sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

OFICINAS EMIA 2019 / 1º semestre



COMUNICADO DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA
OFICINAS DA ESCOLA MUNICIPAL DE INICIAÇÃO ARTÍSTICA

A Secretaria Municipal de Cultura, FAZ SABER que, das 0h01 do dia 19 às 23h59 do dia 20 de fevereiro de 2019, estarão abertas as inscrições para as Oficinas de Artes Visuais, Corais, Dança, Música e Teatro por meio do endereço eletrônico:

https://goo.gl/forms/c7A9K0CRYgZv84AU2

A classificação será por ordem de inscrição, estando limitada ao número de vagas de cada oficina.
Após receber um email de confirmação da vaga, o responsável deverá comparecer à Escola, no primeiro dia de aula, trinta minutos antes do horário, munido de um documento original de identidade e uma cópia, para efetivação da inscrição na secretaria da escola, Casa 3.
Caso a idade não confira com a faixa etária da oficina e caso não haja comparecimento no primeiro dia de aula, a inscrição será cancelada automaticamente.
A Escola Municipal de Iniciação Artística – EMIA, localiza-se à Rua Volkswagen, s/nº, Parque Lina e Paulo Raia, Jabaquara, São Paulo - SP, próxima à estação de metrô Conceição. Telefones (11) 5017.7552 e (11)5017.2192

ARTES VISUAIS

OFICINA DE CONSTRUÇÕES TRIDIMENSIONAIS
Artista Professor:  Daniel Freitas
Faixa Etária:  06 a 08 anos
Número de Vagas:  15
Horário:  quartas-feiras, das 15h30 às 17h30
Duração:  semestral
Início:  27 de fevereiro de 2019
Release:  Esta oficina tem por objetivo explorar diversos materiais e técnicas de construções tridimensionais - tais como argila, papel machê, sucata, objetos, elementos orgânicos e etc. - vivenciando a experiência de pesquisa e criação em artes visuais.

OFICINA ARTE TÊXTIL
Artista Professora:  Joana Salles
Faixa Etária:  07 a 11 anos
Número de Vagas:  15
Horário:  terças-feiras, das 13h30 às 15h20
Duração:  semestral
Início:  26 de fevereiro de 2019
Release:  Nessa oficina as crianças serão convidadas a desenvolver processos de criação utilizando tecidos, linhas, fios e experimentando diferentes linguagens têxteis, como: bordado, tear, tricô, costura e tingimento.

OFICINA FIGURINO TEATRAL
Artista Professora:  Joana Salles
Faixa Etária:  07 a 11 anos
Número de Vagas:  15
Horário:  terças-feiras, das 15h30 às 17h30
Duração:  anual
Início:  26 de fevereiro de 2019
Release: Oficina voltada para adultos e pais de alunos. Neste encontro semanal trabalharemos com a preservação e restauro do camarim da escola e principalmente com a criação e confecção de figurinos teatrais, em relação com os processos de criação dos cursos de teatro na EMIA.



LABORATÓRIO DE CONSTRUÇÃO DE OBJETOS SONOROS
Artista Professor:  Adriano Castelo Branco
Faixa Etária:  a partir de 18 anos
Número de Vagas:  15
Horário:  terças-feiras, das 17h30 às 19h30
Duração:  semestral
Início:  26 de fevereiro de 2019
Release:  Encontros semanais destinados à pesquisa e elaboração de instrumentos musicais alternativos com materiais de descarte e sucatas em geral. Através da criação de instrumentos de cordas, sopros e percussão, a ideia é que os participantes desenvolvam seus próprios projetos de dispositivos sonoros, esculturas sonoras e instalações sonoras.



OFICINA DE CRIAÇÕES VISUAIS
Artista Professor:  Marcos Venceslau
Faixa Etária:  13 a 18 anos
Número de Vagas:  15
Horário:  terças-feiras, 15h às 17h
Duração:  anual
Início:  26 de fevereiro de 2019
Release:  Nesta oficina serão desenvolvidos processos de criação em artes visuais a partir da experimentação e pesquisa de diferentes técnicas e conceitos. Os participantes serão convidados a desenvolver um projeto autoral de modo individual ou coletivo. Desenhos, pinturas, painel/mural, modelagem, esculturas, colagem, construções, instalações, entre outros.




CORAIS


CORAL DA FAMÍLIA
Artista Professora:  Viviane Godoy e Rosana Bergamasco
Faixa Etária:  acima de 20 anos, familiares de alunos e ex-alunos da EMIA
Número de Vagas:  30
Horário:  terças-feiras, das 15h30 às 17h
Duração:  anual
Início:  26 de fevereiro de 2019
Release: A oficina visa desenvolver a sensibilidade artística de seus integrantes, utilizando como meio expressivo o canto coral. Propiciaremos aos participantes a possibilidade de conhecer e vivenciar diversos estilos musicais.


CORAL DE 9 A 13 ANOS
Artistas Professores:  Flávia Ferraz e Júlio Maluf
Faixa Etária:  9 a 13 anos
Número de Vagas:  20
Horário:  terça-feira das 16h30 às 18h
Duração:  anual
Início:  26 de fevereiro de 2019
Release:  Coral de crianças com a proposta de fazer música utilizando a voz. Por meio de canções e brincadeiras musicais, busca-se ampliar as possibilidades vocais dos participantes, propondo um trabalho de corpo e voz com apoio da linguagem cênica e visual.


CORAL DE 7 A 9 ANOS
Artistas Professoras:  Priscilla Vilas Boas e Viviane Godoy
Faixa Etária:  de 07 a 09 anos
Número de Vagas:  30
Horário:  quintas- feiras, das 16h30 às 17h30
Duração:  anual
Início:  28 de fevereiro de 2019
Release:  A oficina tem como proposta o desenvolvimento da sensibilidade artística através da experiência da sonoridade do corpo em movimento. Os participantes são convidados a explorar e compor narrativas sonoras e corporais.


DANÇA

OFICINA ESTAÇÕES DO MOVIMENTO
Artista Professora:  Márcia Maddaloni
Faixa etária:  acima de 18 anos
Número de Vagas:  15
Horário:  terças-feiras, das 16h30 às 18h30
Duração:  anual
Início:  26 de fevereiro de 2019
Release:  Através de jogos corporais e teatrais esta oficina busca desenvolver a consciência do corpo em movimento, por meio de qualidades físicas como força, flexibilidade, lateralidade e domínio espacial, priorizando a criação dentro das possibilidades de cada indivíduo, estabelecendo um processo que resultará em um trabalho cênico.

LABORATÓRIO DE VIDEODANÇA PARA CRIANÇAS
Artistas Professoras:  Adriana Amaral e Maryah Monteiro
Faixa etária:  de 08 a 11 anos
Número de Vagas:  15
Horário:  quintas-feiras, das 9h30 às 11h30
Duração:  anual
Início:  28 de fevereiro de 2019
Release:  Esta oficina contempla a experimentação e expansão de processos artísticos em videodança (corpo-movimento-câmera-imagem) através da prática e compartilhamento imersivo, métodos pedagógicos e criativos com as crianças. Os encontros são guiados pelas professoras-artistas das áreas de dança e artes visuais com abertura e interesse para levantar e investigar possibilidades de estudos, jogos, ideias, repertórios, referências e experiências e impressões de cada um, entre professoras e crianças nesse processo.

OFICINA TECNOLOGINGAS: GIRIAS, GIROS E GESTOS
Artista Professor:  Douglas Iesus
Faixa etária:  de 09 a 17 anos
Número de Vagas:  15
Horário:  sextas-feiras, das 13h30 às 15h30
Duração:  anual
Início:  29 de fevereiro de 2019
Release: Este projeto consiste na proposta de oficinas continuadas de danças a partir da pesquisa de linguagem Encruzilhada a serem oferecidas para jovens, tendo como objetivo provocar nos corpos reflexões sobre as danças afro-brasileiras na contemporaneidade a partir dos movimentos de resistência sócio-históricas. A dança Encruzilhada, criada a partir do encontro com as danças do Hip Hop e das manifestações culturais do Brasil, se manifesta tendo em vista a experiência e história dos presentes. Cada pessoa nessa oficina será fomentadora de histórias, desses brasis, pensamentos acerca das condições às quais vivem em seus guetos, periferias, favelas, margens, quilombos, re-existindo dia após dia, criando meios de produzir vida a partir de suas tecnologias (ou tecnologingas) culturais (comidas, sotaques, gírias, musicas, danças, religiões, manifestações), tantas que não conseguiríamos só aqui nesse projeto dar conta de dizer em palavras escritas, por isso escolhemos recriá-las em dança Encruzilhada.

OFICINA DANÇA CONTEMPORÂNEA PARA ADULTOS
Artista Professora: Karime Nivoloni
Faixa etária: acima  de 18 anos
Número de vagas: 12
Horário: terças-feiras, das 10h10 às 12h
Duração: Anual
Início: 26 de fevereiro de 2019
Release: Nesta oficina de dança, as experiências de investigação de movimento terão enfoque no estudo e exploração de estruturas corporais. A partir do mergulho nas sensações do corpo através de toques, experimentação de padrões e improvisos, abriremos espaço para a pesquisa de uma dança autoral.


MÚSICA

OFICINA DE PRÁTICA DE CONJUNTO
Artista Professor:  Antonio Vaz Lemes
Faixa Etária:  ex-alunos da EMIA com conhecimento básico do instrumento
Número de Vagas:  08
Horário:  segundas-feiras, das16h30 às 18h
Duração:  anual
Início:  25 de fevereiro de 2019
Release:  Prática de Conjunto é parte importante na formação do músico, seja no aspecto social ou disciplinar, pois tem como objetivos promover a interação dos intérpretes na realização musical coletiva e cultivar-lhe a consciência da realização musical em grupo. A prática abrange grupos de estudantes de todos os segmentos de cordas, sopros, percussão, canto; em ambos os gêneros - clássico e popular.  A oficina tem como objetivo fornecer uma parte importante da formação musical, que é a interpretação de sua arte veiculada e manifestada em conjunto. Conteúdos previstos: repertório, interpretação, função e concepção de cada instrumento no contexto musical, improvisação (rítmica e melódica), escala e acorde, percepção, apreciação musical.


OFICINA SONS EM MOVIMENTO-TRILHA SONORA
Artista Professora:  Cintia Zanco
Faixa Etária:  de 10 a 14 anos
Número de Vagas:  10
Horário:  terças-feiras, das 10h15 às 12h
Início:  26 de fevereiro de 2019
Duração:  anual
Release:  A oficina consistirá na realização de vídeos de curta metragem na técnica Stop Motion e respectivas trilhas sonoras, elaboração de roteiro, pesquisa de técnicas de narrativa, de uso da música e dos sons e de imagens serão a tônica.


OFICINA DA SUCATA AO SOM, DO SOM À MÚSICA
Artista Professor:  Wilson Dias
Faixa etária:  11 a 16 anos
Número de Vagas:  15
Horário:  sábados, das 9h às 11h
Duração:  anual
Início:  09 de março de 2019
Release:  Prática em grupo utilizando material reciclado. Um trabalho musical e cênico em que as crianças, a partir de suas experiências pessoais, inventam instrumentos musicais, músicas e histórias, com o material disponível (sucata).
Uma prática criativa, colaborativa e de parceria que inclui jogos e brincadeiras musicais.


ORQUESTRA INFANTOJUVENIL DA EMIA

Artistas Professores:  Geraldo Olivieri, Julio Maluf, Liliana Bertolini e Nado Garcia
Faixa Etária:  acima de 9 anos
Horário:  sábados, das 10h às 13h
Duração:  anual
Início:  02 de março de 2019
Release:  A Orquestra da Emia com 30 anos de existência no bairro do Jabaquara, desenvolvendo um repertório da Música Clássica, Folclórica, Popular e Experimental, abre vagas para os seguintes instrumentos:
1. violinos, violas, cellos e contrabaixo - naipe das cordas com arco
2. flautas doces, flautas transversais, clarinete, saxofones e oboé - naipe dos sopros
3. violões - cordas dedilhadas
4. percussão em geral - pandeiro, xilofones, bumbo, bateria
Requisitos básicos: ter 2 anos de prática instrumental; conhecer  a leitura musical; alunos e ex-alunos podem se inscrever
Obs: A Orquestra EMIA não ensina a iniciação instrumental, ela consiste na Prática Instrumental em Grupo.



TEATRO


OFICINA “O TEATRO É A TRAVESSIA”
Artista Professora:  Beth Castro
Faixa Etária:  acima de 12 anos
Número de Vagas:  15
Horário:  segundas-feiras, das 15h30 às 17h30
Duração:  anual
Início:  25 de fevereiro de 2019
Release:  O presente projeto de oficina teatral “O teatro é a travessia” consiste em uma oficina constituída de dois módulos, que compreendem ao todo dois semestres. O foco da oficina é trabalhar os elementos mais essenciais da linguagem teatral. Por meio de jogos, exercícios cênicos, atividades em grupo, criação de cenas, experimentação corporal, experimento sonoros e improvisação, a oficina tem como alvo levar o aluno a uma jornada de autoconhecimento, ao mesmo tempo em que proporciona um exercício de convívio humano e criativo, um contexto onde a criação coletiva é o cerne não apenas de uma experiência no campo da arte, mas principalmente da construção de uma obra. Ao final da oficina pretende-se a apresentação de um Exercício Cênico, uma amostra do processo vivenciado pelo grupo.


OFICINA DE CONSTRUÇÃO DE BONECOS
Artista Professor:  Paulo Farah
Faixa Etária:  acima de 08 anos
Número de Vagas:  15
Horário:  terças-feiras, das 10h às 11h30
Duração:  anual
Início:  26 de fevereiro de 2019
Release:  Esta é uma oficina prática e teórica de construção de bonecos, que podem ser usados para se contar histórias em aulas, no teatro, na rua,  em passeatas, folguedos. Haverá uma linha mestra para a construção de bonecos articulados, que servirá de base para a orientação dos projetos dos alunos. Além da parte prática, nas primeiras aulas serão abordados alguns aspectos teóricos a respeito da história e dos tipos de boneco. Para a construção dos bonecos os alunos aprenderão a trabalhar com várias técnicas, ferramentas e materiais, que serão progressivamente ensinados, como a preparação da estrutura, a escultura do corpo e da cabeça, a papelagem, pintura, confecção de cabelo e roupa. Se for projeto do aluno, ele poderá trabalhar com materiais alternativos.


OFICINA DE TEATRO COM MONTAGEM TEATRAL
Artista Professor: Wando Piras
Faixa Etária:  a partir de 13 anos
Número de Vagas:  15 alunos
Horário:  terças-feiras, das 16h40 às 18h40
Duração:  anual
Início:  26 de fevereiro de 2019
Release:  A oficina terá dois módulos e trabalhará com o sistema de jogos teatrais, trazendo a leitura de textos teatrais, a dança e a música como estímulos para elaboração de cenas.
1º Módulo - Iniciaremos com os jogos teatrais, onde a presença do jogador/aluno em cena é fundamental à atuação e que poderá ser atingida através do jogo. Este é um trabalho onde o corpo indicará o caminho, pois possibilita que o jogador/aluno se coloque no momento presente (aqui e agora). Este estado de presença é o que possibilita o conhecimento do novo, do surpreendente. Esse trabalho servirá como base para as improvisações ao longo da oficina.
2º Módulo - De acordo com o material levantado pelo grupo, durante a primeira etapa, vamos realizar uma encenação. Nesta fase, o grupo terá a oportunidade de experienciar o processo de criação, produção e montagem de um espetáculo teatral.


OFICINA DE TEATRO PARA EX-ALUNOS DA EMIA
Artista Professor:  Antonio Correa Neto
Faixa Etária:  acima de 13 anos
Número de Vagas:  15
Horário:  quintas-feiras, das 15h30 às 17h30
Duração:  anual
Início:  01 de março de 2019
Release:  Buscando aprofundamento no jogo teatral, a oficina pretende oferecer um prolongamento de um tempo vivido dos cinco aos 13 anos dentro da escola, não no sentido de reviver o passado, mas preenchendo uma lacuna deixada pelo afastamento natural ao termino do tempo do curso regular.
A oficina pretende continuar trabalhando com jogos, mas também discutir conceitos pertinentes à linguagem como: produção, figurino, iluminação, dramaturgia, encenação, interpretação, relação palco plateia etc.
A ideia é trabalhar dentro da ótica do teatro colaborativo, ou seja, a partir da sala de ensaio, talvez a principal mudança de perspectiva para as aulas de outrora, pois não falamos apenas em sala de aula, mas um núcleo de estudos do teatro.