quinta-feira, 30 de abril de 2020

Oficina de Teatro Sopros femininos Quinta-feira Manhã

Título: Bichos que Despertam Sopros Femininos

Aula 3



Público-alvo: Adultos (acima de 18 anos)


Descrição: Aprofundando a proposta de desconstrução da linguagem buscamos novamente uma inspiração na nossa obra de referência. A visceralidade dos sons sibilados, uivados, latidos, coaxados, relinchados, cacarejados podem nos inspirar a alargar nosso sopro?

terça-feira, 28 de abril de 2020

Violinos ColetivosAula 3 Carla e Celso Sexta-feira de manhã


Título: As cordas do violino



Público Alvo: crianças de 7 a 12 anos.

Breve descrição de atividade: 

Nesta aula vamos aprender as quatro cordas do violino. Vamos também aprender um acompanhamento para música "Sansakroma" tocando nas cordas soltas do violino.



Olá turma de violinos coletivos!


Como vocês estão?

Para a aula de hoje, vamos aprender sobre as cordas do violino.

O violino tem quatro cordas, veja na imagem abaixo:
(o pessoal que está no segundo ano já sabe, né? Mas sempre é bom recordar)




A corda SOL é a mais grossa e também a mais grave.

A corda RÉ vem em seguida, um pouco menos grave que a sol.
Depois a corda LA, que já começa a ser uma corda aguda.
Em seguida temos a corda MI, a mais aguda e mais fininha.

Vamos aprender hoje como tocar o acompanhamento da música Sansakroma usando somente o som dessas cordas.
Quando tocamos as quatro cordas do violino sem pressionar os dedos da mão esquerda chamamos de “cordas soltas”.

Para o acompanhamento vamos tocar as cordas soltas em “duplas” assim:

Parte 1: Ré Ré Parte 2: Ré Ré
Ré Ré Ré Ré
Sol Sol Lá Lá
Ré Ré Ré Ré

Escute o áudio do acompanhamento e tente perceber quando é a corda RÉ, quando vai para a
SOL e quando vai para a LÁ na segunda parte.
Lembrando que neste acompanhamento nós não vamos tocar a corda Mi.
Depois de escutar o áudio do acompanhamento, escute o áudio que tem a melodia junto com o
acompanhamento.

Você consegue perceber bem o acompanhamento quando escuta ele junto com a melodia do
Sansakroma?

Que tal agora experimentar?

1. Experimente cantar a música do Sansakroma junto com o áudio do acompanhamento.


2. Depois experimente escutar o áudio com a melodia e bater palmas junto com o acompanhamento.


3. O que acham de contar pra gente como foi fazer essa atividade?




Título: Oficina de Estamparia Têxtil Artesanal | Block Printing Artista Professora Adriana Amaral

Postagem #3
Público Alvo: material aberto para todas as idades, porém recomendável para jovens e adultos a partir de 14 anos
Breve descrição de atividade: 
Nessa publicação as imagens dão continuidade ao processo de experimentação da matriz aplicada sobre superfícies de tecido como já apresentada nas aulas anteriores aqui publicadas. Nesse encontro abordamos o conceito de superfícies e possibilidades de pensar a estampa enquanto mensagem presente nas mais diversas formas contidas em nosso dia a dia. Decidimos também nesse encontro, que devido à dificuldade, por conta do isolamento, das integrantes conseguirem adquirir os materiais específicos, a partir do nosso próximo encontro online, começaremos dentro da proposta da oficina a pesquisar processos alternativos de criação de estampas, fazendo uso da técnica de tingimento natural, partindo da matéria-prima de alimentos disponíveis em casa.

Não se esqueçam de acompanhar o processo no nosso próximo encontro!

Referência bibliográfica utilizada no encontro: RÜTHSCHILING, Evelise Anicet. Design de Superfície. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2008.

Link de acesso para galeria de processos:

Oficina Artes Visuais


Aula 03

Título: A aquarela em processo.




Publico alvo: Crianças a partir de 7 anos

Neste vídeo mostro um pouco do meu fazer artístico, utilizando a técnica da aquarela em que apresento uma construção de uma paisagem no pôr do sol com todas as suas cores e luzes. 



https://youtu.be/viQAmsCTYxQ

Oficina de Teatro Artista Professor Antonio Correa Neto


Título: AS MÁSCARAS DO TEATRO ORIENTAL

















Optativo Dança Artista Professora Karime


Título: Pequenas Danças para Espaços Reduzidos

Público Alvo: crianças de 7 a 12 anos

Breve descrição de atividade: 

Esta é uma proposta com instruções para as crianças criarem regras de exploração de movimentos. Uma brincadeira na qual a escolha de espaços e ações específicas proporcionarão uma exploração criativa de movimentos e danças. 

Informações adicionais: 
Para as crianças menores é importante o acompanhamento de um adulto para apreensão da proposta.









Oficina de Teatro Artista - Professora Beth Castro


Titulo: Leitura Dramática

Publico Alvo: A partir de 13 anos 

Formato escolhido :PDF


Descrição da atividade: Olá turma, vocês leram o texto e assistiram à peça da semana passada? Espero que tenham lido e assistido, dando continuidade ao nosso processo de leitura de um texto teatral, segue a parte final do texto Muitas Luas, gostaria que vocês continuassem a leitura prestando atenção nos personagens. Após ler o texto anotem no caderno às características dos personagens, e escolhe um para criamos uma cena. Vamos começar a criar uma estrutura de cena partindo do personagem que cada um de vocês escolherem, pense como esse personagem se movimenta, se ele é novo ou velho, como seria a voz dele.  Boa leitura !


Oficina Teatro Terça-Feira Artistas Professores Milene Perez e Wanderley Piras


Título: O que é o que é?  




Público alvo: crianças e jovens a partir de 7 anos

Descrição:  Essa aula é um convite para você assistir um conto de adivinhação e solucionar enigmas. Vamos lá!

Optativo Teatro Quarta-feira Manhã Artista Professora Milene Perez


Título: Série Teatro em casa – Teatro de Sombras




Público alvo: crianças a partir de 7 anos

 Descrição: Esta é a terceira postagem da Série Teatro em casa. 
Quem não viu as anteriores é só acessar o Blog da EMIA. Hoje, daremos continuidade a nossa série, lembrando que a ideia é fazer teatro em casa com materiais que estão ao nosso alcance, certo? Vocês já ouviram falar em Teatro de Sombras? Eu preparei um vídeo para vocês. Assistam! Depois criem a sua história e divirtam-se!



Coral_Terçatarde_Julio Flavia_aula3

Título: Tecendo o repertório e treinando vocalizações



Público Alvo: crianças de 9 à 13 anos. 


Estão cantando as músicas que passamos nas nossas atividades anteriores? Alguém cantando (Caetano Veloso)? E o Chorinho (Maria Meron)?
Vamos fazer alguns vocalizes simples que podem ajudar a aquecer nossa voz para cantar melhor?

1.    Áudio 1 com Flávia_proposta de aquecimento corporal



2.    Áudio 2 com Julio_proposta de aquecimento vocal



Na atividade de hoje vamos propor uma música/brincadeira nova. A música será um complemento do aquecimento e poderá ser cantada de vários jeitos diferentes: rápida, lenta, como cantor de ópera, sussurrada, muito feliz ou bem triste ou como quiser.

3.    Vídeo didático 1 Iupi iá somente melodia



4.    Vídeo didático 2 Iupi iá letra e melodia 



1.     Áudio 3_Iupi iá vocalize abr 2020

Esta música é um trecho de uma brincadeira: “Fui visitar a minha tia em Marrocos”. Ela nos foi cantada por uma das crianças do grupo, o Miguel Silveira Leal, e os pais disseram que ele cantava muito esta música em casa.
Escute esta música conforme nos foi trazida por nosso aluno Miguel:


1.    Áudio 4_A Música como Miguel trouxe no Coral EMIA 2020


Vamos continuar pensando o que vocês cantam em casa? Que acharam do vídeo da música “Eu” do grupo Palavra Cantada? Lembraram alguma música que resgata alguma história da família? Comente conosco aqui ou nos envie algum áudio da música.
Por fim, escutem a música “Na asa do vento” de João do Vale e Luiz Vieira,  interpretada aqui por Caetano Veloso. Pretendemos trabalhar esta canção pensando no verso “A ciência da abeia, da aranha e a minha muita gente desconhece” e a possibilidade de revelarmos através das músicas as estórias e histórias das origens das famílias.
Vamos tecer uma teia de canções que sua família canta em casa?


Optativo de Artes Visuais 4a. Feira | Manhã Adriana Amaral

Título: Alçando Voo

Público Alvo: material aberto para todas as idades

Breve descrição da atividade:
O que você achou das Anthophilas da nossa aula anterior? Hoje, a proposta é você descobrir como será que esse pássaro aqui embaixo conseguiu criar asas e voar. Observe bem as sequência de imagens e depois procure dentro da sua casa ou quintal materiais que você possa utilizar para criar e imaginar o seu pássaro também voando. No nosso próximo encontro, vou mostrar pra vocês como é que esse aqui criou asas.
Até breve!









Oficina de Fotografia Artista Professor: Lucas Lopes




Título: Releitura caseira

Público alvo: crianças e adultos

Descrição: Na atividade de hoje vamos conhecer um grande acervo virtual: o `Google Artes e Cultura` para encontrar alguma obra de arte e criar uma releitura fotográfica em sua própria casa!










Optativo de Danças Urbanas


Título: Locking 

Público Alvo:  A partir de 07 anos
Professor: Douglas Iesus


Vamos dançar crianças.
A proposta é experimentar juntos nesse 3º encontro algum movimento da dança Locking. E depois brincar e improvisar a partir do Locking com a música que está no link desse postagem. 

Oficina: Coral Artistas-Professoras Priscilla e Viviane


Título  Seu pintor

Coral Professoras Priscilla Vilas Boas e Viviane Godoy

Público alvo  crianças 7 e 8 anos

Descrição:  
Nossa canção  de hoje, conta a história de uma criança  que tem idéias  inusitadas de pintura para os diferentes espaços de sua casa.
Neste vídeo, vamos cantar a canção  e pensar em possibilidades visuais.
E você, tem alguma idéia de pintura para sua casa?


https://youtu.be/Ct4jcmt3TNc

Oficina de Bordado: BordaEMIA - Artista-Professora Joana


Pontos da Esperança


Publico Alvo: a partir de 16 anos 

Breve descrição: 

Borde a sua palavra da esperança pela casa 
e compartilhe aqui nos comentários e no
instagram  #bordaemia  #pontosdaesperanca, 
grupo de mães e avós bordadeiras da Emia.

















Optativo_Cordas_ Coletivas_ Artistas Professores: Celso, Geraldo e Samuel

Título: Conhecendo os instrumentos da orquestra - Cordas 

Coletivas Terça Manhã e Tarde


Artistas Professores Geraldo Olivieri e Samuel Pereira

Público Alvo: A partir de crianças de 7 anos


Breve descrição de atividade: Atividade para conhecer um pouco mais os instrumentos da orquestra a partir de um site interativo chamado “Brincando de orquestra”. Em seguida trazemos vídeos por link de YouTube da peça “Pedro e o Lobo” de Prokofiev que apresenta sonoridades de diversos instrumentos e mais um vídeo com um desenho animado de uma orquestra. Segue para as Cordas Coletivas 2 o vídeo com instruções sobre postura - braço esquerdo e alinhamento do cotovelo.


Crianças que frequentam Cordas coletivas 1- O material a baixo é pra vocês!



Crianças que frequentam Cordas Coleitvas 2 acessem o link abaixo: