E então, gostaram de desenhar com o seu próprio corpo, onde quem os guiavam eram as suas próprias mãos?
Hoje vamos ver as fogueiras do Ciclo Junino. Ciclo Junino? Sim, é essa época do “São João”. Com festas que envolvem danças, músicas, comidas típicas, brincadeiras, animações e fogueiras. Um dos períodos mais comemorados do calendário brasileira em várias regiões do no país.
Para esse Ciclo Junino ou “Época Junina” consagramos três santos durante o mês de Junho, por isso chamamos Junino, mês de Junho.
Durante esse período temos o hábito de ascender fogueiras e para cada Santo, temos um formato de fogueira, como podemos observar na figura abaixo:
A fogueira em homenagem a Santo Antônio tem a base quadrada e também é chamada de chiqueirinho. É comemorado no dia 13 de Junho, também conhecido como o santo casamenteiro, o santo dos enamorados.
São João, também chamado de “Santo Festeiro” e esta data é comemorada no dia 24 de junho, porém, em muitas regiões a festa começa no dia 23 de junho, um dia antes. A fogueira feita para celebrar São João, deve ter a base redonda, fazendo com que a fogueira acesa fique num formato cônico, arredondado.
A fogueira de São Pedro tem a base triangular. Em 29 de junho é celebrado o Dia de São Pedro e São Paulo. A festa de São Pedro é uma das mais comemoradas entre as chamadas “Festas Juninas”. São Paulo é o padroeiro de nossa cidade, que leva o seu nome.
Atividade
Agora que você já conhece um pouco da tradição de nossa época junina, desenhe uma linda fogueira com uma festa muito animada, você poderá criar uma nova fogueira. Para embalar sua imaginação, ouça uma música de Festa Junina.
Boa diversão !!!
Envie sua atividade para o link abaixo:
https://padlet.com/emiasp/cursosregulares
Nenhum comentário:
Postar um comentário