quinta-feira, 22 de outubro de 2020

“Imagens Sonoras” - Profs Maristela e Telmo - aula 22

 Escola Municipal de Iniciação Artística 8 anos - 5a feira - manhã

Professores: Maristela Loureiro e Telmo Rocha

Aula 22 - 22/10 Título: “Imagens Sonoras”.

Público alvo: brincadeira livre, porém pensada para as crianças de 8 anos.

Descrição da atividade:

Olá crianças,
Observe com atenção a sequência de imagens no vídeo:


Você conhece todos os objetos que viu?
Que tal, agora, brincar de criar um som para cada um deles?
Se não conhece alguns objetos, use a sua imaginação e invente uma “voz” para ele também. Você pode usar palavras, vogais, sons da garganta, sons nasais entre outros...
Agora que você tem sons para todas as imagens, faça uma sequência sonora, junte-os, separe-os, enfim, brinque com eles. Sugerimos que você passeie de uma imagem para outra e busque fazer sons graves e agudos, curtos e longos, fortes e fracos ... deixe cada imagem com um som bem diferente do outro e assim construa a sua sequência sonora, o seu “caminho do som”.
Se quiser faça um gráfico para ele, um mapa, assim você não esquecerá a sua improvisação.

Poste no mural da EMIA o seu caminho sonoro, seu mapa.

https://padlet.com/emiasp/cursosregulares

Vozes e objetos: entre teatralidades, espacialidades e musicalidades - Profs Priscila, Sheila, Ligia, Douglas - Aula 22

Tìtulo: Vozes e objetos: entre teatralidades, espacialidades e musicalidades.


Público-alvo: Crianças com idades entre 9 e 10 anos.

Descrição: Vamos assistir a uma composição das pesquisas de crianças e professores realizadas durante encontro on-line, cujo foco é a relação entre vozes, objetos e performatividades.

Como se tornar um mago por acaso/capitulo 3 - Profs Adriano e Barbara - Aula 22

 

Título: Como se tornar um mago por acaso - capítulo 3

Breve descrição: Continuando nosso processo com as palavras mágicas, neste vídeo vamos agora precisar de um objeto de poder para 
                             compor nosso personagem. Vamos continuar com a dobradura come-come como um instrumento de escolha. Assistam e boa sorte !!

Público-alvo: Crianças a partir de 8 anos

Cheiros da minha trilha - Profs. Deise e Ligia - Aula 22

 

Título: Cheiros da minha trilha

Público-Alvo: Crianças de 05 e 06 anos

Descrição da atividade: Imaginar cheiros sentidos ao longo da aventura com as trilhas e dançá-los.

 





 

O que mais tem na cozinha? - Profs Celso e Carla - Aula 22

 

Título da atividade: O que mais tem na cozinha?
Faixa etária: crianças de 7 a 12 anos.
Descrição da Atividade: Aula explorando a escuta dos elementos percussivos em dois exemplos distintos de música brasileira.

Aula 22

O que mais tem na cozinha?

O que tem na cozinha de uma música?

Essa pergunta pode parecer estranha, mas você lembra da culinária dos sons?

Muitas vezes os músicos chamam uma parte dos instrumentos e da música de cozinha. O que você imagina que eles chamam de cozinha?

A cozinha é a base das composições em uma banda ou em um grupo musical, essa base é feita com duas coisas:

A linha do baixo, que você estudou na última aula.

E a percussão ou a bateria.

Você repara nos instrumentos de percussão, ou na bateria de uma música?

Você já escutou o compositor brasileiro Gilberto Gil? Vamos escutar uma música do Gilberto Gil chamada “Refazenda”, escute com atenção para:

1 - Perceber quais instrumentos estão fazendo a percussão nessa música.

2 - Experimente tocar a percussão da música enquanto escuta, você pode fazer com palmas, com a boca, ou batendo em alguma coisa, como na mesa, em uma panela, em um instrumento musical…

Link de Refazenda: https://www.youtube.com/watch?v=uT21kqCoQro 

Agora vamos escutar também “Rhythmetron”, uma peça musical de outro compositor brasileiro chamado Marlos Nobre. Essa é uma composição feita somente com instrumentos de percussão.

https://www.youtube.com/watch?v=amxK9wj8nZ8 

Experimente escolher um dos instrumentos dessa composição para acompanhar.

Um lugar ao sol para ser o que quiser! - Profs Priscila e Paulo - Aula 22

 

Tìtulo: Um lugar ao sol para ser o que quiser!

Público-alvo: crianças de 8 anos

Descrição: Encontrem um lugar na casa que bata sol para brincar com a silhueta gerada pela sombra do corpo de vocês. Explorem movimentos e sons com o corpo assim como fizemos com as silhuetas dos bonecos. Divirtam-se!

Vovó, Vovô, vamos brincar - Profs Odino e Toninho - aula 21

 Titulo: Vovò, Vovô, vamos brincar

    Público: Livre
    Descrição: Construção de bonecos, como figuras representativos do avós e parte constituída do quintal.