sábado, 28 de outubro de 2017

PERIPATUMEN - Conversas Filosóficas


"Quem sou eu?": uma conversa sobre ser alguma coisa... 
com: Anita Sayuri Aguena

11 e 12/10/2017



No meio de tantos acontecimentos que às vezes não conseguimos entender muito bem no mundo, nada melhor do que juntar-se com outras pessoas para conversar e tentar abrir caminho para que questões, sentimentos e ideias que estão escondidos em nossas cabeças e nossos corações encontrem passagem por meio dessas trocas e se revelem. Isto é o que faremos em nossos encontros para filosofar: os chamados Peripatumen. Os encontros são para crianças de qualquer idade e toda a sua família.


A proposta da conversa é estimular o espanto e admiração que pode causar a pergunta: "Quem sou eu?". Por meio de uma brincadeira com o grupo, promover o reconhecimento do outro e o autoreconhecimento. Entre os diálogos outras noções também podem surgir e serem debatidas, como: imaginação, sentimento, pensamento ou a ideia de pertencimento/propriedade.
Questões para conversa: Quem sou eu? Eu sou o meus cabelos e minha unhas? Eu sou o meu pé e meus braços? Eu sou o meu rosto e minha voz? Eu sou os meus pensamentos e meus sentimentos? Sou o que penso de mim ou aquilo que os outros pensam de mim? Eu sou as coisas que eu gosto e os meus amigos? Eu sou o meu nome? O que é um corpo e o que é a mente? Como eles se relacionam quando sentimos alguma coisa?


Em um primeiro momento o debate acontece apenas com as crianças e os responsáveis serão convidados a participar de uma visita mediada pelo CCSP na qual poderão conhecer a horta comunitária, as exposições em cartaz e nossas bibliotecas. Após aproximadamente 50 minutos, os adultos se juntarão ao grupo e a conversa continua.



Inscrições de 23 de outubro à 09 de novembro de 2017 pelo link: https://goo.gl/forms/uvcQjBHf02iYiYEQ2



Para crianças de todas as idades e suas famílias.
Quando: 11 e 12 de novembro de 2017 (sábado e domingo) - 15h30 às 17h00. Vagas: 16 vagas por dia - Local: Piso Flávio de Carvalho - Grátis


Nenhum comentário:

Postar um comentário