sábado, 23 de maio de 2020

Aula 6 - Aventuras pelo Azul - Quarteto - Celso, Ligia Lucas e Madda

Aula 6 - Aventuras pelo Azul


Público-alvo: Crianças de 9 a 11 anos (Quarteto)


Descrição: Dessa vez tintas, papéis e os nosso velhos companheiros de travessia, os objetos, conduzirão nossa experiência. Coloque seu chapéu de marinheiro e se segura porque o mar às vezes é turbulento!!!







Optativo_Música_Guitarra_Douglas_Aula6

Título: Receita Sonora 2˚parte

Público Alvo: Crianças à partir de 7 anos com acompanhamento de adultos.

Descrição: Após conseguirmos ajustar as medições, o próximo passo é organizar a escala e descobrir os sons que ela produz. Nessa vídeo aula dividimos esse processo em duas partes, primeiro a escala maior e depois a escala com alterações.


Sugestão: Copie os desenhos (partitura) ou se preferir organize os números em uma ordem que preferir para criar sua composição também e envie para o professor!

Oficina_Bordado_6M_Joana_Aula6

#Pontosdaesperança

  Palavra bordada

 

Público Alvo: a partir de 16 anos 




Veja aqui as palavras das bordadeiras: https://youtu.be/NYBls-85DpI


Poste sua palavra bordada no mural da Emia 

https://padlet.com/emiasp/optativoeoficinas

Ou no instagram marcando #bordaemia 

https://www.instagram.com/bordaemia/  


 Ate já!

Joana

Oficina_CoralInfantil_3T_Júlio_Flávia_Aula6



Título: “Conhecer as músicas das famílias” 

Público alvo: crianças de 09 a 13 anos

Breve descrição: Vamos relembrar o que já cantamos e conhecer uma música trazida por uma das crianças do coral. Segundo seu depoimento esta canção está ligada às origens da sua mãe, nascida na cidade de São Paulo.




Como estão todos? Esperamos que bem. Estamos na nossa atividade 6 e queremos muito saber se estão gostando e se praticaram as músicas que colocamos nas atividades anteriores. Aqui vão os links do nosso repertório até agora:

 Chorinho áudio com Julio:
 
Alguém cantando Áudio completo com Flavia Ferraz:

Iupi iá video didático com Julio:

 Iupi íá áudio com Miguel cantando:

Na asa do vento parte 1:

 Na asa do vento parte 2:

Na nossa pesquisa para conhecer algumas músicas das famílias, uma das crianças do coral, o Enzo, cantou junto com a sua mãe a canção “Trem das Onze” de Adoniran Barbosa. Segundo seu depoimento esta canção está ligada às origens da sua mãe que nasceu na cidade de São Paulo. Vamos aprender a cantar esta canção com o vídeo sugerido abaixo e pesquisar um pouco mais sobre este autor e sua obra?

Link de Adoniran Barbosa cantando Trem das Onze

Letra da música: Trem das Onze (Adoniran Barbosa)

Não posso ficar nem mais um minuto com você
 Sinto muito amor, mas não pode ser
 Moro em Jaçanã
 Se eu perder esse trem
 Que sai agora às onze horas
 Só amanhã de manhã

Além disso, mulher 
Tem outra coisa
 Minha mãe não dorme 
Enquanto eu não chegar
 Sou filho único 
Tenho minha casa pra olhar
 (Não posso ficar)

Aguardamos retornos via WhatsApp a respeito do nosso encontro virtual na terça feira às 17h. Esperamos confirmações no grupo.

 Sem mais, Abraços “longe-perto” 
do Julio
 e
      da Flávia.
 

Optativo_Música_FlautaDoce_Glauco_Aula6

Titulo: Flauta doce - Sons e ritmos.

Publico alvo: Crianças e interessados.

Descrição: Experimentando novidades com sons e ritmos.

Optativo_ArtesVisuais_4T_DANIEL_Aula6





Título: A paisagem em nanquim

Público alvo: todas as idades.

Breve descrição. Neste vídeo vamos trabalhar a construção de uma paisagem em preto e branco, utilizando nanquim preto e um canudo para soprar as gotas de tinta formando tronco, galhos e folhagens de uma árvore.




Optativo_Dança_3T_Douglas_Aula6


Título:  Nossos passos até aqui 
                                                         Público Alvo:  A partir de 07 anos  
Descrição da aula: Essa aula propõe uma retomada das aulas que fizemos até aqui. E é uma chance de refazer alguma aula que não conseguiu fazer ou refazer um dos exercícios que foram propostos. 

 links aulas anteriores

 Aula 5: Filme Nos tempos da São Bento 


Aula 4: brincadeira dança e balança 

Aula 3: Locking instruções básica 

Aula 2: Locking instruções básica 

Aula 1: baile em casa

Oficina_CoralInfantil_5T_Priscila_Viviane_Aula6


Título: Flor de maracujá

Público alvo: Crianças de 7 a 9 anos

Descrição: O vídeo propõe que as famílias cantem uma música que tenha ver com sua história de vida juntos. 


Beijos,
 
Pri e Vivi
                                    

Oficina_Fotografia_3M_Lucas_Aula6

título: Micro-narrativas fotográficas

Público alvo: crianças e adultos 

Descrição: Nessa atividade teremos como referência um fotógrafo que mistura ideias surrealistas com sequências de imagens, que tal se inspirar para também criar uma pequena história através de fotos? 


Optativo_Teatro_4M_Milene_Aula6




Série Teatro em casa – Teatro não é troca de experiências?

Público alvo: crianças a partir de 7 anos

Descrição: Turma, esta é a nossa 6º aula! Fizemos tantas coisas até aqui, não é mesmo? Então, nesta semana iremos recordar as aulas anteriores e descobrir uma maneira divertida de trocar nossas experiências teatrais.


https://youtu.be/4VpRS48vksk


Links das aulas:

Aula 1

https://emiasp.blogspot.com/2020/04/optativoteatro4mmilene1.html

Aula 2

https://emiasp.blogspot.com/2020/04/optativoteatro4mmileneaula2.html

Aula 3

https://emiasp.blogspot.com/2020/04/titulo-serie-teatro-em-casa-teatro.html

Aula 4

https://emiasp.blogspot.com/2020/05/optativoteatro4mmileneaula4.html

Aula 5

https://emiasp.blogspot.com/2020/05/optativoteatro4mmileneaula5.html

 

Link para publicar no Mural da EMIA.

https://padlet.com/emiasp/optativoeoficinas


Optativo_Música_ViolinosColetivos_6M_Carla_Celso_Aula6

Título: As formas e cores dos sons

Público-Alvo: Crianças de 7 a 12 anos.

Breve Descrição da Atividade: Uma conversa sobre as características dos sons, enfatizando as diferenças entre alturas: grave, médio e agudo e convidando as crianças para pesquisar os sons de suas próprias casas.

As formas e cores dos sons


Olá turma de violinos coletivos!


Como vocês estão por aí?


Você já reparou nas diferentes características do som. Já prestou atenção que alguns sons são muito longos, outros curtinhos. Tem sons também que são muito fortes e outros fracos, alguns nem tanto assim. Outros sons podem ser agudos, médios e graves.


Aliás!


Vocês sabem quais são os sons Graves, Médios e Agudos?


Tudo isso que falamos, são as características, ou qualidades dos sons. Essas qualidades estão presentes nos nossos instrumentos musicais, mas também em nossa vida, nos sons ao nosso redor, em nossa voz.


Como é a sua voz? Ela é grave, média, aguda? É uma voz suave, forte? E a voz de um adulto que more com você? E como é a voz de um bebê?


Que tal se nesta semana você fazer uma pesquisa. Abra seus ouvidos para os sons que achar mais interessante, anote cada um, se quiser pode desenhar, mas coloque neles as características que você identifica.


Aqui temos um vídeo com vários sons para você identificar se são grave ou agudo.


Experimente!!!

https://www.youtube.com/watch?v=NT1hvqHtFNM

Oficina_Teatro_2T_Beth_Aula6


Artista Maria Auxiliadora/ 1972/Museu Nacional de Belas Artes (MNBA)


Titulo:A poesia que deságua em mim / Escrita criativa

Público Alvo: A partir de 13 anos 

Descrição da AtividadeOlá, pessoal

Espero que estejam todos bem!!

A proposta desta semana é criar uma historia partindo da obra de arte Colheita de flores da artista Maria Auxiliadora. Observe com atenção cada detalhe da obra de arte, pesquise a artista. Que historia se passa nesta obra?


 Orientações para começar escrever.

Onde a historia se passa?

Quem são os personagens ou o personagem desta historia?

Quais são as ações dos personagens na historia?

Qual é o ano que a historia acontece?


Boa experiência!


Oficina_Sopros Femininos_5M_Lígia_Aula6

Título: A narrativa e seu espaço

Público-alvo: Adultos (acima de 18 anos)

Descrição: Nesse momento, um olhar é dirigido ao espaço de contar histórias. Uma flecha de duplo vetor: podemos partir dos espaços da casa que podem sugerir narrativas ou partir delas e pensar no espaço mais interessante para uma atmosfera imaginada. Dessa vez, a referência é de Clarice Lispector e sua obra: “A Mulher que Matou os Peixes”.

Optativo_Artes Visuais_4T_Adriana_Aula6

Das grandezas do pequeno

Optativo de Artes Visuais 4a. Feira | Manhã

Adriana Amaral 



Público Alvo: material aberto para todas as idades


Breve descrição da atividade: 


Olá, queridxs!! Como estão, tudo bem?

Vocês assistiram o vídeo que indiquei na semana passada? O que acharam? Nossa, quantas imagens nasceram dos poemas de Manoel de Barros, não? Para essa semana, a proposta é nos aventurarmos pelo imaginário de outro artista, e dessa vez um artista plástico, que também se apropria desse universo do faz de conta das imagens, utilizando a linguagem do desenho e da gravura, o nome dele é Rubem Grilo. Nessa série de desenhos: Arte Menor e Objetos Imaturos, ele utiliza a xilogravura, que é fazer o desenho em uma placa/matriz de madeira para depois conseguir reproduzir essa imagem inúmeras vezes, como se fosse um carimbo. Sua poesia nesse trabalho está no gesto de construir desenhos bem pequeninos, como se fossem histórias também bem pequeninas de cada um deles, porque para ele as coisas pequeninas podem se tornar maiores que as grandes quando olhamos com atenção para elas. E vocês, que desenhos de coisas pequeninas também fariam para que elas se tornassem grandes? Eu vou fazer o meu para o nosso próximo encontro, gostaria também de receber um de vocês, vamos fazer essa troca?


Boa Experiência!


 Acessem a plataforma do Padlet para as postagens dos desenhos:

https://padlet.com/emiasp/optativoeoficinas  


Links para conhecer um pouco mais dos trabalhos do artista Rubem Grilo:

http://marciaroth.com/Rubem-Grilo  

https://vimeo.com/125008852  

Optativo_Dança_2M_Karime_Aula6

Título: Pequenas Danças para Espaços Reduzidos

Público Alvo: crianças de 7 a 12 anos

Breve descrição de atividade: Nesta proposta, cada criança escolhe uma canção para compôr/modificar a sua célula coreográfica. Também é possível rever as intensidades e modificações mais adequadas para sua composição.

                                              Escute o audio!!

https://soundcloud.com/user-489896918/optativo-2fm-karime-6/s-CsFuX2sBNTy

Informações adicionais: Para as crianças menores é importante o acompanhamento de um adulto para apreensão da proposta.

Optativo_Teatro_3T_Milene_Wando_Aula6




Título: Vamos compartilhar nossas criações artísticas?

Público alvo: crianças e jovens de 07 a 12 anos

Descrição: Hoje, você vai poder rever todas as aulas que já foram postadas e descobrir como compartilhar suas criações artísticas!

Como?Assista ao vídeo que você vai descobrir!

https://youtu.be/F_qOOyt3QM4

Links das aulas

aula 1
https://emiasp.blogspot.com/2020/04/optativoteatro3tmilene-e-wando1.html
aula 2
https://emiasp.blogspot.com/2020/04/optativoteatro3tmilene-wandoaula2.html
aula 3
https://emiasp.blogspot.com/2020/04/optativo-teatro-terca-feira-artistas.html
aula 4
https://emiasp.blogspot.com/2020/05/optativoteatro3tmilenewandoaula4.html
aula 5
https://emiasp.blogspot.com/2020/04/optativo-teatro-terca-feira-artistas.html
 

Link para postar no mural da EMIA

https://padlet.com/emiasp/optativoeoficinas


Optativo_Música_CordasColetivas_3T_3M_Celso_Geraldo_Samuel_Aula6

Título: “Os sons de nossa casa” e “Vamos ler música?”

Público Alvo: A partir de crianças de 7 anos

Breve descrição de atividade: Nesta aula, convidamos os alunos a explorarem os sons além dos instrumentos musicais, pesquisando os sons de objetos que existem em suas próprias casas e suas qualidades. Segue o link do vídeo “Música para seis percussionistas e um apartamento”, do grupo “Six Drummers” como referência para a atividade:







Oficina_Teatro_4T_Toninho_Aula6

TÍTULO: A MÁSCARA E O ATOR


BREVE DESCRIÇÃO: NESTA AULA VAMOS APROXIMAR A MÁSCARA DO TRABALHO DO ATOR, PARA ISSO PROPOMOS UMA DEMONSTRAÇÃO DO  TRABALHO DA ATRIZ ESPANHOLA ANA VÁZQUEZ DE CASTRO.

PÚBLICO ALVO: ACIMA DE 12 ANOS.

sexta-feira, 22 de maio de 2020

Título: Sarau - Primeiro Grande Encontro Virtual de Bonecos/Personagens - Quarteto - Karime Nivoloni, Rosa Comporte, Marili Silva e Telmo Rocha

Título: Sarau - Primeiro Grande Encontro Virtual de Bonecos/Personagens


 


Faixa etária: 9 e 10 anos


Breve descrição da atividade: Convite para o Sarau on-line.


Atividade:


Agora que você já está preparado com o número artístico do seu boneco/personagem, realizaremos o Primeiro Grande Encontro Virtual de Bonecos/Personagens. 


Neste encontro, que será realizado pelo aplicativo Zoom, mataremos a saudade e faremos uma chamada temática sobre a construção do seu boneco/personagem. Também vamos assistir aos fantásticos números artísticos criados por vocês! Preparem-se, pois esses números serão compartilhados "ao vivo" e "on-line"!



Título: BrincArtemCasa – Fase 6 - Maristela Loureiro, Rosa Comporte, Thiago Arruda e Marcos Venceslau

Título: BrincArtemCasa – Fase 6


Público Alvo: Atividade livre, porém pensada para crianças de 9, 10 e 11 anos


Breve descrição de atividade: Desenvolvimento de história em quadrinhos utilizando movimento do personagem com onomatopeias.


Compartilhe com a gente suas produções https://padlet.com/emiasp/cursosregulares