Dando continuidade aos encontros de formação, no dia 03 de maio, a artista professora da EMIA Dra. Sandra Cunha realizou a palestra
Para pensar as crianças na EMIA: diálogos com a Sociologia da Infância.
Sobre a palestra:
A abordagem
artístico-pedagógica da EMIA encontra seus fundamentos em três campos do
conhecimento: arte, educação e infância. Para pensar sobre as crianças que
aprendem e fazem arte na EMIA, e nas relações que se estabelecem entre adultos
e crianças e entre crianças neste contexto educativo, alguns conceitos-chave da
Sociologia da Infância dialogam com nosso fazer e nos permitem compreender
melhor a infância na atualidade, repensar nosso papel e nossa atuação com as
crianças no intuito de estabelecermos com elas relações
menos adultocentradas e assimétricas e, consequentemente, mais éticas e
respeitadoras. A concepção de infância que norteia a palestra é a das crianças
como sujeitos de direitos e seres competentes para falar em seu próprio nome,
para se expressar artisticamente e para participar da construção do seu
conhecimento em arte. Conceitos como
criança, crianças, infância e socialização, bem como concepções de infância e a
pluralidade na constituição familiar na atualidade constituem os temas abordados
no encontro com a equipe docente da escola.
Sandra Cunha
Musicista e educadora, é
professora de música na Escola Municipal de Iniciação Artística – EMIA/SP desde
2007. De 2014 a 2016 atuou como assistente pedagógica da direção, orientando a
formação continuada da equipe de professores. Doutora em educação pela FEUSP e
mestre em artes pela ECA-USP, atualmente realiza pesquisa de pós-doutorado na
FEUSP. Possui especialização em educação musical, graduação em piano e
licenciatura em música pelo IA-UFG. É pesquisadora do GEPSI – Grupo de Estudos
e Pesquisa em Sociologia da Infância e Educação Infantil, vinculado à FEUSP.
Tem experiência em Artes e em Educação e seus temas de atuação e interesse são:
educação musical, aprendizagem artística na infância, estudos sociais da
infância, formação de professores e educação infantil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário