quarta-feira, 28 de abril de 2021

O que vem da terra - Profs Adriana e Daniel - aula 8

O que vem da terra?

EMIA - SP

11-12 Artes Visuais | Quinta-feira Tarde

Professores: Adriana Amaral  e Daniel Freitas

Público Alvo: 11 - 12 anos

Descrição: A proposta da aula dessa semana é instigar as crianças a investigarem materiais e

materialidades que tragam sua essência da natureza, o que vem da terra?

O que vem da terra?


Olá, turma! Tudo bem?!

Para essa semana a proposta é investigar aí na casa de vocês materiais e materialidades que

tenham uma relação direta com a natureza e a nossa grande mãe terra. O que será que temos na

nossa casa que nos mantém conectados com essa ancestralidade dos materiais que vem

diretamente da natureza? Na imagem acima foi usado flor de hibiscus, fervida como chá, para extrair

pigmento e ser usado como aquarela. Pesquisem na casa de vocês materiais da natureza e tragam

para a próxima aula suas experimentações. Assistam também o filme Mê`Ôk, Nossa Pintura do

povo Mebêngôkre-Kayapó, indígenas aqui do nosso Brasil, originários da nossa terra.

Até a próxima semana!!

link de acesso:

Mê`Ôk, Nossa Pintura

https://youtu.be/k9_bqZ34vgg

Acordes 2 - E, A e D - Guitarra Douglas Froemming

Público-alvo: Crianças a partir de 8 anos

Descrição: Introdução de mais três acordes. Dessa vez vamos conhecer e decorar mais essas harmonias que nos ajudarão a ampliar nosso repertório e criar canções.

Vejam quantas músicas legais podemos aprender com esses acordes.


assista o video

“O que vi ao longe, o que vejo perto ” Simone e Flávia

Faixa etária: 7 anos

Descrição: Relembrar a proposta realizada nas aulas online. Produzir uma luneta ou binóculo mágico. 


Olá turma! Como vocês estão?

Na nossa postagem de hoje, vamos retomar algumas das propostas realizadas nos encontros online para que as crianças que não puderam participar, possam acompanhar por aqui. 

Você se lembra que na última postagem solicitamos que procurassem pela casa objetos bem miúdos? Você buscou esses objetos? O que achou?

Algumas crianças encontraram arroz, botão, brinquedinhos, pedrinhas, entre outros. 

Em aula, depois de todos apresentarem o que coletaram, lançamos a seguinte proposta (faça você também!):

1. Pegue uma folha de papel sulfite ou escolha outro suporte para a sua criação, que pode ser uma mesa ou até mesmo o chão! 
2. Agora, sobre esse suporte, você poderá brincar de compor com esses objetos de diversas maneiras, toda a vez que fizer uma nova organização, pense num título para o seu trabalho.
3. Escolha uma das suas criações para fotografar.
4. Se desejar, envie essa fotografia para a gente!

Veja só algumas das criações realizadas em aula:  

Título: O tigre e a casa colorida
Título: O ataque do Star Wars ao estacionamento de lama
Título: Homem perdido na ilha ensolarada

Título: a guerra dos 100 anos
O que você achou dessas criações? Foram inspiradoras? 

Na aula seguinte, solicitamos que cada um fizesse ações corporais a partir das imagens criadas. Para tal, siga os seguintes passos:

1. Olhe para a imagem fotográfica que realizou e para o título que deu para essa composição.
2. Agora imagine que você vai entrar nessa situação e viverá essa história com o seu corpo, inventando maneiras de se movimentar dentro dessa história. Por exemplo, se você estivesse dentro de uma guerra de 100 anos, o que faria? Quais são os movimentos que representam essa guerra? Se desejar, escolha uma música e explore esses movimentos no tempo da música. Aproveite! 

________Como foi criar esses movimentos?
________Você se sentiu dentro da história?

 Já na última aula, retomamos a nossa questão inicial:

_________O que vemos lá longe?
_________O que vemos aqui perto? 

 Para nos ajudar, decidimos construir um “objeto- telescópio”, “objeto- luneta”, “objeto- binóculo” ou até mesmo “objeto mágico”! Com esse objeto, nós vamos olhar coisas que estão longe e outras que estão perto!

Para a construção desse objeto você vai precisar:

1.Um rolinho de papel toalha ou rolinho de papel higiênico, 
2. Lápis de cor, canetinha, cola, durex, tesoura, papéis coloridos e qualquer outro material que você queira usar!

Veja só um dos objetos construídos: 

Agora, olhe para o seu objeto e pense qual é a história desse objeto?

.De onde ele veio? De outro planeta?
.Ele tem poderes mágicos?
.Quão longe você enxerga com ele? O que vê? 
.E perto? O que você consegue enxergar?

 Utilize esse objeto para observar a sua casa. Se possível, anote e traga para a gente tudo o que descobriu. 

 Na próxima aula, também utilizaremos esse objeto para inventar histórias.

Até a próxima!

Se desejar nos enviar por email seus registros, é só nos escrever: 07qt.emia@gmail.com


Abraços,
Flávia e Simone



terça-feira, 27 de abril de 2021

O Livro das Personagens Geringonças - Optativo de Artes Visuais - Terça-feira | Manhã

Optativo de Artes Visuais Terça-feira | Manhã Professora: Adriana Amaral Aula 7

Público Alvo: a partir de 7 anos

Descrição: A partir da nossa última aula, usando apenas uma folha de papel iremos criar novas dobras e cortes para criar o livro das personagens geringonças.


Criaturas do Mar


O Livro das Personagens Geringonças


Olá, crianças!!


Na nossa última aula começamos a brincar de criar um livro que vira objeto-brinquedo para contar a história das nossas geringonças personagens. A partir de uma folha com dobras e cortes fizemos um pequeno livro. Na aula de hoje o desafio será vocês inventarem um outro livro objeto-brinquedo a partir de novas dobras e cortes que vocês conseguirem, inventando outros formatos de livro e páginas a partir do uso de uma folha de papel, vamos tentar?


Espero vocês na próxima aula com os livros e as histórias!!
Beijos



segunda-feira, 26 de abril de 2021

Palavras Estranhas e Engraçadas_Quarteto Segunda Tarde_Aula 08

 Palavras Estranhas e Engraçadas




Transformações_Maristela e Thiago_08 anos_ Aula 08

 Transformações


Descrição: A partir da observação do vídeo experimente as movimentações em diferentes partes do seu corpo.


Olá Crianças Tudo bem com vocês?!

Semana passada assistimos o vídeo de um broto de feijão crescendo. Para vocês lembrarem, compartilhamos aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=w77zPAtVTuI


Na atividade de hoje você vai se movimentar como se fosse uma semente crescendo.
Você vai se recolher e encolher o máximo que puder, e depois vai abrindo e esticando as diferentes partes do corpo (pernas, braços, pescoço, cabeça, dedos, mãos, pés, barriga e costas) até chegar no seu tamanho.
Você pode fazer isso deitado, em pé, encostado na parede ou no chão.
Experimente mudar a velocidade do seu crescimento, faça bem devagar, depois normal e depois rápido, com muito cuidado para não se machucar.
Peça para um adulto te ajudar a filmar esses movimentos.

Registre e compartilhe com a gente no grupo do Whatsapp.

 

Bem, é isso turma.

 

Até a próxima aula

 

Tchauuuu!