quinta-feira, 22 de outubro de 2020

O que mais tem na cozinha? - Profs Celso e Carla - Aula 22

 

Título da atividade: O que mais tem na cozinha?
Faixa etária: crianças de 7 a 12 anos.
Descrição da Atividade: Aula explorando a escuta dos elementos percussivos em dois exemplos distintos de música brasileira.

Aula 22

O que mais tem na cozinha?

O que tem na cozinha de uma música?

Essa pergunta pode parecer estranha, mas você lembra da culinária dos sons?

Muitas vezes os músicos chamam uma parte dos instrumentos e da música de cozinha. O que você imagina que eles chamam de cozinha?

A cozinha é a base das composições em uma banda ou em um grupo musical, essa base é feita com duas coisas:

A linha do baixo, que você estudou na última aula.

E a percussão ou a bateria.

Você repara nos instrumentos de percussão, ou na bateria de uma música?

Você já escutou o compositor brasileiro Gilberto Gil? Vamos escutar uma música do Gilberto Gil chamada “Refazenda”, escute com atenção para:

1 - Perceber quais instrumentos estão fazendo a percussão nessa música.

2 - Experimente tocar a percussão da música enquanto escuta, você pode fazer com palmas, com a boca, ou batendo em alguma coisa, como na mesa, em uma panela, em um instrumento musical…

Link de Refazenda: https://www.youtube.com/watch?v=uT21kqCoQro 

Agora vamos escutar também “Rhythmetron”, uma peça musical de outro compositor brasileiro chamado Marlos Nobre. Essa é uma composição feita somente com instrumentos de percussão.

https://www.youtube.com/watch?v=amxK9wj8nZ8 

Experimente escolher um dos instrumentos dessa composição para acompanhar.

Um lugar ao sol para ser o que quiser! - Profs Priscila e Paulo - Aula 22

 

Tìtulo: Um lugar ao sol para ser o que quiser!

Público-alvo: crianças de 8 anos

Descrição: Encontrem um lugar na casa que bata sol para brincar com a silhueta gerada pela sombra do corpo de vocês. Explorem movimentos e sons com o corpo assim como fizemos com as silhuetas dos bonecos. Divirtam-se!

Vovó, Vovô, vamos brincar - Profs Odino e Toninho - aula 21

 Titulo: Vovò, Vovô, vamos brincar

    Público: Livre
    Descrição: Construção de bonecos, como figuras representativos do avós e parte constituída do quintal. 

















IARA, juro que vi! Profs Odino e Toninho - Aula 21

 Titulo: IARA, juro que vi.

    Publico: Livre
    Descrição: Construção de Iara do folclore 
















Uma Iara / Uma Perigosa Yara

Maria Bethânia – CD Meus quintais

https://www.youtube.com/watch?v=ufz_ye7W1VQ

 

Série Juro que Vi | A Lenda da Iara | Folclore Brasileiro [HD]

https://www.youtube.com/watch?v=NKVlF79I9O4


ANIMACRIANÇA - Lendas Brasileiras | IARA (T1/E2)

https://www.youtube.com/watch?v=U8wj2ubUrho 

 

Mistério do Planeta - Profs Adriana Amaral e Daniel Freitas - aula 22

 

Mistério do Planeta

 





Imagem 11 12 Artes Visuais | Quinta-feira Tarde

 EMIA - SP

Relato Aula 22 Online

11-12 Artes Visuais | Quinta-feira Tarde

Adriana Amaral e Daniel Freitas



Olá, Turma!!
Na semana passada muitas inspirações fizeram parte do nosso encontro online, planetas, espaço sideral, pato intergaláctico e muitas aventuras para acontecer nesse planeta Terra. Não dá pra imaginar tudo isso sem uma bela trilha sonora, certo?! Então, embarquem nesse convite, ouçam a música Mistério do Planeta dos Novos Baianos e mergulhem nessa viagem! Será que vocês também conseguem criar uma trilha sonora para a nossa próxima parada?

 

Boa experiência!!
Até a próxima!

 

Mistério do Planeta | Novos Baianos


https://www.youtube.com/watch?v=I_luHBNt0cc 

Macabéa e o “conto-de-fadas às avessas” - Prof Ligia Borges - aula 22

 Título: Macabéa e o “conto-de-fadas às avessas”




Público-alvo: Adultos (acima de 18 anos)

 Descrição: A partir da trajetória da personagem Macabéa, que é o oposto do herói épico é sinalizado um desvelamento feminino nas narrativas. Também expõe paradoxos da vida e morte que atravessamos em nossa oficina.

Informações adicionais: a partir de “A Hora da Estrela” de Clarice Lispector, na imagem foto da autora.

oficina_quintamanha _Ligia_Aula22

link para o áudio:

https://drive.google.com/file/d/1cHD1S2lqGfUGI7PXRk8uNEEmDzDkdCgG/view?usp=sharing

https://soundcloud.com/user-120997162/macabea

Espaço, som e movimento - Profs Karime, Marili, Rosa eTelmo - Aula 22

 AULA 22 - POSTAGEM - 22/10/2020

 Quarteto_5ft_karimemarilirosaetelmo_22

 Título: Espaço, som e movimento

 Faixa etária: 9 e 10 anos




 Descrição da atividade: 

 Nesta semana, tomamos como ponto de partida, as coleções individuais de objetos de cada criança.

Instruções:

  • Faça uma montagem no espaço com seus objetos. Atente-se à composição visual que está criando.
  • Observe de longe o que criou, de vários ângulos. 
  • Que movimentos e que sons você pode criar, explorar, experimentar nesses espaços?
  • Troque os objetos de lugar e experimente novos movimentos e sons.
  • Faça um vídeo dessa investigação e envie pra gente.

 Não se preocupe em criar personagens e histórias. O desafio é descobrir outros caminhos: dos sons, dos movimentos, das imagens criadas...