sábado, 16 de maio de 2020

Oficina_Teatro_2T_Beth_Aula5

    Titulo :Corpo em movimento.



Público Alvo : A partir de 13 anos.

Descrição da Atividade: Escolher uma musica da sua preferencia,pegar um tecido que você tenha em casa ( pode ser uma toalha, um casaco, uma canga, um lenço, etc) e se deslocar pela casa brincando com os movimentos corporais .
Eu também entrei na brincadeira ,segue um vídeo com a minha experimentação.

Experimentem vocês irão gostar!




Até Já!



Optativo_ArtesVisuais_4M_Adriana_Aula5

Do Real ao Faz-de Conta



Público Alvo: material aberto para todas as idades

Breve descrição da atividade: 


Olá, pessoal! Tudo bem com vocês?

Toda semana temos nos encontrado por aqui e eu tenho sempre trazido ou proposto uma situação com as imagens para que a partir delas a gente possa imaginar outras construções visuais e narrativas. Tenho partido muito da ideia das imagens poderem fazer de conta que são ou estão em determinadas situações, afinal, imaginar não seria criar as situações mais possíveis e impossíveis para as imagens acontecerem? Não é mesmo?! Hoje, eu vou deixar a indicação do trabalho de um grande artista e poeta brasileiro: Manoel de Barros. Para vocês conhecerem um pouco da sua poesia, aqui embaixo no link do vídeo tem vários de seus poemas, que foi ilustrado e animado para a exposição Arte para Crianças que aconteceu no Museu Vale do Rio Doce em Vila Velha, Espírito Santo e também aqui em São Paulo no SESC Pompéia. Espero que vocês gostem e semana que vem a gente embarca em uma próxima aventura..


Boa experiência!

                   https://www.youtube.com/watch?v=a-HDwM3jebY


Optativo_Música_ViolinosColetivos_6M_Carla_Celso_Aula5

Título - Aula 5 - Escrevendo Música

Público-Alvo: Crianças de 7 a 12 anos.

Descrição: Você sabia que a música é uma linguagem e também pode ser escrita?
 Nessa aula começaremos a falar sobre as formas de escrita musical.
 
                                                     Escrevendo música

Olá turma! Tudo bem?

A música é uma linguagem, e como toda língua, ela tem uma forma escrita, através dela podemos escrever e registrar os sons…

Você sabia que existem muitas formas de escrever música?

Você já deve ter visto uma partitura, ela tem linhas, bolinhas, a Clave de sol.

Pois então… hoje nós vamos começar a falar sobre isso.

A escrita musical é composta por vários símbolos que representam as alturas das notas (se as notas são grave, médias ou agudas) e também as durações de cada som (se o som é comprido ou curto) e ainda a intensidade dos sons (fraco ou forte)

A escrita musical foi desenvolvida ao longo de muitos séculos… nós vamos começar a conhecê-la aos poucos.

Hoje vamos mostrar a vocês a pauta, um conjunto de cinco linhas onde colocamos as figuras. Veja só:




O artista Jarbas Agnelli descobriu um pedaço de partitura musical em um lugar que vemos muito em nosso cotidiano…




 Ele conseguiu fazer música com essa imagem.

                                Veja só:https://www.youtube.com/watch?v=C1jWiDe-Mls


Agora veja esta animação brincando com a partitura de uma música muito famosa, o primeiro movimento da Quinta Sinfonia de Beethoven.


https://www.youtube.com/watch?v=vcBn04IyELc



Perceba que aparecem sinais quando a música se torna “forte” e quando se torna “suave”


Quais símbolos que representam os momentos que a música se torna “forte” e “suave”?



Optativo_Música_Guitarra_Glauco_AULA5

Título: Aplicativo para afinar guitarra e violão.

Pùblico alvo: Crianças e interessados.

Descrição: Demonstração de como usar o aplicativo Smart Chord para afinar guitarra e violão.

                               Clique aqui!
                               https://youtu.be/lgp85rKQvvY

Optativo_ArtesVisuais_4T_Daniel_Aula5

Título: Desenho Mágico

Público alvo: todas as idades.

Breve descrição: neste vídeo apresento um pouco da magia das linhas coloridas, revelada sobre a superfície entintada de preto.
Utilizando papel, giz de cera colorido, tinta acrílica preta, pincel e um lápis grafite bem afiado.

                                                             Separe os materiais e clique no link !

Optativo_Dança_2M_Karime_Aula5

Título: Pequenas Danças para Espaços Reduzidos

Público Alvo: crianças de 7 a 12 anos

Breve descrição de atividade:

Agora é o momento de organizarem a coleção.

 Definam uma ordem para que esses gestuais aconteçam, e pratiquem

 para não esquecer.

 A construção de uma célula coreográfica. Acompanha um audio explicativo.


Informações adicionais: Para as crianças menores é importante o 

 acompanhamento de um adulto para apreensão da proposta.

Clique no link para ouvir o áudio:

https://soundcloud.com/user-489896918/optativo-2fm-karime-5/s-TAXkvQGNLNw

Área de anexos

Oficina_SoprosFemininos_5M_Lígia_Aula5

Título: Mergulho no sopro da narradora

Público-alvo: Adultos (acima de 18 anos)

Descrição: Um vídeo que dirige o olhar para a arte de contar histórias e propõe um primeiro passo para despertar recursos internos nesse campo. A partir da referência da obra “Acordais – Fundamentos Teóricos-Poéticos da Arte de Contar Histórias” de Regina Machado é lançado um desafio de compor uma visualidade para o que seria o “Sopro da Narradora”. Para inspirar, um pequeno conto presente nessa obra: “A Aventura de Chu”.

       Clique no link para assistir: