terça-feira, 8 de maio de 2018

Palestra "Para pensar as crianças na EMIA: diálogos com a Sociologia da Infância"

Dando continuidade aos encontros de formação, no dia 03 de maio,  a artista professora da EMIA  Dra. Sandra Cunha realizou a palestra Para pensar as crianças na EMIA: diálogos com a Sociologia da Infância.


Sobre a palestra:

A abordagem artístico-pedagógica da EMIA encontra seus fundamentos em três campos do conhecimento: arte, educação e infância. Para pensar sobre as crianças que aprendem e fazem arte na EMIA, e nas relações que se estabelecem entre adultos e crianças e entre crianças neste contexto educativo, alguns conceitos-chave da Sociologia da Infância dialogam com nosso fazer e nos permitem compreender melhor a infância na atualidade, repensar nosso papel e nossa atuação com as crianças no intuito de estabelecermos com elas relações menos adultocentradas e assimétricas e, consequentemente, mais éticas e respeitadoras. A concepção de infância que norteia a palestra é a das crianças como sujeitos de direitos e seres competentes para falar em seu próprio nome, para se expressar artisticamente e para participar da construção do seu conhecimento em arte.  Conceitos como criança, crianças, infância e socialização, bem como concepções de infância e a pluralidade na constituição familiar na atualidade constituem os temas abordados no encontro com a equipe docente da escola.            

Sandra Cunha


Musicista e educadora, é professora de música na Escola Municipal de Iniciação Artística – EMIA/SP desde 2007. De 2014 a 2016 atuou como assistente pedagógica da direção, orientando a formação continuada da equipe de professores. Doutora em educação pela FEUSP e mestre em artes pela ECA-USP, atualmente realiza pesquisa de pós-doutorado na FEUSP. Possui especialização em educação musical, graduação em piano e licenciatura em música pelo IA-UFG. É pesquisadora do GEPSI – Grupo de Estudos e Pesquisa em Sociologia da Infância e Educação Infantil, vinculado à FEUSP. Tem experiência em Artes e em Educação e seus temas de atuação e interesse são: educação musical, aprendizagem artística na infância, estudos sociais da infância, formação de professores e educação infantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário