Título da Atividade - E se a gente juntar Ritmo e Melodia?
Faixa Etária - Crianças de 07 a 12 anos.
Descrição da Atividade - Em continuidade aos elementos musicais apresentados anteriormente, essa aula tem a proposta de criar um acompanhamento rítmico para uma melodia.
E se a gente juntar Ritmo e Melodia?
Vamos juntar ritmo e melodia?
Mas como se faz isso?
Quando juntamos vários elementos para fazer uma música, como tudo aquilo que nós chamamos de cozinha, lembra? O baixo e os ritmos são uma parte forte de uma música, que dão apoio para uma melodia que pode ser cantada. Mas além da melodia, da marcação de um ritmo e da linha de baixo, você já reparou nos sons que podem estar entre? Na semana passada, na música “Ciranda da Bailarina”, cantada por Mônica Salmaso, nós perguntamos sobre os outros instrumentos que também fazem melodias junto com a voz.
Na hora de juntar todos os instrumentos de uma forma que comunique o que eu quero dizer com a música, nós criamos um ARRANJO.
Para criar um arranjo eu preciso saber:
O que eu quero dizer com essa música?
Arranjo é o jeito que os sons são organizados na música, o momento que um instrumento começa a tocar e para de tocar, quais tocam a melodia principal, a maneira que escolhemos para começar e terminar.
Escute a música “Silencia”, da cantora Ceumar:
https://www.youtube.com/watch?v=zMR976aOcR8
Depois conte para nós, pra onde essa música te conduziu?
Lembra da música Sansakroma?
(esse é o link da aula que tem a música com gravação e letra)
https://emiasp.blogspot.com/2020/04/violinos-coletivos-artistas-professores.html
Agora nós vamos lançar um desafio. Escolha em sua casa algum instrumento musical ou objeto sonoro que poderia ser usado em um arranjo para essa música. Experimente cantá-la criando um ritmo de acompanhamento com o som que você escolheu e envie para a gente no grupo de Whatsapp!
Nenhum comentário:
Postar um comentário