VÍDEO DO INSTRUMENTO CRIADO
Descrição: Vamos experienciar os instrumentos? Que tal criar um vídeo?, que sons o seu instrumento tem?. Instrumentos feitos a partir de sucata.
Público: crianças acima de 5 anos
VÍDEO DO INSTRUMENTO CRIADO
Descrição: Vamos experienciar os instrumentos? Que tal criar um vídeo?, que sons o seu instrumento tem?. Instrumentos feitos a partir de sucata.
Público: crianças acima de 5 anos
Professora: Adriana Amaral
Aula 26
Público Alvo: a partir de 7 anos
Descrição: Trabalhar com a construção de narrativa a partir da criação de um storyboard que será organizado por meio de desenho, colagem ou fotografia.
Foto:
TV TEM
Ação: Preparando a história
Olá, crianças!!
Para essa semana a ideia será vocês começarem a preparar a história de vocês para a gravação do filme que cada um irá realizar. Nas aulas anteriores cada um de vocês já definiu o tema da história e os personagens que vão aparecer, agora está na hora de vocês colocarem no papel como a história vai acontecer: como ela começa, depois o que acontece naquele momento mais importante do filme e por último como ela acaba. É bem simples, apenas criar uma sequência de imagens com partes da história, pensando na ideia de começo, meio e fim, para isso vocês podem usar vários procedimentos que já trabalhamos em aula, como o desenho, a colagem e também a fotografia, o objetivo principal é começar a preparar a história para começarmos a gravação do filme. Tragam esse material pronto para a nossa próxima aula online.
Boa
semana, turma!
Beijos
Título: referências para as criações
Faixa etária: 9 e 10 anos
Descrição: sons da terra, o "mundo debaixo"
Bom dia, quarteto!
Hoje eu vim para apresentar outra referência para colaborar com as suas criações.
Na aula anterior, vocês conheceram um aparelho chamado PlantWave, que capta os sons das plantas. Hoje vão conhecer um trabalho artístico que capta o som da terra!
Como chegou o momento de vocês trabalharem com o "mundo debaixo" da história do feijão - lugar onde habitam as raízes, seres e todo um universo da nossa história. É também o momento de imaginar quais são as sensações, temperatura, cores e sons desse lugar.
Para tal, trouxe a referência do artista estadunidense Doug Aitken. Ele construiu, em 2009, um pavilhão no Instituto de Arte Contemporânea , INHOTIM (Brumadinho, MG), com o intuito de transmitir em tempo real os sons da terra. Como se trata de uma grande obra, precisou de muitos profissionais envolvidos para concretizar essa ideia. Sua equipe então, perfurou no centro desse espaço um orifício de 202 metros de profundidade, por onde passam inúmeros microfones. Esses microfones captam os sons, que é reverberado dentro do espaço de uma grande galeria.
Imagem disponível em: https://www.inhotim.org.br/
Agora, assista o vídeo produzido sobre o trabalho:
https://www.youtube.com/watch?
Depois de assistir, reflita:
Há relações entre esse trabalho e a nossa história do feijão? Quais?
Abraços,
Simone
Olá!!
Hoje vamos continuar nossa viagem!!
Através desse vídeo, passaremos por alguns lugares do mundo, conhecendo e apreciando diversos grupos de canto coral.
Foto: Lucas Lopes
Faixa etária: 9 e 10 anos
Descrição: nessa postagem apresentamos o trabalho do artista-professor da EMIA, Lucas Lopes, como referência de pesquisa.
Bom dia, quarteto!
Hoje para colaborar com os processos de criação de vocês, de construção de personagens e cenários em miniatura, apresento o trabalho do também professor da EMIA Lucas Lopes.
Selecionei dois vídeos em que o artista-professor cria personagens e situações com o uso do papel, bem parecido com o que estão fazendo para a nossa história do feijão.
Além do papel, Lucas utiliza aquarelas, tintas naturais e acrílica para pintar.
Após assistirem os vídeos, conversem sobre as seguintes questões:
1. O que mais lhes chamou atenção?
3. Essas referências lhes inspirou para investigar outras possibilidades nas suas criações? De que forma?
Segue os vídeos:
https://www.youtube.com/watch?
https://www.youtube.com/watch?
O trabalho "Existe um tempo dentro do tempo" foi realizado durante o período da quarentena. Ele utilizou papel, aquarela, lápis de cor e arame. Para produzir o vídeo, trabalhou com a técnica de stop-motion (movimento parado em inglês)
Agora veja o que o artista diz sobre o trabalho "Atrás da Lua":
Eu chamei esse trabalho de Atrás da Lua, pois fiz o furo em um fundo azul. E a lua tem isso, de se esconder e aparecer, a gente acostuma, mas ela também é de uma simplicidade que me deixa bobo.
Abraços e Boas criações!
Simone
A Família dos Instrumentos
Descrição: Vamos experienciar construir instrumentos? A que família eles pertencem? ? Que sons eles têm?.
Público: crianças acima de 5 anos