quinta-feira, 19 de novembro de 2020

quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Inscrição para novos alunos - Crianças nascidas em 2015

 

Coordenação de Cidadania Cultural - Supervisão de Formação / EMIA

 

COMUNICADO DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO PARA ALUNOS NOVOS DA ESCOLA MUNICIPAL DE INICIAÇÃO ARTÍSTICA

 

A Secretaria Municipal de Cultura FAZ SABER que durante o período de 25, 26 e 27 de novembro de 2020, a Escola Municipal de Iniciação Artística – EMIA, sediada na Rua Volkswagen, s/nº, Parque Público Lina e Paulo Raia, Jabaquara, São Paulo, SP, regulamentada pela Lei n. 15.372, abrirá inscrição, on-line e presencial, para sorteio de vagas para alunos novos do curso regular para o ano letivo de 2021.

Para as inscrições on-line será necessário acessar o link ao final deste comunicado, disponível das 00h01 do dia 25 de novembro de 2020 às 23h55 do dia 27 de novembro de 2020.

Caso seja estritamente necessário, pode-se optar por realizar a inscrição presencialmente. Nesse caso será necessário o comparecimento à EMIA, Casa 1, nos dias 25, 26 e 27 de novembro, das 09h00 às 11h00 ou das 13h30 às 15h30, seguindo todos os protocolos de segurança, com o uso obrigatório de máscara, distanciamento de pelo menos um metro e sem aglomerações.

 

 

1.                                           DO OBJETO

1.1                O presente comunicado visa o preenchimento das vagas para alunos novos do curso regular de iniciação artística SOMENTE para crianças nascidas no ano de 2015.

1.2                A Escola Municipal de Iniciação Artística tem por finalidade assegurar aos alunos a iniciação nas artes por meio de processos criativos nas linguagens artísticas de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro.

1.3                O curso regular de iniciação artística, com duração de no mínimo 6 anos e no máximo 8 anos, é constituído por:

I.          5 e 6 anos: 2 (duas) horas de aula uma vez por semana, com dois professores de linguagens diferentes concomitantemente;

7 e 8 anos: 3 (três) horas de aula uma vez por semana, com dois professores de linguagens diferentes concomitantemente;

9 e 10 anos: 4 (quatro) horas de aula uma vez por semana, com quatro professores de linguagens diferentes concomitantemente;

11 e 12 anos: 3 (três) horas de aula uma vez por semana, com dois professores da mesma linguagem, devendo o aluno escolher, a cada ano, uma dentre as quatro linguagens artísticas.

 

2.                                           DAS VAGAS

2.1                Serão oferecidas vagas novas, como segue:

2.1.1            Período matutino – 60 vagas – nascidos em 2015

2.1.2            Período vespertino – 60 vagas – nascidos em 2015

 

Distribuição das vagas:

No mínimo 50% das vagas serão destinadas a crianças matriculadas em escolas públicas.

As vagas serão distribuídas proporcionalmente, de acordo com a demanda, pelas cinco regiões do município de São Paulo e grande São Paulo.

 

3.                   DAS INSCRIÇÕES

3.1                As inscrições serão automaticamente canceladas quando:

I.                     realizadas em duplicidade, para os dois períodos e/ou com informações divergentes.

II.                   realizadas fora do dia e horário indicado no item 5.1

III.                  no momento da matrícula, os documentos apresentados do candidato sorteado não estiverem de acordo com os critérios preestabelecidos .

 

4.                   DO SORTEIO

4.1                Caso haja maior número de inscritos que vagas disponíveis o critério de seleção será por sorteio.


4.2                O sorteio será realizado no dia 11 de dezembro de 2020, às 10h00, na Casa 3 da EMIA, sediada na Rua Volkswagen, s/nº, Parque Lina e Paulo Raia, Jabaquara, São Paulo, SP, com transmissão ao vivo pelo facebook.

4.3                O sorteio será realizado pelo NOME DA CRIANÇA inscrita, e de acordo com os critérios dos itens 2.2.1 e 2.2.2

4.4                Frente à situação da pandemia de COVID 19 a presença dos pais ou responsáveis no momento do sorteio não será permitida, mas poderão acompanhá-lo por transmissão ao vivo pelo facebook.

4.5                O resultado do sorteio será divulgado no dia 11 de dezembro de 2020 a partir das 14h00, no terraço de entrada da Casa 3 da escola, e no dia 14 de dezembro nos endereços eletrônicos http://emiasp.blogspot.com/ ou https://www.facebook.com/emia.escolaemia/

4.5.1            Não será informado o resultado do sorteio por telefone ou e-mail.

4.6                Para cada período (matutino ou vespertino) serão sorteados, para uma Lista de Espera, todos os candidatos não contemplados.

 

5.                   DA MATRÍCULA ON-LINE:

5.1                Datas e horários da matrícula online

5.1.1     das 09h00 do dia 17/12/2020 às 23h59 do dia 18/12/2020

 

5.2                Documentação necessária para matrícula on-line

5.2.1            Ficha cadastral, preenchida por meio de link disponibilizado por email aos candidatos sorteados.

5.2.2            Assinatura do termo de aceite de Normas e do Regimento da escola, preenchido por meio de link disponibilizado por email aos candidatos sorteados.

5.2.3            Upload legível do RG ou Certidão de Nascimento da criança.

5.2.4            Upload Foto recente do rosto da criança.

5.2.5            Upload legível do RG da mãe, pai ou responsável.

5.2.6            Upload legível do comprovante de residência.

5.2.7              Upload legível do comprovante de matrícula da escola regular.

 

6.                   DA MATRÍCULA PRESENCIAL:

 

6.1                Datas e horários da matrícula presencial:

6.1.1            dias 17 e 18/12/2020, das 09h00 às 11h00 ou das 13h30 às 15h30, seguindo todos os protocolos de segurança, com o uso obrigatório de máscara, distanciamento de pelo menos um metro e sem aglomerações.

 

6.2                Local da matrícula presencial:

6.2.1            Escola Municipal de Iniciação Artística - Casa 1 - Rua Volkswagen, s/nº - Parque Público Lina e Paulo Raia - Jabaquara - São Paulo - SP.

 

6.3                Documentação necessária para matrícula presencial:

6.3.1            Ficha cadastral, a ser preenchida no ato da matrícula.

6.3.2            Assinatura do termo de aceite de Normas e do Regimento da escola

6.3.3            Fotocópia legível do RG ou Certidão de Nascimento da criança

6.3.4            Fotocópia legível do RG dos pais ou responsável

6.3.5            Fotocópia legível do comprovante de residência

6.3.6            2 fotos 3x4 recentes constando o nome da criança no verso

6.3.7            Fotocópia do comprovante de matrícula da escola regular

 

7.                   DA NÃO EFETIVAÇÃO DA MATRÍCULA

7.1                A não efetivação da matrícula nas datas citadas nos itens 5.1.1 e 6.1.1 acarretará automaticamente a perda da vaga.

7.2                Serão chamados para preenchimento da vaga os candidatos constantes da respectiva lista de espera, sorteada conforme o item 4.6, pela ordem.

 

8.                   DO DIA E HORÁRIO DE AULA


8.1                A escolha de dia e horário das aulas dos candidatos sorteados ocorrerá no ato da matrícula, por ordem de chegada, no caso de matrícula presencial e pelo horário de envio da inscrição, no caso de matrícula on-line .

8.2      Não será permitida mudança de horário após a efetivação da matrícula.



Link para inscrições:

Clique aqui para fazer a inscrição






terça-feira, 17 de novembro de 2020

Repertório didático II - "Yellow Submarine" - Douglas F - Aula 26

 Título: Repertório didático II - "Yellow Submarine"


Olá turma, esse vídeo foi feito para vocês tocarem junto e tentarem praticar a música com o metrônomo. Aqui apresentamos um arranjo simplificado de Yellow Submarine. São duas guitarras fazendo coisas diferentes. A guitarra base tocando os baixos e a guitarra solo tocando a melodia. Podemos assim fazer duetos com os colegas, bora!?

Mostra Animação - Adriana Amaral - aula 26

 

Frames de Yasmin Frazão Afonso

Olá Turma


Nossa produção de gifs e stop motion está a cada semana mais inspiradora!! Parabéns pela dedicação, vai ser muito legal compartilharmos essa nossa experiência com as demais turmas e crianças. Pensamos então em fazer um Festival com as nossas animações. Vamos montar um canal no Youtube para fazer as postagens dessa produção. Agora precisamos dar um nome pra esse canal, pensem aí e postem lá no nosso grupo as ideias que forem surgindo, semana que vem vamos começar a montar esse canal juntos!!


Até a próxima semana.
Bjos,

Os caminhos das formigas - Douglas F. e Priscilla - Aula 26

 Tìtulo: Os caminhos das formigas

Público-alvo: crianças de 6 anos

Descrição: Olá crianças! Vocês já repararam como as formigas são organizadas? Elas têm um jeito todo especial de fazer trajetórias pelo espaço! Então convidamos vcs a assistirem ao vídeo das formigas e descobrir qual a proposta que temos pra vocês! 


quinta-feira, 12 de novembro de 2020

E se a gente juntar Ritmo e Melodia? - Profs Celso e Carla - Aula 25

 

Título da Atividade - E se a gente juntar Ritmo e Melodia?

Faixa Etária - Crianças de 07 a 12 anos.

Descrição da Atividade - Em continuidade aos elementos musicais apresentados anteriormente, essa aula tem a proposta de criar um acompanhamento rítmico para uma melodia.



E se a gente juntar Ritmo e Melodia?



Vamos juntar ritmo e melodia?


Mas como se faz isso?


Quando juntamos vários elementos para fazer uma música, como tudo aquilo que nós chamamos de cozinha, lembra? O baixo e os ritmos são uma parte forte de uma música, que dão apoio para uma melodia que pode ser cantada. Mas além da melodia, da marcação de um ritmo e da linha de baixo, você já reparou nos sons que podem estar entre? Na semana passada, na música “Ciranda da Bailarina”, cantada por Mônica Salmaso, nós perguntamos sobre os outros instrumentos que também fazem melodias junto com a voz. 

Na hora de juntar todos os instrumentos de uma forma que comunique o que eu quero dizer com a música, nós criamos um ARRANJO.

Para criar um arranjo eu preciso saber:

O que eu quero dizer com essa música?


Arranjo é o jeito que os sons são organizados na música, o momento que um instrumento começa a tocar e para de tocar, quais tocam a melodia principal, a maneira que escolhemos para começar e terminar.


Escute a música “Silencia”, da cantora Ceumar:


https://www.youtube.com/watch?v=zMR976aOcR8


Depois conte para nós, pra onde essa música te conduziu?


Lembra da música Sansakroma?


(esse é o link da aula que tem a música com gravação e letra)

https://emiasp.blogspot.com/2020/04/violinos-coletivos-artistas-professores.html


Agora nós vamos lançar um desafio. Escolha em sua casa algum instrumento musical ou objeto sonoro que poderia ser usado em um arranjo para essa música. Experimente cantá-la criando um ritmo de acompanhamento com o som que você escolheu e envie para a gente no grupo de Whatsapp!




Ritos de Passagem - Prof: Ligia Borges - aula 25

  Ritos de Passagem





Público-alvo: Adultos (acima de 18 anos)


Descrição: Algumas relações entre os ritos de passagem e as narrativas são investigadas aqui ressaltando nosso vetor: a vocalidade das narradoras. Um relato de peregrinação dá início aos pensamentos.


    

Link s para o áudio:



https://soundcloud.com/user-120997162/ritos


https://drive.google.com/file/d/1TgWlw1u9tz9eOeAfXFI55qfra9WmqS2-/view?usp=sharing