quinta-feira, 12 de novembro de 2020

E se a gente juntar Ritmo e Melodia? - Profs Celso e Carla - Aula 25

 

Título da Atividade - E se a gente juntar Ritmo e Melodia?

Faixa Etária - Crianças de 07 a 12 anos.

Descrição da Atividade - Em continuidade aos elementos musicais apresentados anteriormente, essa aula tem a proposta de criar um acompanhamento rítmico para uma melodia.



E se a gente juntar Ritmo e Melodia?



Vamos juntar ritmo e melodia?


Mas como se faz isso?


Quando juntamos vários elementos para fazer uma música, como tudo aquilo que nós chamamos de cozinha, lembra? O baixo e os ritmos são uma parte forte de uma música, que dão apoio para uma melodia que pode ser cantada. Mas além da melodia, da marcação de um ritmo e da linha de baixo, você já reparou nos sons que podem estar entre? Na semana passada, na música “Ciranda da Bailarina”, cantada por Mônica Salmaso, nós perguntamos sobre os outros instrumentos que também fazem melodias junto com a voz. 

Na hora de juntar todos os instrumentos de uma forma que comunique o que eu quero dizer com a música, nós criamos um ARRANJO.

Para criar um arranjo eu preciso saber:

O que eu quero dizer com essa música?


Arranjo é o jeito que os sons são organizados na música, o momento que um instrumento começa a tocar e para de tocar, quais tocam a melodia principal, a maneira que escolhemos para começar e terminar.


Escute a música “Silencia”, da cantora Ceumar:


https://www.youtube.com/watch?v=zMR976aOcR8


Depois conte para nós, pra onde essa música te conduziu?


Lembra da música Sansakroma?


(esse é o link da aula que tem a música com gravação e letra)

https://emiasp.blogspot.com/2020/04/violinos-coletivos-artistas-professores.html


Agora nós vamos lançar um desafio. Escolha em sua casa algum instrumento musical ou objeto sonoro que poderia ser usado em um arranjo para essa música. Experimente cantá-la criando um ritmo de acompanhamento com o som que você escolheu e envie para a gente no grupo de Whatsapp!




Ritos de Passagem - Prof: Ligia Borges - aula 25

  Ritos de Passagem





Público-alvo: Adultos (acima de 18 anos)


Descrição: Algumas relações entre os ritos de passagem e as narrativas são investigadas aqui ressaltando nosso vetor: a vocalidade das narradoras. Um relato de peregrinação dá início aos pensamentos.


    

Link s para o áudio:



https://soundcloud.com/user-120997162/ritos


https://drive.google.com/file/d/1TgWlw1u9tz9eOeAfXFI55qfra9WmqS2-/view?usp=sharing

Pergunta e resposta - Prof Glauco - aula 25


 Pergunta e resposta 


Público alvo: Crianças desde 7 anos e interessados. 

Descrição: Vamos brincar com as notas musicais de pergunta e resposta.


quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Paisagens Sonoras - Optativo Guitarra - Douglas F.

 


Título: Paisagens Sonoras


Nesse vídeo a proposta parte da criação de uma simples ideia com a guitarra pelos guitarristas Léo, Matheus e Raul, um gesto musical. A partir de suas propostas sonoras a elaboração de cada som com uma técnica somada à uma escala,  elaboramos uma sonoridade, constituindo assim uma paisagem sonora que iremos compartilhar e aprofundar em nosso próximo encontro na master class. Quantas ideias podemos juntar e como podemos ampliar essas ideias?



terça-feira, 10 de novembro de 2020

Título: Como nascem as perguntas_11e12_Lucas_Sheila_Aula 25

 

Título: Como nascem as perguntas?

Público: Turma de 11 e 12 Lucas e Sheila 

Descrição: Olá turma, estamos nos aproximando de nossa formatura e a proposta  

para essa atividade é que vocês criem um vídeo curto se apresentando e criando

 algumas perguntas poéticas sobre seu percurso nesses anos pela escola. 

Como referência para suas criações assistam o vídeo que segue nessa postagem
 
que criamos para vocês. 

Os vídeos criados devem ter no máximo 30 segundos e precisamos que eles

 sejam enviados em nosso grupo de WhatsApp até a quarta-feira dessa semana. 

Vamos construir esse momento juntos?




Voa passarinho! - Douglas F. e Priscilla - Aula 25

 Título: Voa passarinho! 


Público-alvo: crianças de 5 e 6 anos 

Descrição: Vocês já imaginaram ser passarinho? Se sim, como seria o voo de vocês? E o canto? Que cor vocês teriam? 

Ouçam o áudio para inspira-los a encontrar seus próprios jeitos de ser passarinho! 


segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Apreciação Musical - Viviane e Rosana - Aula 25


Título: APRECIAÇÃO MUSICAL


Público-Alvo: a partir de 18 anos

Olá!

Nossa proposta de hoje é uma apreciação musical de grupos vocais. Selecionamos grupos com diferentes estilos musicais para ampliação de repertório.

Sugerimos alguns pontos a serem observados durante a apreciação:

- Abertura de vozes
- Afinação 
- Divisão de tempo
- Dinâmica 
- Expressão 
- Movimento corporal 
- Acompanhamento instrumental

Estes são alguns dos pontos que compõem a apresentação de um grupo, faça suas observações e compartilhe conosco no próximo encontro on-line.

Link:




Bateria Armengue - Giselle e Telmo - Aula 25

 

Título: BATERIA ARMENGUE


Público-alvo: crianças de 5 e 6 anos

Professores: Giselle e Telmo

 

Descrição: Depois que o Saci voltou pra mata, deixou as notas no caminho. Comecei a cantar aqueles sons e tive a ideia de fazer uma batucada construindo uma bateria armengue.

Material: objetos que temos em casa, por exemplo potes plásticos ou latas.






Ouça como fazer!!

Bateria armengue.mp3


DO RE MI FA SOL

EU VOU TOCAR

NOS OBJETOS PRA CRIAR

Agora é só batucar!!

Batucar.mp3