quarta-feira, 3 de novembro de 2021

Teatro de caixa - Simone e Flávia

Título: Teatro de caixa

Faixa etária: 7 e 08 anos

Descrição: construção de um teatro de caixa, personagens e histórias

Olá,

Hoje vamos retomar o teatro de caixa que construímos na aula passada para que as crianças que não estiveram presentes possam criar o seu. Também vamos dar algumas orientações de como podem agora construir seus personagens e histórias.



Para a criação do teatro de caixa, você vai precisar:

  1. Uma caixa de qualquer tamanho. Pode ser tanto uma caixinha de fósforo, como uma caixa de sapato. 

  2. Tire a tampa da caixa ou recorte uma abertura para ser a frente do seu palco. 

  3. Faça também uma abertura no teto e na lateral da caixa. Essas aberturas são para manipular os personagens. Veja o exemplo:



imagem disponível em: https://www.rudineimorales.com.br/atividades-formativas/oficina-teatro-na-caixa-de-sapatos/


  1. Pinte e decore o seu teatro da maneira que desejar.

  2. Faça um desenho com papel sulfite para ser o cenário que estará ao fundo da caixa. Cole quando estiver pronto. Utilize fita crepe ou durex para colar, assim poderá mudar o cenário de fundo a cada nova história. 

  3. Busque pequenos objetos na sua casa para compor o cenário. Pode ser desde brinquedos, até grãos e pedrinhas. Se tiver massa para modelar, construa esses objetos cênicos em miniatura. 

Criação dos personagens e história

  1. Imagine seu personagem e desenhe numa folha sulfite ou cartolina. Recorte e cole (com durex ou fita crepe) seu personagem numa vareta ou lápis. (Para poder movimentá-lo dentro da caixa).

  2. Observando seu personagem e sua caixa cênica, imagine uma história para este personagem onde ele se movimente por este espaço. Qual o nome do seu personagem? O que ele está fazendo? O que pode acontecer com ele? Crie a movimentação, as falas e as situações da sua história. 

  3. Prepare uma apresentação dessa história para ser apresentada na próxima aula.


Até semana que vem!

Abraços,

Simone e Flávia


quarta-feira, 27 de outubro de 2021

VÍDEO DO INSTRUMENTO CRIADO - Experimentação de instrumento e gravação de vídeo - Profs. Liliana e Odino - aula29

  VÍDEO DO INSTRUMENTO CRIADO

Descrição: Vamos experienciar os instrumentos? Que tal criar um vídeo?, que sons o seu instrumento tem?. Instrumentos feitos a partir de sucata.

Público: crianças acima de 5 anos















terça-feira, 26 de outubro de 2021

Ação - Preparando a história

 Ação - Preparando a história


Optativo de Artes Visuais Terça-feira | Manhã

Professora: Adriana Amaral

Aula 26

Público Alvo: a partir de 7 anos

Descrição: Trabalhar com a construção de narrativa a partir da criação de um storyboard que será organizado por meio de desenho, colagem ou fotografia.




                Foto: TV TEM

Ação: Preparando a história


Olá, crianças!!

Para essa semana a ideia será vocês começarem a preparar a história de vocês para a gravação do filme que cada um irá realizar. Nas aulas anteriores cada um de vocês já definiu o tema da história e os personagens que vão aparecer, agora está na hora de vocês colocarem no papel como a história vai acontecer: como ela começa, depois o que acontece naquele momento mais importante do filme e por último como ela acaba. É bem simples, apenas criar uma sequência de imagens com partes da história, pensando na ideia de começo, meio e fim, para isso vocês podem usar vários procedimentos que já trabalhamos em aula, como o desenho, a colagem e também a fotografia, o objetivo principal é começar a preparar a história para começarmos a gravação do filme. Tragam esse material pronto para a nossa próxima aula online.


Boa semana, turma!
Beijos

segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Referências para as criações

Título: referências para as criações

Faixa etária: 9 e 10 anos

Descrição: sons da terra, o "mundo debaixo"


Bom dia, quarteto!


Hoje eu vim para apresentar outra referência para colaborar com as suas criações.


Na aula anterior, vocês conheceram um aparelho chamado PlantWave, que capta os sons das plantas. Hoje vão conhecer um trabalho artístico que capta o som da terra!


Como chegou o momento de vocês trabalharem com o "mundo debaixo" da história do feijão - lugar onde habitam as raízes, seres e todo um universo da nossa história. É também o momento de imaginar quais são as sensações, temperatura, cores e sons desse lugar.


Para tal, trouxe a referência do artista estadunidense Doug Aitken. Ele construiu, em 2009, um pavilhão no Instituto de Arte Contemporânea , INHOTIM (Brumadinho, MG), com o intuito de transmitir em tempo real os sons da terra. Como se trata de uma grande obra, precisou de muitos profissionais envolvidos para concretizar essa ideia. Sua equipe então, perfurou no centro desse espaço um orifício de 202 metros de profundidade, por onde passam inúmeros microfones. Esses microfones captam os sons, que é reverberado dentro do espaço de uma grande galeria.




Imagem disponível em: https://www.inhotim.org.br/item-do-acervo/galeria-doug-aitken/








  • O que os sons de dentro da terra podem nos dizer?
  • Por que será que é importante ouví-los?


Agora, assista o vídeo produzido sobre o trabalho:


https://www.youtube.com/watch?v=UbWsRU4f2qo



Depois de assistir, reflita:


Há relações entre esse trabalho e a nossa história do feijão? Quais?


Abraços,


Simone

quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Coral Infantil /- Profs Viviane e Priscila

 Olá!!

Hoje vamos continuar nossa viagem!!

Através desse vídeo, passaremos por alguns lugares do mundo, conhecendo e apreciando diversos grupos de canto coral.


https://youtu.be/PLK3o7rDaAE


segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Referências para as criações




















                                                          Foto: Lucas Lopes



Faixa etária: 9 e 10 anos

Descrição: nessa postagem apresentamos o trabalho do artista-professor da EMIA, Lucas Lopes, como referência de pesquisa.


Bom dia, quarteto!


Hoje para colaborar com os processos de criação de vocês, de construção de personagens e cenários em miniatura, apresento o trabalho do também professor da EMIA Lucas Lopes.


Selecionei dois vídeos em que o artista-professor cria personagens e situações com o uso do papel, bem parecido com o que estão fazendo para a nossa história do feijão.


Além do papel, Lucas utiliza aquarelas, tintas naturais e acrílica para pintar.


Após assistirem os vídeos, conversem sobre as seguintes questões:


1. O que mais lhes chamou atenção?


2. Há semelhanças entre o trabalho do Lucas e o que estão produzindo? Quais?

3. Essas referências lhes inspirou para investigar outras possibilidades nas suas criações? De que forma?


Segue os vídeos:


https://www.youtube.com/watch?v=MB6Q_pFhzOo&t=40s



https://www.youtube.com/watch?v=9fJ8fgq3luo&t=111s


O trabalho "Existe um tempo dentro do tempo" foi realizado durante o período da quarentena. Ele utilizou papel, aquarela, lápis de cor e arame. Para produzir o vídeo, trabalhou com a técnica de stop-motion (movimento parado em inglês)


Agora veja o que o artista diz sobre o trabalho "Atrás da Lua":


Eu chamei esse trabalho de Atrás da Lua, pois fiz o furo em um fundo azul. E a lua tem isso, de se esconder e aparecer, a gente acostuma, mas ela também é de uma simplicidade que me deixa bobo.



Abraços e Boas criações!


Simone

quarta-feira, 13 de outubro de 2021

A Família dos Instrumentos - Profs Liliana e Odino - Quinta a tarde - aula 27

  A Família dos Instrumentos

Descrição: Vamos experienciar construir instrumentos? A que família eles pertencem? ? Que sons eles têm?.

Público: crianças acima de 5 anos