sexta-feira, 3 de março de 2023

 

 

 

COMUNICADO DE INSCRIÇÃO PARA VAGAS REMANESCENTES DE OFICINAS DE DANÇA, MÚSICA E TEATRO DA

ESCOLA MUNICIPAL DE INICIAÇÃO ARTÍSTICA

 

 

 

A Secretaria Municipal de Cultura FAZ SABER que durante o período de 03 a 08 de março de 2023, a Escola Municipal de Iniciação Artística – EMIA unidade Jabaquara, sediada na Rua Volkswagen, s/nº, Parque Público Lina e Paulo Raia, Jabaquara, São Paulo, SP, regulamentada pela Lei n. 15.372, abrirá inscrição on-line para vagas de Oficinas de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro, para o ano letivo de 2023.

Para as inscrições on-line será necessário acessar, das 10h00 do dia 03 de março até às 23h55 do dia 08 de março de 2023, o link https://forms.gle/aWv24qpfoCDvjJpe7 nos endereços  http://emiasp.blogspot.com./ https://www.facebook.com/emia.escolaemia ou https://www.instagram.com/emiaoficial/

A classificação será por ordem de inscrição, estando limitada ao número de vagas de cada Oficina, seguindo os critérios do item 1. DA DISTRIBUIÇÃO DAS VAGAS.

A Escola entrará em contato por e-mail com o candidato para confirmar a vaga e este efetivar a matrícula.

As aulas iniciarão a partir do dia 06 de março de 2023.

 

 

1. DA DISTRIBUIÇÃO DAS VAGAS

1.1       Serão aplicadas às vagas cotas oriundas das políticas de ações afirmativas:

1.1.1    50% no mínimo destinadas às crianças que se declaram indígenas, pardas, pretas ou negras

1.1.2    20% no mínimo destinadas às crianças oriundas da escola pública, acrescidos dos candidatos não contemplados no item 1.1.1

1.1.3    30% destinadas a livre concorrência, implicando todo o contingente de candidatos inscritos, acrescidos dos não contemplados nos itens 1.1.1 e 1.1.2

1.1.4    Caso as vagas destinadas as cotas não sejam preenchidas conforme no item 1.1.1, elas serão automaticamente destinadas ao item 1.1.2, e assim sucessivamente.

2. DAS INSCRIÇÕES

2.1       As inscrições serão efetivadas conforme distribuição das vagas indicadas no item 1. Da Distribuição das Vagas e ordem de inscrição.

2.2       As inscrições serão automaticamente canceladas quando:

I. realizadas fora do dia e horário indicados no cabeçalho do Comunicado.

II. no momento da matrícula, os documentos apresentados do candidato não estiverem de acordo com os critérios preestabelecidos. 

 

 

3. DA MATRÍCULA

3.1       A orientação para a matrícula será fornecida por e-mail pela secretaria da escola.

 

3.2       Local:

3.2.1    Escola Municipal de Iniciação Artística – Rua Volkswagen, s/nº – Parque Lina e Paulo Raia – Casa 3

 

3.3       Documentação necessária:

3.3.1    Ficha cadastral

3.3.2    Cópia do RG

 

 

4. DA NÃO EFETIVAÇÃO DA MATRÍCULA 

4.1       A não efetivação da matrícula de acordo com o item 3. Da Matrícula acarretará automaticamente a perda da vaga.

4.2       Serão chamados por e-mail para preenchimento da vaga os candidatos constantes da respectiva lista, pela ordem.

 

DANÇA

 

OFICINA DE STREET DANCES

Artista Professor: Thiago Negraxa

Faixa etária: a partir de 13 anos

Horário: 3ªf - das 8h00 às 11h00

Número de Vagas: 09

Duração: até 24 de novembro de 2023

Release: As aulas trabalharão a partir de diferentes práticas que integram as Danças Urbanas/Street Dances. As práticas se desenvolverão a partir dos seguintes eixos: trabalhos com os pés (footworks), balanços, danças sociais, códigos e improvisações, de maneira que seja possível a participação por qualquer público interessado e não praticante. As aulas se estruturarão da seguinte maneira: Aquecimento a partir das articulações que inclui qualidades das diferentes Danças Urbanas e evolui para elaborações rítmicas acentuando partes da coluna e membros. Em um segundo momento desenvolveremos experimentações das diferentes danças sociais e códigos para assim elaborar processos de improvisação e criação. As aulas também buscam estabelecer um espaço de diálogo para as possíveis reflexões/conexões que surgirem durante o encontro, contando também com a utilização de referência de livros e vídeos para o trabalho de conteúdos históricos e artístico, além de visitas em espaços que possibilitem experiências práticas com outros coletivos, com prévia comunicação e organização com a instituição EMIA.

 

MÚSICA

 

OFICINA DE RAP

Artista Professor: Daniel Bidia Olmedo Tejera (Daniel Garnet)

Faixa Etária: de 13 a 29 anos

Horário: 3ªf das 15h30 às 16h30

Número de Vagas: 05

Duração: até 24 de novembro de 2023

Release: Nesta oficina experimentaremos a escrita de versos a partir do Rap, partindo de referências que construíram o movimento Hip-Hop. Metáforas, trocadilhos e frases de efeito, servirão como ferramenta para cada participante possa ao final, criar e expressar seus textos em cima de batidas e instrumentais musicais diversos.

 

OFICINA DE CANTO CORAL INFANTIL EMIA

Artistas Professores: Ligia Rosa e Antônio Corrêa Neto

Faixa Etária: 07 a 10 anos

Número de Vagas: 13

Horário: 4ªf - das 11h00 às 12h00

Duração: até 24 de novembro de 2023

Release: Esse projeto é voltado para a comunidade e crianças da EMIA que tem o desejo de se expressar vocal e cenicamente, experimentando o fazer artístico, de forma lúdica, empática, sociável, amorosa e criativa, onde a construção do conhecimento e alegria se misturam. Este trabalho musical proporciona coletivamente com as crianças e os educadores a construção de uma pesquisa de um repertório musical da cultura popular de tradição e outros gêneros de interesse da turma. Venham se inscrever, porque é muito divertido, legal e se aprende muito participando e convivendo com as crianças cantando.

 

OFICINA 4 ELEMENTOS “DANÇA, DJ, MC E GRAFFITE”

Artistas Professores: Daniel Bidia e Telmo Rocha (TJ)

Faixa etária: 08 a 15 anos

Horário: 5ªf - das 10h00 às 12h00

Número de Vagas: 05

Duração: até 24 de novembro de 2023

Release: Uma oficina aberta a comunidade com ênfase no público adolescente, que tem o enfoque em proporcionar experiências criativas a partir da interação entre os 4 elementos do hip-hop (grafitte, mc, dj e danças urbanas) com as quatro linguagens artísticas oferecidas na EMIA: artes visuais, dança, música e teatro. O hip-hop, em sua combinação com as culturas locais e seu apelo universal pela afirmação étnica, combinada com a valorização social daqueles que têm sido historicamente objeto de opressão e de discriminação, tem exercido um papel importante na formação de jovens do mundo todo, em particular do jovem pobre e negro, morador das periferias de grandes cidades, como São Paulo. Podemos dizer que trazer para a EMIA a possibilidade de se trabalhar com os 4 elementos do Hip-hop, conectando com as 4 linguagens artísticas da EMIA, é uma tentativa de transcender o ensino artístico, rumo a uma vivência que interaja com a cultura e a sociedade, gerando ideias, valores e modos de interpretar a vida.

 

ORQUESTRA INFANTO-JUVENIL DA EMIA

 

Artistas Professores:  Eugênia Nóbrega, Julio Maluf, Thiago Brisolla e Wilson Dias

Faixa Etária:  acima de 09 anos

Horário: Sáb - das 10h00 às 13h00

Duração: até 24 de novembro de 2023

Release: A Orquestra da EMIA com mais de 30 anos de existência no bairro do Jabaquara, desenvolvendo um repertório da Música Clássica, Folclórica, Popular e Experimental, abre vagas para os seguintes instrumentos:

1. violinos, violas, cellos e contrabaixo - naipe das cordas com arco

2. flautas doces, flautas transversais, clarinete, saxofones, oboé e trompete - naipe dos sopros

3. violões - cordas dedilhadas

4. percussão em geral - pandeiro, xilofones, bumbo, bateria 

Requisitos básicos: ter 2 anos de prática instrumental; conhecer a leitura musical; alunos, ex-alunos e interessados da comunidade podem se inscrever 

Obs: A Orquestra EMIA não ensina a iniciação instrumental, ela consiste na Prática Instrumental em grupo.

 

TEATRO

 

OFICINA LIVRE DE TEATRO

Artista professora: Andreya Sá e Luciana Gabriel

Faixa Etária: de 07 a 10 anos

Horário: 3ªf - das 8h30 às 11h30

Número de vagas: 10

Duração: até 24 de novembro de 2023

Release: A oficina livre de teatro será um espaço de brincadeiras, jogos teatrais e experimentações cênicas voltadas para criações coletivas. A partir das premissas pedagógicas construídas historicamente pela EMIA, estes encontros possibilitarão à comunidade escolar em geral parte da vivência com a integração de linguagens por meio das teatralidades.

 

REENCANTAR ATRAVÉS DAS HISTÓRIAS

Artista Professora: Ligia Borges

Faixa Etária: a partir de 18 anos

Número de Vagas: 03

Horário: 5ªf - das 15h30 às 17h30

Duração: até 24 de novembro de 2023

Release: Encontros voltados para adultos a partir de 18 anos, com ou sem experiências na linguagem da contação de histórias, onde abordaremos alguns fundamentos poéticos, lúdicos, teóricos dessa arte. Com o foco na perspectiva de reencantamento do mundo cercaremos uma conexão com a palavra viva, mágica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário