quinta-feira, 22 de outubro de 2020

O que mais tem na cozinha? - Profs Celso e Carla - Aula 22

 

Título da atividade: O que mais tem na cozinha?
Faixa etária: crianças de 7 a 12 anos.
Descrição da Atividade: Aula explorando a escuta dos elementos percussivos em dois exemplos distintos de música brasileira.

Aula 22

O que mais tem na cozinha?

O que tem na cozinha de uma música?

Essa pergunta pode parecer estranha, mas você lembra da culinária dos sons?

Muitas vezes os músicos chamam uma parte dos instrumentos e da música de cozinha. O que você imagina que eles chamam de cozinha?

A cozinha é a base das composições em uma banda ou em um grupo musical, essa base é feita com duas coisas:

A linha do baixo, que você estudou na última aula.

E a percussão ou a bateria.

Você repara nos instrumentos de percussão, ou na bateria de uma música?

Você já escutou o compositor brasileiro Gilberto Gil? Vamos escutar uma música do Gilberto Gil chamada “Refazenda”, escute com atenção para:

1 - Perceber quais instrumentos estão fazendo a percussão nessa música.

2 - Experimente tocar a percussão da música enquanto escuta, você pode fazer com palmas, com a boca, ou batendo em alguma coisa, como na mesa, em uma panela, em um instrumento musical…

Link de Refazenda: https://www.youtube.com/watch?v=uT21kqCoQro 

Agora vamos escutar também “Rhythmetron”, uma peça musical de outro compositor brasileiro chamado Marlos Nobre. Essa é uma composição feita somente com instrumentos de percussão.

https://www.youtube.com/watch?v=amxK9wj8nZ8 

Experimente escolher um dos instrumentos dessa composição para acompanhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário