Título: Micro coreografias com variação de velocidade
Público alvo: crianças a partir de 11 anos
Breve descrição:
Dando continuidade à proposta das últimas 3 aulas, a ideia agora é
variar a velocidade daquela sequência coreográfica criada por vocês. Que
transformações podem ocorrer entre o "muito rápido" e o "muito lento"? O
que sente no corpo? O que muda na dança?
EMIA
Turma 11 e 12 anos de dança
Professoras: Andréa Fraga e Barbara Schil
Aula 4
Oi pessoal!!
Nas nossas últimas três aulas pedimos para que vocês assistissem alguns vídeos de dança
e elaborassem, aí em suas casas, uma pequena sequência de movimentos.
Esta sequência coreográfica começou com a cadeira e depois se espalhou por todo espaço da casa.
Será que ela se transformou? Agora para darmos continuidade, vamos sugerir que além de dançar
esta sequência por todos os espaços da casa, que também modifiquem as velocidades dela.
Por exemplo, as velocidades podem variar entre o muito lento, lento, “normal”, rápido e muito rápido.
e elaborassem, aí em suas casas, uma pequena sequência de movimentos.
Esta sequência coreográfica começou com a cadeira e depois se espalhou por todo espaço da casa.
Será que ela se transformou? Agora para darmos continuidade, vamos sugerir que além de dançar
esta sequência por todos os espaços da casa, que também modifiquem as velocidades dela.
Por exemplo, as velocidades podem variar entre o muito lento, lento, “normal”, rápido e muito rápido.
Experimente estas possibilidades na sequência criada. Ou invente na hora.
Depois chame alguém aí da sua casa para filmar.
Para se preparar, experimente se deslocar pela casa, entre um cômodo e outro nessas diferentes velocidades.
Depois pare, respire e observe como sente seu corpo, mudou a respiração?
Espreguice-se e então experimente fazer aquela sequência com essas variações.. Qual foi a sensação?
Que diferenças percebe no corpo? E na dança?
Depois pare, respire e observe como sente seu corpo, mudou a respiração?
Espreguice-se e então experimente fazer aquela sequência com essas variações.. Qual foi a sensação?
Que diferenças percebe no corpo? E na dança?
Recapitulando:
Aula 1: criar uma dança livremente inspirada nos vídeos de trabalhos realizados com cadeiras por importantes
artistas da dança
artistas da dança
Aula 2: fixar uma sequência criada com a cadeira a partir das adaptações do trabalho “Rosas danst Rosas”
tendo os vídeos como inspiração
tendo os vídeos como inspiração
Aula 3: levar essa dança/sequência criada para outros espaços, lugares do corpo (deitados, sentados, de pé)
e lugares da casa (corredor, quarto, cozinha, etc)
e lugares da casa (corredor, quarto, cozinha, etc)
Aula 4: variar o tempo/velocidade dessa mesma dança/ sequência
Assim podemos verificar que uma mesma dança/sequência pode variar de muitas formas, como, por exemplo,
modificando o tempo e o espaço.
modificando o tempo e o espaço.
Se você filmou todas essas etapas, olhe novamente para relembrar seu percurso até aqui.
Repare se houve transformações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário