quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Leitura do livro: A Mbira da Beira do Rio Zambeze - Profs. Liliana e Odino - aula 22

 Título: Leitura do livro: A Mbira da Beira do Rio Zambeze

Descrição: Leitura do livro, para que no próximo encontro nós possamos escolher uma das histórias, para conversar quais animais existem nesse lugar, que brincadeiras tem , quais as canções que têm, como seria desenhar com materiais que eles têm 

Público: crianças acima de 5 anos





























































quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Primeira Camada: meus lugares no desenho - Karime Nivoloni e Daniel Freitas

Primeira Camada: meus lugares no desenho
Faixa etária: 5 e 6 anos


Descrição: Nesta atividade, orientada pelo áudio anexo, a criança é convidada a vivenciar uma experiência sobre o seu desenho para então pintar algumas partes de sua própria escolha. 

Informações adicionais: 

Sugerimos que a criança realize a proposta enquanto escuta o áudio e, caso sinta necessidade, pare e retome de onde precisar.


É importante a presença de um adulto para auxílio no preparo dos materiais.


Materiais para aula:

Desenho da aula anterior

Tinta guache

Pincel

Potes para misturar água com a tinta (Nesta proposta, o guache deverá ser muito diluído, para apresentar uma transparência, quase como uma aquarela)

Pote com água para limpar o pincel

Pano para secar o pincel


Ao final da proposta, orientamos que o desenho permaneça no local até estar completamente seco, para que não rasgue.


As músicas que estão presentes no áudio são do álbum Impermanence, da artista Meredith Monk.

quinta-feira, 9 de setembro de 2021

A Natureza, o Eu e o Nós - Profs Adriana e Daniel - 11 e 12 artes visuais

 EMIA-SP

11 e 12 anos | Artes Visuais | Quinta-feira à Tarde

Aula 22

Orientação: Adriana Amaral e Daniel Freitas.

Título: A Natureza, o Eu e o Nós

Público-Alvo: crianças de 11 - 12 anos

Descrição: Assistir o vídeo de referência da artista queniana Wangechi Mutu e criar relações com a poética que estamos explorando esse ano de trabalhar a natureza como possibilidade de acessar nossa memória, história e ancestralidade



a Natureza, o EU e o NÓS


Wangechi Mutu em seu Ateliê, Quênia, Nairobi - África. Imagem Art21



Olá, Turma!!
Essa semana vamos trabalhar a partir da referência do trabalho da artista queniana Wangechi Mutu, seu trabalho parte da sua relação com alguns elementos da natureza, compondo grandes esculturas que segundo a própria artista traz em si uma certa energia cósmica, criando conexões entre nós humanos com a natureza. Será que conseguimos selecionar elementos da natureza que possam criar essa relação cósmica com os nossos próprios trabalhos? Será que esses trabalhos podem falar um pouco de nós e da nossa história? Por enquanto ficamos nessa reflexão!! Acessem o link para assistir o vídeo e não esqueçam de ativar a legenda em português.


Até a próxima semana!!


Wangechi Mutu

Gravação da canção BANAHA - Prof s Viviane e Priscilla

Olá crianças, como estão?

Nesta semana faremos uma gravação de áudio da canção "Banaha"

1° passo
Em um celular com fone ,prepare a gravação da música "Banaha".

2° passo
 Em outro celular prepare o gravador de áudio.

3° passo
Grave sua voz enquanto canta junto com canção.

5° passo
 Envie essa gravação para nós através do grupo de Whatsapp do Coral Infantil.

As tintas e as cenas - Simone e Flávia

 “As tintas e as cenas ” 
Faixa etária: 7 anos 
Descrição: Relembrar propostas realizadas nas aulas passada; fazer tinta de terra ou de outros elementos naturais.

Olá turma, tudo bem?


Nas aulas passadas criamos cenas a partir da visão imaginária do que vimos do alto. Ouvimos a música; “Eu tô Voando”, do grupo musical paulistano Karnak). Nesta música alguém contava o que via do alto quando estava voando. Veja um trecho da música:


“...Eu tô vendo o palhaço chorar
Eu tô vendo um piolho, uma pulga
Eu tô vendo um cachorro coçando
Eu tô vendo um vendaval gigante
Eu tô vendo o cabrito mamando
Daqui do céu dá prá ver tudo...”

Nessas aulas  a turma criou uma composição com objetos no espaço, e um desenho daquilo que imaginaram ver do céu,  e por fim brincamos de parar em posições corporais que lembravam a situação que imaginaram ver. 

  • O que você vê do céu quando olha para a terra? 
  • Que tal fazer esse desenho?
  • Como seria construir essa cena com o corpo, numa imagem estática, como se fosse uma estátua? Se desejar, fotografe e envie para a gente!

Para essa semana vamos propor criar uma tinta com elementos naturais. 

Podemos fazer com  pó de café , canela, cúrcuma, beterraba, açafrão terra etc. Pesquise na cozinha ou no quintal! 

Segue uma receita de como fazer tinta com terra:

Material: Terra de diferentes cores, água, cola, potes, jornal, colher, peneira.

  1. Recolha diferentes tipos de terra e coloque em potes.
  2. Despeje a terra de cada pote sobre um jornal e esfarele, desfazendo os caroços que tiverem. 
  3. Peneire a terra de cada pote para retirar as pedrinhas. Você pode peneirar em cima de outra folha de jornal e depois devolver para os potes a terra peneirada.
  4. Devolva para a natureza e o que ficou na peneira.
  5. Coloque as terras nos potes e acrescente água aos poucos e vai misturando com a colher até a tinta ficar numa espessura parecida com um creme, nem aguada demais e nem dura.
  6. Depois acrescente cola branca. Mais ou menos a metade da quantidade da tinta e misture bem. 

Agora vamos pintar!

Material: Papel Kraft ou outro papel de sua preferência, pincéis, potes com tinta da terra.

  1. Com os pincéis e as tintas produzidas por você, faça  pinturas sobre o papel.
  2. Fotografe ou traga as suas pinturas para a próxima aula. 


Para a próxima aula, deixe separado um pouco de pó de café e traga também as suas tintas de terra!

Até semana que vem!

Um abraço

Simone e Flávia



terça-feira, 31 de agosto de 2021

SONS DA FLORESTA-IMAGEM SONORA - Aula21

Turmas de 5 e 6 anos Terça de manhã

Profs.: Giselle Ramos e Telmo Rocha

Descrição: observar a imagem da “Floresta” feita com as árvores das famílias das crianças e imaginar seu som.

Escute o áudio: Sons da floresta.mp3

Proposta: fazer uma gravação do som que imagina para a floresta e enviar para o grupo de whatsapp da turma.


foto: Telmo Rocha


Vamos imaginar o som da floresta?

Vento, cachoeira, folhas, pedrinhas, riacho, uma chuvinha, passarinhos… O som pode ser feito com a voz, boca, percussão corporal, objetos e materiais sonoros e instrumentos musicais.

Escute o áudio: Sons da floresta.mp3

Faça uma gravação e envie para o grupo de whatsapp.

Vamos aguardar bem curiosos!! Agradecemos, Giselle e Telmo.



sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Os sons e seus mistérios - Profs Liliana e Odino - aula 20

Os sons e seus mistérios


Descrição: Vamos experienciar sons? o som tem cor? são imaginários?, são fantásticos?, quentes?, frios?.

Público: crianças acima de 5 anos