sexta-feira, 24 de abril de 2020

Quarteto_3ªtarde _CelsoLucasLigiaMadda_Trecos e troços em aventuras e piruetas_Aula3

Título: Trecos e troços em aventuras e piruetas

Público-alvo: Crianças de 9 a 11 anos (Quarteto)


Descrição: Em mais um passo-pirueta no nosso desafio de lançar um olhar criativo para os objetos da casa, disparamos nossa flecha para as possibilidades de contação de histórias e teatro de objetos. Apresentamos algumas dicas supimpas de vídeos na internet para dar asas, danças doidas e Vozes ValentianasViVasVormosas para cacarecos e coisas da casa. Para quais objetos da casa você vai disparar a sua flecha?










A Mulher e o Cozinheiro


                                  Aranha, o grilo e o Jacaré







quinta-feira, 23 de abril de 2020

Quarteto_4ªT_Ligia Rosa, Milene, Priscilla, Joana_Sereia rainha do mar_aula3

Título:Sereia rainha do mar

Descrição: 
O jongo ou canxambu é um rítmo que teve suas origens na região africana do Congo - Angola. Chegou ao Brasil-Colônia com os  povos escravizados de origem bantu para a região do Vale do Paraíba, no interior dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, e São Paulo. Hoje em São Paulo, um dos jongos mais tradicionais é o Jongo do Tamandaré de Guaratinguetá (interior de São Paulo), e do Rio de Janeiro (Jongo da Serrinha). 

** Veja e ouça o vídeo com atenção.




**  Reconhece os instrumentos de percussão que estão acompanhando a canção?

** Repita o palmeado e acompanhe a canção.

** Segue a letra da música :
     Minha mãe é uma sereia
     Mora no fundo do mar
     Eu também sou filha dela meu Deus do céu
     Moro no mesmo lugar (Canção tradicional) 
     (Aprendi este ponto com o Jongo do Quilombo do Campinho de Paraty)

**  Cante a canção, sozinho (a)

**  Cante a canção com sua família.

**  A sereia do mar, na cultura de matrizes africanas representa qual orixá, você sabe?

**  Se já descobriu, sabe qual é o dia que fazem festas para ela, e onde?

**  E também o que levam de presente para ela?

**  Você conhece alguma música da cultura brasileira que faça homenagem a está orixá?


Quarteto_3ªManhã_DouglasLauraMileneSimone_Tatatataravô Tatatataravó_aula3


Título: Tatatataravô Tatatataravó


Faixa etária: entre 9 e 10 anos

Descrição: Nesta 3ª aula, vamos a busca do que não se pode ver.
Descobrir os encantos de quem veio antes de nós!

A voz das Avós:

https://soundcloud.com/user-162793970/a-voz-de-avos/s-J9HsjEdlEcU

Toda Família:

https://soundcloud.com/user-162793970/toda-familia/s-nAbFMCOCeWc


Quarteto_5ªmanha_ValeskaDanielShirleiWando_Corpos Desviantes_aula3

Titulo: Corpos Desviantes 

Público alvo: crianças de 09 e 10 anos 

Breve descrição: Neste encontro, vamos criar e brincar a partir do preenchimento do espaço do centro com os objetos da borda. Vamos nos transformar em Corpos Desviantes! Mas, o que é isso? Como isso? Para saber, assista ao nosso vídeo até o final. Boas criações!





Quarteto 4ª Manhã. Andréa, Flávia, Simone e Viviane_A nossa casa de sempre, de um jeito diferente_aula 3

Título: A nossa casa de sempre, de um jeito diferente.
Público alvo: crianças entre 09 e 13 anos
Descrição: criar um trabalho artístico com os objetos presentes na casa, explorando
 diferentes espaços e materiais.

Escute a áudio-aula que preparamos para vocês:
Referências artísticas para pesquisa:
Se desejarem, nos links abaixo vocês poderão conhecer o trabalho de dois artistas que
 também utilizaram objetos do cotidiano em suas criações.
A artista francesa Sophie Calle, produziu em 1997 uma obra chamada Dieta
Cromática, em que criou cardápios de refeições diárias com base nas cores dos alimentos.
 Para conhecer a obra:
O artista brasileiro Arthur Bispo do Rosário coletava objetos diversos e criava novas
 combinações e significados para esses objetos. Para saber mais sobre o artista:
http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa10811/arthur-bispo-do-rosario    

Agora, se desejar, nos conte:
·         Como foi procurar objetos pela casa? Qual critério utilizou?
·         Que espaço da casa escolheu para fazer a sua criação? Por quê?
·         Você gostou de criar agrupando objetos do cotidiano?
·         O que achou das referências artísticas que enviamos?
Nosso e-mail para contato é: qqm.emia@gmail.com
Abraços e saudades!
Andréa, Flávia, Simone e Viviane


Quarteto_5FTarde_KarimeMariliRosaeTelmo_Ocupação EMIA casa_aula 3

Título: Ocupação EMIA casa
Público Alvo: crianças de 9 e 10 anos
Breve descrição de atividade: Dando continuidade a nossa proposta de ocupação EMIA, desta vez, compartilharemos com as crianças um vídeo de uma instalação de corpos/personagens pela casa, produzido pelos professores. Nossa intenção é que sirva de referência para que as crianças criem seus próprios corpos/personagens.
Assista o vídeo:

Quarteto_2ªTarde _profs Marcos Maristela Rosa Thiago_ BrincArtemCasaaula3

Título: BrincArtemCasa fase3

Público Alvo: Atividade livre, porém pensada para crianças de 9, 10 e 11 anos

Breve descrição de atividade: Brincadeira corporal e teatral, envolvendo sons e construções
em artes visuais.

Informações adicionais: Devido a essa quarentena propomos atividades para serem feitas em casa com a ajuda e participação de toda família. As atividades online serão realizadas a partir do trabalho iniciado com crianças do quarteto de segunda-feira no início do ano.





   

















Quarteto_3ªtarde_Adriana, Beth, Ana Claudia_Thiago,_O que é o Povo , O que é a Festa?_Aula3


Título : O que é o Povo , O que é a Festa? Instrumentos Musicais que compõe o Maracatu.

Público Alvo: crianças a partir de 9 anos.

Descrição da atividade:assistir o vídeos dos instrumentos musicais ,observando os sons de cada instrumento.
Acesse o vídeo:


Quarteto_2ªmanha_AndrianoDeisePauloWilson_Lento Rápido_aula3

Título - Lento Rápido

público alvo - crianças de 9/10 anos


Descrição - Ouçam a música e movam-se de acordo com os diferentes andamentos; depois experimentem realizar tarefas em casa em diferentes velocidades; experimente jogar com alguém com movimentos contrários. Vejam o vídeo e divirtam-se!!


8anos_Simone e Karime_3ªf tarde_Com quem eu vivo?_aula3

Título: Com quem eu vivo?

Faixa-etária: 07-09 anos

Descrição: Partindo da nossa temática de"cavernas", convidamos agora para observarem e criarem registros e desenhos das pessoas, animais e insetos que vivem com vocês.



https://soundcloud.com/user-120997162/aula3-karimesimone

Agora, conte para gente, respondendo nos comentários, o que observou e quais desenhos criou. Até semana que vem!

8anos_Ana Cláudia e Valeska_ Sons de Casa_aula3

Título: Sons de casa 
Público Alvo: crianças de 8 anos. 
Breve descrição de atividade: 
Nosso encontro será um convite para experimentação de sopros em garrafas. O que os diferentes tamanhos das garrafas fazem com o som? O que mais em sua casa emite sons? Como transformar em música? Vamos pesquisar?

Quarteto_6tarde_BarbaraLucianaMeriOdino_Receita de brincadeira- Jogo de Tabuleiro_aula3




Título:Receita de brincadeira- Jogo de Tabuleiro

Público alvo: crianças a partir de 09 anos

Breve descrição: Vocês já inventaram algum jogo de tabuleiro? Nesta aula vamos propor como inventar um jogo de tabuleiro a partir de uma brincadeira. Bora brincar?!!


Assista o vídeo:


Quarteto_6ªmanhã_ Douglas, Ligia, Priscilla, Sheila_Descobrindo janelas na Alma_ Aula 02



   Título: Descobrindo janelas na alma


Público Alvo: crianças a partir de 09 anos.

Breve descrição de atividade:
Proposta de brincadeira-ação poética a partir da percepção e observação de diversos espaços.



Acesse o link:

Quarteto_3ªtarde_Celso, Lucas, Ligia, Madda_A vida secreta dos Objetos_ Aula 02

Título: A vida Secreta dos Objetos

Público-alvo: Crianças de 9 a 11 anos (Quarteto)

Descrição: A proposta é um convite à leitura, ao contato com as narrativas. A partir daí uma história interessante pode ser escolhida e um olhar simbólico pode ser dirigido aos seus personagens. E se eles fossem objetos? Como comparar características de objetos e dos personagens? Esse pensamento pode ser um início da jornada da composição de um livro, uma história, imagens que pulam, cantam e transformam uma panela de ferro em velha sábia.


















Quarteto_5ªtarde_Karime, Marili, Rosa, Telmo_Ocupação Emia casa_ Aula 02



Título: Ocupação EMIA casa
Público Alvo: crianças de 9 e 10 anos
Breve descrição de atividade: Nesta segunda proposta, as crianças serão provocadas a convidar alguém de casa para criar algo juntos. Essa criação de caráter artístico híbrido acontecerá em algum lugar mapeado anteriormente, e poderá ser apresentada e registrada por outras pessoas de sua casa.
Informações adicionais: Para maiores informações, leia a carta no arquivo anexo



quarta-feira, 22 de abril de 2020

8anos_5ªfeira manhã_Liliana e Odino_Qual a Estória do Monstro!?_aula3



Titulo: Qual a Estória do Monstro!?
Público: crianças acima de 7 anos
Descrição: Continuidade das atividades anterior Pra onde foi o monstro?” e “A Pata do Monstro”, esta atividade é criar a estória do monstro.





https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1Rk4SdgyQf_NKwc5PRcUzsaTaMKDXFw7S

8anos_5ªfeira manhã_Maristela e Telmo_De dentro para fora_aula3

https://lh4.googleusercontent.com/wLq-OQ3TK6ArzHmvlY6QwuCQKA0rs1ddIot_y426oTe4kpRpuH0VxyOn5aUQ_mJQPqUBJPu0WAEkGhiDn2FeKs5C3MD5rvoZoDywGhpTh1Elshhpvz5a8a_y0mi9Z6B1TG4Inf7E

Escola Municipal de Iniciação Artística
8 anos - 5ª feira - manhã
Professores:

https://lh6.googleusercontent.com/CXgDuq52vUDDO3uwT5RiVudt2ADNrzEnxEgIDibqq2Gg-cbrB2A7W8maxyTwucJNF5MwcvFDnbwmWXeYCU7Tda9agmewSeXgKqrrK_UKahD5laqW5d6yyP5aoeYtmUNzWSdvLOUthttps://lh6.googleusercontent.com/frvLZcOvlPSBcXtVCIXMXa70fBQl0E_-IodYeTaSbQKvs3PaTUKsJ8MLgTCt4YAox8Jalmor9CHZGIvYgcKbIwgKWe17XNrDzsdmTuUo15l9GsZJ28wa3YQBf_-U4FNlsPeoL_FGhttps://lh6.googleusercontent.com/frvLZcOvlPSBcXtVCIXMXa70fBQl0E_-IodYeTaSbQKvs3PaTUKsJ8MLgTCt4YAox8Jalmor9CHZGIvYgcKbIwgKWe17XNrDzsdmTuUo15l9GsZJ28wa3YQBf_-U4FNlsPeoL_FG https://lh6.googleusercontent.com/frvLZcOvlPSBcXtVCIXMXa70fBQl0E_-IodYeTaSbQKvs3PaTUKsJ8MLgTCt4YAox8Jalmor9CHZGIvYgcKbIwgKWe17XNrDzsdmTuUo15l9GsZJ28wa3YQBf_-U4FNlsPeoL_FG


De Dentro para Fora


ENCONTRO 3 - TERCEIRA PARTE

Olá, você conseguiu fazer a moldura e olhar para dentro de casa?

Dando continuidade ao nosso encontro anterior, sugerimos que você acrescente os sons que ouviu quando estava usando a moldura e enquadrando seus cantinhos, as plantinhas e outras coisas… Será que possível gravar esses sons? Se não for, o que você acha de gravar na sua memória?

  • O que esses sons contam do que acontece lá fora?
  • Você escuta os pássaros e os aviões? 
  • Os motores e os latidos? 
  • O que mais pode ouvir? 
  • Com o que você observou no enquadramento da semana passada você poderia imaginar como seria os sons dessa imagem? Tinha um som por perto? Você consegue reproduzi-lo?
  •  Observando bem a imagem que você escolheu qual som você criaria para ela?
  • Que tal começar e experimentar fazer sons com sua boca?

Veja esse vídeo abaixo, ele nos dá algumas ideias. É só clicar no link…


Observe, escute e tente reproduzir os sons do vídeo.
Será que você consegue descobrir outros sons possíveis de fazer com a boca?

Boa experiência…
Até a próxima aula!!!!

8anos_2ªfeiraTarde_Karime e Telmo _Corpo Flutuante_aula3



Título: Corpo flutuante
Público Alvo: crianças de 8 anos
Breve descrição de atividade: Nesta proposta, convidamos as crianças a retomarem suas “partes do corpo”, produzidas na aula anterior, e criarem um móbile - um corpo flutuante. 
Informações adicionais: Materiais necessários: folha de papel; lápis de cor, giz ou caneta; fita-crepe ou durex; linha ou barbante, varetas ou galhos.

8anos_6ªfeira tarde_ Sheila e Toninho_ Investigar e registrar texturas_aula3


Título: Investigar e registrar texturas


Público Alvo: crianças a partir de 08 anos. 

Breve descrição de atividade: 
Neste encontro, vamos investigar as formas e as texturas de materiais orgânicos que você tem em casa. Vamos lá?

8anos_4ªfeira manhã_Márcia Madalloni e Glauco - Desvendando aula3

Título: Desvendando 

Público alvo: Crianças à partir de sete anos e interesados. 

Descrição: Pesquisas sonoras e jogos com movimento.


https://youtu.be/uR2GN3PGwsA

8anos 4ªfeira tarde GlaucoWando_Mãos a obra _aula3'

Título: Mãos À Obra 

Público alvo: Crianças à partir de sete anos e interessados. 

Descrição: Pesquisa e experimentação sonora e construção de bonecos.





Veja aqui em baixo cachorros que fazem sons

https://www.youtube.com/watch?v=J9SRDLCQkVU

8anos_2ªf manhã_Maristela e Luciana_O mistério do piano parte3

TítuloO mistério do piano: Parte III


Público Alvo: atividade livre, porém pensada para a turma de 8.

Breve descrição de atividade

Era uma vez uma ESCOLA chamada EMIA... num parque nem tão distante… um dia uma criança, aluna desta escola, perguntou: 


Por que em todas as salas da EMIA têm um piano? 

...depois disso, a turma dela de oito anos, nunca mais foi a mesma…


Eu se fosse você, não sairia de casa, só para saber o que irá acontecer!