURRUPIO SONORO

Público alvo: crianças de 7 e 8 anos

Descrição: o Currupio é um brinquedo da tradição cultural brasileira que é acionado pelo movimento giratório das duas mãos “dando corda” e depois, esticando e afrouxando o barbante, faz o ar produzir um som. O currupio pode ser feito com diversos materiais: botão, papelão, sementes, tampinha de garrafa...

Veja uma das ideias de como fazer e construa o seu CURRUPIO SONORO.

 


Quando o seu currupio estiver pronto, você pode brincar com ele. A Flávia (nora da Rosa), mostra no vídeo como se faz!   


O segredo é dar bastante corda!! E afrouxar e esticar...