terça-feira, 21 de setembro de 2021

A dança dos Gigantes de Pedra

 EMIA – Quarteto | Terça-feira à tarde

Publicação Aula 23

Profs. Adriana/Beth/Thiago/Ana Claudia

Título: A dança dos Gigantes de Pedra

Público Alvo: Crianças 09-10 anos

Descrição: Nessa proposta as crianças vão  explorar as possibilidades de movimentação com o boneco criado na aula anterior. Cada uma vai escolher uma música para realizar essa experimentação.


Olá Crianças, tudo bem com vocês?

Em nossa última aula construímos o personagem “Gigante de Pedra", estão lembrados? Utilizamos materiais simples como papel, cola, fita crepe ou durex.

Na atividade de hoje vamos explorar as movimentações desse boneco, com uma música escolhida especialmente para inspirar e dar vida a esse personagem.

Primeiro escolham um lugar na casa de vocês para compor a atmosfera da cena que desejam criar.

Em seguida coloque a música já escolhida que combine com a cena que será feita. 

Então comece a explorar as movimentações que esse boneco pode fazer com os braços, pernas, cabeça, giros e outras posições em que ele pode ficar.

Faço um registro dessa exploração, filme e mande pra gente no whatsapp um vídeo de até 01 minuto.

Por hoje é isso.

Até a próxima turma.
Tchau!!





segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Alô? - Aula 23 - profs: Karime e Simone

Título: Alô

Turma: 8 anos

Descrição: Relembrar a personagem criada, aprofundar suas características, escolher um acessório e um “telefone mirabolante” para ela, e criar um desenho de onde ela vive. 





O Telefone foi criado  pelo escocês Alexander Graham Bell em 1876. 



Olá, Turma! Tudo bem com vocês?


Vocês se lembram do jogo que fizemos no encontro passado com as “ligações telefônicas”? Então, como gostaram muito dessa proposta, daremos continuidade a ela. Mas para isso, vamos retomar as personagens criadas nesse semestre. Lembram daquele ser que vinha de um outro universo/planeta? Será que ele faria uma ligação telefônica para um de nós? O que ele falaria? Por que ligaria? 


Para isso é preciso primeiro definir melhor as características dessa personagem.


Quem é ela/ele/x?

Como é ?

Qual é o seu planeta/universo?

Como é a sua casa? Onde dorme? O que come?

O que ele/ela faz? Do que gosta?

Ela/ele/x tem uma profissão? Qual é?

Tem uma amiga/o?


A ideia é que você possa ser essa personagem no nosso próximo encontro!


Escolha algum acessório que o transforme nesta personagem, Por exemplo, algo que coloque na cabeça, uma máscara, uma pintura no corpo etc. Use a sua imaginação e criatividade! 


Crie também o seu telefone/instrumento de comunicação para as nossas ligações. Como ela/ele/x veio de um outro lugar, qualquer invenção mirabolante serve!


Ah, para entrar no universo desse ser, faça um desenho da casa em que ela/ele/x vive. Traga esse desenho para o próximo encontro! Busque detalhar os cômodos e objetos dessa “casa”. Não se esqueça de colocar o personagem dentro da casa!


Até a próxima semana!


Retratos e Histórias II

 

EMIA - SP

Optativo de Artes Visuais Terça-feira | Manhã

Professora: Adriana Amaral

Aula 22

Título: Retratos e Histórias II

Público Alvo: a partir de 7 anos

Descrição: A partir das fotografias escolhidas para narrar nossas próprias histórias, criando nossos álbuns de retrato, vamos escolher uma delas para continuar trabalhar com essa ideia a partir da experimentação, usando agora a linguagem da pintura e suas inúmeras possibilidades.


Whitfield Novell - Kim LX. The Rouge and the noir, 2011

                                          Whitfield Novell - Kim LX. O Vermelho e o Preto, 2011


Retratos e Histórias II


Olá, crianças!!


Na nossa última aula começamos a trabalhar com a proposta de fazermos nossos retratos e autorretratos utilizando a linguagem da pintura, partimos das fotografias dos nossos álbuns de família. Vamos continuar com essa investigação na pintura? Que materiais além do papel ou tela de tecido com tintas podemos procurar aí em casa para começarmos esse trabalho? O artista estadunidense Whitfield Novell utiliza muitos materiais diferentes para retratar pessoas da sua família e ele mesmo, desde papel até madeiras, misturando tintas, lápis e carvão, além de trazer para a pintura objetos da natureza ou do dia a dia para compor a imagem. Tentem fazer essas descobertas aí na casa de vocês também, além de pintar sobre o suporte que quiser, papel, tecido, papelão ou a própria tela do aplicativo, para quem for usar o celular para fazer pintura, escolha um objeto que você queira que seja mostrado junto com a pintura que você fizer para compor também a imagem.


Até a próxima semana!
Beijos





Título: MascarAção_Profs Marcos,Maristela, Rosa,Thiago_Aula 23

Título: MascarAção


Público Alvo: Crianças 09-10 anos 

Descrição: Criar movimentos, gestualidades e situações com as máscaras inventadas na aula.


 Olá turma!

 Em nossa última aula criamos máscaras de maneira muito simples e experimentamos uma pequena encenação. 

Na atividade de hoje vocês vão criar gestos, movimentos e uma situação para esse personagem que vai ganhar vida com a sua máscara. 

Experimente diferentes maneiras de se movimentar com sua máscara, como: mexer a cabeça, as mãos, ombros, pés, pernas e mãos. 

Depois de encontrar o melhor “jeito” desse personagem se mexer, peça ajuda para algum adulto responsável filmar sua atuação e envie pra gente no grupo de Whatsapp.

 É isso turma.

 Até breve.

 Tchauu!

Título: Metamorfose_Profs Maristela e Thiago_Aula 23

 Título: Metamorfose




Público Alvo: Crianças 08 anos 

Descrição: Nesta atividade as crianças vão criar movimentos e sons dos animais inventados e produzir um pequeno vídeo.


Olá Crianças, como estão?

 Na aula passada fizemos a metamorfose - transformação, da borboleta para a lagarta estão lembrados?

 Na atividade de hoje vocês vão se transformar nos animais criados nas últimas aulas, que são:

 • Coelho com bico de pombo.
 • cachorro com pata e rabo gato e cabeça de golfinho, cor laranja.
 • Águia com corpo de pinguim, bico de benjamin e asa vermelha e pega fogo na cabeça.
 • Tubarão com perna de cachorro, focinho de raposa e corpo de cor verde.
 • Raposa com rabo de urso polar, olho e dente de piranha.
 • Raia com cabeça de tubarão, rabo de peixe palhaço, barriga de piranha.
 • Guepardo com cabeça de leão.
 • Tubarão com cabeça de cobra.
 • Cabeça de cachorro, tronco de leão, 4 pernas de gente.
 • Tentáculos de lula, tronco de crocodilo, cabeça de pinguim

Você pode escolher um ou mais desses animais, ou criar um outro para fazer suas transformações.

 Movimente-se com as diferentes partes do corpo, braços, cabeça, costas, pernas, rosto, pés, mãos e use

 a sua voz para fazer o som desses animais e das partes que se transformam. Faça um vídeo, peça para

 algum responsável filmar, e compartilhe no grupo do WhatsApp.

 Por hoje é só. 

Até a próxima aula, turma.