quarta-feira, 27 de outubro de 2021

VÍDEO DO INSTRUMENTO CRIADO - Experimentação de instrumento e gravação de vídeo - Profs. Liliana e Odino - aula29

  VÍDEO DO INSTRUMENTO CRIADO

Descrição: Vamos experienciar os instrumentos? Que tal criar um vídeo?, que sons o seu instrumento tem?. Instrumentos feitos a partir de sucata.

Público: crianças acima de 5 anos















terça-feira, 26 de outubro de 2021

Ação - Preparando a história

 Ação - Preparando a história


Optativo de Artes Visuais Terça-feira | Manhã

Professora: Adriana Amaral

Aula 26

Público Alvo: a partir de 7 anos

Descrição: Trabalhar com a construção de narrativa a partir da criação de um storyboard que será organizado por meio de desenho, colagem ou fotografia.




                Foto: TV TEM

Ação: Preparando a história


Olá, crianças!!

Para essa semana a ideia será vocês começarem a preparar a história de vocês para a gravação do filme que cada um irá realizar. Nas aulas anteriores cada um de vocês já definiu o tema da história e os personagens que vão aparecer, agora está na hora de vocês colocarem no papel como a história vai acontecer: como ela começa, depois o que acontece naquele momento mais importante do filme e por último como ela acaba. É bem simples, apenas criar uma sequência de imagens com partes da história, pensando na ideia de começo, meio e fim, para isso vocês podem usar vários procedimentos que já trabalhamos em aula, como o desenho, a colagem e também a fotografia, o objetivo principal é começar a preparar a história para começarmos a gravação do filme. Tragam esse material pronto para a nossa próxima aula online.


Boa semana, turma!
Beijos

segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Referências para as criações

Título: referências para as criações

Faixa etária: 9 e 10 anos

Descrição: sons da terra, o "mundo debaixo"


Bom dia, quarteto!


Hoje eu vim para apresentar outra referência para colaborar com as suas criações.


Na aula anterior, vocês conheceram um aparelho chamado PlantWave, que capta os sons das plantas. Hoje vão conhecer um trabalho artístico que capta o som da terra!


Como chegou o momento de vocês trabalharem com o "mundo debaixo" da história do feijão - lugar onde habitam as raízes, seres e todo um universo da nossa história. É também o momento de imaginar quais são as sensações, temperatura, cores e sons desse lugar.


Para tal, trouxe a referência do artista estadunidense Doug Aitken. Ele construiu, em 2009, um pavilhão no Instituto de Arte Contemporânea , INHOTIM (Brumadinho, MG), com o intuito de transmitir em tempo real os sons da terra. Como se trata de uma grande obra, precisou de muitos profissionais envolvidos para concretizar essa ideia. Sua equipe então, perfurou no centro desse espaço um orifício de 202 metros de profundidade, por onde passam inúmeros microfones. Esses microfones captam os sons, que é reverberado dentro do espaço de uma grande galeria.




Imagem disponível em: https://www.inhotim.org.br/item-do-acervo/galeria-doug-aitken/








  • O que os sons de dentro da terra podem nos dizer?
  • Por que será que é importante ouví-los?


Agora, assista o vídeo produzido sobre o trabalho:


https://www.youtube.com/watch?v=UbWsRU4f2qo



Depois de assistir, reflita:


Há relações entre esse trabalho e a nossa história do feijão? Quais?


Abraços,


Simone

quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Coral Infantil /- Profs Viviane e Priscila

 Olá!!

Hoje vamos continuar nossa viagem!!

Através desse vídeo, passaremos por alguns lugares do mundo, conhecendo e apreciando diversos grupos de canto coral.


https://youtu.be/PLK3o7rDaAE


segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Referências para as criações




















                                                          Foto: Lucas Lopes



Faixa etária: 9 e 10 anos

Descrição: nessa postagem apresentamos o trabalho do artista-professor da EMIA, Lucas Lopes, como referência de pesquisa.


Bom dia, quarteto!


Hoje para colaborar com os processos de criação de vocês, de construção de personagens e cenários em miniatura, apresento o trabalho do também professor da EMIA Lucas Lopes.


Selecionei dois vídeos em que o artista-professor cria personagens e situações com o uso do papel, bem parecido com o que estão fazendo para a nossa história do feijão.


Além do papel, Lucas utiliza aquarelas, tintas naturais e acrílica para pintar.


Após assistirem os vídeos, conversem sobre as seguintes questões:


1. O que mais lhes chamou atenção?


2. Há semelhanças entre o trabalho do Lucas e o que estão produzindo? Quais?

3. Essas referências lhes inspirou para investigar outras possibilidades nas suas criações? De que forma?


Segue os vídeos:


https://www.youtube.com/watch?v=MB6Q_pFhzOo&t=40s



https://www.youtube.com/watch?v=9fJ8fgq3luo&t=111s


O trabalho "Existe um tempo dentro do tempo" foi realizado durante o período da quarentena. Ele utilizou papel, aquarela, lápis de cor e arame. Para produzir o vídeo, trabalhou com a técnica de stop-motion (movimento parado em inglês)


Agora veja o que o artista diz sobre o trabalho "Atrás da Lua":


Eu chamei esse trabalho de Atrás da Lua, pois fiz o furo em um fundo azul. E a lua tem isso, de se esconder e aparecer, a gente acostuma, mas ela também é de uma simplicidade que me deixa bobo.



Abraços e Boas criações!


Simone

quarta-feira, 13 de outubro de 2021

A Família dos Instrumentos - Profs Liliana e Odino - Quinta a tarde - aula 27

  A Família dos Instrumentos

Descrição: Vamos experienciar construir instrumentos? A que família eles pertencem? ? Que sons eles têm?.

Público: crianças acima de 5 anos










quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Dicas de Filmagem - Andréa, Flávia, Simone e Viviane


Bom dia, quarteto!



Tudo bem?



Hoje vim trazer algumas dicas para auxiliar nas gravações dos vídeos sobre as ações do cotidiano. 



Toda vez que realizamos uma fotografia ou vídeo, escolhemos, mesmo que de maneira aleatória, um tipo de enquadramento. 



Então fica a dica:

1. Para filmar, coloque o seu celular ou tablet na posição horizontal. Assim o seu enquadramento será de acordo com os formatos das telas de computador e televisão. 

2. Posicione o aparelho com a câmera de filmagem voltada para você ( é o lado oposto da tela). Desta maneira, terá uma melhor qualidade de vídeo e som.

3. Coloque o aparelho num lugar fixo. Se possível, num tripé.

4. Agora, tire uma fotografia para testar. 



Outro ponto é a escolha do plano. O plano é algo muito importante no momento do enquadramento. Pois ele define a distância entre o seu celular ou câmera e aquilo que escolheu fotografar ou filmar. 

Veja alguns exemplos de planos fotográficos: 

5. Selecione o plano que melhor se relacione com a sua proposta. Se possível, teste pelo menos dois tipos de planos diferentes antes de escolher. Fotografe e compare as imagens. Lembre-se que a escolha do plano está relacionada com aquilo que você quer enfatizar no seu trabalho.

A escolha do local da filmagem

Para realizar a sua filmagem, você terá que escolher um local da sua casa.. 


6. Percorra a sua casa, investigando possíveis locais. Faça isso fotografando os espaços que achar interessante. Busque algo que possa se relacionar ou complementar a sua coreografia. 

7. Observe o que tem nesse lugar, quais são suas cores e texturas? De que modo a luz se manifesta? Como utilizar a luz natural ou artificial em benefício do vídeo? Quais sentidos você atribui ao lugar escolhido? É um espaço especial? Quais são os seus afetos e lembranças com esse lugar?

8. Agora explore no local selecionado diferentes tipos de ângulos para selecionar de que modo o seu vídeo será gravado.

9. Tire diversas fotografias do ambiente, de cima para baixo, de baixo para cima, na posição frontal. Brinque com essas possibilidades! Deite no chão para fotografar, suba numa cadeira etc. 

Veja só como exemplo, algumas possibilidades de ângulos:  
Imagem disponível em: https://pt.slideshare.net/margaprofe/angulos-en-fotografia/7



Agora é hora de juntar o que desenvolveu no encontro online com essas dicas. 

Boa filmagem!!!!

abraços,

Simone