segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Título: O Corpo na Tela -Karime e Telmo - AULA 18

 Título: O Corpo na Tela

Faixa etária: 8 anos
Descrição da atividade:

Oi turma, tudo bem?

O vídeo abaixo é de alguns trechos selecionados da coreografia Shazam (1997) do artista Philippe Decouflé.

Procurem observar a relação entre o corpo dançando no palco e a imagem projetada,
 captadas ao vivo, pelos enquadramentos das câmeras.

Quantas possibilidades!!

E nós, com nossas câmeras de celulares e computadores? 

Como podemos explorar as formas de ocupação da tela com o nosso corpo?

Relembrem o que fizemos no nosso último encontro e, se puderem, façam um vídeo pra mandar para o grupo de WhatsApp.




Título: Um Mergulho no Gesto - Karime -AULA 18

 Título: Um Mergulho no Gesto


mergulhador: Arvid Spangberg (imagem ilustrativa)


Faixa Etária: 7 a 12 anos

Descrição da atividade: A partir de gestuais criados na aula anterior, a criança é convidada a

 explorar as possibilidades desse movimento, repetindo até ficar diferente! Para maiores 

informações, escute o áudio abaixo!

https://soundcloud.com/user-489896918/uma-mergulho-no-gesto/s-IQRWtyY2TIq



VIII Viradinha Musical da EMIA


 Ilustração - Prof. Lucas Lopes

 


Entrar na reunião Zoom
https://us02web.zoom.us/j/3868208875?pwd=RUhkMEFhbW5seWNpdm5nWXhUaFBwUT09

 
ID da reunião: 386 820 8875
Senha de acesso: 3wH4Ny




quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Criando músicas na flauta e escrevendo - Prof Glauco - aula 17

 Título: Criando músicas na flauta e escrevendo. 

Público alvo: Crianças desde os 7 anos e interessados. 
Descrição: Ideia para criar músicas com letra, e escrever.



quarta-feira, 16 de setembro de 2020

A aranha, a teia e a trama - Profª Ligia - aula 17

 Título: A aranha, a teia e a trama



Público-alvo: Adultos (acima de 18 anos)

 



Descrição: A partir das imagens trazidas no encontro remoto anterior, ligadas à aranha, teia, fios, agulhas, o áudio desvenda as relações entre o ofício do narrador e o do artesão. Traz a lenda do filtro dos sonhos e palavras de Hampâté Ba, grande representante da tradição oral africana.

Informações adicionais: imagem de Ivan Ribeiro. No áudio, narrativa a partir da versão de Leo Artese.

 

oficina_quintamanha _Ligia_Aula17

Link:

https://drive.google.com/file/d/13p4qSmazPVRTFtH6X0o97XEL7NBR_04c/view?usp=sharing

 

Áudio:

https://soundcloud.com/user-120997162/oficina-quintamanha-ligia-aula17


terça-feira, 15 de setembro de 2020

Corpo-Tecido - Douglas e Priscilla - Aula 16

Título: Corpo-Tecido


Público-alvo: Crianças de 6 anos

Descrição: Oi crianças!! 
Escolham um tecido bem molinho na sua casa vistam no corpo. Por meio da relação com este tecido, vocês podem se transformar no que quiserem: monstros, fantasmas, árvores, flores, bruxas, bichos e o que mais vocês inventarem! Aproveitem para experimentar ser outras pessoas, coisas, animais e todos os tipos de seres fantásticos! 
Divirtam-se!


segunda-feira, 14 de setembro de 2020

O Ritmo na Parlenda - Profs Carla e Celso - Aula 16

 

Título: O Ritmo na Parlenda
Faixa-etária: Crianças de 07 a 12 anos
Descrição da atividade: Convidamos a turma de violinos coletivos a fazer uma criação em vídeo explorando possibilidades de ritmos em parlendas e trava-línguas. Na postagem seguem alguns exemplos de parlendas e trava-línguas que podem ser usados na criação.
 
 
 
 

O Ritmo na Parlenda



Como vimos na última aula, nós experimentamos o ritmo das coisas e conhecemos o vídeo de um homem fazendo música com a máquina de lavar roupas.



A atividade da semana é gravar um vídeo, falando uma parlenda enquanto faz um ritmo com algum objeto da casa. Você pode escolher um objeto de sua casa para acompanhar, usar percussão corporal, ou mesmo um instrumento musical. Logo abaixo vamos colocar alguns exemplos que você pode usar para sua criação. Mas você pode também usar uma parlenda ou trava-língua que você goste.



Veja alguns exemplos de parlendas:


Galinha choca

comeu minhoca

saiu pulando

feito pipoca.”




A abelha trabalha

todo dia faz mel.

Voa livre e ligeira

pelo azul do céu.”



"Tá com frio?

Toma banho no rio.

Tá com calor?

Toma banho de regador."



 "Quem cochicha,

O rabo espicha,

Come pão

Com lagartixa"



Lá em cima do piano

tem um copo de veneno.

quem bebeu, morreu,

o azar foi seu.”



Veja agora alguns exemplos de trava-línguas:

A Iara agarra e amarra a rara arara de Araraquara”.

Fia, fio a fio, fino fio, frio a frio.”

Maria-Mole molenga. Se não é molenga, não é Maria-Mole. É coisa malemolente, nem mala, nem mola, nem Maria, nem mole.”

Veja essa música, gravada pelo grupo “Anima” feita com vários trava-línguas:

https://www.youtube.com/watch?v=_YLuhGtEJwc

Lembrem-se de portar o vídeo parlenda no Padlet.

https://padlet.com/emiasp/optativoeoficinas