terça-feira, 24 de agosto de 2021

Guarda-chuva de palavras: Narrativas para um Filme - Aula 20

 EMIA-SP

Público Alvo: A partir de 9 anos

Professores: Adriana Amaral, Ana Claudia Cesar, Beth Castro e Thiago Arruda

Descrição da atividade: continuidade da proposta lançada na semana anterior, criar histórias a partir do guarda-chuva de palavras para a construção de um filme.



Guarda-Chuva de palavras de Cecília Aleo e Gustavo Henrique





"Guarda-chuva de palavras: Narrativas para um filme”

A atividade desta semana é criar um filme com as palavras que colhemos dos guarda-chuvas construídos pelos alunos Cecilia Aleo Geraldo e Gustavo Henrique Clero dos Santos.

Como criar um filme?

De onde partimos?

Vamos partir das palavras que recebemos dos alunos Cecília e Gustavo e o primeiro passo é construir uma história curta usando todas essas palavras.

As palavras são:

Raio, Mago, Gigante de Pedra, Jogo, Dor, Aposentadoria.

Depois que criarem a história, escolham um lugar na casa de vocês para filmar, utilizando o aparelho celular ou qualquer outro aparelho de gravação de vídeo. Podem usar adereços, objetos de cena ou qualquer outro elemento que desejarem. Peça ajuda para um adulto que esteja com vocês em casa.

Boa experiência !


Retratos e Histórias - Aula 19

 EMIA - SP

Optativo de Artes Visuais Terça-feira | Manhã

Professora: Adriana Amaral

Público Alvo: a partir de 7 anos

Descrição: Pesquisar retratos e álbuns de fotografias presentes na sua casa, que histórias sobre você sua família eles podem contar?

Rosana Paulino - Parede da Memória, 1994-2015

Retratos e Histórias

Olá, crianças!!

Estamos trabalhando bastante com a ideia de retrato e autorretrato. Nas aulas anteriores fizemos alguns desenhos dos nossos colegas e de nós mesmos, observando as janelinhas conectadas de cada um, durante a nossa aula online. Para essa semana a ideia é pesquisar na casa de vocês outras janelas. Vocês já ouviram falar de álbum de fotografia ou álbum de família? Os álbuns são uma forma de livro, eles foram pensados para colecionar imagens e podem ser de diferentes formatos e sobre diferentes assuntos também, como, por exemplo, os álbuns de figurinha. Os álbuns geralmente têm a função de colecionar imagens, guardando dentro deles muitas histórias. Será que vocês tem aí na casa de vocês algum tipo de álbum? Será que vocês também colecionam imagens da família de vocês? Será que vocês têm algum álbum com retratos de hoje e de antigamente? Que histórias essas imagens contam?

Até a próxima semana!

Beijos





quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Banaha - Prof s Viviane e Priscilla - aula 19

Banaha

Si si si do la da
Yakusi ne ladu Banaha (2 X)
Banaha, banaha
Yaukusi ne ladu Banaha (2 X)
Ah Banaha
Yakusi ne ladu Banaha ( 2 X)

Clique no link abaixo:

--
*Viviane Godoy *

Olá crianças!
Na última  "viagem" fomos ao Congo e conhecemos  canção " Banaha"
Vamos retomar essa canção, para cantarmos juntos no próximo encontro online?

quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Árvores de minhas memórias - Profs Adriana Amaral e Daniel Freitas - Quinta-feira à Tarde - aula18




Árvores de Minhas Memórias



Descrição: Trabalhar com desenho de memória a partir de uma relação afetiva com as árvores do parque Lina e Paulo Raia.

Olá turma!


Para começar o nosso semestre, vamos nos conectar com as árvores do parque que acolhem a nossa escola. Elas que chegaram antes de nós e viram muitas crianças crescerem e se formarem na escola, assistiram e participaram de muitas brincadeiras em meio às suas raízes e troncos e debaixo das suas folhagens acolheram crianças e professores, protegendo-os do Sol, refrescando seus corpos agitados e brincantes.


A proposta de hoje é fazer um desenho de memória de algumas das  árvores que para vocês foram marcantes nestes anos de EMIA. Fechem os olhos e busquem na memória a imagem que você tem das árvores do parque Paulo e Lina Raia.


Segue abaixo uma pequena lista de árvores que temos no parque:


  1. Maria mole;

  2. Piracanta;

  3. Árvore polvo;

  4. Copaíba;

  5. Palmeira Seafortia ou Palmeira Real;

  6. Palmeira Rapes;

  7. Goiabeira;

  8. Pau jacaré;

  9. Palmeira Leque da China;

  10. Paineira;

  11. Cedro;

  12. Pau ferro;

  13. Al peneiro;

  14. Hibisco colibri ou Malvavisco;

  15. Uvaia;

  16. Jaboticaba;

  17. Falsa seringueira;

  18. Sibipiruna;

  19. Tamareira Anã;

  20. Abacateiro;

  21. Figueira-de-jardim;

      

E até o nosso próximo encontro ‘online’!

segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Histórias Flutuantes - Profs. Adriana/Beth/Thiago/Ana Claudia - Terça-feira à tarde

 HISTÓRIAS FLUTUANTES 

Descrição: Nessa proposta as crianças vão criar um objeto disparador de narrativas. A ideia é que eles criem um guarda-chuva de palavras, como se fosse um grande móbile. 





Olá, crianças. Tudo bem?! 

Semana passada brincamos de descobrir enigmas a partir de um jogo de caça-palavras, muitas dessas palavras fizeram parte das situações que criamos no semestre passado com os nossos objetos futuristas. Para essa semana lançamos mais

desafio para vocês trazerem para o nosso próximo encontro online. A ideia será criar um grande guarda-chuva de palavras, como se fossem um móbile, onde essas palavras que caem de dentro dele possam representar lugares, personagens e ações a serem realizadas em aula. Esse guarda-chuva pode ser algum objeto antigo que você tenha em casa, ou você pode usar a sua imaginação para criar um guarda-chuva do jeito que você desejar, como o da imagem acima. 

Divirtam-se!!


No Espelho - Prof Adriana Amaral - terça-feira manhã

 

No Espelho

Descrição: Para essa aula vamos trabalhar com o desenho de observação através do espelho, como será que eu me vejo? 




Olá, crianças!! 

Semana passada nos aventuramos a fazer os retratos dos nossos colegas através das janelas nas telas dos monitores. Para essa semana a ideia é vocês investigarem um pouco mais o desenho e o olhar de vocês, usando o espelho para fazerem os seus próprios retratos. Será que vocês conseguem perceber os detalhes das linhas, formas e cores que o nosso rosto tem? Será que dá para reconhecer um pouquinho de outras pessoas que também estão no desenho do nosso rosto? Será que tem um pouquinho do seu irmão, da sua avó, do seu tio, da sua mãe, do seu pai... 

Até a próxima semana! 

Beijos



quinta-feira, 24 de junho de 2021

Intervenções Efêmeras, Criando com a Luz - Profs Adriana Amaral e Daniel Freitas - aula 16



 Intervenções Efêmeras, Criando com a Luz



Público Alvo: 11 - 12 anos

Descrição: Utilizando a sombras dos objetos no espaço, fotografem e brinque com o tratamento das imagens no.celular. 

 

Luz e sombra 


 



Olá, turma!

Nesta semana vamos trabalhar à construção de imagens, utilizando as sombras que encontrarem na casa de vocês.  Utilizem objetos para compor estas sombras no espaço, fotografe e brinque com a edição da imagem alterando a cor, o contraste e fazendo pequenos cortes. 

Experimente algumas vezes a mesma imagem, utilizando tratamentos diferentes e mandem para nós no WhatsApp, em processo ou finalizadas.

Uma boa semana para vocês e boas criações!