segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Referências para as criações




















                                                          Foto: Lucas Lopes



Faixa etária: 9 e 10 anos

Descrição: nessa postagem apresentamos o trabalho do artista-professor da EMIA, Lucas Lopes, como referência de pesquisa.


Bom dia, quarteto!


Hoje para colaborar com os processos de criação de vocês, de construção de personagens e cenários em miniatura, apresento o trabalho do também professor da EMIA Lucas Lopes.


Selecionei dois vídeos em que o artista-professor cria personagens e situações com o uso do papel, bem parecido com o que estão fazendo para a nossa história do feijão.


Além do papel, Lucas utiliza aquarelas, tintas naturais e acrílica para pintar.


Após assistirem os vídeos, conversem sobre as seguintes questões:


1. O que mais lhes chamou atenção?


2. Há semelhanças entre o trabalho do Lucas e o que estão produzindo? Quais?

3. Essas referências lhes inspirou para investigar outras possibilidades nas suas criações? De que forma?


Segue os vídeos:


https://www.youtube.com/watch?v=MB6Q_pFhzOo&t=40s



https://www.youtube.com/watch?v=9fJ8fgq3luo&t=111s


O trabalho "Existe um tempo dentro do tempo" foi realizado durante o período da quarentena. Ele utilizou papel, aquarela, lápis de cor e arame. Para produzir o vídeo, trabalhou com a técnica de stop-motion (movimento parado em inglês)


Agora veja o que o artista diz sobre o trabalho "Atrás da Lua":


Eu chamei esse trabalho de Atrás da Lua, pois fiz o furo em um fundo azul. E a lua tem isso, de se esconder e aparecer, a gente acostuma, mas ela também é de uma simplicidade que me deixa bobo.



Abraços e Boas criações!


Simone

quarta-feira, 13 de outubro de 2021

A Família dos Instrumentos - Profs Liliana e Odino - Quinta a tarde - aula 27

  A Família dos Instrumentos

Descrição: Vamos experienciar construir instrumentos? A que família eles pertencem? ? Que sons eles têm?.

Público: crianças acima de 5 anos










quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Dicas de Filmagem - Andréa, Flávia, Simone e Viviane


Bom dia, quarteto!



Tudo bem?



Hoje vim trazer algumas dicas para auxiliar nas gravações dos vídeos sobre as ações do cotidiano. 



Toda vez que realizamos uma fotografia ou vídeo, escolhemos, mesmo que de maneira aleatória, um tipo de enquadramento. 



Então fica a dica:

1. Para filmar, coloque o seu celular ou tablet na posição horizontal. Assim o seu enquadramento será de acordo com os formatos das telas de computador e televisão. 

2. Posicione o aparelho com a câmera de filmagem voltada para você ( é o lado oposto da tela). Desta maneira, terá uma melhor qualidade de vídeo e som.

3. Coloque o aparelho num lugar fixo. Se possível, num tripé.

4. Agora, tire uma fotografia para testar. 



Outro ponto é a escolha do plano. O plano é algo muito importante no momento do enquadramento. Pois ele define a distância entre o seu celular ou câmera e aquilo que escolheu fotografar ou filmar. 

Veja alguns exemplos de planos fotográficos: 

5. Selecione o plano que melhor se relacione com a sua proposta. Se possível, teste pelo menos dois tipos de planos diferentes antes de escolher. Fotografe e compare as imagens. Lembre-se que a escolha do plano está relacionada com aquilo que você quer enfatizar no seu trabalho.

A escolha do local da filmagem

Para realizar a sua filmagem, você terá que escolher um local da sua casa.. 


6. Percorra a sua casa, investigando possíveis locais. Faça isso fotografando os espaços que achar interessante. Busque algo que possa se relacionar ou complementar a sua coreografia. 

7. Observe o que tem nesse lugar, quais são suas cores e texturas? De que modo a luz se manifesta? Como utilizar a luz natural ou artificial em benefício do vídeo? Quais sentidos você atribui ao lugar escolhido? É um espaço especial? Quais são os seus afetos e lembranças com esse lugar?

8. Agora explore no local selecionado diferentes tipos de ângulos para selecionar de que modo o seu vídeo será gravado.

9. Tire diversas fotografias do ambiente, de cima para baixo, de baixo para cima, na posição frontal. Brinque com essas possibilidades! Deite no chão para fotografar, suba numa cadeira etc. 

Veja só como exemplo, algumas possibilidades de ângulos:  
Imagem disponível em: https://pt.slideshare.net/margaprofe/angulos-en-fotografia/7



Agora é hora de juntar o que desenvolveu no encontro online com essas dicas. 

Boa filmagem!!!!

abraços,

Simone


quarta-feira, 29 de setembro de 2021

A Vila dos Xonas - Profs. Liliana e Odino- aula 25

 Título: A Vila dos Xonas 

Descrição: Construção de maquete da vila dos Xonas nas margens do rio Zambeze.

Público: crianças acima de 5 anos











terça-feira, 21 de setembro de 2021

A dança dos Gigantes de Pedra

 EMIA – Quarteto | Terça-feira à tarde

Publicação Aula 23

Profs. Adriana/Beth/Thiago/Ana Claudia

Título: A dança dos Gigantes de Pedra

Público Alvo: Crianças 09-10 anos

Descrição: Nessa proposta as crianças vão  explorar as possibilidades de movimentação com o boneco criado na aula anterior. Cada uma vai escolher uma música para realizar essa experimentação.


Olá Crianças, tudo bem com vocês?

Em nossa última aula construímos o personagem “Gigante de Pedra", estão lembrados? Utilizamos materiais simples como papel, cola, fita crepe ou durex.

Na atividade de hoje vamos explorar as movimentações desse boneco, com uma música escolhida especialmente para inspirar e dar vida a esse personagem.

Primeiro escolham um lugar na casa de vocês para compor a atmosfera da cena que desejam criar.

Em seguida coloque a música já escolhida que combine com a cena que será feita. 

Então comece a explorar as movimentações que esse boneco pode fazer com os braços, pernas, cabeça, giros e outras posições em que ele pode ficar.

Faço um registro dessa exploração, filme e mande pra gente no whatsapp um vídeo de até 01 minuto.

Por hoje é isso.

Até a próxima turma.
Tchau!!





segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Alô? - Aula 23 - profs: Karime e Simone

Título: Alô

Turma: 8 anos

Descrição: Relembrar a personagem criada, aprofundar suas características, escolher um acessório e um “telefone mirabolante” para ela, e criar um desenho de onde ela vive. 





O Telefone foi criado  pelo escocês Alexander Graham Bell em 1876. 



Olá, Turma! Tudo bem com vocês?


Vocês se lembram do jogo que fizemos no encontro passado com as “ligações telefônicas”? Então, como gostaram muito dessa proposta, daremos continuidade a ela. Mas para isso, vamos retomar as personagens criadas nesse semestre. Lembram daquele ser que vinha de um outro universo/planeta? Será que ele faria uma ligação telefônica para um de nós? O que ele falaria? Por que ligaria? 


Para isso é preciso primeiro definir melhor as características dessa personagem.


Quem é ela/ele/x?

Como é ?

Qual é o seu planeta/universo?

Como é a sua casa? Onde dorme? O que come?

O que ele/ela faz? Do que gosta?

Ela/ele/x tem uma profissão? Qual é?

Tem uma amiga/o?


A ideia é que você possa ser essa personagem no nosso próximo encontro!


Escolha algum acessório que o transforme nesta personagem, Por exemplo, algo que coloque na cabeça, uma máscara, uma pintura no corpo etc. Use a sua imaginação e criatividade! 


Crie também o seu telefone/instrumento de comunicação para as nossas ligações. Como ela/ele/x veio de um outro lugar, qualquer invenção mirabolante serve!


Ah, para entrar no universo desse ser, faça um desenho da casa em que ela/ele/x vive. Traga esse desenho para o próximo encontro! Busque detalhar os cômodos e objetos dessa “casa”. Não se esqueça de colocar o personagem dentro da casa!


Até a próxima semana!


Retratos e Histórias II

 

EMIA - SP

Optativo de Artes Visuais Terça-feira | Manhã

Professora: Adriana Amaral

Aula 22

Título: Retratos e Histórias II

Público Alvo: a partir de 7 anos

Descrição: A partir das fotografias escolhidas para narrar nossas próprias histórias, criando nossos álbuns de retrato, vamos escolher uma delas para continuar trabalhar com essa ideia a partir da experimentação, usando agora a linguagem da pintura e suas inúmeras possibilidades.


Whitfield Novell - Kim LX. The Rouge and the noir, 2011

                                          Whitfield Novell - Kim LX. O Vermelho e o Preto, 2011


Retratos e Histórias II


Olá, crianças!!


Na nossa última aula começamos a trabalhar com a proposta de fazermos nossos retratos e autorretratos utilizando a linguagem da pintura, partimos das fotografias dos nossos álbuns de família. Vamos continuar com essa investigação na pintura? Que materiais além do papel ou tela de tecido com tintas podemos procurar aí em casa para começarmos esse trabalho? O artista estadunidense Whitfield Novell utiliza muitos materiais diferentes para retratar pessoas da sua família e ele mesmo, desde papel até madeiras, misturando tintas, lápis e carvão, além de trazer para a pintura objetos da natureza ou do dia a dia para compor a imagem. Tentem fazer essas descobertas aí na casa de vocês também, além de pintar sobre o suporte que quiser, papel, tecido, papelão ou a própria tela do aplicativo, para quem for usar o celular para fazer pintura, escolha um objeto que você queira que seja mostrado junto com a pintura que você fizer para compor também a imagem.


Até a próxima semana!
Beijos