sábado, 16 de maio de 2020
Oficina_Teatro_2T_Beth_Aula5
Optativo_ArtesVisuais_4M_Adriana_Aula5
Breve descrição da atividade:
Olá, pessoal! Tudo bem com vocês?
Toda semana temos nos encontrado por aqui e eu tenho sempre trazido ou proposto uma situação com as imagens para que a partir delas a gente possa imaginar outras construções visuais e narrativas. Tenho partido muito da ideia das imagens poderem fazer de conta que são ou estão em determinadas situações, afinal, imaginar não seria criar as situações mais possíveis e impossíveis para as imagens acontecerem? Não é mesmo?! Hoje, eu vou deixar a indicação do trabalho de um grande artista e poeta brasileiro: Manoel de Barros. Para vocês conhecerem um pouco da sua poesia, aqui embaixo no link do vídeo tem vários de seus poemas, que foi ilustrado e animado para a exposição Arte para Crianças que aconteceu no Museu Vale do Rio Doce em Vila Velha, Espírito Santo e também aqui em São Paulo no SESC Pompéia. Espero que vocês gostem e semana que vem a gente embarca em uma próxima aventura..
Boa experiência!
Optativo_Música_ViolinosColetivos_6M_Carla_Celso_Aula5
Olá turma! Tudo bem?
A música é uma linguagem, e como toda língua, ela tem uma forma escrita, através dela podemos escrever e registrar os sons…
Você sabia que existem muitas formas de escrever música?
Você já deve ter visto uma partitura, ela tem linhas, bolinhas, a Clave de sol.
Pois então… hoje nós vamos começar a falar sobre isso.
A escrita musical é composta por vários símbolos que representam as alturas das notas (se as notas são grave, médias ou agudas) e também as durações de cada som (se o som é comprido ou curto) e ainda a intensidade dos sons (fraco ou forte)
A escrita musical foi desenvolvida ao longo de muitos séculos… nós vamos começar a conhecê-la aos poucos.
Hoje vamos mostrar a vocês a pauta, um conjunto de cinco linhas onde colocamos as figuras. Veja só:
Veja só:https://www.youtube.com/watch?v=C1jWiDe-Mls
Agora veja esta animação brincando com a partitura de uma música muito famosa, o primeiro movimento da Quinta Sinfonia de Beethoven.
https://www.youtube.com/watch?v=vcBn04IyELc
Perceba que aparecem sinais quando a música se torna “forte” e quando se torna “suave”
Quais símbolos que representam os momentos que a música se torna “forte” e “suave”?
Optativo_Música_Guitarra_Glauco_AULA5
Pùblico alvo: Crianças e interessados.
Descrição: Demonstração de como usar o aplicativo Smart Chord para afinar guitarra e violão.
Optativo_ArtesVisuais_4T_Daniel_Aula5
Utilizando papel, giz de cera colorido, tinta acrílica preta, pincel e um lápis grafite bem afiado.
Optativo_Dança_2M_Karime_Aula5
Título: Pequenas Danças para Espaços Reduzidos
Público Alvo: crianças de 7 a 12 anos
Breve descrição de atividade:
Agora é o momento de organizarem a coleção.
Definam uma ordem para que esses gestuais aconteçam, e pratiquem
para não esquecer.
A construção de uma célula coreográfica. Acompanha um audio explicativo.
Informações adicionais: Para as crianças menores é importante o
acompanhamento de um adulto para apreensão da proposta.
Clique no link para ouvir o áudio:
https://soundcloud.com/user-489896918/optativo-2fm-karime-5/s-TAXkvQGNLNw
Oficina_SoprosFemininos_5M_Lígia_Aula5
Público-alvo: Adultos (acima de 18 anos)
Descrição: Um vídeo que dirige o olhar para a arte de contar histórias e propõe um primeiro passo para despertar recursos internos nesse campo. A partir da referência da obra “Acordais – Fundamentos Teóricos-Poéticos da Arte de Contar Histórias” de Regina Machado é lançado um desafio de compor uma visualidade para o que seria o “Sopro da Narradora”. Para inspirar, um pequeno conto presente nessa obra: “A Aventura de Chu”.