sábado, 16 de maio de 2020

Optativo_Música_ViolinosColetivos_6M_Carla_Celso_Aula5

Título - Aula 5 - Escrevendo Música

Público-Alvo: Crianças de 7 a 12 anos.

Descrição: Você sabia que a música é uma linguagem e também pode ser escrita?
 Nessa aula começaremos a falar sobre as formas de escrita musical.
 
                                                     Escrevendo música

Olá turma! Tudo bem?

A música é uma linguagem, e como toda língua, ela tem uma forma escrita, através dela podemos escrever e registrar os sons…

Você sabia que existem muitas formas de escrever música?

Você já deve ter visto uma partitura, ela tem linhas, bolinhas, a Clave de sol.

Pois então… hoje nós vamos começar a falar sobre isso.

A escrita musical é composta por vários símbolos que representam as alturas das notas (se as notas são grave, médias ou agudas) e também as durações de cada som (se o som é comprido ou curto) e ainda a intensidade dos sons (fraco ou forte)

A escrita musical foi desenvolvida ao longo de muitos séculos… nós vamos começar a conhecê-la aos poucos.

Hoje vamos mostrar a vocês a pauta, um conjunto de cinco linhas onde colocamos as figuras. Veja só:




O artista Jarbas Agnelli descobriu um pedaço de partitura musical em um lugar que vemos muito em nosso cotidiano…




 Ele conseguiu fazer música com essa imagem.

                                Veja só:https://www.youtube.com/watch?v=C1jWiDe-Mls


Agora veja esta animação brincando com a partitura de uma música muito famosa, o primeiro movimento da Quinta Sinfonia de Beethoven.


https://www.youtube.com/watch?v=vcBn04IyELc



Perceba que aparecem sinais quando a música se torna “forte” e quando se torna “suave”


Quais símbolos que representam os momentos que a música se torna “forte” e “suave”?



Um comentário: