Título: O Ritmo na Parlenda
Faixa-etária: Crianças de 07 a 12 anos
Descrição
da atividade: Convidamos a turma de violinos coletivos a fazer uma
criação em vídeo explorando possibilidades de ritmos em parlendas e
trava-línguas. Na postagem seguem alguns exemplos de parlendas e
trava-línguas que podem ser usados na criação.
O
Ritmo na Parlenda
Como
vimos na última aula, nós experimentamos o ritmo das coisas e
conhecemos o vídeo de um homem fazendo música com a máquina de
lavar roupas.
A
atividade da semana é gravar um vídeo, falando uma parlenda
enquanto faz um ritmo com algum objeto da casa. Você pode escolher
um objeto de sua casa para acompanhar, usar percussão corporal, ou
mesmo um instrumento musical. Logo abaixo vamos colocar alguns
exemplos que você pode usar para sua criação. Mas você pode
também usar uma parlenda ou trava-língua que você goste.
Veja
alguns exemplos de parlendas:
“Galinha
choca
comeu
minhoca
saiu
pulando
feito
pipoca.”
“A abelha
trabalha
todo dia faz
mel.
Voa livre e
ligeira
pelo azul do
céu.”
"Tá
com frio?
Toma
banho no rio.
Tá
com calor?
Toma
banho de regador."
"Quem
cochicha,
O
rabo espicha,
Come
pão
Com
lagartixa"
“Lá
em cima do piano
tem
um copo de veneno.
quem
bebeu, morreu,
o
azar foi seu.”
Veja
agora alguns exemplos de trava-línguas:
“A
Iara agarra e amarra a rara arara de Araraquara”.
“Fia,
fio a fio, fino fio, frio a frio.”
“Maria-Mole
molenga. Se não é molenga, não é Maria-Mole. É coisa
malemolente, nem mala, nem mola, nem Maria, nem mole.”
Veja
essa música, gravada pelo grupo “Anima” feita com vários
trava-línguas:
https://www.youtube.com/watch?v=_YLuhGtEJwc
Lembrem-se
de portar o vídeo parlenda no Padlet.
https://padlet.com/emiasp/optativoeoficinas