segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Título: MascarAção_Profs Marcos,Maristela, Rosa,Thiago_Aula 23

Título: MascarAção


Público Alvo: Crianças 09-10 anos 

Descrição: Criar movimentos, gestualidades e situações com as máscaras inventadas na aula.


 Olá turma!

 Em nossa última aula criamos máscaras de maneira muito simples e experimentamos uma pequena encenação. 

Na atividade de hoje vocês vão criar gestos, movimentos e uma situação para esse personagem que vai ganhar vida com a sua máscara. 

Experimente diferentes maneiras de se movimentar com sua máscara, como: mexer a cabeça, as mãos, ombros, pés, pernas e mãos. 

Depois de encontrar o melhor “jeito” desse personagem se mexer, peça ajuda para algum adulto responsável filmar sua atuação e envie pra gente no grupo de Whatsapp.

 É isso turma.

 Até breve.

 Tchauu!

Título: Metamorfose_Profs Maristela e Thiago_Aula 23

 Título: Metamorfose




Público Alvo: Crianças 08 anos 

Descrição: Nesta atividade as crianças vão criar movimentos e sons dos animais inventados e produzir um pequeno vídeo.


Olá Crianças, como estão?

 Na aula passada fizemos a metamorfose - transformação, da borboleta para a lagarta estão lembrados?

 Na atividade de hoje vocês vão se transformar nos animais criados nas últimas aulas, que são:

 • Coelho com bico de pombo.
 • cachorro com pata e rabo gato e cabeça de golfinho, cor laranja.
 • Águia com corpo de pinguim, bico de benjamin e asa vermelha e pega fogo na cabeça.
 • Tubarão com perna de cachorro, focinho de raposa e corpo de cor verde.
 • Raposa com rabo de urso polar, olho e dente de piranha.
 • Raia com cabeça de tubarão, rabo de peixe palhaço, barriga de piranha.
 • Guepardo com cabeça de leão.
 • Tubarão com cabeça de cobra.
 • Cabeça de cachorro, tronco de leão, 4 pernas de gente.
 • Tentáculos de lula, tronco de crocodilo, cabeça de pinguim

Você pode escolher um ou mais desses animais, ou criar um outro para fazer suas transformações.

 Movimente-se com as diferentes partes do corpo, braços, cabeça, costas, pernas, rosto, pés, mãos e use

 a sua voz para fazer o som desses animais e das partes que se transformam. Faça um vídeo, peça para

 algum responsável filmar, e compartilhe no grupo do WhatsApp.

 Por hoje é só. 

Até a próxima aula, turma.


quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Leitura do livro: A Mbira da Beira do Rio Zambeze - Profs. Liliana e Odino - aula 22

 Título: Leitura do livro: A Mbira da Beira do Rio Zambeze

Descrição: Leitura do livro, para que no próximo encontro nós possamos escolher uma das histórias, para conversar quais animais existem nesse lugar, que brincadeiras tem , quais as canções que têm, como seria desenhar com materiais que eles têm 

Público: crianças acima de 5 anos





























































quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Primeira Camada: meus lugares no desenho - Karime Nivoloni e Daniel Freitas

Primeira Camada: meus lugares no desenho
Faixa etária: 5 e 6 anos


Descrição: Nesta atividade, orientada pelo áudio anexo, a criança é convidada a vivenciar uma experiência sobre o seu desenho para então pintar algumas partes de sua própria escolha. 

Informações adicionais: 

Sugerimos que a criança realize a proposta enquanto escuta o áudio e, caso sinta necessidade, pare e retome de onde precisar.


É importante a presença de um adulto para auxílio no preparo dos materiais.


Materiais para aula:

Desenho da aula anterior

Tinta guache

Pincel

Potes para misturar água com a tinta (Nesta proposta, o guache deverá ser muito diluído, para apresentar uma transparência, quase como uma aquarela)

Pote com água para limpar o pincel

Pano para secar o pincel


Ao final da proposta, orientamos que o desenho permaneça no local até estar completamente seco, para que não rasgue.


As músicas que estão presentes no áudio são do álbum Impermanence, da artista Meredith Monk.

quinta-feira, 9 de setembro de 2021

A Natureza, o Eu e o Nós - Profs Adriana e Daniel - 11 e 12 artes visuais

 EMIA-SP

11 e 12 anos | Artes Visuais | Quinta-feira à Tarde

Aula 22

Orientação: Adriana Amaral e Daniel Freitas.

Título: A Natureza, o Eu e o Nós

Público-Alvo: crianças de 11 - 12 anos

Descrição: Assistir o vídeo de referência da artista queniana Wangechi Mutu e criar relações com a poética que estamos explorando esse ano de trabalhar a natureza como possibilidade de acessar nossa memória, história e ancestralidade



a Natureza, o EU e o NÓS


Wangechi Mutu em seu Ateliê, Quênia, Nairobi - África. Imagem Art21



Olá, Turma!!
Essa semana vamos trabalhar a partir da referência do trabalho da artista queniana Wangechi Mutu, seu trabalho parte da sua relação com alguns elementos da natureza, compondo grandes esculturas que segundo a própria artista traz em si uma certa energia cósmica, criando conexões entre nós humanos com a natureza. Será que conseguimos selecionar elementos da natureza que possam criar essa relação cósmica com os nossos próprios trabalhos? Será que esses trabalhos podem falar um pouco de nós e da nossa história? Por enquanto ficamos nessa reflexão!! Acessem o link para assistir o vídeo e não esqueçam de ativar a legenda em português.


Até a próxima semana!!


Wangechi Mutu

Gravação da canção BANAHA - Prof s Viviane e Priscilla

Olá crianças, como estão?

Nesta semana faremos uma gravação de áudio da canção "Banaha"

1° passo
Em um celular com fone ,prepare a gravação da música "Banaha".

2° passo
 Em outro celular prepare o gravador de áudio.

3° passo
Grave sua voz enquanto canta junto com canção.

5° passo
 Envie essa gravação para nós através do grupo de Whatsapp do Coral Infantil.

As tintas e as cenas - Simone e Flávia

 “As tintas e as cenas ” 
Faixa etária: 7 anos 
Descrição: Relembrar propostas realizadas nas aulas passada; fazer tinta de terra ou de outros elementos naturais.

Olá turma, tudo bem?


Nas aulas passadas criamos cenas a partir da visão imaginária do que vimos do alto. Ouvimos a música; “Eu tô Voando”, do grupo musical paulistano Karnak). Nesta música alguém contava o que via do alto quando estava voando. Veja um trecho da música:


“...Eu tô vendo o palhaço chorar
Eu tô vendo um piolho, uma pulga
Eu tô vendo um cachorro coçando
Eu tô vendo um vendaval gigante
Eu tô vendo o cabrito mamando
Daqui do céu dá prá ver tudo...”

Nessas aulas  a turma criou uma composição com objetos no espaço, e um desenho daquilo que imaginaram ver do céu,  e por fim brincamos de parar em posições corporais que lembravam a situação que imaginaram ver. 

  • O que você vê do céu quando olha para a terra? 
  • Que tal fazer esse desenho?
  • Como seria construir essa cena com o corpo, numa imagem estática, como se fosse uma estátua? Se desejar, fotografe e envie para a gente!

Para essa semana vamos propor criar uma tinta com elementos naturais. 

Podemos fazer com  pó de café , canela, cúrcuma, beterraba, açafrão terra etc. Pesquise na cozinha ou no quintal! 

Segue uma receita de como fazer tinta com terra:

Material: Terra de diferentes cores, água, cola, potes, jornal, colher, peneira.

  1. Recolha diferentes tipos de terra e coloque em potes.
  2. Despeje a terra de cada pote sobre um jornal e esfarele, desfazendo os caroços que tiverem. 
  3. Peneire a terra de cada pote para retirar as pedrinhas. Você pode peneirar em cima de outra folha de jornal e depois devolver para os potes a terra peneirada.
  4. Devolva para a natureza e o que ficou na peneira.
  5. Coloque as terras nos potes e acrescente água aos poucos e vai misturando com a colher até a tinta ficar numa espessura parecida com um creme, nem aguada demais e nem dura.
  6. Depois acrescente cola branca. Mais ou menos a metade da quantidade da tinta e misture bem. 

Agora vamos pintar!

Material: Papel Kraft ou outro papel de sua preferência, pincéis, potes com tinta da terra.

  1. Com os pincéis e as tintas produzidas por você, faça  pinturas sobre o papel.
  2. Fotografe ou traga as suas pinturas para a próxima aula. 


Para a próxima aula, deixe separado um pouco de pó de café e traga também as suas tintas de terra!

Até semana que vem!

Um abraço

Simone e Flávia