segunda-feira, 14 de setembro de 2020

O Ritmo na Parlenda - Profs Carla e Celso - Aula 16

 

Título: O Ritmo na Parlenda
Faixa-etária: Crianças de 07 a 12 anos
Descrição da atividade: Convidamos a turma de violinos coletivos a fazer uma criação em vídeo explorando possibilidades de ritmos em parlendas e trava-línguas. Na postagem seguem alguns exemplos de parlendas e trava-línguas que podem ser usados na criação.
 
 
 
 

O Ritmo na Parlenda



Como vimos na última aula, nós experimentamos o ritmo das coisas e conhecemos o vídeo de um homem fazendo música com a máquina de lavar roupas.



A atividade da semana é gravar um vídeo, falando uma parlenda enquanto faz um ritmo com algum objeto da casa. Você pode escolher um objeto de sua casa para acompanhar, usar percussão corporal, ou mesmo um instrumento musical. Logo abaixo vamos colocar alguns exemplos que você pode usar para sua criação. Mas você pode também usar uma parlenda ou trava-língua que você goste.



Veja alguns exemplos de parlendas:


Galinha choca

comeu minhoca

saiu pulando

feito pipoca.”




A abelha trabalha

todo dia faz mel.

Voa livre e ligeira

pelo azul do céu.”



"Tá com frio?

Toma banho no rio.

Tá com calor?

Toma banho de regador."



 "Quem cochicha,

O rabo espicha,

Come pão

Com lagartixa"



Lá em cima do piano

tem um copo de veneno.

quem bebeu, morreu,

o azar foi seu.”



Veja agora alguns exemplos de trava-línguas:

A Iara agarra e amarra a rara arara de Araraquara”.

Fia, fio a fio, fino fio, frio a frio.”

Maria-Mole molenga. Se não é molenga, não é Maria-Mole. É coisa malemolente, nem mala, nem mola, nem Maria, nem mole.”

Veja essa música, gravada pelo grupo “Anima” feita com vários trava-línguas:

https://www.youtube.com/watch?v=_YLuhGtEJwc

Lembrem-se de portar o vídeo parlenda no Padlet.

https://padlet.com/emiasp/optativoeoficinas

 

Invencionática - Profs Odino, Luciana, Barbara, Meri - Aula 16

 Titulo: invencionática

 Público: Todas as idades
 

Descrição: A partir de dois poemas de Manoel de Barros, responder às perguntas com invencionática.



 


https://soundcloud.com/user-211237726/atividade16-audio4teto-postagem-dia11092020-barbara







Desenhando no escuro - Profs. Paulo e Priscila - Aula 16

 Título:Desenhando no escuro.


Descrição: Inúmeros são os caminhos do fazer artístico que elabora simultaneamente dimensões lúdicas, perceptivas e visadas inusitadas diante das linguagens da arte. Se brinco com criações de imagens, como executar este trabalho sem poder olhar a mão, o papel, o lápis etc? Este é o ponto de partida desta atividade cuja sequência procura trabalhar o que foi feito no escuro, de olhos vendados e intuitivamente, sensivelmente!  



As potências do fogo - Profs. Sheila/Ligia/Douglas/Priscila - Aula 16

 

 

 

Título: As potências do fogo

Público-alvo: Crianças de 9 a 11 anos.

Descrição: O áudio estimula a refletir sobre as potências de transmutação do fogo e sobre a capacidade de regeneração da natureza, além de ser um convite para darmos boas vindas à Primavera. 

Ouça o audio dos professores:

https://soundcloud.com/user-211237726/quartetosextamanha-douglasligiapriscillasheila-aula16