quinta-feira, 22 de abril de 2021

segunda-feira, 19 de abril de 2021

“Personagem-inseto”


Faixa etária: 8 anos

Descrição: Relembrar as propostas realizadas nas aulas online. Pesquisar gravetos ou sucatas em casa para a criação do seu personagem inseto na forma tridimensional.


Olá Turma! Como vocês estão?

Nessa semana iremos relembrar um pouco do nosso processo, para que as crianças que não puderam estar nos encontros online possam acompanhar por aqui.

Também iremos sugerir uma nova criação para realizarem em casa com os seus familiares.

Para relembrar, nós começamos nossos encontros investigando os insetos que vivem em nossas casas. Olha só algumas fotografias que a turma tirou e compartilhou em nosso grupo de whatsapp! 










Agora nos diga, 

Quais insetos vivem com você? Se puder procure também em sua casa e compartilhe a sua fotografia conosco!

No encontro seguinte, depois de investigar os insetos, decidimos criar um jogo inspirado nas cartas Pokémon - praticamente toda a turma gosta desse jogo! 

Você conhece o Pokémon? Tudo bem se não conhecer. O jogo é somente uma inspiração para inventarmos o nosso.  

Para tal, iniciamos criando um desenho a partir dos insetos investigados em casa.  Nesses desenhos as crianças mesclaram elementos do Pokemon com os insetos.

Veja como ficou:






Como seria o seu? Que tal fazer um desenho também??

No último encontro, brincamos de virar esses personagens-insetos com o corpo, criando diferentes tipos de movimentos. Mas antes, selecionamos quais qualidades cada um desses personagens-insetos deveria ter. Elas são as mesmas que utilizaremos nas cartas do nosso jogo. São elas:

1. Agilidade
2. Ataque
3. Fraqueza
4. Velocidade
5. Defesa Física
6. Ataque especial
7. Gênero
8. Elemento 

Agora nos diga:

Quais seriam as qualidades do seu personagem-inseto? 
Escreva num papel e depois explore no seu corpo cada uma delas, criando esses movimentos. 
Se puder, coloque uma música e chame alguém da sua família para brincar com você. Por exemplo, se o ataque do seu personagem-inseto for uma picada, como você faria com o seu corpo esse movimento da picada? E se o elemento for a água, como criar movimentos que tragam para o seu corpo o estado de água? 

Aproveite a brincadeira!

ATENÇÃO TURMA!
 
Para essa semana, vamos propor que criem uma forma tridimensional para o seu desenho.  Para tal, retome o desenho e separe os seguintes materiais:

1. Folhas, gravetos, flores, sementes que possam ser coletadas ou utilizadas. Só utilize folhas e gravetos que já estiverem no chão! Se não tiverem esse material, busque sucatas diversas (potes, embalagens, rolos, barbantes, arames de pão, caixas etc.)

2. Para colar, utilize fita crepe, cola branca (para sucatas de papel) ou cola para artesanato/quente (se utilizar os gravetos). IMPORTANTE: Solicite o acompanhamento de um adulto!

Para lhe inspirar, veja só o trabalho que o Coletivo Zebra 5 realizou numa oficina para crianças, na invenção de insetos e pássaros:









O que você achou desses trabalhos? 

Para conhecer mais sobre o Coletivo Zebra 5, acesse o site: https://www.zebra5.com.br/

Traga para a próxima aula a sua criação ou separe os materiais para que possamos realizar juntos! 

Até semana que vem!

Abraços,

Simone e Karime

Árvore

 5e6anos_3fm_GiselleeTelmo_aula7


Faixa etária: 5 e 6 anos

Descrição: Confecção de árvore de papelão. É necessário o acompanhamento de um adulto.





quarta-feira, 14 de abril de 2021

Pra onde foi o Curupira - Prof Liliana e Odino - aula 6

   Pra onde foi o Curupira

     Público: crianças de 7 anos acima 
     Descrição: Brincadeira criada a partir de confecções dos pés do curupira, posicionados em forma de trilha, espalhados pela casa e músicas instrumentais provocando movimentos.













   Vídeo de atividade com os pés
     
 
Vamos ouvir as músicas dos indígenas?

https://www.youtube.com/watch?v=3dS2fUcHhzg

https://www.youtube.com/watch?v=l469uaunv6A

-Todos os vídeos da Palavra Cantada se encaixam muito bem, mas achamos que este aqui em especial vai ser bem divertido:

https://www.youtube.com/watch?v=EmvwcSr_L5Q

-Todos os gêneros de música são bem vindos! Vamos sugerir os de música erudita:

Bach – Jesus, alegria dos homens:

https://www.youtube.com/watch?v=aRcrKn6f3N8&list=PLnmvUWZfw3kuPU5JaHSaM9orMzBnDiZ3J

Mozart – Uma pequena canção noturna

https://www.youtube.com/watch?v=oy2zDJPIgwc

 - Chamamos de música instrumental quando ela não tem um cantor, somente instrumentos musicais. Aqui no brasil, existem grupos reconhecidos internacionalmente. Aqui vão as sugestões:

Grupo Pau Brasil

https://www.youtube.com/watch?v=521pJWoY0-0&list=RDEMtSxmx0YKYj5tXOQcXVoGRQ&index=2


Para quê? E como usar? - Profs Adriana Amaral e Daniel Freitas - aula 6

 

Para quê? E como usar?


EMIA - Aula 6 11-12 Artes Visuais | Quinta-feira Tarde

Professores:. Adriana Amaral e Daniel Freitas


Público Alvo: 11 - 12 anos


Descrição: Neste vídeo o professor Daniel apresenta ferramentas para gravura e escultura em argila e algumas ferramentas inusitadas.

Procura aí na casa de vocês possíveis objetos que possam virar ferramentas.

E até o nosso próximo encontro on-line! 


Acesse o link abaixo

https://youtu.be/yzqPqizhsf





segunda-feira, 12 de abril de 2021

Geringonças contam histórias

 Optativo de Artes Visuais Terça-feira | Manhã Professora: Adriana Amaral

Público Alvo: a partir de 7 anos

Descrição: A partir das geringonças criadas, objetos feitos de materiais do nosso dia a dia e que conseguem ter movimentos, vamos inventar personagens.



O pequeno pássaro de fogo

Geringonças contam histórias

Olá, crianças! Tudo bem?

Nos nossos primeiros encontros investigamos bastante a construção de coisas inventadas direto da nossa imaginação, começamos criando coisas impossíveis que nem os poetas fazem com as palavras, depois transformamos essas coisas em pequenas geringonças com movimentos. Agora vamos tentar transformar essas criaturas em personagens, o que vocês acham? Vamos tentar? Um bom início será começar a gravar um vídeo ou fazer algumas fotografias das geringonças- personagens em diferentes lugares e espaços aí da casa de vocês. Imaginem uma situação para elas e em seguida faça alguns registros, pensem também em um nome para elas receberem e se conseguirem nos contem uma pequena história do surgimento dessa criatura fantástica.


Até a próxima, turminha!!