segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Alô? - Aula 23 - profs: Karime e Simone

Título: Alô

Turma: 8 anos

Descrição: Relembrar a personagem criada, aprofundar suas características, escolher um acessório e um “telefone mirabolante” para ela, e criar um desenho de onde ela vive. 





O Telefone foi criado  pelo escocês Alexander Graham Bell em 1876. 



Olá, Turma! Tudo bem com vocês?


Vocês se lembram do jogo que fizemos no encontro passado com as “ligações telefônicas”? Então, como gostaram muito dessa proposta, daremos continuidade a ela. Mas para isso, vamos retomar as personagens criadas nesse semestre. Lembram daquele ser que vinha de um outro universo/planeta? Será que ele faria uma ligação telefônica para um de nós? O que ele falaria? Por que ligaria? 


Para isso é preciso primeiro definir melhor as características dessa personagem.


Quem é ela/ele/x?

Como é ?

Qual é o seu planeta/universo?

Como é a sua casa? Onde dorme? O que come?

O que ele/ela faz? Do que gosta?

Ela/ele/x tem uma profissão? Qual é?

Tem uma amiga/o?


A ideia é que você possa ser essa personagem no nosso próximo encontro!


Escolha algum acessório que o transforme nesta personagem, Por exemplo, algo que coloque na cabeça, uma máscara, uma pintura no corpo etc. Use a sua imaginação e criatividade! 


Crie também o seu telefone/instrumento de comunicação para as nossas ligações. Como ela/ele/x veio de um outro lugar, qualquer invenção mirabolante serve!


Ah, para entrar no universo desse ser, faça um desenho da casa em que ela/ele/x vive. Traga esse desenho para o próximo encontro! Busque detalhar os cômodos e objetos dessa “casa”. Não se esqueça de colocar o personagem dentro da casa!


Até a próxima semana!


Retratos e Histórias II

 

EMIA - SP

Optativo de Artes Visuais Terça-feira | Manhã

Professora: Adriana Amaral

Aula 22

Título: Retratos e Histórias II

Público Alvo: a partir de 7 anos

Descrição: A partir das fotografias escolhidas para narrar nossas próprias histórias, criando nossos álbuns de retrato, vamos escolher uma delas para continuar trabalhar com essa ideia a partir da experimentação, usando agora a linguagem da pintura e suas inúmeras possibilidades.


Whitfield Novell - Kim LX. The Rouge and the noir, 2011

                                          Whitfield Novell - Kim LX. O Vermelho e o Preto, 2011


Retratos e Histórias II


Olá, crianças!!


Na nossa última aula começamos a trabalhar com a proposta de fazermos nossos retratos e autorretratos utilizando a linguagem da pintura, partimos das fotografias dos nossos álbuns de família. Vamos continuar com essa investigação na pintura? Que materiais além do papel ou tela de tecido com tintas podemos procurar aí em casa para começarmos esse trabalho? O artista estadunidense Whitfield Novell utiliza muitos materiais diferentes para retratar pessoas da sua família e ele mesmo, desde papel até madeiras, misturando tintas, lápis e carvão, além de trazer para a pintura objetos da natureza ou do dia a dia para compor a imagem. Tentem fazer essas descobertas aí na casa de vocês também, além de pintar sobre o suporte que quiser, papel, tecido, papelão ou a própria tela do aplicativo, para quem for usar o celular para fazer pintura, escolha um objeto que você queira que seja mostrado junto com a pintura que você fizer para compor também a imagem.


Até a próxima semana!
Beijos





Título: MascarAção_Profs Marcos,Maristela, Rosa,Thiago_Aula 23

Título: MascarAção


Público Alvo: Crianças 09-10 anos 

Descrição: Criar movimentos, gestualidades e situações com as máscaras inventadas na aula.


 Olá turma!

 Em nossa última aula criamos máscaras de maneira muito simples e experimentamos uma pequena encenação. 

Na atividade de hoje vocês vão criar gestos, movimentos e uma situação para esse personagem que vai ganhar vida com a sua máscara. 

Experimente diferentes maneiras de se movimentar com sua máscara, como: mexer a cabeça, as mãos, ombros, pés, pernas e mãos. 

Depois de encontrar o melhor “jeito” desse personagem se mexer, peça ajuda para algum adulto responsável filmar sua atuação e envie pra gente no grupo de Whatsapp.

 É isso turma.

 Até breve.

 Tchauu!

Título: Metamorfose_Profs Maristela e Thiago_Aula 23

 Título: Metamorfose




Público Alvo: Crianças 08 anos 

Descrição: Nesta atividade as crianças vão criar movimentos e sons dos animais inventados e produzir um pequeno vídeo.


Olá Crianças, como estão?

 Na aula passada fizemos a metamorfose - transformação, da borboleta para a lagarta estão lembrados?

 Na atividade de hoje vocês vão se transformar nos animais criados nas últimas aulas, que são:

 • Coelho com bico de pombo.
 • cachorro com pata e rabo gato e cabeça de golfinho, cor laranja.
 • Águia com corpo de pinguim, bico de benjamin e asa vermelha e pega fogo na cabeça.
 • Tubarão com perna de cachorro, focinho de raposa e corpo de cor verde.
 • Raposa com rabo de urso polar, olho e dente de piranha.
 • Raia com cabeça de tubarão, rabo de peixe palhaço, barriga de piranha.
 • Guepardo com cabeça de leão.
 • Tubarão com cabeça de cobra.
 • Cabeça de cachorro, tronco de leão, 4 pernas de gente.
 • Tentáculos de lula, tronco de crocodilo, cabeça de pinguim

Você pode escolher um ou mais desses animais, ou criar um outro para fazer suas transformações.

 Movimente-se com as diferentes partes do corpo, braços, cabeça, costas, pernas, rosto, pés, mãos e use

 a sua voz para fazer o som desses animais e das partes que se transformam. Faça um vídeo, peça para

 algum responsável filmar, e compartilhe no grupo do WhatsApp.

 Por hoje é só. 

Até a próxima aula, turma.


quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Leitura do livro: A Mbira da Beira do Rio Zambeze - Profs. Liliana e Odino - aula 22

 Título: Leitura do livro: A Mbira da Beira do Rio Zambeze

Descrição: Leitura do livro, para que no próximo encontro nós possamos escolher uma das histórias, para conversar quais animais existem nesse lugar, que brincadeiras tem , quais as canções que têm, como seria desenhar com materiais que eles têm 

Público: crianças acima de 5 anos





























































quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Primeira Camada: meus lugares no desenho - Karime Nivoloni e Daniel Freitas

Primeira Camada: meus lugares no desenho
Faixa etária: 5 e 6 anos


Descrição: Nesta atividade, orientada pelo áudio anexo, a criança é convidada a vivenciar uma experiência sobre o seu desenho para então pintar algumas partes de sua própria escolha. 

Informações adicionais: 

Sugerimos que a criança realize a proposta enquanto escuta o áudio e, caso sinta necessidade, pare e retome de onde precisar.


É importante a presença de um adulto para auxílio no preparo dos materiais.


Materiais para aula:

Desenho da aula anterior

Tinta guache

Pincel

Potes para misturar água com a tinta (Nesta proposta, o guache deverá ser muito diluído, para apresentar uma transparência, quase como uma aquarela)

Pote com água para limpar o pincel

Pano para secar o pincel


Ao final da proposta, orientamos que o desenho permaneça no local até estar completamente seco, para que não rasgue.


As músicas que estão presentes no áudio são do álbum Impermanence, da artista Meredith Monk.

quinta-feira, 9 de setembro de 2021

A Natureza, o Eu e o Nós - Profs Adriana e Daniel - 11 e 12 artes visuais

 EMIA-SP

11 e 12 anos | Artes Visuais | Quinta-feira à Tarde

Aula 22

Orientação: Adriana Amaral e Daniel Freitas.

Título: A Natureza, o Eu e o Nós

Público-Alvo: crianças de 11 - 12 anos

Descrição: Assistir o vídeo de referência da artista queniana Wangechi Mutu e criar relações com a poética que estamos explorando esse ano de trabalhar a natureza como possibilidade de acessar nossa memória, história e ancestralidade



a Natureza, o EU e o NÓS


Wangechi Mutu em seu Ateliê, Quênia, Nairobi - África. Imagem Art21



Olá, Turma!!
Essa semana vamos trabalhar a partir da referência do trabalho da artista queniana Wangechi Mutu, seu trabalho parte da sua relação com alguns elementos da natureza, compondo grandes esculturas que segundo a própria artista traz em si uma certa energia cósmica, criando conexões entre nós humanos com a natureza. Será que conseguimos selecionar elementos da natureza que possam criar essa relação cósmica com os nossos próprios trabalhos? Será que esses trabalhos podem falar um pouco de nós e da nossa história? Por enquanto ficamos nessa reflexão!! Acessem o link para assistir o vídeo e não esqueçam de ativar a legenda em português.


Até a próxima semana!!


Wangechi Mutu