sexta-feira, 19 de março de 2021
Medos e fortalezas - Profas. Deise e Ligia - 6a tarde - Aula 3
Público-alvo: Turma de 5 e 6 anos
Descrição: Uma mula-sem-cabeça galopa o convite para avistar os medos e
encontrar atalhos para encará-los. Uma coleção de medos e fortalezas, abrigos
de coragem é o horizonte da nossa proposta. Aperta a mão de alguém e vem!
quinta-feira, 18 de março de 2021
Investigando Processos / Adriana e Daniel - 5ªfeira tarde
EMIA
11-12 Artes Visuais | Quinta-feira Tarde
Professores:. Adriana Amaral e Daniel Freitas
Aula 3 - Postagem no Blog
Título: Investigando processos
Público Alvo: 11 - 12 anos
Descrição: Investigar ferramentas para processos de criação, o que será que cada um de nós precisamos para começar a criação?
INVESTIGANDO PROCESSOS
Olá, Turma!!
Na aula da semana passada, cada um de vocês apresentou alguém da família que trabalha com criação artística: músicos, instrumentistas, desenhistas, caligrafistas, pintores, escultores, tatuadores, cozinheiros, paisagistas, dançarinas... Enfim, foram muitos artistas!! Quanto conhecimento trocamos. Para essa semana vamos pedir para vocês pesquisarem algumas ferramentas que vocês acham que são necessárias para a criação artística de vocês. Por exemplo, vimos que um músico multi instrumentista toca um monte de instrumentos e eles são as suas ferramentas de trabalho e criação. E a ferramenta de cada um de vocês, qual seria? Lápis, pincel, tesoura, martelo ou uma câmera? Ou seria uma outra coisa diferente e especial pra você? Então, traga para a próxima aula sua caixa de ferramenta, ela será o disparador para iniciarmos os nossos processos de criação.
Beijos,
Até semana que vem!!
Perspectivas de uma caminho de descobertas / Maristela e Telmo 5 ª feira / aula 3
Escola Municipal de Iniciação Artística
8 anos - 5ª feira - manhã
Professores: Maristela Loureiro e Telmo Rocha
Título: Perspectivas: um caminho de descobertas
Público: 8 e 9 anos
Descrição: Com materiais do cotidiano faremos confecção de máscaras.
Olá crianças, tudo bem?
Em nosso último encontro fizemos uma máscara utilizando apenas uma folha de papel. Hoje iremos propor uma diferente, e para isso utilizaremos materiais que poderemos encontrar na nossa casa: um pedaço de papelão, canetinha, tinta, tesoura, revista, cola, etc.
Veja o vídeo e tenha algumas ideias para sua nova construção.
Você pode modificar o exemplo que viu nesta apresentação; utilize outros materiais como tampinhas, pedaço de lã, potinhos e outras coisas legais que encontrar aí. Faça uma pesquisa e crie sua máscara para usarmos nas próximas aulas.
Até o próximo encontro.
quarta-feira, 17 de março de 2021
Acordes 1 - Em e G_Douglas_OptativoGuitarra_aula3
Acordes 1 - Em e G
Público-alvo: Crianças a partir de 8 anos
Descrição: Introdução de dois acordes para nunca mais esquecermos. No começo pode parecer difícil, mas logo que entendemos a mão no braço da guitarra e descobrimos a sonoridade desses acordes tudo fica mais simples. Seguem as ilustrações para ajudar.
O que vi ao longe, o que vejo perto_Simone e Flávia_Aula03
“O que vi ao longe, o que vejo perto ”
Faixa etária: 7 anos
Descrição: Relembrar a proposta realizada na aula online. Pesquisar objetos miúdos pela casa.
Olá turma! Como estão?
Na aula passada fizemos a seguinte pergunta:
“Qual foi a coisa mais longe que você avistou na vida?”
Algumas crianças responderam: um urubu, pessoas na terra vistas do avião, o Pico do Jaraguá visto da janela de casa, um pica-pau numa árvore, uma praia, entre outros.
E a sua resposta, qual seria?
Depois fizemos uma brincadeira de buscar um objeto da casa que estivesse bem longe de você.
Vamos experimentar?
Qual objeto você achou?
Ah, brincamos também de buscar objetos de formas, cores, tamanhos, materiais e texturas diferentes. Se puder, faça essa brincadeira com os seus familiares. Por exemplo, a cada rodada uma pessoa escolhe um desses elementos “ um objeto áspero" ou “um objeto amarelo" ou “um objeto de madeira" e todos devem buscar esse objeto pela casa.
Invente também novas regras! Aproveite a brincadeira!
Para a próxima aula online combinamos de procurar pela casa objetos bem pequenos.
Quais são as miudezas que você encontra no seu lar?
Escolha um pote ou caixa para colocar os objetos coletados e traga para o nosso próximo encontro!
Estamos curiosas para ver o que é que vocês vão nos mostrar!!
Uma boa semana pra vocês!
Flávia e Simone
terça-feira, 16 de março de 2021
Corpografias dos nomes_Quarteto_terçatarde _DouglasLigiaLucasMadda_Aula3_2021
Público-alvo: Crianças de 9 a 11 anos (Quarteto)
Descrição: Um mosaico de escrituras corporais é o nosso primeiro mapa. Nele os participantes experimentaram trajetos com diferentes partes do corpo e vocalidades desenhando o nome no espaço.
As Tecnologias do Corpo_Quarteto - Terça Tarde_ ThiagoAdrianaAnaBeth Aula 3
Imagem: Reprodução fotográfica Caio Palazzo
EMIA - Quarteto - Terça Tarde
Profs. Thiago/Beth/Adriana/Ana Claudia
Aula 3 - Postagem no Blog
Título: As Tecnologias do Corpo
Público Alvo: Crianças 09-10 anos
Descrição: Experimentação das possíveis tecnologias do corpo com a música de Naná Vasconcelos
As tecnologias do Corpo.
Olá crianças, tudo bem com vocês?!
Dando continuidade ao nosso último encontro, vamos na atividade de hoje propor que cada um de vocês explorem os movimentos de deslocamento do corpo, lembrando das tecnologias que vimos nos objetos que vocês apresentaram em nossa última aula.
Vocês podem começar com três eixos:
Deslocar de um lugar para outro da casa, desviando dos objetos e móveis.
Encontrar diferentes posições para se Equilibrar durante os deslocamentos.
Encaixar em diferentes lugares, móveis e objetos.
Crie um caminho para realizar essas movimentações ouvindo como trilha sonora a produção musical de Africadeus de Naná Vasconcelos, que colocamos aqui na postagem, e aproveitem também para assistir o vídeo no link abaixo com o próprio artista realizando sua performance musical. No nosso próximo encontro nos digam o que vocês perceberam de tecnologia nesse trabalho.
Peçam para alguém em casa filmar suas experimentações e compartilhem com a gente no nosso grupo.
É isso crianças.
Até o próximo encontro!!
Beijos,
Quarteto
Vídeo: Naná Vasconcelos - Africadeus https://youtu.be/1XhIiUrBalI
Aqui você ouve a trilha sonora:
ARVORAR-SE_ Giselle e Telmo _ 5 e 6 anos aula 3
Público-alvo: crianças de 5 e 6 anos
Profs.: Giselle Ramos e Telmo Rocha
Descrição: Vamos ver uma animação de como uma árvore se desenvolve e depois,
fazer um desenho.
Para assistir a animação clic aqui:
https://docs.google.com/presentation/d/e/2PACX-1vQQNBTMOnxGTtoA1GtrSG_uzzsN6WC3cAgSds31rgdkc2JiufryFX2jPsSQIR1GMVjXx8xKz6l_g7BT/pub?start=false&loop=false&delayms=5000&slide=id.p
Até a próxima pessoal!!!
segunda-feira, 15 de março de 2021
Sabores da vida_Giselle e Paulo F._07 anos_aula03
Sabores da vida
Público Alvo: crianças de 7 e 8 anos
Em nosso encontro online conversamos sobre o que gostamos e não gostamos.
Quais são os sabores da vida?
Doce, divertido, salgado, triste, amargo, picante… Com o que me identifico?
Escute nosso áudio:
https://soundcloud.com/user-489896918/sabores-da-vida/s-l74ByU7I0JF
Proposta:
Escrever o que gosta e não gosta em uma folha de papel,
(se necessário, pedir ajuda aos pais para escrever).
GOSTO NÃO GOSTO
A D C
B D NA F C M E G T F M
G M O T Ç
L N G P L
Quantos mundos cabem em seu mundo?_Maristela_Marcos_Rosa_Thiago_Aula03
Quantos mundos cabem em seu mundo?
Público: 9 e 10 anos
Descrição: A partir da observação de imagens, imagine uma história.
Olá crianças, tudo bem com vocês?
Hoje vamos fazer uma atividade pensando em coisas que estão no nosso
dia a dia e não conseguimos perceber.
Observe as imagens abaixo com atenção aos detalhes, você pode ampliar,
diminuir, virar de ponta cabeça, etc. para encontrar mais informações.
Registre sua história em imagem, áudio, vídeo, música, dança ou texto.
A escolha é sua…
Até o próximo encontro.
Desenho de uma parte do corpo_Giselle e Rosa_7 anos_Aula03
Desenho de uma parte do corpo
Público Alvo: 7 anos
Descrição: desenhar uma parte do corpo com o material que preferir.
Em nosso primeiro encontro exploramos a imagem da câmera,
mostrando apenas uma parte do nosso corpo na janela virtual.
Mostramos os dentes, o olho, o pé…
e depois brincamos de esconde-esconde deixando apenas uma parte
do corpo visível.
Qual parte você deixou?
Proposta: vamos desenhar apenas uma parte do nosso corpo.
Material: papel, lápis (ou caneta, canetinha, lápis de cor, giz de cera…)
Deixamos uma mensagem de voz para as crianças:
https://soundcloud.com/user-489896918/desenhar-uma-parte-do-corpo/s-8AbqJqTrJox
Você pode enviar seu desenho para o grupo de whatsapp ou postar no PADLET.
"Possibilidades, criações, composições e rituais..."_Maristela e Thiago_8 anos_Aula 03
"Possibilidades, criações, composições e rituais..."